A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Na estrada de Santos


“Se você pretende saber quem eu sou, eu posso lhe dizer. Entre no meu carro, e na estrada de Santos, você vai me conhecer”. Em 1958, certamente o rei Roberto Carlos ainda não havia composto a música “As Curvas das Estrada de Santos”, mas sua inspiração pode ter vindo da II Subida de Montanha, prova de velocidade realizada na Estrada Velha de Santos, o antigo Caminho do Mar. Está certo que Roberto Carlos se referia à estrada nova, a serra da Via Anchieta – hoje bem velha –, mas naquela época os dois caminhos eram normalmente utilizados pelos paulistanos para ir e vir da Baixada Santista.



De forma parecida com o que ainda se pratica em São Paulo, no Pico do Jaraguá, a prova do Caminho do Mar reunia aficionados por carros e competições no pé da serra, para cumprir a subida de 7,2 km no menor tempo possível. O regulamento da prova dividia os automóveis em duas classes, os normais e os especiais. Os primeiros eram originais de fábrica, com preparo livre porém mantidas as características principais, com classificação em quatro categorias, até 250 cm3, até 1.300 cm3, até 2.000 cm3 e Força Livre. Os especiais eram carros de corrida, com qualquer motor, chassi, suspensão e freios, separados em duas categorias, até 2.500 cm3 e Força Livre.





No dia da corrida, exatamente 10 de agosto de 1958, o clima era de euforia. O público se posicionou ao longo do trajeto, como em provas de rali, para ver de perto carros e pilotos.



Na largada o tempo estava bom, mas da metade do percurso até o topo da serra, mais precisamente da chamada Curva da Morte até o fim, a neblina tomou conta. Prevista para a 8h00, a largada foi dada às 10h15, porque os organizadores queriam esperar o tempo melhorar, sem sucesso. Mesmo assim, a prova transcorreu bem, apesar da visibilidade prejudicada.




Inaugurando a Força Livre da classe Especial, Rafael Gargiulo, pilotando um monoposto com motor Ford 8BA, estabeleceu o recorde da pista, com o tempo de 7min13. Na categoria de até 2.500 cm3 , o vencedor foi Plínio de Cerqueira Leite, com um Volkswagen especial, protótipo parecido com o Porsche 550 Spyder, em 7min51.



Foi a classe normal, no entanto, que reuniu a maior quantidade de participantes, todos com modelos mais conhecidos do público, como DKW, Fusca, MG ou Porsche. O vencedor da categoria até 250 cm3 foi Álvaro Andrade, com Romi Isetta; até 1.300 cm3 venceu Flavio Del Mese, com DKW; até 2.000 cm3 o Porsche de Guy Whitney foi mais rápido e na Força Livre venceu a prova Waldemyr Costa, com Nash Healey. Na categoria até 1.300 cm3 havia ainda MG, Simca 1200 francês, e Fiat 1100. Até 2.000 cm3 participaram Citroën 11 Légère e Porsche.

 Emilio Zambelo e a carretera Fiat Stanguelinni

Quanto aos pilotos, além dos vencedores da classe especial participaram alguns nomes hoje conhecidos, como o designer Anísio Campos, com um Simca Conversível 1952, Hans Ravache e Godofredo Viana Filho. Destacaram-se o piloto Flavio Del Mese, que saiu do Rio Grande do Sul com seu DKW 1951 para participar da prova, Wilson Fittipaldi, que narrou a prova pela Rádio Panamericana, e Primo Carbonari, que realizou um filme jornalístico da prova para divulgá-la nas salas de cinema de todo o Brasil.


Muitos não puderam participar da II Subida de Montanha por uma razão hoje óbvia, mas na época não muito lembrada pelos pilotos: a falta do capacete. A comissão organizadora foi firme na questão e seguiu à risca as regras da FIA – Federação Internacional de Automobilismo, com a supervisão da Comissão Desportiva Regional do ACB, o Automóvel Clube Brasileiro de Angelo Juliano e Osvaldo Fanucchi, e pela Polícia Rodoviária. A entrega dos prêmios, troféua e medalhas, foi feita na sede do ACB, na rua Brigadeiro Luiz Antônio, em São Paulo.

Flávio Del Mese

Para a realização desta reportagem utilizei material gentilmente cedido pelo engenheiro Jorge Lettry, chefe da equipe Vemag de Competição nos anos 60, que esteve na prova como repórter do Jornal HP, um dos organizadores da II Subida de Montanha. As fotografias são de seu acervo pessoal, assim como as informações retiradas de seu texto feito para o antigo jornal. No dia em que estive com Lettry em sua casa, no município de Atibaia, SP, para que ele me contasse esta história, passamos nada menos que oito horas conversando sobre automóveis, corridas e pilotos. Jorge Lettry faleceu com 78 anos de idade.



A próxima vez que você passar pela estrada de Santos, hoje Rodovia dos imigrantes, a mais moderna do país, lembre-se que há mais de 50 anos a história era outra, e que, antes de Roberto Carlos imortalizar a Via Anchieta, heróicos pilotos fizeram história no antigo Caminho do Mar.




























