A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 6 de março de 2018

João Pepino II...

 Interlagos leva hoje o nome de José Carlos Pace, e não vamos deixar ninguém se  apropriar deste nosso patrimônio! 

Críticas sobre as intervenções muito mal explicadas que o prefeito quer fazer na Cidade de São Paulo usando essas Operações Urbanas como esse crime da Operação Arco do Jurubatuba.
Levar trolha do Instituto dos Arquitetos do Brasil não é para qualquer um, o prefeito foi mexer com quem sabe muito mais que ele e a curriola.

Roberto Zullino & Rui Amaral Jr

CARTA ABERTA AO PREFEITO DE SÃO PAULO JOÃO DÓRIA:
SÃO PAULO ESTÁ SENDO NEGOCIADA! COMO A
PROPOSTA DE REVISÃO DA LEI DE
ZONEAMENTO IMPACTA O FUTURO DA CIDADE?

Passados menos de dois anos da aprovação da nova lei de Zoneamento da cidade (Lei 16.402/16) a
Prefeitura de São Paulo apresentou propostas de alterações da lei vigente, e do Plano Diretor de forma
indireta, com previsão de aprovação ainda neste primeiro semestre de 2018. A divulgação desta
proposta, que vai muito além de um mero "ajuste" aconteceu em período de recesso e as audiências
públicas, agendadas entre os dias 20 e 28 de fevereiro deste ano, não têm sido amplamente divulgadas
para a população, além de possuir caráter meramente figurativo, apenas cumprindo com os parâmetros
legais para a aprovação da lei; não proporcionando uma participação democrática e efetiva, que
possibilite a discussão e incorporação de propostas da população em geral.
Quanto ao conteúdo apresentado no referido processo de revisão, e publicado em minuta no site Gestão
Urbana SP no final do mês de dezembro de 2017, afirmamos nossa discordância: parte dessas
alterações ferem princípios e parâmetros estabelecidos no Plano Diretor Estratégico, premiado pela
ONU-Habitat como uma das melhores práticas urbanas, que são centrais para orientar o
desenvolvimento ordenado da cidade, do ponto de vista social, ambiental, econômico e imobiliário,
iniciativas que vêm sendo adotadas e reconhecidas em diversas cidades pelo mundo.
Vejamos, porém, o que está por trás dessa proposta de revisão que atende a interesses privados, de um
setor específico da cidade, em detrimento ao interesse público:

1) REDUZ EM BILHÕES DE REAIS A ARRECADAÇÃO DO FUNDO DE
DESENVOLVIMENTO URBANO (FUNDURB), UTILIZADO PARA
FINANCIAR MELHORIAS URBANAS NAS ÁREAS MAIS VULNERÁVEIS
DA CIDADE
Do ponto de vista do “equilíbrio econômico”, tem ganhado destaque nas alterações propostas o desconto
na outorga onerosa, ou seja, a redução dos valores que o setor imobiliário deve pagar à Prefeitura para
adquirir potencial construtivo adicional. Diminuindo a arrecadação em outorga, diminui a capacidade de
investimento do FUNDURB, cuja finalidade é redistribuir investimentos nas áreas mais vulneráveis da
cidade. Ou seja: enquanto a PMSP necessita de investimento em inúmeras áreas vulneráveis da cidade
e alega precisar de recursos (sugerindo, inclusive, privatizar setores da cidade e estabelecer diversas
formas de parceria com o setor privado, a fim de supostamente desonerar os serviços públicos), essas
alterações na Lei de Zoneamento farão com que a Prefeitura deixe de arrecadar, aproximadamente,
cerca de R$ 150 milhões por ano para favorecer o setor imobiliário (segundo dados do Sistema Municipal
de Monitoramento do Plano Diretor de março de 2017). Em 15 anos, tempo de vigência do Plano Diretor,
a soma pode chegar a valores próximos a R$ 2,2 bilhões de reais! Em números brutos, isso pode
equivaler a 10 hospitais, ou 40 Centros Educacionais Unificados - CEUs. Ao se considerar a parcela de
30% do Fundurb que poderia ser destinada para aquisição de terrenos para habitação de interesse
social, aproximadamente R$ 660 milhões deixariam de ser arrecadados. O mesmo vale para parcela de
30% destinada às melhorias no Transporte Público, que perderia investimentos em ciclovias e calçadas.
Mais uma vez as periferias da cidade seriam as regiões mais prejudicadas. Necessário observar também
que a baixa arrecadação de 2017 pode estar vinculada à uma expectativa de ganho dos produtores
imobiliários que desde a campanha eleitoral já possuem o compromisso do atual prefeito de rever a lei e
baixar a outorga. Ou você, compraria um bem hoje sabendo que amanhã será promovido um desconto
geral para todos?

2) ESTIMULA A CONSTRUÇÃO DE MAIS EDIFÍCIOS, MAIS ALTOS,
NOS MIOLOS DE BAIRROS JÁ SATURADOS, COMPROMETENDO A
FORÇA INDUTORA DO PLANO DIRETOR
A proposta altera a hierarquia de gabaritos estabelecida no Plano Diretor, cuja lógica é proporcionar
maior atratividade de transformação nas áreas da cidade onde há oferta de transporte público coletivo,
preservando os miolos de bairro. A revogação do limite de gabarito de altura estabelecido em 28 metros
nas Zonas Mistas (ZM), zona que abrange maior parte da cidade, permite o retorno da possibilidade de
construção de espigões que não promovem interação com a via pública e qualidade ambiental. Esta
prática é recorrente do mercado imobiliário e visa com o mesmo aproveitamento do coeficiente do
terreno um maior ganho na venda de apartamentos mais altos, vende-se a vista, comprometendo a
urbanidade entre os conjuntos e a cidade, bem como a possibilidade de tipologias distintas para as
diferentes classes econômicas, pois se pretende o maior ganho.

