A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 22 de maio de 2010

1967 Oulton Park Gold Cup Saloons



Para meus amigos Caranguejo, Francis e Tohmé.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

INGLATERRA 1968


Enquanto aqui no Brasil no ano de 1968 o automobilismo tinha poucas corridas a maioria agrupadas na mesma categoria, o templo Interlagos estava em péssimas condições e precisava urgente de uma reforma, na Inglaterra a organização do automobilismo promovia milhares - eu disse milhares - de corridas na Ilha, Formula Ford, Formula 3, Turismo, GT e outras categorias. Só as corridas de Formula 3 que consegui contar foram mais de cento e vinte naquele ano, nos vários campeonatos e pistas. Nesse cenário alguns brasileiros se destacavam, pioneiros foram para Inglaterra tentar seu lugar nas maiores categorias do automobilismo mundial. Deles vou escrever aqui um dia, hoje mostro algumas cenas daquele 1968.

Ah! Ia esquecendo, apesar de todo contingente Britânico e Europeu quatro anos após essas fotos um Brasileiro era Campeão do Mundo de Formula Um.
 
 
 
Tony Dean de Ferrari Dino numa prova de subida da montanha.
David Hobbs e Brian Muir de Falcom - Grupo 5

John Fitzpatrick de Escort, Barry Pearsons de Lotus Cortina e Steve Neal Mini-Cooper.

Dois Anglias a frente de Minis, Escorts e Falcons.
Formula Ford, Tony Trimmer e Wardle de Brabham a frente de Dave Walker de Alexis.

Briga entre Chevrons.

Mini-Cooper
 
Formula 3, Dave Willianson de  Brabham BT21B a frente de Morris Numm co Lotus 41

Formula 3, Sid Willians BT21, e Tim Schenken

Dois belos Porsche 911, a frente Erwin Kremer e Terry Hunter
 

MOTORQUATRO


A revista Motor Quatro já é uma realidade. Para comemorar sua chegada, gostaríamos de convidá-lo para o coquetel de lançamento que será realizado na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, na próxima segunda-feira, a partir das 19h30. Será também uma ocasião para debatermos este importante lançamento do mundo editorial.

Nos encontramos lá.

 Sergio Quintanilha (editor)
 Gabriel Marazzi (editor-chefe)
 Patrícia Lia Ferreira (editora de arte)
 Elisa Abdulack (executiva de contas)
 Everton Kinoshita (Agefor Mídia)
 Denise Dias (diretora financeira)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Lola T70 MK III de Antonio Carlos Avallone

Antonio Carlos Avallone em ação com sua Lola T70 MKIII.


Estava indo embora do autódromo, havia treinado com o VW D3 e ia para oficina tentar melhorar alguma coisa no carro, passei por baixo do túnel e quando cheguei nas arquibancadas alguém me chamou para conversar. Naquela época as arquibancadas tinham um espaço vazio debaixo e dali enquanto conversávamos comecei a ouvir o rugido da Lola T70 MK3 que o Avallone havia vendido ao Marinho Antunes. Na terceira ou quarta volta notei que ao fazer a curva que antecede a bandeirada algo na suspensão dianteira fazia o carro chimar, provocando um balanço que mesmo à vista era desagradável. Comentei com quem conversava e já na próxima volta a Lola veio batendo no guard-rail, foi impressionante o Marinho demorou algum tempo para sair do carro e quando conseguiu seu cabelo na parte de trás do capacete, talvez por estar sem toca, pegava fogo. Ele saiu ileso e a Lola continuou a pegar fogo, chegou nos pneus e nas rodas de magnésio que logo viraram uma bola de fogo. Ao final o carro tinha sido todo consumido, o alumínio todo derretido, as rodas sumiram era apenas um amontoado de cinzas.

A Lola T70 MK III de Marinho Antunes sendo devorada pelo fogo.




Conversando outro dia com o Cadu Avallone filho do Baixinho ele comentava emocionado da homenagem que a Lola fez a seu pai colocando em exposição uma Lola pintada tal qual ele corria na homenagem recebida pela Lola pelos oitenta anos da marca.

Já de outra Lola T70 MK3 colocada à venda em sites, com a pintura igual a do Avallone nos perguntávamos, “como pode ser?” já que ele sabia que a de seu pai havia queimado com o Marinho Antunes e eu, mais velho que ele tinha presenciado o acidente e visto o carro queimar até restar apenas um monturo de cinzas.




Nas fotos Avallone e sua Lola T70 MK3, o carro queimando, fotos cedidas por meu amigo Fabio Poppi e o carro que está à venda como sendo de Antonio Carlos Avallone.