A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Há 50 anos - Zeltweeg 1973 - Por Ronald Nazar

 



No dia 19 de agosto de 1973, portanto completando 50 anos, foi disputado o GP da Áustria de Fórmula 1 no circuito de Zeltweg. A corrida foi vencida pelo sueco Ronnie Peterson, após abandono de Emerson Fittipaldi a 5 voltas do término, devido a rompimento do duto de combustível. Assim o escocês Jackie Stewart praticamente selava a conquista do seu 3° título mundial ao conseguir a 2^ colocação. 

Largaram!!! Ronnie Peterson pula na ponta. Atrás vem Emerson Fittipaldi que largou mal e está sendo ultrapassado pelo McLaren de Denny Hulme. Mais atrás Arturo Merzario fez uma excelente largada pulando de 6° para 4° lugar. Ao lado de Merzario o argentino Carlos Reutemann que largou mal e perdeu posições para Merzario e Stewart. Atrás de Stewart vem Pace que também fez boa largada.

Início da corrida. Emerson Fittipaldi após má largada lidera Arturo Merzario e Jackie Stewart.


Emerson Fittipaldi voltou aos melhores dias após o acidente em Zandvoort, qando luxou o tornozelo. Fez a pole position e liderou até 5 voltas do final abandonando com pane seca.

Após excelente largada Pace lidera o francês François Cevert, James Hunt, Beltoise,Jarier e Wilson Fittipaldi.

Wilson Fittipaldi liderando o francês Jean Pierre Beltoise. Wilsinho abandonou. Beltoise chegou em 5°.

Wilsinho levanta o braço. Após ir aos boxes abandono. Chegaria na 5^ colocação não fosse o problema na bomba de combustível.

O argentino Carlos Reutemann tenta segurar em vão José Carlos Pace que está fungando no cangote de El Lole. Reutemann largou na 5^ posição e chegou em 4°. Moco largou em 8° e chegou em 3°. 

Emerson Fittipaldi deixa a Lótus 72 . Abandonou por pane seca. O sonho do BI praticamente acabou a 5 voltas do fim da corrida.

O escocês Jackie Stewart conseguiu um ótimo 2° lugar. Após uma fraca 7ª posição nos treinos Jackie correu dentro das possibilidades do Tyrrell que não se adaptou ao veloz circuito de Zeltweg e contando com os abandonos dos McLaren de Hulme e Revson que estavam velozes, e mais ao fim a desistência de Emerson Fittipaldi, o escocês carregou o Tyrrell no colo. Não fosse a quase pane seca de José Carlos Pace, Stewart teria perdido a 2ª colocação para o brasileiro. Muita sorte e competência do escocês voador.

A Ferrari retornou após ausentar-se no GP da Alemanha. O belga Jacky Ickx não quis correr. No seu lugar o italiano Arturo Merzario que conseguiu completar a prova na 7^ colocação a uma volta do vencedor. As modificações não surtiram efeito.

Ronnie Peterson cruzando a linha de chegada e vencendo pela 2ª vez na F1. O sueco largou na frente, liderou até a 16ª volta, quando sem ordem da equipe deu passagem para Emerson Fittipaldi . Emerson teria vencido , não fosse o duto de combustível rachado. Colin Chapman estava fritando o Rato... 

Durante os treinos, pela 1ª vez a Fórmula 1 adotou esquema do pace car. Tudo por causa do fatídico acidente de Roger Williamson em Zandvoort. Na foto a simulação com o Opel liderando a Emerson Fittipaldi e Jackie Stewart. Lembra o nosso Opala. 

O neozelandês Chris Amon durante os treinos pilotando o Tecno. Após diversos problemas nos motores Tecno , Amon abandonou a equipe e não correu. A Tecno perdeu o patrocínio da Martini e não correu mais na F1. Triste fim para os irmãos Pederzani.


O ídolo local Niki Lauda só participou dos treinos. Com o pulso lesionado devido à batida no GP da Alemanha, Niki não conseguia guiar e não participou da corrida.



Mas o grande nome da corrida foi o brasileiro José Carlos Pace o nosso querido Moco. Após a brilhante corrida na Alemanha em Nurburgring, Moco conquistou o seu 1° pódio ao chegar em 3° lugar praticamente sem gasolina no tanque do Surtees. E para fechar com chave de ouro Pace fez a volta mais rápida da corrida, bisando o feito de Nurburgring.

Moco nos boxes trocando informações para melhoria no carro.

Pace na corrida. Esse foi o melhor resultado da equipe Surtees no ano. Foi o 1° pódio do Moco na F1 e também o último pódio da Surtees.