3) DESESTÍMULA A MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL
A lei atual delimita a quantidade de vagas de garagem em edifícios residenciais, principalmente em áreas
próximas a estações de transporte coletivo, demarcadas como Eixos de Transformação Urbana, visando
estimular meios alternativos de transporte coletivo em detrimento do uso do automóvel. De acordo com a
nova proposta, o limite máximo das vagas de garagem em empreendimentos residenciais é abolido,
transformando todas as vagas de garagem em áreas não computáveis. Essa medida vai contra a
intenção de formar cidades mais conscientes e contraria previsões expressas do atual Plano Diretor
Estratégico. Com isso é estimulado o maior uso do automóvel, gerando mais trânsito e ampliando a
emissão de poluentes atmosféricos.

4) REDUZ OS MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE HABITAÇÃO SOCIAL
EM ÁREAS BEM SERVIDAS EM SERVIÇOS E EMPREGOS
A minuta prevê a dispensa da obrigatoriedade de destinação de Habitação de Interesse Social (HIS) nas
chamadas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) 3 nos casos de reforma de edificação existente
em situação regular, independentemente da quantidade de área a mais que será construída. Isso, na
prática, pode significar a “desmarcação” das ZEIS 3 já edificadas, mas sem uso ou subutilizadas,
localizadas nas áreas centrais, dotadas de infraestrutura e serviços urbanos e próximas a locais com
oferta de empregos - algo que contradiz totalmente os objetivos determinados pelo Plano Diretor, tanto
para essas zonas como para a política habitacional. Você sabia que o Templo de Salomão construído
sobre uma ZEIS, assim como diversos conjuntos de alta renda, foram realizados enquanto este
entendimento era uma brecha da lei antiga? A quem interessa, novamente, permitir que quem compra
ZEIS (a preços menores) se abstenha de cumprir os objetivos dessas zonas?
Outra medida que reduz a obrigatoriedade de construção de Habitação de Interesse Social é a proposta
de reduzir a destinação de unidades para famílias de 0 a 3 salários mínimos (HIS 1) de 60% para 50%
quando for promovido apenas HIS no imóvel. Essa proposta novamente fere o Plano Diretor Estratégico
de forma frontal, uma vez que reduz o percentual nele estabelecido, justamente relacionado ao
atendimento das famílias com mais baixa renda, o que corresponde à maior parcela do déficit
habitacional do município.

5) FLEXIBILIZA AS REGRAS PARA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
SUSTENTÁVEIS
A regra denominada “Quota Ambiental”, que estabelece incentivos para edifícios com fachadas e tetos
verdes, com mecanismos de retenção de água pluvial para reduzir enchentes, atualmente vale para lotes
com área acima de 500 m². As alterações colocam que somente lotes com área acima de 1000 m². Com
isso praticamente perde assim seu propósito, visto que terrenos dotados de tal área não representam a
realidade da maioria dos lotes da cidade de São Paulo. Este mecanismo é fundamental para permitir que
todas as construções possam contribuir em pequena parcela para uma cidade melhor. Ao se excluir a
possibilidade de mitigação de cada lote o poder público relega ao futuro e à coletividade os custos de
uma cidade desequilibrada!

6) ELIMINA OBRIGAÇÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS PREVISTAS NO
PLANO DIRETOR EM ÁREAS EM QUE HÁ INTENSA PRODUÇÃO
IMOBILIÁRIA (OPERAÇÕES URBANAS)
As propostas apresentadas tornam o território das Operações Urbanas um lugar de exceção, de
manutenção de um regramento urbanístico antigo, em descompasso com as questões contemporâneas
da cidade, indo na contramão do Plano Diretor e do Estatuto da Cidade, não contribuindo para a
estratégia de ordenamento territorial para uma cidade mais humana e sustentável. São dispensados,
para estas áreas as regras relativas à: Cota de Solidariedade (que prevê a construção de habitação
social); Quota Ambiental (que prevê edifícios verdes); Cota de Garagem (que estabelece regras sobre a
área média das vagas de garagem); Cota-Parte Máxima de Terreno por Unidade (que delimita um
número mínimo de unidades habitacionais a serem construídas em função da área de um determinado
terreno); gabaritos de altura máximos; e, restrições ao número máximo de vagas de veículos não
computáveis (aumentando a possibilidade de construir vagas de garagem).

7) REDUZ A REGRA PARA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS
EM GRANDES EMPREENDIMENTOS COMO UNIVERSIDADES E
SHOPPINGS
Outra mudança incompreensível é a dispensa do limite de lote máximo para shoppings, universidades e
futuros hospitais, passando de 20.000m² para 40.000m². A limitação de tamanho máximo é importante
para a cidade porque sua transformação urbana tem sido acompanhada da aprovação de
empreendimentos muito grandes, em terrenos que são ocupados sem que sejam abertas ruas, nem
passagens para ciclistas e pedestres. Isso faz com que, para circular, tenhamos que dar grandes voltas
em torno destas verdadeiras “ilhas urbanas”, geralmente muradas, que criam espaços ermos e
inseguros. Especialmente os pedestres são os mais penalizados. Além disso, no zoneamento em vigor, a
limitação está associada a outras regras que não valeriam mais com a aprovação da minuta, como a
necessidade de doar áreas para uso público, por exemplo, para a construção de ruas, entre outras.
Importante ressaltar que 20.000m² é o tamanho de dois quarteirões da região da Paulista, ou seja, um
empreendimento maior que isso não é compatível com uma cidade que se proponha a ser sustentável e
para as pessoas.

