A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Coisas do Duran...

A FERA!

1983 o Campeonato Paulista de Divisão 3, que havia começado no ano anterior, e tinha a denominação de TEP -Turismo Especial Paulista- passava por momentos difíceis  Em 82 fora bem disputado com mais de 20 carros no grid, e alguns nomes de peso de nosso automobilismo, com Elcio Pelegrini, Ricardo Mogames, Álvaro Guimarães, José Antonio Bruno, Clelio Moacyr Sousa o Bé, Marco de Sordi, Luiz Henrique Pankowski e outros. Corridas disputadas e com bons pegas por posições, o campeonato foi vencido por Ricardo Mogames com o carro que havia disputado Campeonato Brasileiro da Divisão 3 no ano anterior, não lembro minha posição, mas cheguei em terceiro em três corridas, nas outras quebrei. 
Pois bem, vocês vão me perguntar por que “Coisas do Duran”?
Acontece que meu amigo, esperto como sempre, ao fazer sua inscrição na FPA junto com o Ricardo, ouviu lamurias sobre a categoria do presidente da entidade. Aqui abro um parênteses para mandar um forte abraço ao meu amigo Rubens Carpinelli, então presidente da FPA, posso não concordar com a sua atuação como dirigente, mas sempre mantendo o respeito e carinho como amigo! 
Os grids então eram fracos e muitos carros quebravam eram as reclamações, aí...da imaginação sempre fértil do Duran, veio a bela idéia de nas primeiras seis voltas todos os carros andarem embolados, num regime máximo de 7.000rpm. E apesar de apenas 9 carros estarem na pista é o que se vê no vídeo, lá estavam Amadeo Campos, campeão da D3, Ricardo Mogames, Elcio Pelegrini campeão da F. Vê, José Antonio Bruno, pilotos que sempre disputaram a ponta e os demais amigos, Ferraz, Manzeti, Conde, Sueco... é esse é o grupo que vem embolado, levando os espectadores ao delírio! Mesmo assim, andando com as rotações reduzidas, tem um carro que não consegue chegar no grupo!
Duran não correu, e assistia à corrida no barracão de cronometragem junto aos dirigentes, que até a segunda ou terceira volta estavam entusiasmados, massss aí um deles de cronômetro à mão, notou que os tempos estavam muito abaixo dos habituais!
Neste momento ouvir o Duran contando e rindo é hilário! Ele notando que ia sobrar para ele sai de mansinho e vai para os boxes, quando na quinta ou sexta volta cai um baita toró e a corrida é interrompida pela bandeira vermelha, pois todos estavam com pneus slick.
Como todos nós sabemos em caso de Bandeira Vermelha, segundo a regra da FIA, a corrida é interrompida e valem as posições da volta anterior.
O certo é que depois do toró o Duran foi embora, assim como Ricardo Mogames e outros pilotos e se a corrida reiniciou ou não ele não sabe.



Depois dessa corrida a TEP se juntou à Hot Cars apenas para fazer numero nos grids, pois nomes como o Mogames, Pelegrini e outros não viam com bons olhos correrem contra Passats com 50/60hps a mais apenas para fazer numero.   
Mesmo assim em uma corrida em Interlagos na chuva,  Tide Dalécio, pilotando o carro que Laercio dos Santos correra o ano anterior e que fora do Amadeo Campos, venceu os Passats numa clara demonstração que os valentes Fusquinhas, no aguaceiro ainda eram bravos competidores!  
Jamais vou esquecer a perplexidade do amigo Fabiano Guimarães, a voz que se ouve no vídeo, quando soube do ocorrido, todo gravado por seu pai Luiz Guimarães!
Ao Fabiano e seu pai Luiz Guimarães

Rui Amaral Jr       


1982 

OS GRIDS




AS DISPUTAS


Manzeti, Mogames, Bruno, Ferraz, Dalécio e Duran... e abaixo o vídeo


A voz ao fundo é do Fabiano.

 Bruno
 Marco de Sordi, Alvaro Guimarães, Tide Dalécio, Duran, Amadeu Rodrigues, Clelio Moacyr Sousa e eu
 Ferraz e Manzeti
Alvaro, eu, Mogames, Laercio dos Santos, Pelegrini e Ferraz
Pankowski, Tide e Durazzo
Eu e Sueco-Carlos Aparecido Gonçalves, na tomada da curva Um. 
Eu e Elcio no S
Eu, Mogames e Laercio

MOTOR 3


Conta Expedito!








