A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 29 de maio de 2013

NACA


Graham Hill - Lotus 72

Em seu relato sobre a vitória na 5ª etapa da Formula VEE o Heitor conta como para substituir a ventoinha usou uma tomada de ar NACA.
Sobre a retirada da ventoinha, que refrigera principalmente as camisas  nos motores VW Boxer, seu tio Jr Lara tentou fazer o mesmo em seu VW D3, mas os resultados não foram os mesmos, aquecendo demais, outros pilotos nos VW tentaram várias alternativas, mas acredito que sem muito sucesso, eu mesmo nunca tentei. Usávamos as ventoinhas em corridas curtas apenas para refrigeração, já que retirávamos o induzido do alternador e balanceávamos o conjunto. Creio que sua retirada e substituição por uma tomada de ar traga um ganho de potencia de algo em torno de 2 à 4 Hps.
A NACA -National Advisory Committee for Aeronautics / Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica-  foi criada nos EUA no começo do século passado para ajudar no desenvolvimento aerodinâmico dos aviões e muitos de seus projetos são utilizados até hoje, como a tomada de ar. No final da década de 50 foi dissolvida e seus projetos, ativos e pessoal técnico foi transferido para NASA -National Aeronautics and Space Administration.        

Rui Amaral Jr


Nas duas fotos o VW D3 do Jr Lara sem a ventoinha.
A nova tomada de ar do carro do Heitor
Lamborghini Countach
Bugatti Veyron Super Sport 3
Seu uso na aviação.

terça-feira, 28 de maio de 2013

5a Etapa do Campeonato Paulista de FVee por Heitor Luciano Nogueira Filho

Antes da largada com a filha Julia e o sobrinho Jorge...

Após o término da etapa passada da FVee, fiz um apanhado geral de tempos e dados da minha telemetria e cheguei a conclusão que com meu tempo de corrida, que resultou num terceiro lugar, eu teria ganho as outras três etapas anteriores, isso prova que evoluímos, mas os concorrentes evoluíram mais ainda e havia uma coincidência entre eles.....ambos não usavam a famosa ventoinha e eu sim..... Meu foco passou a ser então fazer todo o projeto e realização da retirada da ventoinha do nosso carro. Contudo queria fazer um projeto que fosse 100% reversível, ou seja que eu pudesse a qualquer hora retornar para o sistema de ventoinha sem maiores mudanças. Iniciei então um verdadeiro brainstorming na minha cabeça, pensando em todos os aspectos que envolviam essa mudança e consultei diversas fontes para ter os dados necessários para o projeto. Um dos pontos mais determinantes era também o tempo , pois dispúnhamos praticamente de 16 dias até a próxima corrida, o que é bem pouco quando se pensa em fazer uma mudança dessa natureza da forma correta e mais precisa o possível, pois não se tem muito tempo para treino antes da corrida. Basicamente apenas os treinos de quinta feira, pois na sexta o carro já tem que estar com a configuração que fará a corrida no sábado..... Um dos primeiros a quem recorri foi o Marco Antônio da Kremer Design que tem sido meu " guru" quando o assunto é peças em fibra e aerodinâmica. Como dispúnhamos de pouco tempo, procuramos um molde de " naca" que ele tivesse pronto e se encaixasse no meu projeto....depois de um tempinho procurando achei uma que era 90% do que eu imaginava como sendo o ideal e ai passei a parte de execução da captação do ar da tampa traseira para as latas de refrigeração dos cilindros, que fiz através de dutos de 4 polegadas. Depois de achar um fornecedor, bolei e executei as placas de fixação no chassis para encaixe das mangueiras e determinei o local exato do furo na tampa, para depois encaminhar a mesma para o Marquinhos executar o trabalho de " colar" as "nacas".


 Nas duas fotos do Joel nota-se as novas tomadas de ar que substituíram a ventoinha. 