 O jovem Anísio Campos

________________________

NT: Ontem recebi essas fotos de meu amigo Luiz Guimarães, que havia recebido de seu amigo Frederico Hoffmann, hoje descobri que a postagem original é do Gabriel Marazzi e mostro essa preciosidade a vocês. Agradeço aos amigos Guima, Gabriel e Frederico. Um forte abraço.

Rui Amaral Jr 

ANTIGOS


Queridos Amigomobilistas:

Não percam o Salão Internacional de Veículos Antigos deste ano !

Além de todos os carros maravilhosos que serão expostos, serão apresentadas muitas novidades em restauração e conservação das nossas relíquias. Vale a pena conferir.

Também será realizado um grande Leilão, com carros muito especiais. Confiram a programação.

 www.salaodeantigos.com.br

Aberto ao Público Visitante nos seguintes horários:

de 22 a 24 de novembro - das 10:00 h às 22:00 h

dia 25 de novembro - das 8:00 h às 18:00 h

Abraços a todos.

Ervin "Horácio" Moretti

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Foi outro dia!


  Jim Clark e a Lotus 25

Ontem assistindo o GP dos EUA, no belo e bem feito circuito de Austin no Texas, a certa altura o locutor e comentarista da emissora que mostrou a corrida aqui no Brasil, falavam dos tempos, e como alguns internautas pelos simuladores haviam chegado à um tempo ideal para volta no circuito.
Fiquei de cabelos em pé, me perguntando onde anda o talento natural, pois vários pilotos hoje em dia ficam conhecendo os novos traçados através de simuladores.
Masssss, apesar de tudo, o velho e bom talento natural prevaleceu! Hamilton fez uma grande corrida, sabendo seguir Vettel e ultrapassar na hora certa, e na frente controlar a corrida tal com fez quando vinha em segundo, e depois o show de Button. Quando vi o traçado daquelas duas ou três curvas, logo vi que era ali onde um grande piloto poderia mudar tomada, tangencia e saída para fazer das suas. E Button fez,  a disputa dele com Kimi foi algo que apenas quem vê o desenvolver da corrida com o talento de Button pode ver, sem desprezar a grande tocada de Kimi.
Aí lembrei de algumas fotos e desenhos, de uma época em que apenas o talento prevalecia, não que Hamilton, Vettel, Button, Alonso, Kimi e alguns outros não o tenham, mas naquela época ele prevalecia na grande maioria das vezes!
Uma ultima coisinha, gostaria de lembrar ao comentarista que o grande Mario foi campeão do mundo de Formula Um sim, massssssss antes dele outro americano do norte também havia vencido o titulo, uma tal de Phil Hill que pilotava para Ferrari. 


Era apenas isto!
Volante, contagiros, temperatura de óleo e água, pressão de óleo e da bomba de combustível.
A suspensão traseira com triangulo inferior, braço tensor, amortecedor e mola, e a barra estabilizadora.
 Suspensão dianteira, com triangulo superior e inferior, mola e amortecedor, não vejo a barra estabilizadora.




TEXAS 2012

Hamilto foi absoluto

Vettel
Alonso saiu no lucro!

RESULTADO

1. Lewis Hamilton (ING/McLaren): 56 voltas em 1h35min55s269 
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): a 0s600
3. Fernando Alonso (ITA/Ferrari): a 39s200
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 46s00
5. Jenson Button (ING/McLaren): a 56s400
6. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus): a 1min04s400
7. Romain Grosjean (FRA/Lotus): a 1min10s300
8. Nico Hulkenberg (ALE/Force India): a 1min13s700
9. Pastor Maldonado (VEN/Williams): a 1min14s500
10. Bruno Senna (BRA/Williams): a 1min15s100
11. Sergio Perez (MEX/Sauber): a 1min24s300
12. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso): a 1min24s800
13. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 1min25s800
14. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): a 1 volta
15. Paul di Resta (ESC/Force India): a 1 volta
16. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 1 volta
17. Vitaly Petrov (RUS/Caterham): a 1 volta
18. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham): a 1 volta
19. Timo Glock (ALE/Marussia): a 1 volta
20. Charles Pic (FRA/Marussia): a 2 voltas
21. Pedro de la Rosa (ESP/HRT): a 2 voltas
22. Narain Karthikeyan (CHN/HRT): a 2 voltas

MUNDIAL DE PILOTOS

1  SEBASTIAN VETTEL (ALE/RBR-RENAULT) 273
2  FERNANDO ALONSO (ESP/FERRARI)                  260
3  KIMI RAIKKONEN (FIN/LOTUS-RENAULT) 206
4  LEWIS HAMILTON (ING/MCLAREN-MERCEDES) 190
5  MARK WEBBER (AUS/RBR-RENAULT)                  167
6  JENSON BUTTON (ING/MCLAREN-MERCEDES) 163
7  FELIPE MASSA (BRA/FERRARI)                  107
8  ROMAIN GROSJEAN (FRA/LOTUS-RENAULT) 96
9  NICO ROSBERG (ALE/MERCEDES)                  93
10SERGIO PEREZ (MEX/SAUBER-FERRARI) 66

FOTOS: AP , EFE 




sábado, 17 de novembro de 2012

4º Rally das Serras

Mauricio Neves e Emerson Cavassin conquistam o 4º Rally das Serras



Competição termina neste sábado

São Joaquim (SC) - Com a vitória no primeiro dia (16) e um terceiro lugar neste sábado (17), a dupla formada por Mauricio Neves e Emerson Cavassin, da categoria Protótipos, conquistou o título do 4º Rally das Serras, um dos mais técnicos ralis do calendário nacional. A dupla completou os dois dias de especiais, com um total de cerca de 325 km pela região da Serra da Catarinense, com o tempo de 4h58min32seg.  A segunda colocação foi da dupla Lucas Moraes/Eduardo Sachs (PROT), com o tempo de 5h00min45seg, enquanto o terceiro lugar foi de Marcos Moraes e Fábio Pedroso (PROT), 5h01min11seg.  O evento foi válido pela Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country Velocidade - Carros (14ª e 15ª etapas), Caminhões (10ª e 11ª).