8) ALTERA AS REGRAS QUE PRESERVAM VILAS E BAIRROS
RESIDENCIAIS
Contraria regras existentes no Plano Diretor ao trazer dispositivos que geram efeitos negativos e
condições para a deterioração e até o desaparecimento de territórios classificados como de
PRESERVAÇÃO segundo a lei atual. É o caso das Zonas Exclusivamente Residenciais - ZER, que
cumprem importante papel ambiental para toda a cidade e que serão impactadas pela inserção de novas
regras de usos e ocupação de seus terrenos, que servirão como fatores desagregadores de seu
equilíbrio e coesão urbanística. No caso dos bairros verdes, residenciais e horizontais, incentiva-se
alterações das regras urbanísticas estabelecidas pelos loteadores e devidamente gravadas em registro
público, sendo claro que lei superveniente mais permissiva não pode alterar regras que se constituíram
ao longo do tempo em atos jurídicos perfeitos acolhidos pela Constituição. E ainda, as Vilas poderão ser
“sufocadas” pela introdução de regras que diminuem as faixas envoltórias livres, promotoras de sua
insolação e ventilação, permitindo a construção de prédios com gabaritos muito altos em seu entorno. É
o aniquilamento planejado das nossas Vilas.

9) DESCONSIDERA AS DECISÕES DOS CONSELHOS DE
PATRIMÔNIO CULTURAL NA APROVAÇÃO DE NOVOS PROJETOS
Na legislação atual caso novos projetos sejam apresentados na Prefeitura para aprovação antes do
início da vigência de uma nova lei urbanística estes podem ser analisados de acordo com a legislação
anterior, desde que sejam seguidos um conjunto de regras. Com a nova redação a atuação e o poder de
intervenção de decisões Judiciais e do Ministério Público e das Resoluções de Conselhos de
Preservação do Patrimônio é anulado.

E NO QUE ACREDITAMOS?
Posto isso, e reiterando a importância da construção democrática real no planejamento e definições dos
rumos a serem tomados na cidade, solicitamos a SUSPENSÃO da revisão da Lei de
Zoneamento até que :