O trabalho todo ficou pronto na quarta feira véspera do treino e eu achei que tinha ficado muito bom, acabei até fazendo um pequeno corte de 50mm para reduzir a entrada porque julguei ( foi de achômetro mesmo, pois o carro nem tinha andado) que estava um pouco acima do suficiente e com isso geraria um arrasto adicional indesejável nas retas .
Como o motor tinha esquentado um pouco na corrida passada ( vide relato da 4a etapa) preparei também um novo mapa de injeção ( Mapa 6) para testar também na quinta feira, juntamente com a nova tampa e o novo sistema " RAM-AIR " kkkkkkk
Chegou a quinta feira e no primeiro treino chovia, como não traria nenhum resultado que servisse de parâmetro , resolvi abortar e aguardar pelo segundo treino. No segundo treino a pista estava 80% seca mas a temperatura muito baixa ( cerca de 17o) e uma alta umidade relativa do ar. Entrei na pista e fui acelerando com muita cautela, de olho nos relógios de temperatura e pressão de óleo. Depois do tradicional warm-up do motor, comecei a mandar bota e o motor estava meio lento, fruto de uma mistura rica demais, mas por outro lado, logicamente trabalhando gelado...o que foi muito bom, mostrando que o sistema estava dentro do esperado. Obviamente o tempo que viramos ( 02: 03.314 ) foi acima do esperado, e resolvi voltar o mapa da corrida anterior ( Mapa 5) , já que as condições climáticas estavam bem diferentes. Saímos no terceiro e último treino e já na saída senti o motor bem mais "aceso" o que me deixou bem empolgado e continuei controlando bastante a temperatura e pressão de óleo.... o carro estava muito bem e comecei a acelerar forte...viramos 02:02.420, um bom tempo, mais eu queria mais......02:02.120......quero mais......02:01.001...CARACA !!!!! Aí até eu fiquei surpreso !! Temporal, decidi parar e economizar o equipamento, já tinha encontrado o que eu procurava !!!
Na sexta feira preparei um novo mapa ( Mapa 7) para testar como alternativa. Porém já haviam andado antes alguns carros e a pista estava meio suja , após algumas voltas viramos 02:03.670 , mas com boa resposta do motor, mas no meu feeling ainda inferior ao do Mapa 5. No segundo treino estourou um motor de alguém logo na primeira volta e o treino foi totalmente perdido. Procurei apenas rodar para ter certeza da estabilidade da temperatura em períodos mais longos ( 30 min) e foi o que fiz, sem preocupar-me com tempo de volta.
O sábado amanheceu lindo e Graças a Deus no momento que entramos na pista em nossa classificação, encontramos uma pista 100% em condições de acelerar e foi o que eu fiz... no início o melhor tempo girou entre três pilotos, eu o Emilio e o Matheus, depois foi baixando e ficamos apenas eu e o Matheus, e a cada volta um ficava na ponta até que ele estabeleceu o tempo de 02:00.499, um tempo praticamente impossível de ser batido. Meu radio me passou o tempo e disse que eu tinha apenas 3 minutos para o final da tomada, ai foi aquela hora de concentração máxima!! Abri uma nova volta e fui fazendo tudo no limite e sem erros, uma a uma fui percorrendo as curvas do Templo, até chegar na Junção, sabia que se acertasse ela, teria grande chance de tomar a pole do Matheus... mandei o pé no porão, o carro fez absolutamente no limite e..PERFEITA !! Comecei a subida, engatei a quarta e fui para a linha de chegada..... 02:00:337 ..... A POLE ERA NOSSA !!!!!!! 


Classificação; a Junção feita de maneira perfeita... 

Final de classificação....muitos cumprimentos, coisa e tal, mas já estava focado na corrida, minha equipe HT GUERRA fez uma série de checagens em pontos chave do carro , tentando reduzir ao máximo qualquer chance de quebra.



