A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Conta Chico

Pois bem...me desculpem se escrevo antes do texto do Chico para a foto que vou mostrar abaixo mas simplesmente me deu vontade de outra vez dividir com todos a maneira como escrevo. Montei o "Historias" de uma sugestão do meu amigo Carlos de Paula e para escrever sobre os amigos e o que gosto, o automobilismo, com os amigos estou sempre em contacto, são papos intermináveis pessoalmente ou por telefone com todos; Chico, Ricardo & Ricardo & Ricardo Bifulco, Crispim, Biju, Jr, Arturão, Julio, Manduca, Caranguejo, Duran, Conde, Ronaldão, Claudinho, Fernando, Fabio Poppi, Zuzu, Regina, Cassio, Gláucio, Gabriel, Sergio, e por falar nisso devo uma visita ao Bird, e outros muitos outros e assim vou dividindo com vocês um pouco da historia de nosso automobilismo. Escrevo, ou escrevemos sem prepotência ou soberba, sem pensar que sei o sabemos mais que ninguém dividimos tudo aqui como se estivéssemos papeando sentados numa mureta de box e vocês são sempre muito bem vindos à este papo.
O motivo de todo esse papo é a foto e o e-mail que recebi do Chico contando um pouco sobre ela. Abri o e-mail no sábado ou domingo e resolvi esperar o Caranguejo enviar o Cancha Reta IV para conversar com o Chico depois de fazer o post, o que aliás não contei para ele e hoje liguei perguntado se poderia postar seu comentário na foto. E como sempre nossos papos começam em um parafuso ou roda e acabam em Tazio ou Jimmy, mas enquanto conversávamos fui colocando os nomes nas fotos, quando chegou o de Eloy Gogliano falamos sobre o grande dirigente que com Wilson Fittipaldi idealizou e realizou as Mil Milhas Brasileiras. Ao chegar a vez de colocar o nome de grande Luiz Pereira Bueno veio a mesma emoção de sempre quando falamos dele. Ao escrever disse à ele que o chamava apenas de Luiz, meu irmão e outros o chamavam de Luizinho muita gente o chama de vários apelidos e Chico então me disse que também o chamava de Luiz e assim ficou nosso grande campeão na foto.

Desculpem novamente se me alonguei e um abraço nosso à cada um de vocês.  

Rui Amaral Jr   

     
"... , pois é RUI, vendo a foto da largada da FORMULA FORD da TEMPORADA BUA me veio algumas lembranças à mente, e em primeiríssimo lugar, como não poderia deixar de mencionar o PÚBLICO, AUTODROMO de INTERLAGOS (((( o verdadeiro )))) completamente lotado...!!!!!!!!!!, o que será bom para as nossas OTORIDADES darem uma olhada e porém com as duas mãos na """" cabeça""" para verem onde eventualmente se está errando ..!!!!!!!!!! Agora o GRID , onde talvez eu possa errar alguma coisa, mas vamos lá :::::

EMERSON F. ( LOTUS). RAY ALLEN. ( ROYALE). WILSON F. (LOTUS)

LUIS P. BUENO ( LOLA). LOTUS (?). IAN ASHLEY ( LOTUS)

CHICO L. ( MERLIN ). (?). NORMAN CASARI ( MERLIN). (?) (?)

(?). (?). (?)

PS: Na sétima posição talvez seja eu, pois me lembro que o NILSON CLEMENTE me emprestou seu capacete BELL todo BRANCO, o que da para enxergar na foto... Lembro também de ter chegado em quarto ou quinto e que EMERSON venceu secundado por IAN ASHLEY ... não lembro do número do carro, mas era verde das cores da equipe de S. MOSS pelas quais LUIS P. BUENO e RICARDO ACHCAR corriam... Não se pode deixar de mencionar a variedade de chassis no GRID, tais como LOTUS , ROYALE, MERLIN, TITÂN, CROSLER e mais um que não me lembro......... , """ igualzinho"""" 'as nossas categorias !!!!!!!!!!!???????????????

Abraço amigo de CHICO LAMEIRÃO"

Torneio BUA de Formula Ford - Março de 1970

NT: O Torneio BUA de Formula Ford foi disputado no Brasil em cinco corridas, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, novamente Rio e aqui temos um belo depoimento do Ricardo Achcar sobre a corrida e a final em São Paulo. No link abaixo a Quatro Rodas digitalizada onde vocês encontrarão a matéria sobre a corrida no ano de 1970 na edição de março. A foto comentada é da AutoEsporte de março de 1971.