Moco fazendo o curvão que antecede a reta de chegada já na frente de Carlos Reutemann. Notem o bico do Brabham do argentino na foto.

José Carlos Pace sentando a bota no Surtees TS14. Moco conquistou um brilhante 3º.

Moco recebendo a quadriculada cruzando praticamente sem gasolina. Atrás vem Howden Ganley com o Iso Marlboro uma volta atrás e o argentino Carlos Reutemann na 4ª colocação. Foi apertado mas valeu Mocooo...



Há 50 anos.

GRANDE MOCO...

Ronaldo Nazar


segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Há 50 anos - Nurburgring 1973 - por Ronaldo Nazar

Primeira volta.... Stewart lidera após largar da pole position, por sinal a sua última da carreira. É seguido por Cevert, Peterson, Lauda, Ickx, Reutemann, Revson, Hulme , Pace, Wilsinho , Beltoise, Regazzoni, Stommelen, Emerson , Pescarolo e Haillwood.

Início de corrida . No retão espetacular de Nurburgring , com subidas e descidas, o argentino Carlos Reutemann lidera um pelotão , com Pace, Hulme , os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi o alemão Jochen Mass e mais atrás Clay Regazzoni.

 Após uma semana do fatídico GP da Holanda que culminou com a estúpida morte do jovem piloto inglês Roger Williamson, foi disputado no dia 5 de agosto de 1973, o GP da Alemanha no espetacular, porém perigoso, circuito de Nurburgring. Esse GP ao contrário de Zandvoort, ficou marcado por vários fatos e curiosidades esportivos, graças a Deus. O primeiro e mais importante foi que a corrida foi vencida pelo escocês Jackie Stewart, que assim obtinha a sua 27ª e última vitória. O companheiro de equipe do escocês, o francês François Cevert chegou na 2ª posição, fazendo a dobradinha da equipe Tyrrell. Esse foi o último pódio do piloto francês que morreria 2 meses depois. O 3º colocado foi o belga Jacky Ickx que aproveitou a ausência da equipe Ferrari e foi convidado pela McLaren que alinhou um 3º M23 para o belga. Resultado foi que, sem ter tempo de treinar para adaptar-se ao carro, Ickx fez treinos e corridas magnificas, mostrando que seu talento continuava intacto ao ser durante todos os treinos e corrida o piloto mais veloz da equipe McLaren, suplantando com larga margem seus companheiros de equipe, Denny Hulme e Peter Revson. A corrida do belga também chamado de Rei de Nurburgring, por sempre andar muito lá, só foi suplantada pela do brasileiro José Carlos Pace, que após treinos discretos, acertou o seu Surtees e largando de uma distante 11ª colocação, foi ganhando posições e conseguiu um brilhante 4º lugar e bateu  o recorde de volta por 3 vezes seguidas. Se Pace não tivesse demorado tanto para ultrapassar o Brabham do argentino Carlos Reutemann o que só aconteceu na 7.ª volta, metade da corrida, Moco certamente teria chegado e ultrapassado Jacky Ickx. Wilson Fittipaldi Jr, também fez uma brilhante corrida ao terminar na 5ª posição, após largar da 13.ª posição.  Essa foi tb a última corrida que o Tigrão conseguiu marcar pontos na sua carreira. E para fechar com chave de ouro, Emerson Fittipaldi, conquistou o 6º lugar obtendo o último ponto para a classificação do campeonato, depois de largar na 14ª posição e num esforço tremendo com dores no tornozelo lesionado, conseguiu vencer o duelo com o jovem alemão Jochen Mass que fez boa estreia terminando na 7ª posição. Essa foi a 1ª vez que 3 pilotos brasileiros, marcaram pontos em uma prova do campeonato mundial de F1. 


A briga nervosa com Carlos Reutemann segurando o qto pôde o seu futuro companheiro de equipe Carlos Pace, com Wilsinho Fittipaldi colado no Surtees e Emerson Fittipaldi um pouco mais atrás. Reutemann abandonou com o motor quebrado.
José Carlos Pace nos boxes durante os treinos. Finalmente o Surtees TS 14A não deu problema e Moco pôde mostrar o seu incrível talento no desafiador circuito alemão.
José Carlos Pace contornando a famosa curva do Karrousell . Moco fez até então a sua melhor apresentação na F1.
Moco... literalmente voando em Nurburgring...quebrou 3 vezes o recorde de volta.
Wilson Fittipaldi voando para a conquista da 5ª colocação. Depois da brilhante corrida em Mônaco o Tigrão andou muito no desafiador circuito alemão , mostrando todo o talento que tem.
Emerson Fittipaldi fez ótima corrida dadas as suas condições físicas. O 6° lugar foi conseguido com muita luta e determinação.