Hora da largada... fiz uma largada média, pois deixei as rodas patinarem um pouco além do ideal, mas mantive a ponta na entrada do S do Senna, porém na reta oposta o Matheus aproveitando-se do meu vácuo ultrapassou-me antes mesmo da freada do Lago e cai para segundo, foi ai que dei uma bobeada e mantive a linha externa na descida e o Emilio enfiou o carro e me tomou o segundo na entrada do Laranjinha. Passei para terceiro, mas estava confiante que na minha vez de usar o vácuo teria condições de passá-los. Na primeira volta ambos estavam duelando forte na entrada do S e resolvi recolher e fazer um traçado mais redondo. Na curva do Sol tentei colocar por fora do Emílio pois vinha bem mais lançado mas ele ao me ver deixou o carro rolar pra cima e me mandou na grama, o que me obrigou a reduzir e voltar para trás. Fiquei meio decepcionado com a atitude dele, pois na corrida passada o Matheus fez a mesma manobra em cima de mim e eu permiti que ele passasse, já que tinha tomado a linha externa antes do final da curva. Bom, fiz todo miolo atrás dos dois e me preparei para fazer uma bela Junção e foi o que aconteceu... perto da linha de chegada peguei um vácuo cruzado dos dois carros e puxei para o lado de fora no final da reta, conseguindo vantagem suficiente para entrar por fora na frente de ambos no S do Senna e fazer um contorno bem veloz que impossibilitou-os de tentar pegar meu vácuo na reta oposta. Quando percebi que tinha aberto essa vantagem, acelerei tudo que podia e que também não podia (kkkk) e fui abrindo uma vantagem milimétrica volta a volta, tirando eles do meu encalço, passando a administrar apenas os mostradores do meu painel, conferindo as condições da máquina. E assim foi até a bandeirada final !!!!


Já na ponta...
O mapa da corrida feito pela Julia...
Classificação final, 5.943s à frente!
 Vitorioso com Julia e Mariana, lá atrás Santo...

Zullino, Heitor pai, Humberto Guerra e Heitor conversando... 
Heitor recebendo o troféu das mãos de sua mãe Lia...


Mal podia acreditar que dessa vez tudo tinha dado certo, nada falhou, foi quase como um daqueles filmes de ação, onde tudo dá certo.......kkkkk
Engraçado que logo depois do final da corrida, quando saí do carro me veio uma estranha seqüência na cabeça......5a etapa dia 25/5 ...mapa 5 , vence o carro 55. será mesmo apenas coincidência ???
Abraço a todos e até a próxima

Heitor Luciano Nogueira Filho

FOTOS: Ana Luiza Andreoni, Joel Marcos Cesetti, Humberto da Silva Fotografia 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Francis por Aglaís


Francis

"Aglaís B Trennepohl
Marido, só quem te conhece sabe o quanto vc é apaixonado por essa poeira, esse cheiro de álcool e essas "maluquices" todas (quem não te conhece direito não faz nem ideia). Só quem esteve junto sabe o quanto vc ralou, sofreu, chorou, até colocar o pinico na pista e durante sua longa e dolorida kilometragem na poeira. Sim, houve vezes em que quase te fiz sofrer de "malária" (mala na área e tchau!), mas não se menospreza o sonho de ninguém. Matar um sonho é matar o homem, já disse alguém um dia.
Muitas vezes vc se sentiu derrotado, muitas vezes as situações tentaram te fazer desistir, mas vc continuou, vc batalhou, seguiu em frente 'peleando'.
Por isso não consegui ir te ver no parque fechado assim que vc parou, acho que eu ia chorar mais que vc, e o risco dos dois caírem num chororo era grande. Mas ao te ver ali, era como se você tivesse desafiado todas as leis da natureza: você brilhava. A tua alegria era tão grande que contagiou todo mundo em volta. Eu vi o 'menino da bicicleta', radiante de felicidade e realização! Não foi só a vitória da prova, foi a vitória de um sonho de uma vida inteira. Por isso essa vitória tem um sabor muito mais que especial. Tem sabor de amor.
Parabéns por tudo isso e por ser um homem de caráter tão magnifico!"



_________________________________________________

Abri meu Facebook agora à pouco e me deparo com a vitória do Francis em Lontras, vou correndo até o perfil da Aglaís e peço o texto...
Ontem eu já dizia "tem gosto de vitória no ar", venceu o Heitor e só agora soube que o Francis também! Passei o dia com sua camiseta, e ela com certeza trouxe bons fluidos...
Parabéns Menino, pai do João, Gabriel e marido da Aglaís, pode ter certeza que daqui nós, eu e os demais Alicotões da foto abaixo, torcemos e muito por você!

  
Aceite nosso carinho,


Rui Amaral Jr

domingo, 26 de maio de 2013

MÁGICOS...