Os vencedores por categoria no 4º Rally das Serras foram os seguintes: Protótipos, Mauricio Neves/Emerson Cavassin, 4h58min32seg; Pró Brasil,  Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, 5h13min16seg;  Production T2, Glauco Vanderline/Idali Bosse, 5h26min27seg; Super Production, Günter Hinkelmann/Josi Koerich, 5h27min31seg; Caminhão Leve, Fernando Birchal/ Leonardo Teles, 5h05min48seg; Caminhão Pesado, Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwaigert, 8h56min51seg.

O piloto campeão, Mauricio Neves, estava feliz pela vitória no geral. Ele entretanto, destacou que o Rally das Serras não é seu tipo de prova preferido. "Não gosto de trechos tão travados, andando em primeira e  segunda. Mas o importante foi ter vencido mais uma etapa do Brasileiro. São duas vitórias em duas etapas disputadas", afirmou o piloto diversas vezes campeão nacional.

O segundo dia de provas foi vencido pela duplas Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, da categoria Pró Brasil, campeões mundiais recentemente. Eles foram os mais rápidos após os 146,8 km de muita serras, curvas, e cancelamento do trecho após o segundo radar, com o tempo de 1h55min23seg Em segundo ficou a dupla Lucas Moraes/Eduardo Sachs, da 1h57min02seg; e Mauricio Neves/Emerson Cavassin, 157min30seg.

"É bom ganhar em cada e dar uma satisfação para o amigos", brincou Gustavo Gugelmin, navegador de Reinaldo Varela. "Foi uma especial muito boa e completa, com tudo que uma prova precisa ter. Comparando com o Mundial é uma mescla de Catar e Portugal, com muita pedra e lama", completou


Resultados do segundo dia

Carro/Caminhão 

1) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (PR BR), 1h55min23seg
2) Lucas Moraes/Eduardo Sachs (PRO), 1h57min02seg
3) Mauricio Neves/Emerson Cavassin (PROT), 1h57min30seg
4) Marcos Moraes/Fábio Pedroso (PROT), 1h58min54seg
5) Luiz Facco/Vinicius Castro (PR BR), 1h58min58seg
6) Romeu Franciosi/Flávio França (PROT), 1h59min16seg
7) ) Günter Hinkelmann/Josi Koerich (SUP), 2h00min32seg
8) Mauro Guedes/Neurivan Calado (PR BR), 3h11min42seg
9)Rodrigo Cardoso/Cristiano Rocha (PR T2), 2h06min36seg
10) Davison Rabecchi/Glauber Fontoura (PR BR), 2h06min46seg
11) Pietro Brancchina Neto/Roberto Spessato (PR T2), 2h06min55seg
12) Gláucio Vanderline/Idali Bosse (PR T2), 2h07min58seg
13) Helena Deyama/Minae Miayti (SUP), 2h08min23seg
14) Regis Braga Maia/Ana Carolina Braga (SUP), 2h10min04seg
15) Wagner Roncon/Joselito Vieira de Melo Junior (PR T2), 2h10min08seg

Geral acumulado (extra-0ficial)

Carros
1) Mauricio Neves/Emersin Cavassin (PROT), 4h58min32seg
2) Lucas Moraes/Eduardo Sachs (PROT), 5h0045seg
3) Marcos Moraes/Fábio Pedroso (PROT), 5h01min11seg
4) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (PR BR), 5h13min16seg
5) Luiz Facco/Vinicius Castro (PR BR), 5h14min09seg
6) Mauro Guedes/ Neurivan Calado (PR BR), 5h19min17seg
7) Davison Rabecchi/Glauber da Fontoura (PR BR), 5h22min37seg
8) Glauco  Vanderline/Idali Bosse (PR T2), 5h26min27seg
9) Günter Hinkelmann/Josi Koerich (SUP), 5h27min31seg
10) Helena Deyama/Minae Miayti (SUP), 5h28min11seg
11) Wagner Roncon/Joselito Vieira de Melo Junior (PR T2), 5h37min54seg
12) Pietro Brancchina Neto/Roberto Spessato (PR T2), 5h55min35seg
13) Regis Braga Maia/Ana Carolina Braga (SUP), 6h21min34seg
14) Rodrigo Cardoso/Cristiano Rocha (PR T2), 6h27min48seg
15) Leandro Torres/Marcos Macedo (PROT), 10h13min26seg

Caminhões
1) Fernando Birchal/Leonardo Teles (CA LE), 5h05min48seg
2) Carlos Policarpo/Rômulo Saccomandi (CA LE), 5h54min35seg
1) Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando Chwaigert (CA PE), 8h56min51seg.