Jackie Ickx conversa com Teddy Mayer o chefão da McLaren. Grande corrida do belga.
Jacky Ickx... adaptação maravilhosa ao McLaren M23.
O belga Jacky Ickx mandou a bota no McLaren M23.. Andou muito.

O "escocês voador". Fazendo juz ao apelido, Jackie Stewart rumando para o seu 27º e último triunfo. Além da pole position nos treinos, que também foi a sua última, Stewart também liderou todas as voltas . Grande vitória . Praticamente selou a conquista do seu 3º título mundial.

Jackie Stewart recebe a bandeirada de vencedor. Um passeio do escocês ...grande vitória.

O podium ... Ken Tyrrell ergue os braços de Stewart e Cevert após vitória triunfal da sua equipe . Foi a última vitória de Stewart, a última dobradinha da dupla Stewart , Cevert. Uma corrida que após os acontecimentos de outubro de 1973 no GP dos EUA , foi uma despedida.



Há 50 anos.

Ronaldo Nazar



terça-feira, 1 de agosto de 2023

1980 última etapa da Divisão 3 .......por Luiz Carlos Lara Campos Filho

 

Amadeo Campos, Jr Lara, Vicente Correa e Arturo Fernandes. 
Lara

José Romano, Amadeu Rodrigues, Amadeo Campos, Arturo Fernandes, Ricardo Mogames.

Do prazer de ser campeão ao dissabor, tudo em um final de semana.
Jr muito caprichoso fez um pequenos foguete.



Curva do Sargento, Interlagos na chuva, Arturo vem num belo sobresterço.


 
Nos treinos de quinta e sexta-feira, já com o novo cambio e usando as 5 marchas no circuito mas sem mostrar a ninguém, pois saia de 2 marcha do box.

 Estando meu carro muito rápido,  surgiu primeira esperança de ser campeão de 1980, quando o Mogames e  Arturo não apareciam entre os 6 primeiros colocados em nenhum momento nos treinos, nem acreditava no que estava acontecendo rsrsrs.

Sábado, classificação para definir o grid de largada, meu carro estava bom, mas o tempo não vinha, ventava muito, estando com o 3 tempo virando na casa dos 3m 27s 65c um tempo ruim  pois nos treinos virava em torno de 3m25s, mas ninguém estava com boa marca, o Passat do Yoshikuma era o mais rápido, com 3m 27s, 21c, a seguir o João Franco (Passat), Lara (VW), Vicente Correa (Passat), Waldir Silva (Passat), Arturo (VW), Bruno(VW), Mogames(VW), Amadeo(VW)......

Saindo novamente, faltavam uns 15 minutos para encerrar a classificação, estava bem animado com o resultado do Arturo e Mogames, com um jogo de pneus novos e com um coringa guardado que seria usar minha 1 marcha na saída da curva do S e curva do Bico de Pato, com receio, pois a rotação de meu motor chegava a 8.700 rpm na saída destas curvas, mas precisando da vitória no domingo dei a 1 volta aquecendo, vindo em minha 2 volta para marcar o tempo de 3m 26s 55c já era o melhor tempo do dia,  em minha 3ª volta marquei em 3m 26s 05c era a pole pois ninguém conseguiu abaixar seus tempos, ai fiquei animado, saindo em 2 o Yoshikuma com 3m 27s 21c, o Arturo era 4 colocado com 3m 28s 90c, o Amadeo em 6 com 3m 30s 11c, em 7 o Mogames com 3m.

No domingo, o tempo amanheceu bom e ficou nublado, fiquei preocupado, pois na pista molhada meu carro ficou ruim, depois que foi mudado o regulamento da categoria em agosto de 1980 (coisas de Yoshikuma, cartola da categoria na época), proibindo o uso de molas no amortecedor, essa proibição pegou em cheio minha suspensão traseira independente  já que era o único que usava molas no amortecedor para ajudar as torções traseiras, com isso, tinha a opção em pista molhada de amolecer a suspensão traseira tirando só as molas. Para compensar a retirada das molas, fui obrigado a usar torção mais dura, ficando sem opção de uma rápida regulagem do carro para pista molhada.