...assim são certos dias, com certeza!
E Sábado foi um desses...na Quinta Feira quando postei o texto do Heitor comentando abaixo ia dizer/escrever "sinto um gosto de vitória", mas deixei para lá, mas eu sentia!
Chegando à Interlagos logo encontro o Joel e "achamos" o Ferraz e Zé Clemente, fico sabendo da pole do Heitor com um temporal! Aí, encontramos o Arturão e o Santo, neste momento a magia vai tomando forma, quando chega o Ferreirinha, Reginaldo e outros amigos e conversa desanda. Desanda mesmo, pois é tanto para falar, ouvir, que ficamos como que voando!
Mais tarde chegam o Duran e Fabinho, encontramos o Carlos, Zullino e seu casaco inglês...e vai indo tudo! Encontro o Heitor, dou os parabéns pela pole, mas não digo nada da corrida, não precisa, sabia que aquele dia era dele!
Mais tarde sorridente chega a Lia com os netos, noras e os filhos Ana Luiza e Clovis.
O bando assiste à algumas boas corridas, entre elas a bela vitória do Puma pilotado por Mariano Cirello com a preparação sempre caprichosa do Mago Edimar Della Barba...
Chega a vez da VEE e vamos assistir lá no alto, ao lado da Lia vejo a largada, a briga nas três primeiras volta, a retomada da ponta e...vou para trás de uma torre onde encontro o Joel, ouço os carros passando pela reta dos boxes e num ponto da reta conto a diferença que o Heitor abre, marcando em uma faixa branca no asfalto...4s, 5s, o Joel fala em 8s, 6s, 8s e...bom isso o Heitor vai contar amanhã!
O abraço na Lia, a corrida descendo as escadas para aplaudir o vencedor, a alegria no podium e tudo mais...
Nossos momentos mágicos, apenas...

     Mariana e Heloisa...
 Joel, Santo fazendo pose de Clrk Glable, eu, Arturão, Ceregatti, Duran, Luiz Otavio, Carlos, Marcelo... 
Santo, eu, Zé Clemente, Arturão e Ferreirinha...

 Santo, Duran, eu e Joel...
 Ia começar a VEE...

Santo, Zullino e eu...    

Adhemir o locutor, Almyr, eu e Heitor...

Final do dia, os motores já tinham parado de roncar, sentamos em uma roda, Arturão, Santo, Duran, Fabio, Zullino e Heitor, o papo rola solto, o gosto é de vitória!

Rui Amaral Jr

PS: Agora uma fofoca, nada confirmado mas que está deixando o Duran de cabelos em pé; parece, apenas me parece que Arturão e eu vamos correr juntos em certa categoria. Não contem para ninguém!



sexta-feira, 24 de maio de 2013

Monza 1978

PREPARATIVOS PARA O TITULO - OS DOIS CARROS SERÃO SEUS. RONNIE NÃO VAI SE IMPORTAR...
O SUPER SWEDE JÁ ME SERVIU. VAMOS TIRAR O 79 DELE...
 BERNIE COMBINA O HORARIO COM MARIO
COLIN E BERNIE

Antes da tempestade, a bonança.
Vemos que os bastidores da F1 não pronunciavam a tragédia. A temporada chegava ao fim, verdadeiro passeio do Mario com aquele fantástico Lotus 79.
Especulava-se muito. 
Ronnie obviamente não agüentaria outra temporada sob as ordens draconianas de Colin. Falava-se de sua ida para a McLaren, substituindo Hunt.
Os diálogos de Chapman com Mario são naturalmente, fruto de meu cérebro desvairado. 


 PIRONI E ESPOSA
 ANDRETTI E ESPOSA

A austera Lady Andretti e a jovem srª Pironi. Acho que esta é a esposa que o Príncipe abandonou por uma jornalista,quando tudo fazia crer que o título de 1982 era dele.
Quando um jornalista mais íntimo do Swede (era difícil arrancar algo do Marrento) perguntou se o título já estava nas mãos de Andretti e ele Ronnie, não permaneceria na Lotus em 79, por que ainda se submetia aos caprichos de Chapman (não atacar Mario, não brigar pela vitória exceto se seu companheiro quebrasse e coisa e tal)? Peterson respondeu que não poderia fazer isso. "Não posso descumprir um acordo. Quem confiaria em mim, então?"