1. Sejam retirados todos e quaisquer pontos que usam o subterfúgio desta revisão para ferir
o Plano Diretor Estratégico;
2. Sejam apresentados e debatidos os estudos que motivaram a revisão e estudos técnicos
com suas consequências;
3. Sejam produzidos materiais ilustrativos e videos que apontem os impactos das mudanças
propostas para ampla difusão nos meios de comunicação de modo que a população
possa compreender o que está em jogo;
4. Sejam distinguidas as propostas que são meros ajustes de redação e de aplicabilidade da
Lei vigente daquelas que impactam o Zoneamento e o Plano Diretor, apontando seus
impactos para cidade;
5. Seja pactuado um processo efetivamente participativo com:
a. Audiências e oficinas nas Subprefeituras;
b. Oitivas temáticas;
c. Reuniões com os diferentes segmentos da sociedade civil; e,
d. Etapas claras, ainda no executivo, para amadurecimento da proposta.
6. As respostas às contribuições da sociedade civil sejam sistematizadas, disponibilizadas
em formato aberto e sua incorporação, ou não, seja devidamente justificada;
Assim acreditamos que a sociedade como um todo, e não apenas um segmento específico, poderá
efetivamente participar sobre um tema que afetará profundamente o futuro da cidade.
São Paulo, 22 de fevereiro de 2018
--
SUBSCREVEM ESTA CARTA:
1. Frente de Luta por Moradia (FLM)
2. União dos Movimentos de Moradia (UMM)
3. Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo (IABsp)
4. Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP)
5. Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais
6. Rede Nossa São Paulo
7. Minha Sampa
8. Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade da FAUUSP (LabCidade)
9. Laboratório de Habitação e Assentamento Humanos da FAUUSP (LabHab)
10. Laboratório de Justiça Territorial da UFABC
11. Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos
12. Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de Sao Paulo
13. IBDU - Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico
14. SampaPé
15. Cidadeapé
16. URBEM - Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole
17. Observatório de Remoções da FAUUSP
18. Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (FACESP)
19. Movimento pelo Direito a Moradia (MDM)
20. Idec - Instituto Brasiliero de Defesa do Consumidor
21. Conselho das Sociedades Amigos de Bairro (CONSAB'S)
22. Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura Mackenzie ( DAFAM FAU - Mackenzie)
23. Diretório Central dos Estudantes Alexandre Vannucchi Leme ( DCE Livre da USP)
24. DCE Mackenzie
25. Centro Acadêmico Elio Batista do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhembi
Morumbi (CAEB CAUUAM)
26. Coletivo Entre:FAUs
27. Teatro Oficina Uzyna Uzona
28. Associação “Helenira ‘Preta’ Rezende” de Pós-Graduandos da USP - Capital (APG/USP)
29. SP para o Pedestre - Por uma cidade plural
30. Coletivo LabLaje
31. NAPPLAC - Núcleo de Apoio e Pesquisa: Produção e Linguagem do Ambiente Construído
32. FENEA - Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil
33. Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie - MOSAICO
34. Movimento Nacional de População em Situação de Rua (MNPR)
35. Imargem
36. Espaço de Formação Assessoria e Documentação
37. Rede de Olho nos Mananciais
38. Abraço Guarapiranga
39. TI - Aldeia Guarani Tenondé Porã
40. Movimento Contra o Aeroporto de Parelheiros
41. Casa Ecoativa - Ilha do Bororé
42. Instituto Casa da Cidade
43. Cooperativa Paulista de Teatro
44. Movimento Água Branca
45. Movimento dos Teatros Independentes de São Paulo (MOTIN)
46. Br Cidades
47. Serviço de Assessoria Jurídica Universitária da Faculdade de Direito da USP (SAJU - USP)
48. Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de São Paulo
(SATED - SP)
49. Abong associação brasileira de organizações não governamentais - Regional São Paulo
50. Centro Acadêmico de Estudos Linguísticos e Literários Oswald de Andrade (CAELL - Letras
USP)
51. Centro Acadêmico do Instituto de Física da USP (CEFISMA)
52. Salvar o TBC
53. Núcleo de Direito à Cidade da Faculdade de Direito da USP (NDC - USP)
54. LEPUR - Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais da UFABC
55. Rede Novos Parques
56. Rede Permaperifa
57. Rios e Ruas
58. Aliados do Parque Iguatemi
59. Aliados do Parque Paraisópolis
60. Associação Parque Tucuruvi
61. Associação Paulistana de Comida de Rua
62. Bora Plantar
63. Casa Amarela Afroguarany
64. Casa Amarela Casa de Cultura
65. CASA Brasil – Conselho de Assentamentos Sustentáveis
66. Comitê Parque Novo Mundo
67. Comitê Parque Savoy
68. Creative Commes
69. EarthCode
70. Freeganismo SP
71. Movimento Parque Alto da Boa Vista
72. Movimento Parque Augusta sem Prédios
73. Movimento Parque Jardim Esmeralda
74. Movimento Parque Matarazzo
75. Movimento Parque Paulo Freire
76. Movimento Parque Peruche
77. Movimento Parque São Lucas
78. Muda SP
79. Grupo Técnico de Apoio - GTA
80. Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da USP
81. Sindicato dos Psicológos
82. Coletivo Arrua
83. Um Teto para meu País
84. Movimento União de Moradores de Pinheiros e Lapa - UMOPI
85. Pastoral Fé e Política da Região Belém
86. Escola de Fé e Política Waldemar Rossi
87. Escola de Cidadania da Zona Oeste Butantã
88. Centro Acadêmico Joan Villà (CAJ FAU - Belas Artes)
89. Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo São Judas ( CAAU São Judas)
90. DCE Universidade de Sorocaba
91. União Estadual dos Estudantes (UNE)
92. Fórum Social da Vila Leopoldina
93. Frente Povo Sem Medo
94. MTST - Movimento de Trabalhadores Sem Teto
95. Cidade Viva
96. Associação dos Moradores do Jardim da Saúde - AMJS
97. Sociedade Moradores Butantã/ Cidade Universitária - SMB
98. Sociedade dos Amigos do Planalto Paulista - SAPP
99. Conseg Leopoldina
100. Centro Acadêmico João Mendes Jr. (CAJMR Direito Mackenzie)
101. Grêmio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (GFAU)
102. Movimento dos Trabalhadores sem terra leste 1
103. Unificação das lutas de cortiço e moradia
104. Movimento de Moradia da região sudeste
105. Movimento dos Trabalhadores sem terra zona Oeste
106. Associação dos moradores da conde de são joaquim
107. Movimento em Defesa do Favelado
108. Associação dos Moradores do City Lapa Canto Noroeste - Amocity
109. Associação dos Amigos e Moradores pela Preservação do Alto da Lapa e Bela Aliança-
ASSAMPALBA
110. Conseg Lapa.
111. Conseg Pacaembú Perdizes.
112. UJS - União da Juventude Socialista
113. CAOC - Centro Acadêmico Oswaldo Cruz - Faculdade de Medicina da USP
114. Teatro do Incêndio
115. LABPARC FAU USP
116. Balaio
117. CAV - Centro Acadêmico Vitruvius - IFSP
118. CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
119. Associação dos Amigos do Jardim das Bandeiras - AAJB
120. Associação de Moradores e Amigos da Vila Mariana- AMA-VM
121. Viva Aclimação
122. Escola de Cidadania ZO Butantã
123. Rede ODS Paulista
124. Fórum de Sustentabilidade do Butantã - FSBT
125. Coletivo A São Paulo que Queremos
126. Mundana companhia de teatro
127. Movimento Chácara do Jóquei
128. Movimento Negro Unificado-MNU
129. Levante Popular da Juventude
130. REDE Butantã
131. Associação Cultural do Morro do Querosene
132. Plataforma operária camponesa
133. MNPR SP - Movimento Nacional População de Rua
134. CEDESC - Centro de Desenvolvimento Educacional, Social é Cultural do Parque Fernanda
135. Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
136. Mab movimento de Atingido por barragem
137. Fórum Regional de Mulheres da Zona Oeste
138. CADES Regional Lapa - Conselheiros da Sociedade Civil
139. Coletivo Ocupe & Abrace
140. Associação dos Moradores Amigos do Parque Previdência- Amapar
141. Associação dos Amigos da Praça João Afonso de Souza Castellano
142. Movimento Amigos da Vila Anglo e do Jardim Vera Cruz- MAVA
143. ACRAB - Quilombo a Guaianases
144. Pastoral da Moradia - São Miguel Paulista - Leste
145. Sociedade Amigos do Jardim Londrina- SAJAL
146. União Brasileira de Mulheres - UBM
147. Coletivo Butantã na Luta
148. Movimento Parque Linear Caxingui
149. Associação dos Moradores e Amigos do Sumaré- SOMASU
150. Associação Morumbi Melhor- AMM
151. SOS Pananby
152. Associação Amigos do Pananby-APP
153. Movimento Amigos do Real Parque
154. Movimento Amigos da Rua José Horácio Meirelles Teixeira
155. Movimento Amigos da Rua Crítius
156. Parque do Bixiga

segunda-feira, 5 de março de 2018

João Pepino...