O 4º Rally das Serras é uma realização da Racing Adventure, com promoção da Serra Catarinense Convention & Visitors Bureau, organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Federação de Motociclismo Catarinense, e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O patrocínio é de Seótres, Prefeitura de São Joaquim e Mitsubishi L200 Triton, o carro oficial do Rally das Serras.

Mais informações no site oficial, www.rallydasserras.com.br   

Consultoria de Comunicação do Rally das Serras -SC:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324
Fones: (11) 98266-6086/98931-8977
Email: mbragacom@mbragacom.com.br 





4º Rally das Serras

Felipe Zanol é o campeão do do 4º Rally das Serras
 Felipe Zanol
Dário Júlio


Piloto mineiro repetiu o bom desempenho e garantiu o título

São Joaquim (SC) - Felipe Zanol é o campeão do 4º Rally das Serras. O piloto mineiro,  da categoria Super Production, garantiu o título simbólico do evento, considerado um dos mais técnicos ralis do calendário nacional, ao vencer a especial deste sábado (17), com 146,85 quilômetros, entre Santa Isabel/Painel (Coxilha Rica), marcando o tempo de 2h27min32seg, seguido por Ike Klaumann, com 2h29min02seg. Guto Klaumann, da Production, ficou em terceiro, com o tempo  de 2h31min12seg.

Após os dois dias de disputas na Serra Catarinense, Felipe Zanol somou 5h24min14seg, garantindo o título simbólico de campeão geral do 4º Rally das Serras. Ike Klaumann, campeão no ano passado, ficou com segundo lugar, com o tempo de 5h31min09seg, enquanto Dário Júlio em terceiro, 5h34min01seg.

Os demais vencedores no dia foram, por categoria, Daniel Crema, na Local, 2h36min03seg; Guilherme Piva, na Maraton, 2h42min22seg; Milton Martens, na Quadri Local, 2h43min26seg; Tom Rosa, Quadri, 2h52min26seg; e Bruno Sperancini/Pipo Mirone, nos UTVs, com2h53min34seg.

Como na especial de sexta-feira, Felipe Zanol não deu chance aos adversários neste sábado ensolarado e temperatura agradável na Serra Catarinense. Numa especial bastante dura, com subidas, descidas, curvas e pedras, ele marcou a segundo vitória, desta vez com 1min30seg à frente do segundo colocado. O atual campeão do Rally dos Sertões confirmou na prática seu favoritismo, apesar de estar fora da briga pelo título da temporada. "Foi, sem dúvida, um bom treino para o Dakar 2013", declarou o piloto, que fez sua estreia na competição.

Campeões

O 4º Rally das Serras marcou o final da temporada da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O campeões de 2012 são os seguintes: Geral, Dário Júlio, Super Production, Dário Júlio;  Production, Gregório Caserani; Maraton, Guilherme Piva; Over 45, Moara Sacilotti; Quadri, Tom Rosa; e UTVs, Bruno Sperancini/Pipo Mirone.

O 4º Rally das Serras é uma realização da Racing Adventure, com promoção da Serra Catarinense Convention & Visitors Bureau, organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Federação de Motociclismo Catarinense, e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O patrocínio é de Seótres, Prefeitura de São Joaquim e Mitsubishi L200 Triton, o carro oficial do Rally das Serras.

Resultados do segundo dia

Moto/Quadri/UTV

1) Felipe Zanol (SPR), 2h27min32seg
2) Ike Klaumann (SPR), 2h29min02seg
3) Guto Klaumann (PDA), 2h31min12seg
4) Dário Júlio (SPR), 2h31min19seg
5) Guilherme Cascaes (PDA), 2h32min51seg
6) Ricardo Martins (PDA), 2h36min03seg
7)  Daniel Crema (LOC), 2h36min03seg
8) Guilherme Piva (MAR), 2h42min22seg
9) Milton Martens (QLO), 2h43min26seg
10) Ramon Sacilotti (SPR), 2h47min08seg
11) Andrés Suarez (PDA), 2h51min33seg
12) Tom Rosa (QDA), 2h52min26seg
13) Renan Goss (LOC), 2h52min34seg
14) Bruno Sperancini/Pipo Mirone (UTV), 3h19min25seg
15) Robledo Nicoletti (MAR), 2h53min34seg

Geral acumulado (extra-oficial)

1) Felipe Zanol (SPR), 5h24min14seg
2) Ike Klaumann (SPR), 5h31min09seg
3) Dário Júlio (SPR), 5h34min02seg
4) Guto Klaumann (PDA), 5h36min01seg
5) Guilherme Cascaes (PDA), 5h38min56seg
6) Ricardo Martins (PDA), 5h41min40seg
7)Daniel Crema (LOC), 5h49min16seg
8) Ramon Sacilotti (SPR), 5h4omin21seg)
9) Guilherme Piva (MAR), 6h02min54seg
10) Milton Martens6h13min33seg
11) Bruno Sperancini/Pipo Mirone (UTV), 6h15min41seg

Mais informações no site oficial, www.rallydasserras.com.br   

Consultoria de Comunicação do Rally das Serras -SC:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324
Fones: (11) 98266-6086/98931-8977
Email: mbragacom@mbragacom.com.br 



4º Rally das Serras

Neves/Cavassim vence o primeiro dia. Zanol dá show nas motos.




