A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Targa Florio 1965

A Placa/Targa comemorativa da 49ª Targa Florio.
Nino Vacarella na Ferrari 275 P2.
A Ferrari 275 P2 de Jean Guichet/Giancarlo Bagheti.

Concebida em 1906 por Vincenzo Florio, nas Montanhas de Madonie a leste de Palermo na Sicília a Targa Florio tinha como principal objetivo divulgar a região e os ricos negócios da Familia Florio que incluíam navegação, hotelaria, terras etc. Na época foram projetados três percursos, Grande, Médio e Piccolo Madonie. Após a II Guerra Mundial apenas o Piccolo Madonie foi utilizado, com 72 km e as provas tinham 10 voltas perfazendo um total de 720 km. Grandes pilotos Italianos venceram a Targa, Nuvolari venceu em 1931/32, Gigi Viloresi em 1939/40, Umberto Magliori, Achile Varzi, Piero Taruffi, Enzo bem que tentou como piloto mas só conseguiu um segundo lugar em 1920 pilotando uma Alfa Romeo 40/60. De outros paises grandes pilotos também venceram, Stirlig Moss, Jo Siffert, Herbert Muller, Ricardo Rodrigues e muitos outros. Do ano de 1958 ate 1973 era valida pelo Campeonato Mundial de Viaturas Esporte e Gran Turismo, daí a importância da corrida de 1965 que vou lhes mostrar.



A Porsche vinha enfrentando a Ferrari e vencendo muitas corridas, apesar de mais nova vinha causando muitos estragos à Ferrari, e em sua casa na Targa Florio havia vencido desde 1960 três, em 1960 com Jo Bonnier/Hans Hermann com o Porsche RS60 OT Spyder, 1963 com o Porsche 904 GTS novamente com Jo Bonnier ai em dupla com Abate, e novamente em 1964 com Antonio Pucci/Colin Davies com o 904 GTS. A Ferrari havia vencido em 1961 quando Von Tripps/Olivier Gendebien levaram a Ferrari Dino 246 SP ao primeiro lugar e em 1962 quando a Dino 246 SP foi pilotada por Willy Maraise/Ricardo Rodrigues/Olivier Gendebien.
No ano de 1965 a Ferrari vem com sua esquadra composta por três principais carros para lutar pelo primeiro lugar na geral, as Ferrari 275 P2 com as duplas Ludovico Scarfioti/Mike Parkes . Jean Guichet/Giancarlo Baghetti e Nino Vacarella/Lorenzo Bandini. A Porsche com vários 904 GTS de fabrica e particulares vem tentar repetir a vitória dos dois anos anteriores.



O Porsche 904/8 de Jo Bonnier/Grahan Hill.

GT 40 Roadster de Bob Bondurant/John Whitmore.


Na corrida o que se vê é Vacarella pilotando forte e rápido desde a largada, que é feita com os carros a intervalos de um minuto, e logo na segunda volta pulverizando o recorde da volta fazendo 39m21s, as outras Ferraris bem que tentam mas o Siciliano está irrepreensível e quando entrega o carro a Bandini na ao final da sétima volta a vitória esta consolidada, Hill/Bonnier com o mais rápido dos 904 GTS 8 cilindros já não fazem frente aos fabulosos tempos por volta da Ferrari # 198. E para a alegria dos Italianos, de Enzo e dos Sicilianos em particular dos quais Nino é o grande herói vencem a corrida deixando a disputa com a Porsche desempatada, agora são seis da Ferrari contra cinco da arqui-rival Alemã.



A belíssima Alfa Romeo Giulia TZ164 de Lucien Bianchi/Jean Roland.
MG TD Midget 1.300cc de Andrew Hedges/Paddy Hopkirk.
Austin Healey Sprit Spider 1.300cc de Bruno Aaltonen/Clive Baker.
Ferrari 275 de Andrea de Adamich/Mario Casoni/Sergio Bertoja.
A valente Abarth DT Spyder 1.600 cc de Hans Hermann/Leo Cella, sexto lugar na geral.
 #118 Ferrari 250 GTO 64 de Clemente Ravetto/Gaetano Starrabba, #140 Ferrari 250 LM de Cesare Toppetti/Maurizio Grana. 
 Austin Healey 3.000 de Paul Hawkins e Timo Makinen

Incrível vídeo daquela que foi a primeira vitória de Nino na geral 





"Nino Vacarella continua um mito sobre os 72 KM da Targa. Cada siciliano se identificava nele quando pilotava magistralmente a sua Ferrari nas estreitas estradas da ilha"  
O nome Nino Vacarela foi na minha juventude sinônimo de raça, Ferrari e vitórias, volto depois a escrever sobre outras Targa Florio.