Dia 24 de Fevereiro de 2018 na Audiência Pública da Operação Arco do Jurubatuba procurei mostrar ao povo que estão sendo enganados pelo almofadinha do prefeito que agora usa métodos nazistas;
A mafia do prefeito, vendo que o povo entendeu a sacanagem que ele quer fazer depois que expliquei, colocou um meganha armado na minha frente para me coagir agindo como a Gestapo. Foto abaixo tirada por mim exatamente em frente ao meganha que antes me mandou calar a boca, no que não teve sucesso, não calo a boca nem para deus e não tenho medo de cagão armado, mas esse não foi o caso das pessoas humildes presentes que sofrem a truculência da polícia mal preparada e nazista..
Coagir uma pessoa de 69 anos é muito exagero, nem na ditadura se permitia elemento armado dentro de uma Assembléia com mais de 400 pessoas em grande parte senhoras que ficaram intimidadas e assustadas.
Isso é coisa da Alemanha nazista com suas SS, SA e Gestapo que se comportavam como rufiões de bordel e não como polícia. Em assembléias não se admite gente armada, coisa que nem nos saloons do velho oeste se admitia, as armas eram recolhidas.
O meganha virou a cara para não ser identificado.
Floriano Pesaro, é assim que o PSDB age, como Gestapo? Acho que isso deve ser levado ao partido. Que merda de estado é esse que permite Gestapo municipal? A Segurança Pública é Estadual e esta não pode permitir esse tipo de coisa.
Mario Covas Neto, peço que por ser do mesmo partido do prefeito, faça um pronunciamento na Câmara chamando o prefeito às falas. Trabalhei com seu pai e aprendi com o engenheirão não ter medo de Gestapo de almofadinha.
Isso será objeto de um e-mail ao Secretário de Segurança com cópia para vcs, já que a Segurança Pública não pode permitir comportamento nazista da GCM que tenta coagir com elemento armado pessoas de idade e senhoras dentro de uma Assembléia.
O povo me deu a palavra por três vezes para que falasse em nome deles e mostrasse a enganação em cima dos humildes que essa Operação Arco do Jurubatuba se constituí.
Não passa de uma grande roubalheira como foi a Operação Água Espraiada.
O baixo nível da equipe da prefeitura é tamanho, que quando fui pegar água na mesa, o adm regional de Capela do Socorro de nome Santiago me mandou TOMAR NO CU. Imediatamente fui ao microfone e o desafiei a me mandar tomar no cu no microfone, mas o covarde não foi. Como pode um funcionário municipal que ocupa cargo alto mandar munícipes tomar no cu Mario Covas Neto? Isso é política do partido Floriano Pesaro?
Na saída fui AMEAÇADO DE MORTE por capangas da prefeitura.
Aconselho que compareçam na próxima Audiência Pública para que tomem conhecimento da enganação e truculência do governo municipal do PSDB, partido em que sempre votei e fiz campanha. A continuar não terão um voto na região e nem o meu.

Roberto Zullino


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Pois bem...hoje o grande batalhador por todo este imbróglio de Interlagos - Autódromo José Carlos Pace - é o Zullino, fiquei desanimado com tudo, principalmente com pessoas que nos apoiavam e hoje, talvez por motivos políticos, se distanciaram deste importante problema, quando interesses escusos/inexplicáveis/inconfessáveis tentam se apropriar de nosso autódromo, breve volto ao tema.

Ao meu amigo  guerreiro o muito obrigado de toda uma categoria de profissionais que dependem do autódromo!

Abração Zullino!

Rui Amaral Jr      



NT: João Pepino era como o atual prefeito era chamado no colégio onde estudava!



quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

PREFEITO JOÃO DORIA ........EXPLODINDO com AUTODROMO de INTERLAGOS


        

               A bem da verdade , votei nisso dai ......!!!! Super arrependido , nesse nunca mais .

              Como pode se tentar explodir um monumento como o AUTODROMO INTERLAGOS /// JOSÉ CARLOS PACE , onde este fantástico piloto , como outros também , nasceram em seus primeiros aprendizados da arte de se pilotar um auto de corrida , que em paralelo tantos empregos dá a mecânicos , engenheiros , chefes de equipes , além das oficinas e pequenas fábricas ao seu redor , dando - lhes  o apoio e suporte técnico tão necessário aos que vivem do automobilismo de competição . 

              O objetivo , está claro , será de construir- se paulatinamente  prédios , para depois a vizinhança  reclamar do barulho dos autos , que inerente ao esporte  de que vivemos , existe desde a inauguração deste fantástica escola da velocidade , 'a data de 1940 ......!!!!!!

              Será um meio de nós despejar , para a area ficar livre para a construção de prédios , ajudando com isso  a poluir  mais a área  do lago que lá existe , dentro do AUTODROMO de INTERLAGOS /// JOSÉ CARLOS PACE ......!!!!!! 



             A ganância se faz presente nesse projeto de. DORIA , 'à vista de todos . Será uma segunda edição do AUTODROMO  NELSON PIQUET , no RIO de JANEIRO , quando prometeram 'a comunidade automobilística  de se construir um novo AUTODROMO  para se usar o local para a feitura das OLIMPÍADAS , mas está claro que tão somente ficou na promessa . Afinal , lidamos com políticos tupiniquins , não podemos , n'os povo , esperar outra coisa dessa gente .......