Usando o cambio de 5 marchas, escondido de todos e saindo na pole, pneus novos, novo motor com menos potência que o de classificação, mas tinha 154 HP a 8.300 rpm, era motor que vinha usando no campeonato, sabia que iria pular na frente na largada, por isso essa largada sensacional na foto abaixo, estando meu carro perfeito, meu motor um verdadeiro canhão, ganhei essa bateria com facilidade abrindo 14 segundos para o 2 colocado, garantindo uma boa vantagem em caso de chuva na 2 bateria, em 4 o Arturo, 6 o Amadeo, em 7 o Mogames.

Todos em seus box aguardando a 2ª largada, quando cai uma chuva daquelas de verão aquela pancada, a largada foi adiada por 1 hora, estava nervoso, meu carro já com pneu de chuva, saímos para alinhar com uma chuva leve, notei que o carro não parava no chão,( para quem não entende nada de automobilismo...todo carro de competição é bem mais duro de molejo que um carro normal, neste caso era necessário amolecer o seu molejo),  mas com sorte talvez ganharia, pois tinha uma grande vantagem para o Arturo e Mogames, não adiantou, na 2 volta fui ultrapassado pelo Amadeo Campos e o Arturo, o Mogames não me lembro, mas ele estava bem ruim, mas na curva da junção vejo o Arturo na contra mão, ele tinha rodado, passei por ele, mas para ser campeão em qualquer modalidade de competição, tem de ter sorte, isso sem duvida o "Espanhol" tem como era chamado, pois rodar na junção e não bater no muro, que sorte, ele me ultrapassou novamente descontou a diferença e foi cruzar a bandeirada para ser novamente Campeão.


Luiz Carlos Lara Campos Filho


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Caranguejo - Carlos Henrique Mércio - escreveu alguns posts sobre a a disputa de meus dois amigos, abaixo um link que vai à elas...

 Semana passada Jr e eu conversamos varias vezes, mais tarde ele me enviou este depoimento que está também em seu blog. Arturo e ele são amigos muito próximos, duas feras, duelaram alguns anos na Divisão 3, a história deste campeonato ouvi pessoalmente dos dois, e muito vi de perto, infelizmente Arturo subiu antes do tempo... Dois queridos amigos, um agora lá no alto, Jr com a graça de Deus firme e forte.

Rui Amaral Jr

PS: As fotos que postei aqui escolhi ao acaso, várias são de tempos diferentes, no link vocês podem ver muito mais.



 



CULTURA DO AUTOMÓVEL - Agosto 2023


 

domingo, 30 de julho de 2023

Tragédia em Zandvoort - por Ronaldo Nazar

 

Roger Willianson

Dia 29 de julho de 1973.

O GP da Holanda estava de volta após ausência de 1972. Zandvoort havia passado por reformas para melhoria da segurança. O que era para ser uma festa, já que o escocês Jackie Stewart igualara o recorde de vitórias do compatriota Jim Clark em Mônaco, transformou-se num espetáculo MACABRO transmitido pelas TVs do planeta. As coisas já não estavam bem desde os treinos, quando Emerson Fittipaldi, em um trecho veloz, saiu da pista por quebra da suspensão e milagrosamente escapou com vida, sofrendo apenas torção no tornozelo esquerdo. O campeão mundial não participou da corrida. 

                   O estado que ficou a Lotus 72 E de Emerson Fittipaldi após o acidente nos treinos.



No domingo a prova começou com o sueco Ronnie Peterson liderando seguido de Jackie Stewart e José Carlos Pace. 

Primeira volta. Peterson na ponta é seguido por Jackie Stewart, José Carlos Pace, François Cevert, Denny Hulme, James Hunt, Carlos Reutemann e os demais...


Na 8ª volta o jovem e promissor piloto inglês Roger Williamson viria a falecer  estupidamente, após  sua March perder o controle devido a um furo do pneu traseiro esquerdo. O carro bateu dos dois lados da pista e tombou de cabeça para baixo arrastando na pista e devido às fagulhas pegando fogo com o piloto preso sem conseguir sair. De nada adiantou os esforços do companheiro de equipe de Williamson, David Purley, que vinha atrás e parou imediatamente, para prestar socorro. O que se viu foi a luta inglória de Purley junto a comissários desprovidos de equipamentos EPI e as equipes de socorro chegando 5 minutos depois. As chamas já consumiram o March e Roger Williamson perdeu a vida queimado e sufocado. 

Roger Williamson e David Purley antes de acidente fatal.

O exato momento em que a March de Williamson sai da pista.

Carro em chamas. Williamson preso. Fogo alastrando. David Purley tenta em vão virar o carro auxiliado por fiscais totalmente desprovidos de EPI...