 RESULTADO


Data:  5 de Maio .

Circuito: 72 km  Volta mais rápida: Nino Vaccarella, Ferrari, 39:21.0 = 109.784 km/h volta 2
Espectadores mais de 250 000 
Distancia: 10 voltas = 720 km
Média : 102.563 km/h
Largaram : 59 carros 
Classificados 30 -  

1º 198 SpA Ferrari SEFAC, Ferrari 275 P2 Nino Vaccarella/Lorenzo Bandini
2º 182 Porsche System Engineering,Porsche 904/906 Berg Spyder ColinDavis/Gehard Mitter
3º 176 Porsche System Engineering,Porsche 904/6 Umberto Maglioli/Herbert Linge 
4º 174 Porsche System Engineering,Porsche 904/8 Coupe Jo Bonnier/Graham Hill
5º 94 Porsche System Engineering, Porsche 904 GTS Günther Klass/Antonio Pucci 
6º 152 Abarth & Cie,Abarth 1600 OT Spyder,  Hans Herrmann/Leo Cella
7º 70 Autodelta SpA,Alfa Romeo Giulia TZ '64 Lucien Bianchi/Jean Rolland 
8º 132 Scuderia Sant Ambroeus,Ferrari 250 (275) LM Luigi 'Gigi' Taverna/Oddone Sigala
9º 58 Scuderia Etna, Alfa Romeo Giulia TZ   Guiseppe Sirugo/Vincenzo Arena 
10º 26 Abarth & Cie,Abarth-Simca 1300 Bialbero TwinCam Salvatore Calascibetta/Guiseppe Virgilio 
11º 44 Dick Jacobs / British Motor Corporation,MG Midget, Andrew Hedges/Paddy Hopkirk


Agradeço a colaboração de meu amigo Henrique Mércio.


Lorenzo e Nino

A Nino, Lorenzo e todos grandes pilotos que povoaram o imaginário de minha juventude e que antes de tudo me mostraram que ao sentar num carro de corridas temos que fazer o máximo, seja qual for a posição que disputamos!


Rui Amaral Jr

quinta-feira, 18 de abril de 2013

TARGA FLORIO 1963


O vencedor
Porsche 718 GTR Coupé de Bonnier/Abate, seu motor derivava do Porsche Formula Um.
A Dino 196 SP de Scarfiotti/Bandini/Mairesse.
Ludovico Scarfiotti/Willy Mairesse



Desde o ano de 1948 quando  a Targa Florio voltou a ser disputada após a II Guerra Mundial a Ferrari sempre se empenhou em sua disputa com os melhores carros e pilotos que dispunha. Já mostrei a primeira grande vitória da Ferrari com seu primeiro carro no ano de 1948, uma 166S V12 - 2.0 pilotada por Clemente Biondetti e Prince Igor Troubetskoy. Voltou a vencer em 1949 e depois viu seus adversários apesar de seu grande empenho vencerem. 50 Alfa Romeo, 51 um incrível Frazer Nash Le Mans réplica, 52,53,54 Lancia, 55 a incrível vitória de Stirling Moss e a Mercedes Bens 300 SLR. 1956 outro competidor de peso entra na luta, a Porsche casa criada quase ao mesmo tempo que a Ferrari e vence neste ano com o 550 Spyder. 57 um ano atípico vence novamente a Lancia com uma Apia de apenas 1.100cc. A partir desse ano começa a luta ferrenha entre a Ferrari e a Porsche que já mostrei aqui na vitória de 1965 da Ferrari de Nino Vacarella e Lorenzo Bandini.
Voltando aos anos 50 em 1958 a Ferrari vence novamente após nove anos com a bela Testa Rossa, para ver a Porsche vencer novamente nos anos 1959 e 60. 1961 e 62 volta a Ferrari a vencer.
E chegamos a 1963 ano desta corrida que marcou uma das disputas mais ferrenhas de sua história, quando Porsche e Ferrari terminaram depois das dez voltas da corrida percorrendo 720 km com uma diferença de apenas doze segundos.
Os protagonistas:
 A Porsche com dois 718, o 718 GTR coupé #160 para dupla Jo Bonnier/Carlo Maria Abate e o 718 GTR WPS Spyder #156 para dupla Umberto Maglioli/Giancarlo Bagheti, fora vários 356B  Carrera 2.00Gs para outras duplas. Com seu motor flat de oito cilindros e 1.981cc  os Porsche 718 é que iriam dar combate às Ferrari.