             Quem viver , verá 
    CHICO LAMEIRAO 

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  Na segunda feira recebo um e-mail do Chico com o conteúdo do e-mail que enviou ao Estadão, havíamos conversado no domingo quando contei sobre um montão de traquinagens que o atual prefeito está patrocinando para nosso autódromo.
Tentei conversar com ele na segunda para postar seu comentário ao Estadão mas nos desencontramos, hoje seu desabafo foi publicado no jornal e aqui mostramos seu conteúdo, tal qual foi enviado ao jornal.
Assino embaixo e logo vou mostrar à vocês mais traquinagens desse prefeito em relação ao autódromo!

Boa Chico!

Rui Amaral Jr
   






segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Conta Chico...

Na pole Pace e a P33 ao seu lado Chico e o AC e de Paoli e a Lola T70.

Chico no AC pouco antes da largada, ao seu lado a P33 de Pace.
Notem ao lado  a referencia à Marinho VW de Mario Cesar "Marinho" de Camargo Filho e ao preparador Roger Rezny. 
Pace lidera e Chico enfia o carro por dentro da Lola de Marcelo de Paoli!



.........., Então RUI que grata surpresa chegar em casa e encontrar essa foto que nunca a tive .....!!!!!!!!  Quantos """" recuerdos """ “.... !!!!!!    Não me lembro o mês dela, mas a bem da verdade a história começa talvez alguns meses antes ou mais tempo atrás..!!!!!!!

             Na EQUIPE JOLLY passaram sempre ótimos pilotos que além dos sempre titulares EMILIO ZAMBELLO e PIERO GANCIA nomes houveram de peso como CIRO CAYRES, CELSO LARA BARBERIS, LUIZ CARLOS SANSONE, UBALDO CÉSAR LOLLI, WILSON FITTIPALDI, CARLOS PACE, MARIVALDO FERNANDES......

             Em 1968 havia eu ganho o Campeonato Brasileiro, pois ganhei duas corridas com dois parceiros diferentes que foram EMILIO ZAMBELLO nos 500 QUILÔMETROS da GUANABARA e WILSON FITTIPALDI nas 500 MILHAS do mesmo circuito. INTERLAGOS à época estava em reforma, portanto  80'% das corridas aconteciam no AUTÓDROMO da GUANABARA  ((((  ainda estava longe para o tempo que nos iriam roubá-lo, lembrem - se )))))

 Pace e a P33


              Então a EQUIPE JOLLY começou o ano de 1969 com além de PIERO e EMILIO, CARLOS PACE, nosso saudoso MOCO e eu........!!!!!  Nesse momento chega ao TEAM uma SUPER MACCHINA, a ALFA ROMEO P33 que veio para uma demonstração no IBIRAPUERA do PARQUE INDUSTRIAL ITALIANO em que além de demonstrar máquinas  industriais várias veio essa JOIA Di CORSA, que está claro , chamou uma tremenda atenção para o público .....!!!!!


Curitiba - Marivaldo na P33 ao seu lado salvo engano Bica Votnamis e seu protótipo Corvette!


               Soube então que não iria fazer parceria com CARLOS PACE para dividir a condução do bólido........, ficando deveras desanimado pois ainda me encontrava em uma posição de desenvolvimento da """"arte de pilotar um auto de corrida """" e em que cada vez que se pega um carro mais rápido  é um momento muito importante na tua evolução ......!!!!!!

Testando o AC ainda no começo do projeto.


              Entra na história então o ENG. EUGENIO MARTINS, que me pede para passar em seu escritório me falando que comprou um auto A.C., protótipo este desenhado pelo ótimo ANISIO CAMPOS, em que seu motor seria um VW  1 .9cc  com virabrequim roletado, dois WEBBERs 48 mm, preparado pelo excelente ROGÉR REZNY ........ , realmente tudo de primeira qualidade, mas o carro ainda estava sendo construído na PUMA VEÍCULOS  mas mesmo assim já deu para me animar deveras, saindo """" do chão em que me encontrava """"".........!!!!!

               Carro pronto, em cima da carreta, saída da fábrica PUMA, ANISIO CAMPOS em pessoa iria rebocá-lo em sua SIMCA CHAMBORD preta........, eis que pergunto a ele se não era bom passar uma corrente para ir mais sossegado ..... Ele olha e diz que já se estava atrasado, final da tarde, ainda a andar - se até  ao RIO de JANEIRO, vamos assim , não vai acontecer nada ......!!!!!!!


               Fui de avião, afinal tinha que pilotar o bólido, chegando ao RIO bem cedo, pego um taxi e vou até ao AUTODROMO e fico esperando ANISIO CAMPOS e mais alguém que o acompanhou, cujo nome agora me escapa.......!!!!!! Passam-se enumeras horas sem notícias, quando  chega  o pequeno TEAM ........ , corro e vejo o auto todo destroçado...... não acreditando no que via .....!!!!!!  Na entrada da cidade, ANISIO sentiu a SIMCA mais """" esperta “""“, até imaginou em um momento que devia ser por estar ao nível do mar, mas aí olha no espelho e vê a carreta caminhando sozinha para um lado e para o outro e, e, e, pumba, acerta em cheio um poste em que por milagre não desce para um pequeno rio que margeia uma avenida.........!!!! Essa doeu......!!!!!!!!


               Novo auto, aí esse d'essa foto maravilhosa, o A.C. VW 1.9 entre a P33 com MOCO a pilota- lá e a Lola de Marcelo de Paoli e o  GT 40  FORD  de SIDNEY CARDOSO em que não aparecendo nesta foto, assim se minha memória ainda estiver mais ou menos a contento foi isso que aconteceu .