PS: Na continuação do papo ontem falamos da carreta que comprei do Chico, feita na Porsche, do VW D3 ex Hollyhood que comprei do Luiz, carro que o Julio Caio correu e do painel que o Chico fez para ele, abaixo mostro a foto.
E mais...apenas uma indiscrição...mas provavelmente no ano que entra teremos o livro  "Chico Lameirão" e lá vamos saber mais, muito mais!

  Box em Interlagos autódromo José Carlos Pace, o #27 de Ricardo Bock e ao fundo meu carro repousa sobre a carreta.
 
Largando em Interlagos ao lado de Adolfo Cilento e Duran.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CANCHA RETA IV - Formula Ford 1971

TRÍPLICE COROA

 Chico e Clovis

Nada como um dia após o outro, diria Chico Lameirão. Isso porque uma semana depois de não ter completado a terceira etapa do Brasileiro de Fórmula Ford, ele resolveu colocar de lado a nova carenagem, que não funcionara direito e converteu seu Bino para a configuração que utilizara no RS e lhe rendera três vitórias. Ditado por ditado, em time que está ganhando não se mexe e talvez o mesmo se aplicasse aos carros de corrida. Nos treinamentos, Pedro Victor DeLamare fez a pole, seguido por Lameirão e Alex Dias Ribeiro, todos muito próximos. Dia da prova, se uma semana antes a sorte parecia estar do lado do F/F #84 de PV, desta vez ela pareceu eleger Francisco Lameirão como o seu favorito. Chico largou na frente enquanto DeLamare ficava parado no grid. Tendo de se preocupar apenas com Ribeiro e Marivaldo Fernandes que o perseguiam, Lameirão tratou de se distanciar da concorrência, o que não foi fácil, pois o brasiliense Alex Ribeiro deu-lhe combate e até o ultrapassou algumas vezes. Nessa disputa, os dois abriram de Marivaldo, alcançado e superado por Clovis de Moraes. Enquanto Chico aos poucos se impunha sobre Alex, PV fazia uma grande corrida de recuperação, terminando a série no quinto lugar, à frente do carioca Norman Casari. Com sua vitória e a vantagem obtida, Chico Lameirão estava confiante em recuperar a liderança do campeonato brasileiro das mãos de Pedro Delamare, que o superava em 4 pontos. Dependeria claro, da performance de ambos na segunda bateria. E desta vez, quem ficou parado no grid foi Alex Dias Ribeiro, forçado a uma prova de recuperação como PV na primeira bateria. 

Pedro e Clovis

Entre os ponteiros, Chico teve de controlar os ataques de Clovis de Moraes, Pedro Victor e Marivaldo, enquanto mais atrás Alex fazia várias ultrapassagens para alcançar o pelotão da frente. Lameirão venceu outra vez, com Pedro Victor em segundo, Clovis em terceiro e Alex, que ultrapassou Marivaldo Fernandes na penúltima volta em quarto. Terminada a prova, os dez primeiros colocados tiveram seus motores lacrados para uma vistoria, sendo o monoposto de Alex Ribeiro desclassificado, pois o eixo do comando de válvulas estava fora da medida. Chico voltava assim à liderança com 18 pontos, um à frente de DeLamare, seguidos por Claudio Muller, 12pontos e Clovis de Moraes com 10. Com apenas mais uma e decisiva etapa para sabermos quem seria o primeiro campeão da F/F, a prova seguinte, de novo em Tarumã, iria ser como se diz por aqui, “de sair chispa”.

CARANGUEJO


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Revival Evaldo de Almeida na Shelby - 2014


Com a bela Lola T70 de Marcelo de Paoli, pai de meu amigo João, que correu nas pistas brasileiras no final dos anos 1960 começo de 70, e reproduzida de forma brilhante por meu amigo Ricardo Bifulco, quero agradecer à acolhida do Luiz e do Mosca da Shelby e parabeniza-los pela beleza do festival.
Parte de uma certa "gang" composta por Fernando "Hiperfanauto" Fagundes, Ricardo Bifulco, Claudinho Carignato, Fabinho Poppi, Rui e Francisco Amaral esteve por lá admirando a beleza das réplicas com a calorosa acolhida de nossos anfitriões. 

Um abração à todos.

Rui Amaral Jr






A carrtera #18 do Camilo Christófaro é uma obra em paper de Fabio Poppi!  







Os sonhos de meu amigo Ricardo Bifulco!


 


 O Avallone Ford do amigo Artur Bragantini.



O VW de Emerson e Wilsinho.