 HUNT DIZ QUE PRECISA AGARRAR UMA LOURA COM OS PEITOS DESTE TAMANHO...
MAYER SÓ BALANÇA A CABEÃÇA...
 EL LOLE DIZ A BERNIE QUE SE FOSSEM TRÊS FILAS NO GRID...
 ...A COISA ACABARIA MAL, COM TODOS AQUELES CARROS SE CRUZANDO.
WATSON CONVERSA COM O ENGENHEIRO DA TYRRELL KARL KEMPF

O sortudo Wattie também teria papel na seqüência de eventos. Melhor amigo do casal Peterson, John ofereceu-se para ser o ombro consolador de Barbro depois da morte de Ronnie. Claro que acabaram casando.
Mas Barbro nunca superou a perda e suicidou-se em 1987.
Ainda escrevo algo sobre Watson, o sujeito que mais lucrou com tragédias
na F1.


 DO COM OUTROS CARROS. VEJA ONDE ESTÃO HUNT E PATRESE...
 O DETALHE, PETERSON VAI FICANDO PARA TRÁS. MAIS ALGUNS METROS E ENTRARÁ NO FUNIL MORTAL DA PISTA ITALIANA...


Caranguejo


link


quinta-feira, 23 de maio de 2013

A história do numero 55,



Quando resolvi ingressar na FVee no final do ano passado, foi por um antigo desejo de correr em monopostos, aliado ao baixo custo para participar da categoria.
Minha última participação oficial em um carro de corrida tinha sido em 1992, quando participei da etapa de São Paulo ( Interlagos) do Campeonato Brasileiro de Formula Ford, defendendo as cores da Equipe do Amandio " Gigante" Ferreira, preparador mais do que competente e que me deixou " com água na boca" de participar do campeonato todo, mas infelizmente naquela época não tinha nenhum patrocínio e o tive que desistir desse sonho........



Acabei descobrindo o automodelismo radio controlado com motores a explosão e mergulhei de cabeça nesse hobby. Depois de muito trabalho e dedicação consegui ganhar praticamente todos os títulos possíveis, Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e Campeonato Sudamericano, ficando somente o Mundial fora dessas conquistas, até porque aí realmente fica muito difícil, pois eu comecei meio tarde ( 30 anos) quando a maioria que compete nesse nível vem desde criança, são filhos de ex-pilotos , trazendo uma bagagem e "horas de vôo" infinitamente superior á minha. 
Chegou em um ponto que comecei a me questionar se tudo que aprendi nos 15 anos de automodelismo, serviriam na preparação e acerto de um carro de verdade.....
Acabei indo atrás do que se fazia em termos de automobilismo nos dias de hoje e descobri a FVee !!
Um monoposto interessante, com uma limitação de regulamento visando equacionar os equipamentos e reduzir os custos, era exatamente o que eu tinha em mente ( e que cabia no meu bolso).
Fiz duas corridas em carros de aluguel para ver se realmente era o que eu queria e acabei confirmando minha escolha....ERA COM CERTEZA AQUILO O QUE EU BUSCAVA !!
Iniciei então a fase 2 do meu planejamento, iria buscar uma equipe/preparador para montar meu carro, mas a condição imperativa é que eu pudesse freqüentar a oficina, dar opiniões e trabalhar efetivamente na montagem do carro. Acabei escolhendo a HT Guerra do Humberto Guerra, pois lá encontrei todas as condições que eu desejava, além de contar com boas referências sobre o trabalho do mesmo.
Comprei o chassis em setembro de 2012 e a montagem levou praticamente 3 meses, o que é de certa forma bem demorado, mas 1/2 da demora foi de moleza do Guerra mesmo..kkkkk e 1/2 foi porque o carro foi resolvido nos mínimos detalhes, não deixando nada " pra depois"......
Depois de finalizada a montagem do carro, veio a questão.... " como será a pintura ?" Praticamente não tive nenhuma dúvida em fazer uma pintura semelhante ao do D3 do meu Tio Lara Campos Jr , pois foi dentro daquele carro que passei muitas horas da minha vida, sonhando que pilotava em Interlagos, quando ainda tinha 10 anos.