As 250 GTO

6ª na geral pilotada pelo argentino Juan Manuel Bordeu e o italiano Giorgio Scarlatti 
 8ª na geral pilotada por Tommy Hitchcock/Zourab Tschkotoua  
 Ferrari 250 GTO Kalman/Andrews
 Simca Abarth de Venturi/Zeccoli e Ferrari 250 GTO de Lualdi/Bini
A Squadra Ferrari chegando... 

A Ferrari vinha com toda sua força e as duas 250P com seus motores V12 de 2.953cc seriam pilotadas por quatro pilotos de ponta da casa, a #174 para John Surtees/Mike Parkes e a #172 para Ludovico Scarfiotti/Willy Mairesse. Vinha também com uma Dino 196 SP #190 com seu motor V6 de 1984cc, #160 para Lorenzo Bandini/Ludovico Scarfiotti/Willy Maresse. Fora diversas 250 GTO, uma do argentino Juan Manuel Bordeu que anos mais tarde correria se não me engano o Troféu Sulam em Interlagos.
A Targa Florio por ser um circuito formado por estradas da Sicilia, fechados para corrida, tem sua largada feita carro por carro com uma diferença de trina segundos  entre cada um. Naquele 5 de Maio de 1963 o primeiro carro a largar as 8 horas foi uma Alfa Romeo SZ #2 de Giuseppe Picciotti/Checco D`Ângelo “Bismark” e Lorenzo Bandini o ultimo às 8.34h, quando largou os ponteiros já estavam a dez minutos de completar a primeira volta com Scarfiotti 3,2 segundos a frente de Parkes nas 250P seguidos de Bonnier com o Porsche 718 a 30 segundos atrás, essa primeira volta foi completada por Parkes em 44m48s1/10.  Descontada a diferença das posições de largada Bandini já vinha ao fim de sua primeira volta em quarto lugar.
Na segunda volta Scarfiotti tem problemas em seu carro e Parkes vem liderando com um minuto de vantagem sobre Bonnier e um minuto e quarenta sobre Bandini. A Ferrari de 3.000cc dominava a corrida.
A quarta volta foi fatídica para a Ferrari, primeiro a #172 depois de duas paradas bateu quando Mairesse pilotava e logo depois a #174 também bateu com John Surtees ao volante. Derrepente a liderança caia nas mãos do Porsche #160 que a esta altura era pilotado por Abate, vindo Scarfiotti que a sem a 250P agora pilotava a Dino #190.
Pilotando muito  rápido e com seu estilo preciso de sempre Scarfiotti na sétima volta já havia tirado a liderança do Porsche de Bonnier/Abate. Na oitava volta Mairesse substitue Scarfiotti e a Dino já estava com quase um minuto de vantagem para o Porsche, mais duas voltas ou cento e quarenta e quatro kilometros e a vitória.
Na nona volta Bonnier tira dez segundos, e em algumas partes do circuito começa a chover. Por causa da diferença de seus lugares de largada a diferença entre eles na pista era de seis minutos e sem a referencia do adversário os dois aceleravam muito e andavam forte, um para manter a dianteira e o outro para tentar descontar a diferença.
O belga Willy Mairesse vislumbrava finalmente uma vitória na Targa Florio, gloria absoluta para um piloto da Ferrari.



Bonnier já tinha cruzado a linha de chegada com um tempo de 6h55m45s e 1/10, Mairesse vinha seis minutos atrás, mas ainda a mais de trinta segundos de vantagem.
Quando faltando apenas centenas de  metros para a chegada, numa curva de alta seu carro escapa e bate. Com a tampa traseira do motor quase que toda aberta ele volta a pista para desesperadamente tentar manter a liderança. E cruza alinha de chegada com um tempo 12 segundos superior ao do Porsche. 
Bonnier/Abate trazem novamente a vitória a casa Porsche depois de dois anos de domínio da Ferrari.  