              Nos treinos experimentamos um aerofólio com regulagem elétrica, mas quando o se colocava em grau dava uma tremenda turbulência  ou interferências elétrica não me lembro direito, mas o facto era que o motor rateava por demais abandonando-se logo esse desenvolvimento .......!!!!!!


              Lembro que fizemos o segundo tempo, PACE e a  ALFA ROMEO P33 na pole,  vindo depois a LOLA T 70 e o GT40 ......!!!!!!!!!

                 Dada a largada, me passam tanto o GT 40 com SIDNEY CARDOSO como a LOLA T 70 de DE PAOLI, conseguindo eu passar no final da reta a LOLA e chegando a encostar em seguida no GT 40, mas antes de completar a primeira volta um balanceiro do motor faz o ar de sua graça  ............ , mas mesmo assim valeu......!!!!!!

             Seríamos felizes hoje se tivesse-mos aquele automobilismo sem as """" igualdades """"" de hoje , em que se tinha que puxar pela """" massa cinzenta """" para se fazer tentar andar na frente ou o mais próximo possível  da concorrência .........!!!!!!!

             Assim nasceram nomes como CAMILO CHRISTOFARO, BICA VOTNAMIS, RICARDO ACHCAR, WILSON FITTIPALDI e alguns mais que minha memória falha, não se lembra mais...!!!!!


               Caro RUI, esta é a """" pequena """"" história dessa foto, mas desse belo auto A.C. desenhado por ANISIO CAMPOS tem-se  mais causos a serem contados, mas ficará para uma outra vez , caso contrário  seus leitores """ dormirão """ sobre este papiro .......!!!!!


    Abraço amigo CHICO LAMEIRÃO


 Fritz Jordan com o AC 1.600cc no Rio.

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    Tomávamos um café e conversávamos, não lembro sobre o que, agora pensando talvez fosse sobre Roger Rezny e um post que devemos sobre ele. Chico foi seu amigo e eu estudei com seu filho no Colégio Paes Leme... e Chico começa a contar o que escreveu acima, depois pesquisando encontrei a foto dele passando pela Lola na freada!
Não encontrando a reportagem sobre a corrida recorri ao super Ronaldão Nazar que prontamente enviou as fotos,  obrigadão meu irmão!

Rui Amaral Jr
  



quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Conta Chico...

Mario Andretti e Mario Casoni na Alfa P33/2
Pace no Rio com a P33


 Caro RUI, em um jantar do ALFA ROMEO CLUB,  meu colega e amigo WILSON FITTIPALDI me contou essa história um tanto bizarra, que com sua autorização, repasso à você e seus leitores com prazer .....  Por essa eu não imaginava........!!!!!!!!

                 Seu ilustre personagem ninguém menos do que o ENG  CARLO CHITI finalizando a segunda edição do ALFA ROMEO  P33. Em uma quinta feira com uma agitação """"'a lá italiana """" para finalizar a macchina para a sua apresentação para segunda feira, lembram-se que faltam as """" gomas """" . Alguém liga para a DUNLOP na INGLATERRA, para que as mandem """" súbito """", pois o auto será testado logo após sua apresentação à imprensa.....!!!!!!  Do outro lado da linha, às cinco horas da tarde, hora do chá, alguém responde que  estão com um ligeiro """ delay""" , mas deverão ficar prontas para sexta feira ou no máximo sábado de manhã ......!!!!!  Pânico em terras """" di ALFA ROMEO """"" ...... Com receio de não ter-se pneus para segunda feira alguém empresta uma aeronave que irá até a INGLATERRA para pegar  do jeito que estiverem os pneus e quando eles chegam , para espanto geral do pessoal da ALFA ROMEO os pneus não estão riscados ......!!!!!!

                Não se tinha tempo para mais nada, ENG CHITI manda montá-los assim mesmo.....!!!!!  Paciência ........

                Segunda feira, após a apresentação à imprensa especializada, na parte da tarde começa-se a rodar com o bólido, ficando o piloto muito impressionado com o que tem à mão, um auto deveras fantástico, terminando o dia com quase 04 " 30 "' mais rápido do que a primeira edição da ALFA ROMEO P 33 ......... Um espanto .....!!!!!  Comentários mil, pois esse tempo 'é simplesmente abissal ....... o que será de tão diferente, pois basicamente ele tem  quase o mesmo conceito do carro anterior .........!!!!!!

                Na terça feira finalmente chegam da ITÁLIA as """" gomas """" da  DUNLOP devidamente riscadas, e aí a realidade chega dos dois lados, pois se verifica que a nova P33  é boa, melhor do que a anterior, mas em uns números mais modesto, coisa de 01"30'" , mas que os pneumáticos  SLICK, esses sim fizeram toda a diferença ......!!!!!!  A partir daí mudou- se até o estilo de se pilotar um auto de corrida de uma maneira geral , entrando- se em uma época moderna , por um """"" acaso """"".......!!!!!!!

                Aos fabricantes dos pneus SLICK em geral, mil reverências ao ENG CARLO CHITI....!!!!

                Ao WILSON FITTIPALDI obrigado pela história, você está com uma ótima memória , parabéns ......


  Ao RUI, obrigado mais uma vez pela oportunidade, abraço  amigo à todos

  CHICO LAMEIRÃO


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Caros Wilson e Chico, sem palavras para agradecer só digo muito obrigado!

foto do blog
 link


Agora meu amigo Chico...dois dias atrás bebíamos um café, aquele café de sempre e...fofocávamos, opsssss....conversávamos sobre tudo e você me contou de um certo AC 1.900 e uma corrida no Rio, à esta hora a foto já foi para você por e-mail, telefonei e você não atendeu e ligou e não ouvi...então veio a tentação de mostra-la aqui e  pedir que nos conte algo sobre...conta o que você fazia com o AC entre a P33 de seu amigo Pace e a Lola T70 do De Paolli?

