A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mike

Algumas fotos que recebi de meu amigo Mike Mercede...
1982 Stock Cars em seu carro da equipe BASF








Conversando atrás do carro o grande Luiz Pereira Bueno
Mil Milhas 1983, abastecendo Carlo Gancia e Carlão olhando.

Mike na Stock 1983
Yoshikuma

Edson e Miguel Yoshikuma




Wilson Fittipaldi Jr conversa e lá atrás o Manduca









Le Mans 1960





O que seria de nós sem os nossos sonhos?
Sonhamos o que um dia transformaremos em histórias vividas, e enquanto as tivermos vivendo jamais pensaremos que milhares de anos depois elas ainda estarão vivas e acontecendo sempre em nossas pensamentos...
No vídeo a bela história da Corvette #3, que ao chegar em 8º lugar nas 24 Horas de Le Mans em 1960, vencendo na categoria GT 5000, com os pilotos John Fitch/Bob Grossman, escreveu uma bela página do automobilismo.


A vitória foi do piloto/jornalista Paul Frère que pilotou a Ferrari 250 TR com seu parceiro Olivier Gendebien. Também nosso Jim Clark em dupla com Roy Salvadori chegou em 3º pilotando um Aston Marti DBR1/300.

 Jimmy na DBR1/300
 Roy Salvatori
A Ferrari 250 TR de Paul Frere/Olivier Gendebien

Ao meu amigo Alysson.


Rui Amaral Jr   

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ferrari Dino 246 - 1958

GP da França 1958, Reims, #4 Hawthorn, #2 Luigi Musso, #6 Wolfgang von Trips.
Hawthorn, Luigi Musso e Harry Schell BRM P25


Outro dia ganhei essa mini da Ferrari 246 Dino, provavelmente é em comemoração da vitória de Hawthorn no GP da França em 1958 na pista de Reims. Vendida pela Shell em seus postos a mini vem apenas com a marca e tipo do carro, sem a minima referencia sobre sua história. 
Acho um absurdo, pois essas minis são feitas em parceria com a Ferrari, que poderia contar bem mais sobre o carro, afinal ele fez história e neste ano Hawthorn foi campeão do mundo.
Tenho muitas fotos dessa fase e encontrei uma enviada pelo Caranguejo que mostra o carro em Reins com os outros da equipe.

Rui Amaral Jr

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

McLaren Elva M1A - 1964


Hill e o M1A

M1A - 1964-1965

Das fotos que mostrei ontem, resolvi pesquisar mais e mostrar o McLaren de Graham Hill, achei alguma literatura à respeito, pois na revista Autosport da época nada achei.
Então vamos à um pequeno histórico deste carro...     

Construído para o Grupo 7 de carros Sport o McLaren M1A logo se tornou um sucesso, para atender a demanda de clientes a McLaren Cars de Bruce, tendo como seus associados Teddy e Timmy Mayer, entregou sua fabricação em série à Frank Nichols e à Elva.
O primeiro carro havia sido um sucesso na temporada americana de carros Sport, tendo sido derrotado apenas pelo Chaparral, usava um motor Olds de 4.500cc, cambio Hewland LG de quatro marchas e várias peças como suspensão,  caixa de direção, rodas e outros da Cooper.  
Seu chassi tubular era reforçado por folhas de alumínio rebitadas formando uma estrutura firme.
Suspensão dianteira independente com triângulos de braços com comprimento diferentes, barra estabilizador, e molas com amortecedores reguláveis.
Suspensão traseira com barra tensora e triangulo inferior, barra estabilizador, molas e amortecedores reguláveis.
Freios a disco Girling nas quatro rodas.
Peso 600 kg.
Vários motores foram utilizados, entre eles o  V8 da Chevrolet de 7 litros, com cerca de 360 HP, equipado com a caixa de cambio Hewland LG500, acredito ser este o motor que equipa o carro de Graham Hill.  

24 carros foram construídos.  


Rui Amaral Jr




 Quatro carburadores Weber 48 IDA 




Este carro no site 


FOTOS: Christian Koch e Autosport de meu acervo.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

INGLATERRA 1965

De meus arquivos separei algumas fotos do automobilismo praticado na ilha no ano de 1965, muitos autódromos, Brands, Silverstone, Rhuteford, Mallory Park, Burton, Crystal Palace, Cadwell, Croft...
Campeonatos de clubes, Formula 3, F.2, F.4, F. Junior, Protótipos, GT, Turismo, Midgets e tantos outros. Profissionais consagrados corriam com pilotos sem tanta fama ou começando e tentando um lugar ao Sol. 
Milhares de corridas durante o ano, certos fins de semana alguns pilotos corriam em dois autódromos em categorias diferentes...e foi para esse automobilismo que logo depois alguns pilotos brasileiros seguiram, entre eles, Luiz Pereira Bueno e Ricardo Achcar, Antonio Carlos Avallone, Emerson Fittipaldi, Carlos Pace...

Rui Amaral Jr

Graham Hill #16 de McLaren-Elva, larga em Mallory ao lado Lollas, Ford GT40, Lotus...

Chris Amon, McLaren-Elva-Oldsmobile em Silverstone
Jackie Stewart, Tojero-Buick
 Cobra, Porsche 904, Lotus, Jaguar E-Type...

Brian Redman, Jaguar E-Type
#27 David Hobbs Lola-Chevrolet
Chris Willians, Lotus 23 Ford, 1.600cc
#52 Julian Sutton, Atila-Chevrolet, #53 Vic Wilson, Lotus 30
 #31 Roy Pierpoint, Atila-Ford, #33 Hugh Dibley, Brabham-Climax
Roger Nathan, Brabham-Climax BT8 
#121 Bernard Unett,  Sumbean-Alpine, #113 C. Milner, MGB
Chris Meek, Gineta
John Moore, Austin Healey Sprite
John Wingflield, TRV-Grantura e John Moore, Austin Healey Sprite
 #81 R.Cook, Marcos-Ford, #74 Bob Dewar, Lotus Elite
#42 Brian Smith, Lotus 33, #41 Bill Gubelman, Babsy-Ford