Fotos; Ricardo Bifulco, Fabio Poppi, Rogério Mosca, Nélson Cristófaro Jr.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Conta Ronaldão!

Tudo começou com eles!
Emerson vencendo em Watkins Glem.
Rindt com Chapmam e Duckworth
 Emerson, Chapman, Milles e Rindt.
 Hill e o 72.
Hill e Lotus campeões do mundo em 1968. 

Bom dia Grandalhão.....Estava pensando aqui, como o Emerson é rabudo. A HISTÓRIA com H mesmo pois é verdadeira, começa em 7 de abril de 1968, com a morte do Jim Clark...Clark era primeiríssimo piloto do Team Lotus...Iria fatalmente ganhar o campeonato de 1968,69 e 70 ainda estaria na F1 com certeza. Ele morrendo o Graham Hill foi para 1º. E em 1969 teve aquele acidente em Watcks Glen quebrando as 2 pernas e saindo da Lotus. Aí vem o Jochen Rindt....Que morreu em Monza, no carro do Emerson, já que ele tinha destruído a novíssima Lotus 72 que tinha ganho de presente do Chapman. Rindt conquistando o título de 70 não ia parar em 71 . Muito menos o Miles...Mudanças totais na história.Aí o John Miles desistiu de ser o 1º piloto do Team Lotus e abandonou o automobilismo. Em seguida a Lotus depois do forfait de 2 corridas , Monza e Canadá, vai para Watkins Glen com dois novatos , Emerson e Wisell , e o Emerson ganha.....Depois das desistências de Stewart (motor) e a falta de gasolina do Pedro Rodriguez.

Jo e Pedro.
Pedro e a BRM.
Jo
Rindt com a 49


Muito bem.....Em 1971, a Lotus não foi bem, mas 2 pilotaços também desaparecem...Pedro Rodriguez que tinha reerguido a BRM ,e Jo Siffert que depois de Rodriguez passou a 1º piloto do time. Imagina esses 2 em 1972...Emerson ia ter que brigar bem mais pelo título com certeza.Depois no final de 1973 a morte do Cevert...Ora o Stewart ,após a conquista do tri , ia parar mesmo, e o Cevert ia ser o 1º piloto da Tyrrell em 1974...Ora, se o Jody Scheckter , um novato ainda, já deu trabalho , imagina o Cevert ...

Cevert e Stewart.
Cevert.

Só nessa histórinha aí foram 6 pilotos de ponta que foram embora....CLARK,HILL,RINDT,RODRIGUEZ,SIFFERT E CEVERT.
E nem estou colocando o Bruce Mclaren que morreu no começo de 1970 , pois para mim ele não interferiria na carreira do Emerson.
Isso sem falar no fim da carreira de Jack Brabham em 70 tb....A Brabham caiu bem em 1971 ....Só foi se reerguer em 1974.

Emerson e Hill em 1972.
1973 já com o #1 de campeão do mundo!
 Luizinho, Chris Steel, Ricardo e Antonio Ferreirinha na F. Ford inglesa.
Ricardo e Luizinho

 Ricardo e Emerson na F.Ford no Rio de Janeiro de bermuda branca Antonio Ferreirinha.
Luizinho estreia o 908/2 com vitória, lá atrás entre outros vejo Jan Balder.
Luizinho em Interlagos.

É cara quando o sujeito vem com a BUZANFA pra Lua não tem jeito...

Como bem disse o Bird ....Deus põe o dedo em um...E esse um foi o mulequinho da Willys...Hi,,,outra sorte...Já que na frente dele vinham o Luizinho, Bird,Lameirão, Carol, Wilsinho....

O cara é rabudo mesmo...

XXXiiiii, lembrando ainda....1969, Qdo o Luizinho voltou para o Brasil ( não quis ficar na Inglaterra e veio junto com o Aschcar para buscar patrocínio para o mesmo ) o Emerson fez o caminho inverso e foi para a Europa....Estrela é estrela meu amigo.

Abçsssss... 
Ronaldo Nazar.

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Este Ronaldo, um ser incrível que se não existisse teria que ser inventado, mas ele existe e somos amigos, apaixonado por automobilismo, música e muita coisa mais, um dia vou escrever sobre tudo que ele fez e faz para resguardar a memoria de nosso automobilismo. Agora não tenho vontade de escrever mais nada pois sei que vou me emocionar.
Tinha esquecido, o "Grandalhão" em questão sou eu!

Um abração Ronaldão!

 Nas 6 Horas Ronaldão com Raul, Cezar e eu.