Wilson Fittipaldi passa pelo que restou da March de Roger Williamson.


Uma verdadeira aula de incompetência dos organizadores desse GP, que na edição de 1970, outro piloto inglês, também jovem e promissor, Piers Courage perdera a vida quase no mesmo local. A corrida continuou já que não havia safety car, com o escocês Jackie Stewart vencendo e sendo o novo recordista de vitórias da F1. A cerimônia do pódio foi grotesca com Stewart nitidamente abatido, só cumprindo o protocolo. Um triste fim de espetáculo. 

Jackie Stewart recebe a bandeirada e vence pela 26ª vez , quebrando o recorde de Jim Clark. Triste vitória.
Cerimônia do pódio. Um Jackie Stewart desconsolado, apenas cumpre o protocolo. Não havia clima para comemorar.


Assim era o automobilismo   há  50 anos.  

Ronaldo Nazar





quarta-feira, 12 de julho de 2023

VENENO PURO

 

Foto revista Quatro Rodas

 
Luis Antonio Siqueira Veiga o Teleco, para mim um grande amigo, um baita cara, correu no Brasil em diversas categorias, na Divisão 3 sobressaiu-se ao pilotar um VW para a equipe AUTOZOOM com ele correu Alfredo Guarana Menezes dois grandes pilotos rapidíssimos dois amigos queridos, em 1973 foi para a Inglaterra correr na F.3 pela MARCH. Dele escreveremos ainda muitas histórias , esta me contou na época em que a viveu, 35 anos atrás e agora contamos a vocês.

" O ano era 1973 eu corria pela MARCH na F3, meu amigo Jean Pierre Jarrier corria também na MARCH contudo na F2, estávamos saindo da sede da equipe em Biscester, para irmos para minha casa perto de Oxford. Estava de carona com o JP, pois ele dormiria em casa, nosso carro era um Ford RS 3000 e íamos tranquilos,de repente comecei a sentir que ele andava rápido, muito rápido, para nós muito rápido éra muito rápido mesmo. Olhando para trás vejo o motivo, o Ronnie Peterson que também estava na sede da equipe conosco vinha atrás de nós com seu Ford Cortina Lotus e vinha babando, com tudo. Começamos uma corrida muito louca pelas estradas inglesas, aquelas bem apertadas do interior. O Ronnie querendo ultrapassar e o JP segurando, andando de lado, freando no limite, uma loucura. A certa altura, numa saída de curva nosso carro derrapou saindo de traseira para fora da estrada e batendo com a roda traseira esquerda em um buraco, devemos ter andado uns 100m em duas rodas pelos campos. Enfim quando paramos, notamos ser impossível andar, pois havia quebrado uma ponta de eixo, a roda e o pneu rasgado. Pra variar chovia pra caramba! Largamos o carro lá mesmo e tomamos uma carona com o Ronnie, nos divertindo com toda aquela loucura e eu, assustado com tudo aquilo. Meses depois a policia inglesa foi atrás do JP na minha casa, deixando uma intimação policialE olha que a esta altura já éramos profissionais."

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Teleco e sua amada Beth, no dia em que casaram.
No dia do casamento Arturão, Ítalo e eu.
Autografando a rélica de seu D3 feita por Guilherme Dacaninni e Ítalo Adami. Arturão e u observamos.
Saudades eternas!
NT: a data da foto está errada, o ano deve ser 2017.


18 de dezembro de 2008 este foi o terceiro post do Histórias, não nos encontrávamos à cerca de cinco anos, mas conversávamos constantemente. Contei-lhe que estava escrevendo e lembrei deste "causo" pedindo que escrevesse para publicar, afinal tínhamos tantas histórias e esta pelo menos era publicável!
Depois estivemos muitas e muitas vezes juntos, rindo e lembrando, junto ao Arturo, Ítalo Adami, que com Robertinho comandava a Autozoom e tantos outros amigos de uma vida. Infelizmente Teleco nos deixou à cerca de cinco anos, Ítalo e Arturão depois.
Hoje quase quinze anos depois mostro novamente o post. Na época quando vinte pessoas acessavam um post era para mim uma grande alegria, hoje com alguns milhões de acessos e posts muito comentados, continuo a escrever com o mesmo espirito do começo, cultuando os amigos e contando as histórias de nossas vidas.
Ao TelecoItalo, Guaraná, Arturão mais que amigos, irmãos de uma vida, minha eterna saudade, e à cada amigo que reencontrei, e aos que aqui fiz meu abraço carinhoso.

 Rui