Jaguar E Type Baggio/Ravetto
Austin Mini Cooper "Twini" com dois motores de 998cc e tração nas quatro rodas do grande piloto e jornalista Paul Frère e Whitmore.
 Alfa Romeo Giulietta SZ 1.300cc de Giuseppe Virgilio e Salvadore Calascibetta
 

PORSCHE 718 RS 61 UMBERTO MAGLIOLI / GIANCARLO BAGHETTI


Classificação final



    

  
NT: No meu imaginário dos onze anos uma corrida se destacava de todas outras, era a Targa Florio. Nessa época um nome para mim já se destacava, era Nino Vacarella um piloto que nunca chegou a ser de ponta no universo do automobilismo mais venceu mais de uma Targa Florio. As fotos e grande parte do texto tirei de um caderno que a esta altura já tem quase cinqüenta anos, os registros do Formula 2 Register uma fonte constante de pesquisas para mim. 
A Targa Florio já acabou a muitos anos e a maior frustração de minha carreira bissexta de piloto foi não ter participado de nenhuma de suas edições. 

terça-feira, 16 de abril de 2013

1.000 Milhas Históricas Brasileiras - Convite

O belo Jaguar vencedor de 2012 em foto de Vera Lambiasi



www.mastermidia.com.br
Telefone: (11) 5565.1130 - Nextel: (11) 7860.5508 ID 55*80*16722
E-mail: mastermidia@mastermidia.com.br
Contato: João Alberto Otazú

Carros Históricos


Foto: Donizetti Castilho
Alta | Web

Vencedores de 2012


Foto: Vera Lambiasi
Alta | Web
Convite
Coletiva de Imprensa
Avisamos os colegas da imprensa que no dia 23 de abril faremos a apresentação da 3ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, a partir das 10h30 horas, no espaço de eventos (Lounge One) do Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP).

A prova faz parte do calendário mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para Carros Históricos, e terá a participação de mais de 50 veículos clássicos (entre 1919 e 1980), de diversos estados brasileiros e do exterior.

No brunch que será servido serão fornecidos detalhes sobre a competição que sairá do Shopping Iguatemi Faria Lima, percorrendo cerca de 1.600 km em cinco dias, passando pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais.

RSVP com Otazú, pelo telefone 11-7860.5508

Anote:

Apresentação da 3ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras
Dia: 23 de abril (terça-feira)
Horário: a partir das 10h30
Local: Shopping Iguatemi - Jardim Paulistano - SP
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232.
Piso Faria Lima - Lounge Iguatemi One - em frente à loja da Vivo

http://www.1000milhashistoricas.blogspot.com.br/

D3 em Interlagos

Arturo Fernandes, Jeferson Leandrini, Dimas de Mello Pimenta, João Franco, Fabio Levorin, Tide Dalécio, Alvaro Guimarães, José Antonio Bruno...

Luiz e Fabiano Guimarães

segunda-feira, 15 de abril de 2013

QUEM?

D3 - Arturão - Arturo Fernandes - lidera na curva da Ferradura, acredito que a foto seja de 1980/81, quais são os outros pilotos da foto?

GP da China 2013 - Com a palavra a vencedora!




Fernando Alonso: "Hoje não poderia ser melhor do que isso! A vitória que faltava desde a Alemanha e tem um sabor especial, porque a corrida foi complexa e repleta de emoções. Junto com o segundo lugar na Austrália este resultado mostra que o carro é competitivo e estamos na direção certa para o pódio. Tenho de agradecer o esforço enorme feito pela equipe, tanto aqui como em casa, o trabalhado duro para nos colocar em posição de lutar em pé de igualdade com os melhores. Tivemos uma boa atuação todo o fim de semana  e o terceiro lugar na qualificação deu-nos a oportunidade de largar junto às primeiras posições. Além disso, nós estávamos precisando da sorte e mais um conjunto de fatores para trabalhar com perfeição, como o set-up, estratégias, chamadas para os pit stops e pit-stop, o sucesso dependia de nós mesmos.
Foi uma corrida em que fomos capazes de tirar proveito do nosso ritmo e gerir os pneus, o aspecto certamente mais perigoso. 
A ausência de um franco favorito ao Campeonato é muito interessante, mesmo estando conscientes que é apenas a terceira corrida: não devemos nos iludir, mas manter o foco e fazer de tudo para ficar melhor ".