Competição termina neste sábado


São Joaquim (SC) - A dupla paranaense Mauricio Neves/Emerson Cavassin venceu na abertura das disputas do 4º Rally das Serras, competição válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country Velocidade, nas categorias Carros (14ª e 15ª etapas), Caminhões (10ª e 11ª) e Motos, Quadriciclos e UTV's (5ª), e que está sendo realizada na cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense. Nesta sexta-feira, ele completaram a especial de 178 km, dividida em duas partes, com o tempo de 2h58min38seg. Em segundo lugar ficou Marcos Moraes/Fábio Pedroso, com 2h59min52seg, e em terceiro Lucas Moraes/Eduardo Sachs, com 2h59min19seg. Entre os caminhões, o primeiro lugar foi de Fernando Birchal/Leonardo Teles, com 3h31min48seg.

Entre as motos, a vitória foi de Felipe Zanol, com o tempo de 2h54min33seg, mais de cinco minutos de vantagem para o segundo colocado, Ike Klaumann, com 2h59min51seg, enquanto Dário Júlio foi o terceiro, com 3h00min27seg. Bruno Sperancini/Pipo Mirone foi a primeira dupla nos ATVs, 3h19min25seg.

Neste sábado, dia 17, os participantes do 4º Rally das Serras têm seu maior desafio. A especial, dividida em duas partes, percorrerá três serras e terá muitas curvas, exigindo bastante dos competidores. A prova largará em Santa Isabel (São Joaquim) e direção a Urupema e depois Painel (Serra do Pessegueiro), depois de cerca de 100 km, onde haverá um neutro. A segunda parte, com cerca de 60 km, seguirá depois para Coxilha Rica, retornando para São Joaquim. Haverá 50 km de deslocamento.

"Esta especial será forte. O trecho é bastante travado, com muitas curvas, e os participantes terão pela frente nada menos que três serras. Isso exigira bastante de todos para completar com o melhor tempo", explica Dyonísio Malheiro, diretor-geral do evento e pioneiro na organização e criação de provas de rali no país.

Abertura do 4º Rally das Serras mostrou bem sua cara. Com um percurso técnico e que exigiu muita navegação, os participantes precisaram ficar atentos para não sair da disputa mais cedo. O piloto Luis Facco descreveu bem o dia. "A gente pensou que o dia seria duro, mas foi muito duro. Trecho apertado, pedras e necessidade de muita atenção. Foi o Rally das Serras mostrando com realmente é", destacou o piloto, quinto colocado no dia.

Na briga dos carros, Reinaldo Varela de Gustavo Gugelmin, que recentemente conquistaram o mundial de rali, lideravam a prova até o primeiro radar, em Urupema. Um problema na bomba de gasolina tirou a chance de vitória da dupla. Melhor para Mauricio Neves e  Emerson Cavassim, que assumiram a ponta e levaram seu Range Rover à vitória no primeiro dia.

Por categorias, o vencedores foram Mauricio Neves/Emerson Cavassin (PROT),  Mauro Guedes/Neurivan Calado (PR BR), Gláucio Vanderline/Idali Bosse (PR T2), Helena Deyama/Minae Miayti (SUP), Fernando Birchal/Leonardo Teles (CA LE), e Guido Salvini/Flavio Bisi/Fernando/Chwaigert (CA PE).

Show de Zanol nas motos

Entre as motos, o destaque do primeiro dia foi o mineiro Felipe Zanol. Em fase de preparação para o Dakar 2013, ele deu um show no primeiro dia de disputas do Rally das Serras, colocando mais de cinco minutos de diferença para o segundo colocado, o atual campeão Ike Klaumann. Em sua estreia na disputa, ele aproveita para treinar em um dos mais técnicos ralis do país. "Este evento é ótimo para minha preparação. Andei bem nesta sexta-feira e agora é repetir no sábado. A prova confirmou o fato de ter muita pedra, mas nada demais", destacou o piloto, atual campeão do Rally dos Sertões.

Por categoria, os melhores do primeiro dia foram Felipe Zanol (MG - Super Production), Guto Klaumann (SC - Production), Guilherme Piva (Maraton), Daniel Crema (SC - Local), Tom Rosa (Quadri), Gabriel Varela (SP - Quadri Local), e Bruno Sperancini (UTV).

