A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PORSCHE

Luiz Pereira Bueno, Porsche 908/2 e Reinold Joest, Porsche 908/3. 500 KM de Interlagos 1972
917/30 Emerson Fittipaldi em Nurburgring 
Tite Catapani em Zeltweg à frente de Ronnie Peterson com a Ferrari 312P

Paixão é paixão e sempre fui apaixonado por eles! Alguns amigos até vão dizer “obvio Rui, o primeiro carro de corridas em que você andou foi o 550 Spyder de seu irmão!”, não é isso não, quando andei ao lado dele tinha apenas 8 anos e essa admiração pela marca alemã veio depois, muito depois. 
Veio da filosofia que eles empregam nas corridas, no atendimento aos clientes que optavam por seus carros, e nas vitórias, muitas vitórias que a marca obtém!
Lembro do Luiz -Pereira Bueno- me contando como depois de certas horas de uso, acho que 50 horas, os Porsches de corrida eram enviados à fábrica para uma manutenção completa, foi numa dessas revisões que ele e Tite Catapani correram com o 908/2 da Hoolywood em Zeltweg. 
Além disso seus carros de rua sempre foram perfeitos ao meu tipo físico, com meus 1.90m nos carros italianos sempre faltou espaço para pernas e braços!
É isso, para mim carro é Porsche e fim de papo!


Rui Amaral Jr


O 908/3 de Jo Siffert e Brian Redman vencendo a Targa Florios 1970.

 904/8 de  Graham Hiil e Jo Bonnier, 4º lugar na Targa Florio 1965
 917K de Pedro Rodriguez/Leo Kinnunen/Brian Redman vencedor das 24 Horas de Daytona 1970 
 908/2 de Jochen Rindt e Alex Soler Roig nos 1.000 KM de Buenos Aires 1970
 GP de Angola 1958
 917K na Eau Rouge nos 1.000 KM de Spa, #24 Jo Sifert/Brian Redman os vencedores e #25 Pedro Rodriguez/LeoKinnunen   
 Jo Siffert no belíssimo 906
 917K de Jo Siffert/Derek Bell vencedores dos 1.000 KM de Buenos Aires 19710
904 GTS de Colin Davis e Antonio Pucci, vencedores da Targa Florio 1964
 911, em corrida na Inglaterra 1965 
 908/3 de Pedro Rodriguez/Jo Siffert nos 1.000 KM de Nurburgring, 2º lugar.
  
 917/30 #6 Mark Donahue e #16 George Follmer, disputando na CanAm 
 908/3 acima, Jo Siffert na Targa Florio 1970, abaixo numa disputa com Ignazio Giuti de Ferrari 512M.

 917K Le Mans 1970 o capacete é de Siffert
  908 LM Jo Siffert/Brian Redman
 908/2 Gerrard Larrouse/Rudi Lins Targa Florio 1970
 Um postal de meu amigo Ricardo Bock
 908/3 Pedro Rodriguez/Herbert Muller
 911 Carrera RSR, Gijs van Lennep/Herbert Muller, vencedores da Targa Florio 1973
Carrera RSR, Günther Steckkönig/Giulio Pucci, Targa Florio 1973 
  
906 Carrera 6 de Willy Mairesse/Herbert Müller, da Scuderia Filipinett, vencedores da Targa Florio 1966
O primeiro em que andei, aos 8 anos. Não se preocupem pois não pilotei!

domingo, 24 de fevereiro de 2013

R.I.P Marcos Sacoman

M ou Malfeitor era assim que o Marcos é, ou era chamado na blogosfera, amigo de muitos anos, mais de 40, vai deixar saudades. Conhecia muito de carros e automobilismo e o papo com ele durava horas. 
Sei que a esta hora, lá no alto, já deve estar sendo recebido por muitos amigos e já falando de automóveis e automobilismo, sua paixão!

Daytona 2013 - Nascar Nationwide Series


Um sério acidente na última volta, dois pilotos e 17 espectadores internados, a vitória foi do carro #33 de Tony Stewart, Nelsinho Piquet com o carro #30 também se envolveu mas ainda chegou na 11ª posição 



O motor de Danica estoura!

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Cuba

Recebi de meu amigo Chico Pellegrino essas maravilhosas fotos algum tempo atrás, ficaram guardadas esperando que eu pesquisasse, o tempo foi passando, discuti muito com o Caranguejo sobre elas e hoje ao ver o recorte de jornal que a amiga Ana mostrou resolvi apenas mostra-las, um dia escrevo tudo!
Obrigado Ana e Chico. 

Rui Amaral Jr 



À esquerda o piloto argentino Roberto Mieres observa Fangio e o ditador de plantão da bela ilha, Fulgêncio Batista.
1957, Fangio e a belissima Maserati
Largada 1957
Carroll Shelby e a Ferrari 



Trintgnant



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Toleman-Hart TG 183B


O primeiro teste de Ayrton na equipe.

Equipe pequena mas muito bem gerida a Toleman foi campeã da Formula 2  no ano de 1980 com Brian Henton. Partindo de uma equipe bem estruturada entrou na Formula Um, trazendo como projetista Rory Byrne, estreou no mundial em 1981 na corrida de Imola tendo como pilotos Brian Henton e Derek Warwick. Como previa o regulamento da época a sua opção desde o começo foi usar os motores turbo da Hart.
1981/82/83 foram difíceis anos de aprendizado, mas para 1984 com a saída de Warwick para a Renault dois novos pilotos foram contratados, o campeão do motociclismo Johnny Cecotto e a estrela da Formula 3 Ayrton Senna.
Com Ayrton vieram bons resultados e a quase vitória em Mônaco, tendo conquistado com ele os 13 pontos dessa temporada. Fato curioso desta temporada foi o contrato com a Pirelli para o fornecimento de pneus, quando a Toleman descobriu que os pneus entregues à equipe não eram da mesma qualidade dos entregues às outras equipes como a Ferrari! 

Rui Amaral Jr     




As fotos dos primeiros testes de Ayrton na Toleman, na pista de Silverstone. 
 Nas duas fotos imagens de Kyalami 1984 e o primeiro ponto conquistado por Ayrton com o 6º lugar.

Detroit 1984 já com a Toleman TD184



O motor Hart. Fotos Wouter Melissen

Motor 

Hart 415T

4 cilindros em linha
Bloco e cabeçote em alumínio
4 válvulas por cilindro
Diâmetro 88mm x curso 61.5mm
Cilindrada 1.459cc
Taxa de compressão 7:1
Potencia 580hp à 9.500rpm
Injeção Lucas
Turbo Garret  
Peso 136 kg