Dentro do esquema de pintura do D3 o número do Jr era o 5 e meu grande ídolo de F1 era justamente o Nélson Piquet que corria com a Brabham BT49 de numero 5, mas que tinha no formato do numero 5 uma maneira única que eu nunca havia visto igual, muito característico, feito só com retas, sem curvas. E dessa forma, decidi fazer o numero 5 do meu carro no formato ' Brabham Nélson Piquet'. 






Bom, para a estréia do carro, na ultima etapa do Campeonato de 2012 ( mas que foi corrida em janeiro de 2013) devido ao pouco tempo disponível, optei por correr com ele branco, e fiz o adesivo 5 no formato ' Brabham' e levei o carro para a pista. Cheguei na pista, fiz minha inscrição com o numero 5 e tudo Ok, no entanto, algum tempo depois apareceu outro piloto que estava já com o numero 5, mas que já não participava há algum tempo e com isso , perdeu o direito de usar o número 5. Ele me procurou e disse que usava o 5 porque gostava muito e inclusive o CHASSIS do carro dele também era o numero 5. Como eu não sou de muita briga e achei convincente o argumento do chassis número 5, resolvi abrir mão do numero 5 e passei o meu para 55, que também havia sido numeral do Lara Campos Jr, mas no seu Stock Car. Feita a alteração na direção de prova, lá fui eu correndo cortar mais três números 5 para adicionar nas laterais e no capo dianteiro do carro.
Treinamos com o carro nos dois treinos da sexta feira como Shake-Down e resolvemos alguns problemas, mas o carro mostrou-se bem competitivo desde o primeiro instante que entrou na pista.
No sábado entramos na classificação e após três voltas senti a embreagem patinar um pouco e entrei nos boxes.
Comuniquei o problema na embreagem e solicitei que fizessem o ajuste. O Humberto Guerra me disse que estávamos com a 12a posição entre os 26 participantes. Olhei bem para ele e disse : " não esquenta Guerra, ainda não pude acelerar, vamos ver agora o que nosso carro pode dar...", fechei minha viseira e voltei para a pista.



Dei mais três voltas , dessa vez exigindo tudo do carro e recebi a bandeira de final de treino, fiz a volta de desaceleração e quando estava na parte final da rampa dos boxes, vi que o Humberto vinha correndo....abri minha viseira e ele disse.." PORRA...você foi o primeiro !!!! POLE_POSITION !!!!. Eu quase xinguei ele ...tá certo que o carro tava bom, eu até achei que estava rápido..mas nem tanto.....desci do carro e ele continuou dizendo que eu era o POLE-POSITION e eu achando que era mais uma das brincadeiras dele ! Somente quando outra pessoa veio me cumprimentar é que realmente caiu a ficha....
Poxa...POLE-POSITION na primeira corrida do carro..sem ter feito nenhum treino para acerto... só um mísero Shake-Down !!!
Comecei a explodir de alegria... aqueles longos três meses tinham enfim surtido resultado !!!
Assim o carro foi batizado de 55 e com esse fantástico resultado, jamais eu pensaria em mudar para outro número....
Aí vocês estão perguntando.... mas e a corrida ? Como foi ?
Essa já é uma outra história.............kkkkk
Abraço a todos


Heitor Luciano Nogueira Filho


_______________________________________________________________

Neste Sábado 25 de Maio mais uma etapa do campeonato, nele Heitor divide a liderança com Fernando Monis, estaremos todos lá torcendo por sua primeira vitória na categoria e a consolidação no campeonato.
Estaremos lá em bando para torcer...já combinei com o Arturão, Jacob, Duran, Fabio, Reginaldo, Ricardo, Joel e certamente lá estarão a Vera e Lia mãe do Heitor!
Convido à todos para prestigiar essa etapa da VEE e do Campeonato Paulista, nosso automobilismo precisa do público, nossos pilotos também.
Quem for assistirá belas disputas em todas categorias...afinal, além da paixão pelo esporte cada vez que sentamos em um carro de corridas é o incentivo do público que nos motiva ainda mais!

Abraços à todos,

Rui Amaral Jr