Resultados

Carro/Caminhão 

1) Mauricio Neves/Emerson Cavassim (PROT), 2h58min38seg
2) Marcos Moraes/Fábio Pedroso (PROT), 2h59min52seg
3) Lucas Moraes/Eduardo Sachs (PRO), 3h01min19seg
4) Mauro Guedes/Neurivan Calado (PR BR), 3h11min42seg
5) Luiz Facco/Vinicius Castro (PR BR), 3h12min37seg
6) Davison Rabecchi/Glauber Fontoura (PR BR), 3h13min01seg
7) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (PR BR), 3h15min20seg
8) Gláucio Vanderline/Idali Bosse (PR T2), 3h15min54seg
9) Helena Deyama/Minae Miayti (SUP), 3h17min08seg
10) Leandro Torres/Marcos Macedo (PROT),  3h20min43seg
11) Luiz Rodrigues/Thiago Argas (PROT), 3h23min06seg
12) Günter Hinkelmann/Josi Koerich (SUP), 3h24min28seg
13) Wagner Roncon/Joselito Vieira de Meio Junior (PR T2), 3h25min13seg
14) Fernando Birchal/Leonard Teles (CA LE), 3h31min48seg
15) Pietro Bacchina Neto/Roberto Spessato (PR T2), 3h45min47seg

Moto/Quadri/UTV

1) Felipe Zanol (SPR), 2h54min33seg
2) Ike Klaumann (SPR), 2h59min51seg
3) Dário Júlio (SPR), 3h00min27seg
4) Ramon Sacilotti (SPR), 3h00min47seg
5) Guto Klaumann (PDA), 3h02min38seg
6) Ricardo Martins (PDA), 3h03min22seg
7) Guilherme Cascaes (PDA), 3h03min50seg
8)  Daniel Crema (LOC), 3h10min56seg
9) Eduardo Juttel (LOC), 3h11min30seg
10) Guilherme Piva (MAR), 3h18min10seg
11) Bruno Sperancini/Pipo Marone (UTV), 3h19min25seg
12) Gabriel Varela (QLO), 3h20min46seg
13) Juliano Zen (LOC), 3h25min24seg
14) Milton Martens (QLO), 3h27min50seg
15) Robledo Nicoletti (MAR), 3h28m8n57seg
19) Tom Rosa (QDA), 3h31min45seg

O 4º Rally das Serras é uma realização da Racing Adventure, com promoção da Serra Catarinense Convention & Visitors Bureau, organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Federação de Motociclismo Catarinense, e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O patrocínio é de Seótres, Prefeitura de São Joaquim e Mitsubishi L200 Triton, o carro oficial do Rally das Serras.

Mais informações no site oficial, www.rallydasserras.com.br   

Consultoria de Comunicação do Rally das Serras -SC:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324
Fones: (11) 98266-6086/98931-8977
Email: mbragacom@mbragacom.com.br 

FOTOS:Claudio Rieser/MBraga Comunicação

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mônaco 1984

POLEMICA?!
 Ayrton
Bellof

Hoje um feriadão, ligo o computador e dou uma passadinha pelos blogs que acompanho, no André uma foto de Bellof, deixo um comentário e logo lembro do post do Caranguejo. Vou procurar, e lembro também de um artigo em um livro, que vou transcrever para vocês.
Se existe algo que me apaixona no automobilismo é mesmo essa dualidade, uns vêem a corrida de uma forma, outros de outra, até mesmo quando somos nós que estamos acelerando continua a existir este sentimento.
Quantas vezes, sentados num carro de corridas achamos que estamos bem, para depois os cronômetros mostrarem algo diferente, e quantas vezes pilotando de maneira limpa e suave, nos admiramos dos tempos mostrados pelos cronômetros!
É assim com quem está lá dentro, e com quem apenas observa!

“Stefan Bellof Mônaco 1984"
Texto Joe Saward   

“O Grand Prix de Mônaco de 1984 será sempre lembrado como a corrida em Ayrton Senna ia vencer caso não tivesse sido barrado antes pelo Fiscal de Pista Jacky Ickx. Foram corridas apenas 31 das 78 voltas previstas e todas sobre forte chuva. A largada foi retardada e ocorreu a costumeira batida com escapadas na primeira curva, que eliminaram as duas Renaults; mas à frente estava o pole Alain Prost com sua McLaren-TAG trazendo com ele a Lotus-Renault de Nigel Mansell. Ayrton Senna que havia largado em 13º em sua Toleman havia subido para nono e Stefen Bellof, que se classificara em vigésimo com sua Tyrrel normalmente aspirada, ocupava a 11ª posição.
Dez voltas depois de iniciada a prova, Senna estava em sexto e Bellof em oitavo. Mais adiante, Mansell assumiu a liderança, mas após um punhado de voltas perdeu o controle do carro e bateu de forma bem visível para o publico. A esta altura, Senna havia ultrapassado a Willians de Keke Rosberg e a Ferrari de Rene Arnoux para assumir a terceira posição. Niki deveria ser a próxima vitima. Senna o apanhou na volta 19. O austríaco rodou algumas voltas depois, no momento que Bellof havia deixado Rosberg para trás e ia ao encalço de Arnoux. Ele assumiu a terceira posição na volta 27. Senna se empenhava meio minuto atrás de Prost, mas Bellof estava alcançando os dois. Será que o alemão na Tyrrel poderia de fato vencer a prova?
Depois veio a bandeira vermelha e controvérsia. Senna ficou furioso. Esta teria sido sua primeira vitória em um Grand Prix. Ao lado dele, Ken Tyrrel estava irritadíssimo. Se alguém consultar os livros de historia verificará que Rene Arnoux terminou em terceiro no GP de Mônaco de 1984. O lugar de Bellof foi tirado posteriormente nesse ano , quando a Tyrrel foi suspensa de todas as provas, acusada de estar usando combustível ilegal, mas para todos que assistiram à prova ali naquele dia, era Bellof quem ia vencer. E não Prost, nem tampouco Senna.” 