Um abraço 

Rui Amaral Jr      



sábado, 10 de fevereiro de 2018

Salvati, Hill, Tarumã...


"Ontem fui pesquisar no Google, sobre o Giovani Salvati, porque lembrei da corrida em que se acidentou, em 1971. Eu estava lá, e vi o acidente. Depois que levaram o piloto do local do acidente, pulamos a tela e corremos até o local. Ainda não havia isolamento. Na excitação, meti a mão no cockpit e consegui tirar um pedaço da borda da carenagem de fibra de vidro, que estava lascada. Guardo isso até hoje. 


Depois, consegui chegar nos boxes. Era um tumulto, o pessoal em estado de choque. Passando nos boxes, avistei o Graham Hill, sozinho e cabisbaixo no interior de um deles. Quando ele olhou-me, arrisquei um pedido de autógrafo, e ele prontamente aceitou.O único papel que eu tinha era uma caixinha de cigarros Hollywood, que tinham distribuído, como propaganda. Guardo até hoje, como relíquia.

José Maria Gomez Faraco"

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Recebi nesta semana este depoimento do José Maria sobre o trágico final de semana no Tarumã, abaixo o link para o post que o  Caranguejo e eu fizemos...

LINK

Giovanni em Interlagos - 1971

Rui Amaral Jr



sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Conta Chico!

Chico e a Brabham de Pace!


..........., uma vez amigo RUI seu leitor WALTER tece um comentário sobre as escritas  que vez por outra o faço juntamente com você em seu blog .....!!!!!!  Agradecido fico e em algum tempo terei que o conhecer, pois em terras tupiniquins são poucas as pessoas que realmente entendem desse nosso esporte das corridas de automóveis . Na maioria do tempo fala- se para as paredes .......!!!!!!!!

                Sou extremamente crítico ao analisar um piloto. O exemplo que dou, como vão ver é sintomático pois meu filho à época com onze anos queria começar a correr. Levei-o ao kartódromo e após alguns treinos percebi que não seria uma """" Brastemp """", como falava a propaganda da época.......!!!!!!  Propus-lhe dê ficarmos para """" cá do muro """" e a alguns anos atrás ele veio me agradecer pela minha orientação. Estudava de noite e de dia me acompanhava nas minhas """" loucuras """" em minha garagem. Quando consegui passar um estudo meu e de um pequeno grupo de engenheiros que reuni de um FÓRMULA 3 de meu desenho inicial , no túnel de vento do CTA , com a ajuda do Comandante OSSIRES SILVA tirei-o da escola por quinze dias para ele nos acompanhar nos testes comparativos que fizemos do nosso desenho em relação a um RALT de FÓRMULA 3 ......!!!!!! Minha mulher queria me matar, mas deu no que deu......!!!!!!! ((((( Um dia conto sobre esse projeto , que ainda está válido aos dias de hoje , valerá a pena , acho ....!!!!!! )))))))

                    A outra coisa è que ver fotos de carros de corrida em ação para mim é mais ou menos como um médico ver uma radiografia de um paciente em que este pode analisar o que está ocorrendo. No caso de uma carro dá para analisar tanto o auto como em algumas vezes o piloto ........


                    Vi à uns poucos dias atrás um  filme de LEWIS  HAMILTON largando em último neste GP do BRASIL e que me perdoem seus fãs, não è do nível nem de PIQUET nem de SENNA ou caminhando mais atrás no tempo, PETERSON, CARLOS PACE , AMON e MIKE the BIKE WAILWOOD, Juan Pablo Montoya.....!!!!!!!!  Estou me referindo da """" arte de se pilotar um auto de corrida """" e não de resultados de corridas ou de campeonatos ganhos. Uma coisa è uma coisa e outra coisa è outra coisa .....!!!!!!! O facto è que ele teoricamente deveria estar andando no seu limite pois tentava  chegar o melhor possível .....!!!!!! Um motor estupendo, pois na maioria das vezes não precisava nem vácuo pegar,  imaginem só .....!!!!!!  Mas da """ arte """", os outros de épocas outras nem vou comentar .........

 Obrigado RUI por mais esta, ok?



Abraço amigo de CHICO LAMEIRÃO

Chico na Formula 2
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 Hoje Marcos Lameirão é "Senior design engineer" no departamento de aerodinâmica da Sahara Force India  Formula One Tean.
Duas fotos ilustram este post...Chico ao lado de seu amigo e companheiro Carlos Pace e ele na Formula 2. Da foto dele com a Brabham ele escreveu um texto, para encontrar no Histórias todos textos dele procurem em "Conta Chico" nos marcadores ou na barra de busca.
Sobre a participação dele na F.2 de tanto que já conversamos sobre o assunto que eu poderia até escrever, mas deixo para o dia que ele quiser contar com suas palavras, até por que eu apesar de ter muita vontade não escrevo aqui o que meus amigos me contam particularmente.
Outra coisa...eu fundei o "Histórias" e hoje apesar de fazer todos os posts ele é nosso, viu "seu" Chico! Pois à mim muitos se agregaram contando aqui suas aventuras no mundo do automobilismo de competição. 
Finalizando faço aqui um convite "ao vivo e à cores" ao Marcos para que um dia ele nos conte um pouco de sua história!

Um abração Chico, Marcos e à todos que nos privilegiam ao acompanha-nos! 

Rui Amaral Jr