Stefano Domenicali: "Estou feliz pelo resultado que a  equipe conseguiu hoje, e claro, por uma vitória em uma corrida que estava que se mostrava difícil em muitos aspectos, começando com a gestão dos pneus, após Malásia. Estou particularmente satisfeito por ver Fernando no degrau mais alto do pódio: é o melhor que poderia acontecer, o premio por um excelente trabalho feito pelo pessoal da pista e em Maranello. Sinto muito por Felipe, porque as granulação em seus pneus o impediram de tirar o máximo de seu potencial, e especialmente, obter um resultado que podia aspirar depois de um começo tão bom. Esta é apenas a terceira corrida em poucos dias e já estamos no caminho certo para um novo desafio, no Bahrein. No início da temporada é mais difícil do que nunca para fazer uma análise precisa dos valores em campo: entre a qualificação e a corrida vimos desempenhos que variaram muito entre as diferentes equipes, então temos que nos concentrar ao máximo para melhorar a volta do carro na qualificação e manutenção da mesma nível de desempenho nas corridas. "

domingo, 14 de abril de 2013

GP da China 2013

Valeu acordar para assistir, uma grande corrida, e no final "apenas" cinco campeões do mundo nos cinco primeiros lugares. Gostei da corrida de Button, Hulkenberg e Sérgio Perez, raçudos apesar de algumas atrapalhadas dos novatos.
Até o final grandes duelos...

Uma Vitória com V maiúsculo...
Foto Reuters
Notem que a asa de Alonso abre após ultrapassar Vettel, quem me alertou foram meus amigos Rilder e Duran, atentos na madrugada e na bela corrida...


RESULTADO

1º   Fernando Alonso - Ferrari     1h36min26s945
2º   Kimi Raikkonen - Lotus     + 10s100
3º   Lewis Hamilton - Mercedes    + 12s300
4º   Sebastian Vettel - Red Bull     +12s500
5º   Jenson Button - McLaren         +35s200
6º   Felipe Massa - Ferrari              +40s800
7º   Daniel Ricciardo - Toro Rosso +42s600
8º   Paul di Resta -                            +51s000
9º   Romain Grosjean - Lotus          +53s400


sábado, 13 de abril de 2013

GP da China 2013

Bem...sem querer palpitar, mas já palpitando, Hamilton levou à Mercedes Benz os décimos ou milésimos de segundo para levar a equipe a brigar pela ponta. Neste treino o que se viu foi as equipes economizando pneus ao máximo, parece que um erro crasso da Red Bull com Webber e no Q2 a excelente recuperação de Button mostrando quando um grande piloto é importante para equipe. Acredito que a briga pela ponta seja entre Hamilton, Kimi, Alonso e com as Red Bull chegando na briga...vamos ver!





Abaixem o som para não ouvir idiotices e bom treino...

quinta-feira, 11 de abril de 2013

1.000 KM de Monza 1971


1.000 KM de Monza 1971, #3 Vic Elford/Gérard Larrousse - Porsche 917 K, #15 Jacky Ickx/Clay Regazzoni Ferrari 312 PB, #19T 
Rolf Stommelen/Toine Hezemans Alfa Romeo T33/3, #8 Mike Parkes/Jo Bonnier Ferrari 512 S/M, #2 Pedro 
Rodriguez/Jackie Oliver Porsche 917, #18 Andrea de Adamich/Henri Pescarolo Alfa Romeo T33/3, #1 Jo Siffert/Derek Bell 
Porsche 917 K, #16 Toine Hezemans/Nino Vaccarella/Rolf Stommelen Alfa Romeo T33/3, #9 Corrado 
Manfredini/Giancarlo Gagliardi Ferrari 512 M, #12 Herbert Müller/René Herzog Ferrari 512 M



Vitória Pedro Rodriguez/Jackie Oliver Porsche 917K


 917K pole de 
Vic Elford/Gérard Larrousse