Alguma considerações; alguns amigos, entre eles o Tohmé concordam com Joe Saward, revendo a corrida penso que o dia era mesmo de Ayrton, outra coisa que pode até gerar uma certa confusão domestica, sou fã do Leão, apesar da batida!
Na corrida a melhor volta foi de Ayton com 1,54.334 e a melhor volta de Bellof foi 1,54.978 ambas na 31ª volta, não tenho o mapa da corrida para comparar todas.
E finalmente, revendo o vídeo constatei que o narrador já era babão, mas na época era bem menos deficiente que hoje!


Rui Amaral Jr


por Carlos Henrique Mércio-Caranguejo 




André Candreva




Mansell bate na liderança, e Ayrton passa Lauda.


A corrida completa




quarta-feira, 14 de novembro de 2012

4º Rally das Serras

Começa a movimentação no Parque da Maçã, em São Joaquim



Vistoria técnica de todas as categorias e prólogo marcam a quinta. Especiais na sexta e sábado


São Joaquim (SC) - A edição 2012 do Rally das Serras começa nesta quinta-feira, feriado de 15 de novembro, no Parque Nacional da Maça, em São Joaquim (SC). A abertura do Parque de Apoio e o início das vistorias técnicas dos participantes movimentam o dia, ficando para a noite a realização do Prólogo que definirá a ordem de largada para as especiais de sexta-feira. São cerca de 65 participantes inscritos na prova, válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country Velocidade, nas categorias Carros (14ª e 15ª etapas), Caminhões (10ª e 11ª) e Motos, Quadriciclos e UTV's (5ª), com peso 2. A prova terá como sede a cidade de São Joaquim, mas também percorrerá trilhas por Urubici, Urupema, Painel e Lages, todas na Serra Catarinense.

A programação começa às 9h, com a vistoria técnica obrigatória no Parque de Apoio. Comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) checarão todos os itens de segurança dos veículos inscritos em um dos mais técnicos ralis do calendário nacional. "Mesmo com um percurso de muita quebradeira, é importante que os veículos estejam em ordem para enfrentar o desafio do 4º Rally das Serras", destaca Dyonísio Malheiro, diretor-geral do evento

À noite será a vez dos motores roncarem pela primeira vez com o Prólogo, também programado para o Parque da Maçã, a partir das 20h. Ele definirá a ordem de largada para o primeiro dia de especiais. O percurso terá cerca de 2,5 km e os melhores tempos determinarão a saída de sexta-feira. Será a chance do público da região ver de perto as máquinas que participarão do 4º Rally das Serras. Vale lembrar que haverá outro Prólogo noturno na sexta-feira, para  definição do grid de sábado.

As especiais (trechos cronometrados) estão assim divididas: 16/11, 9h30, aproximadamente 180 km (100 + 80), saindo do Castelluccio (São Joaquim) em sentido Urubici, depois Urupema, onde haverá um abastecimento, retornando para São Joaquim. Haverá 20 km de descolamento neste primeiro dia; 17/11, 9h30, cerca de 160 km (100 + 60), saindo de Santa Isabel (São Joaquim), seguindo para Urupema, Painel (Serra do Pessegueiro), depois para a Coxilha Rica e retornando para São Joaquim. Neste dia o deslocamento é de cerca de 50 km.

A prova já tem confirmados 23 carros, divididos pelas categorias Super Production (3), Protótipo (8), Production (3), Pajero TR4 (2) e Pró Brasil (7), além de três caminhões. São 27 motos, divididas em Marathon (3), Super Production (7), Production (4), Over 45 (1) e Local (12), além de dois quadriciclos e cinco UTV's. Estes números devem aumentar nesta quinta, pois haverá inscrições na Secretaria de Prova.

O 4º Rally das Serras é uma realização da Racing Adventure, com promoção da Serra Catarinense Convention & Visitors Bureau, organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Federação de Motociclismo Catarinense, e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O patrocínio é de Seótres, Prefeitura de São Joaquim e Mitsubishi L200 Triton, o carro oficial do Rally das Serras.

Mais informações no site oficial, www.rallydasserras.com.br   

Consultoria de Comunicação do Rally das Serras -SC:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324
Fones: (11) 98266-6086/98931-8977
Email: mbragacom@mbragacom.com.br 

FOTOS:Claudio Reiser/MBraga Comunicação


Texas 2012


Il Texas dà il benvenuto alle stelle della F1
13.11.2012
Ha dato prova di grande talento e determinazione e, con il supporto della Scuderia, ha combattuto sino alla fine della stagione, rendendosi protagonista di alcune ottime prestazioni. Questo fine settimana non vede l'ora di scendere in pista sul Circuito delle Americhe : Fernando Alonso? No, Jules Bianchi. Il giovane francese, allievo della FDA (Ferrari Driver Academy) si è classificato secondo nella World Series, dopo essere stato in lotta per il titolo sino all’ultima gara, messo poi fuori gioco dopo essere stato tamponato dal rivale diretto per la conquista del campionato. 

"E 'stata una gara difficile, visto che ero in corsa per la vittoria prima dell’incidente, ma sono cose che possono capitare nel mondo delle corse e preferisco guardare avanti, pensando al prossimo anno", ha dichiarato il francese. 