            




sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mike

Algumas fotos que recebi de meu amigo Mike Mercede...
1982 Stock Cars em seu carro da equipe BASF








Conversando atrás do carro o grande Luiz Pereira Bueno
Mil Milhas 1983, abastecendo Carlo Gancia e Carlão olhando.

Mike na Stock 1983
Yoshikuma

Edson e Miguel Yoshikuma




Wilson Fittipaldi Jr conversa e lá atrás o Manduca









Le Mans 1960





O que seria de nós sem os nossos sonhos?
Sonhamos o que um dia transformaremos em histórias vividas, e enquanto as tivermos vivendo jamais pensaremos que milhares de anos depois elas ainda estarão vivas e acontecendo sempre em nossas pensamentos...
No vídeo a bela história da Corvette #3, que ao chegar em 8º lugar nas 24 Horas de Le Mans em 1960, vencendo na categoria GT 5000, com os pilotos John Fitch/Bob Grossman, escreveu uma bela página do automobilismo.


A vitória foi do piloto/jornalista Paul Frère que pilotou a Ferrari 250 TR com seu parceiro Olivier Gendebien. Também nosso Jim Clark em dupla com Roy Salvadori chegou em 3º pilotando um Aston Marti DBR1/300.

 Jimmy na DBR1/300
 Roy Salvatori
A Ferrari 250 TR de Paul Frere/Olivier Gendebien

Ao meu amigo Alysson.


Rui Amaral Jr   

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ferrari Dino 246 - 1958

GP da França 1958, Reims, #4 Hawthorn, #2 Luigi Musso, #6 Wolfgang von Trips.
Hawthorn, Luigi Musso e Harry Schell BRM P25


Outro dia ganhei essa mini da Ferrari 246 Dino, provavelmente é em comemoração da vitória de Hawthorn no GP da França em 1958 na pista de Reims. Vendida pela Shell em seus postos a mini vem apenas com a marca e tipo do carro, sem a minima referencia sobre sua história. 
Acho um absurdo, pois essas minis são feitas em parceria com a Ferrari, que poderia contar bem mais sobre o carro, afinal ele fez história e neste ano Hawthorn foi campeão do mundo.
Tenho muitas fotos dessa fase e encontrei uma enviada pelo Caranguejo que mostra o carro em Reins com os outros da equipe.

Rui Amaral Jr

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

McLaren Elva M1A - 1964


Hill e o M1A

M1A - 1964-1965

Das fotos que mostrei ontem, resolvi pesquisar mais e mostrar o McLaren de Graham Hill, achei alguma literatura à respeito, pois na revista Autosport da época nada achei.
Então vamos à um pequeno histórico deste carro...     

Construído para o Grupo 7 de carros Sport o McLaren M1A logo se tornou um sucesso, para atender a demanda de clientes a McLaren Cars de Bruce, tendo como seus associados Teddy e Timmy Mayer, entregou sua fabricação em série à Frank Nichols e à Elva.
O primeiro carro havia sido um sucesso na temporada americana de carros Sport, tendo sido derrotado apenas pelo Chaparral, usava um motor Olds de 4.500cc, cambio Hewland LG de quatro marchas e várias peças como suspensão,  caixa de direção, rodas e outros da Cooper.  
Seu chassi tubular era reforçado por folhas de alumínio rebitadas formando uma estrutura firme.
Suspensão dianteira independente com triângulos de braços com comprimento diferentes, barra estabilizador, e molas com amortecedores reguláveis.
Suspensão traseira com barra tensora e triangulo inferior, barra estabilizador, molas e amortecedores reguláveis.
Freios a disco Girling nas quatro rodas.
Peso 600 kg.
Vários motores foram utilizados, entre eles o  V8 da Chevrolet de 7 litros, com cerca de 360 HP, equipado com a caixa de cambio Hewland LG500, acredito ser este o motor que equipa o carro de Graham Hill.  

24 carros foram construídos.  


Rui Amaral Jr




 Quatro carburadores Weber 48 IDA 




Este carro no site 


FOTOS: Christian Koch e Autosport de meu acervo.