Se da un lato gli impegni con la World Series sono stati archiviati , Bianchi proseguirà la stagione nell’altra veste che ha ricoperto quest’anno, vale a dire terzo pilota della Force India Sahara team in Formula 1, disputando la sessione di prove libere del venerdì mattina per la squadra di Silverstone questo weekend ad Austin, nel penultimo appuntamento del Mondiale. 

Questo ruolo è di prestigio per un pilota che sta muovendo i primi passi per un futuro da titolare nella Formula 1.. "Ho imparato molto" -ha dichiarato Bianchi. "Anche se avevo già disputato il test riservato agli young driver l'anno scorso ad Abu Dhabi e a Jerez, non è la stessa cosa guidare nel corso di un weekend di gara, perché devi gestire una pressione molto più forte. Sento di essere cresciuto molto con questa esperienza e ora sono pronto per la F1.Il mio sogno è quello di trovare un sedile da titolare per il prossimo anno. Credo di aver disputato una buona stagione nella World Series e ho fatto un buon lavoro con la Force India, per questo mi sento pronto e credo di meritare un posto in Formula 1”. 

Se questo è l’obiettivo a breve termine di Bianchi, quello sul lungo termine è altrettanto chiaro : "Il mio sogno è correre un giorno per la Ferrari!" 

Come parte del suo ruolo con la Scuderia, Bianchi ha svolto molto lavoro al simulatore e, questo aspetto si è rivelato particolarmente importante su un circuito nuovo come quello di Austin. 

"Quando si affrontano le prove del venerdì, è necessario portare la vettura immediatamente al limite, altrimenti si rischia di non essere competitivi nelle qualifiche e per questo il simulatore è un grande aiuto in quanto rappresenta il modo migliore per conoscere una pista," conferma Bianchi. "Il tracciato di Austin sembra davvero interessante con molte curve veloci. La prima parte è simile al primo settore del Giappone ma ricorda anche Silverstone. Ci sono inoltre molte curve lente. Nel complesso, a giudicare dal simulatore, io direi che è uno dei tracciati migliori in calendario. Tutti a Maranello hanno lavorato molto duramente per migliorare le prestazioni della F2012 per questa gara e, a mio parere, la vettura dovrebbe essere competitiva. E 'sempre difficile sorpassare in Formula 1, ma ad Austin ci sono due punti di frenata importanti intervallati da un lungo rettilineo, quindi ci dovrebbero essere numerose possibilità di sorpasso”. Il Circuito delle Americhe è opera di Hermann Tilke. Costruito in meno di due anni nella Travis County, a sud est di Austin, la capital del Texas, ha superato l’ultima ispezione come tracciato ufficiale il 25 settembre. La pista è lunga cinque chilometri e mezzo, si percorre in senso antiorario con oltre 20 curve e un dislivello di 41 metri. 

Una volta che avrà portato a termine i suoi impegni da terzo pilota, l'attenzione di Bianchi sarà senza dubbio rivolta al tema principale del fine settimana, la battaglia per il Campionato Piloti. La vittoria deve essere l'obiettivo della Scuderia questa domenica per ridurre il distacco di dieci punti che separa Fernando Alonso da Sebastian Vettel. La Scuderia ha vinto il Gran Premio degli Stati Uniti dodici volte, più di ogni altra squadra. Gli statisti più attenti potrebbero obiettare sul numero di gare disputate effettivamente negli Stati Uniti con alcune gare conosciute come “USA West” ed altre come “USA East”, ma in fin dei conti quello che conta è che ci sono state un totale di 51 gare disputate nel paese da quando è iniziato il mondiale di F1, la prima delle quali è stata disputata a Sebring nel 1959.

E’ certamente vero che gli Stati Uniti non sono sempre stati teatro della Formula 1 e la serie ha vissuto un periodo di transizione passando attraverso l'Atlantico. Austin sarà il decimo tracciato ad ospitare il GP degli Stati Uniti. Tuttavia, il legame tra questo Paese e la Ferrari risale a molti anni addietro, con momenti chiave scritti nella storia delle corse automobilistiche, a cominciare da Phil Hill, conosciuto per essere il primo americano ad essere diventato campione del mondo di F1, nel 1961 al volante di una Ferrari, la bellissima 156 ribattezzata “Shark Nose”. L'ultima volta che la Formula 1 è stata negli Usa risale al 2007, con la gara disputata presso il famoso circuito di Indianapolis dove Fernando è arrivato secondo, anche se non su una Ferrari, seguito dal suo attuale compagno di squadra, Felipe Massa, che a sua volta ha conquistato il secondo gradino del podio sempre ad Indianapolis ma un anno prima. Che sia buon auspicio? Si spera.
______________________________________________________________________
Bem a NL da Ferrari comenta sobre seu piloto contratado Jules Bianchi e o segundo lugar na World Series, e a expectativa dele para corrida do Texas, onde está inscrito como terceiro piloto.
Na Formula Um comenta sobre o campeonato vencido por Phil Hill em 1961, pilotando a bela Ferrari 156 Shark Nose, depois fala do segundo lugar de de Alonso em 2007, em Indianapolis, pilotando uma McLaren e do terceiro de Massa na mesma corrida.

Rui Amaral Jr

1000 KM de Monza 1966