A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Porsche na Targa Florio

A lendária Targa Florio, idealizada por Vincenzo Florio, percorria as estradas da bela Sicília na região de Madonie a leste de Palermo desde 1906, muitos mitos foram construídos até 1973 na sua ultima edição válida para o campeonato mundial. Eram três os circuitos projetados por seus idealizadores,  Grande, Médio e Piccolo Madonie. A partir de 1948 apenas o circuito Piccolo Madonie de 72km foi utilizado e a corrida era realizada em 10 voltas num total de 720km. 
Entre tantos mitos, a Porsche à partir de 1959 construiu uma boa parte de sua história nas pistas pelas estradas da Sicília. Nas fotos apenas os carros das vitorias na geral.

 1959, Edgar Bart/Wolfgang Seidel, Porsche 718 RSK Spyder
 1960, Jo Bonnier/Hans Hermann, Porsche 718 RS60 Spyder, piloto reserva Graham Hill 
 1963, Jo Bonnier/Carlo Maria Abate, Porsche 718 GTR coupé 
 1964, Antonio Pucci/Colin Davis, Porsche 904 GTS
 1966, Willy Mairesse/Herbert Muller, Porsche 906 Carrera6 
 1967, Paul Hawkins/Rolf Stommelen, Porsche 910/8
 1968, Vic Elford/Umberto Magioli, Porsche 908/2
 1970, Jo Sifert/Brian Redman, Porche 908/3

     1973, Herbert Muller/Gijs van Lennep, Porsche Carrera RSR

NT: Após 1973 mais quatro edições da Targa Florio, que não foram válidas para o Mundial de Endurance  e tiveram os seguintes vencedores,

1974    França Gérard Larrousse/Amilcare Ballestrieri       Lancia Stratos
1975    Nino Vaccarella/Arturo Merzario Alfa Romeo 33TT12
1976    Eugenio "Amphicar" Renna/Armando Floridia      Osella PA4-BMW
1977    Raffaele Restivo/Alfonso Merendino          Chevron B36-BMW

Rui Amaral Jr


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

NATAL 2012

Obrigado Agláis, João, Gabriel e Francis, são os votos de minha família e meus para vocês, e acredito que de todo pessoal que está sempre por aqui. Um abração!


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Simplesmente Juan

Para meus amigos Belair, Caranguejo, Juanh e Vasco 


e muitos outros, muitos!

QUINTUPLE

























Sem comentários e nenhuma identificação, apenas um pouco das fotos que tenho arquivadas do incrivél Fangio. Algumas recebidas dos milhares de e-mails trocados com o Caranguejo, outras digitalizadas de meus arquivos.
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segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

UMA FORMULA PARA O BRASIL


  
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Mostrei antes o lançamento da categoria e regulamento, e fui buscar na Quatro Rodas Digitalizada suas primeiras corridas.  No primeiro ano a Formula Ford já teve um campeonato gaúcho e o brasileiro, que foi composto de quatro corridas. No brasileiro se destacaram dois pilotos que já estavam nas pistas à um bom tempo, Chico deveria ter por volta de 29 anos e Pedro era mais velho.
À partir do segundo ano alguns novos talentos começavam a aparecer, entre eles Alex Dias que chegou à Formula Um e Clovis Moraes excelente kartista gaúcho. 
O custo da categoria era relativamente baixo, o que ao longo dos anos em que ela existiu, possibilitou que vários pilotos começassem seus caminhos através dela.
Para mim um campeonato épico foi o de 1978, vencido por Amedeo Ferri que corria com orçamento reduzidíssimo e com a ajuda apenas de sua mulher Elza nas corridas.
Abaixo vejam alguns nomes da F.F que chegaram à Formula Um, Formula Indy e outras categorias do automobilismo internacional.
Hoje o que precisamos no Brasil é uma ou duas categorias semelhantes como disse o Chico Lameirão. Uma com os vários motores 1.000cc, que hoje existem aqui no Brasil e outra com motores 1.600cc, ambas com pneus radias.
Para que isto volte à acontecer, precisamos uma mudança radical em nossas autoridades e legislação esportiva, que as categorias tenham prêmios de largada e chegada e a devida divulgação em nossa imprensa, coisa que nossos dirigentes atuais parecem querer ignorar!
Imaginemos hoje, com a grande quantidade de montadoras que temos por aqui, aqui enorme quantidade de revendas, e podemos imaginar um grid lotado, apoio da imprensa, e muitas empresas investindo. Emprego para nossos preparadores e mecânicos, e uma grande maneira de revelar novos talentos.

NT: Em 1972 eu tive vontade de correr de F. Ford, mas com meus 1.90m e pés tamanho 45, me senti muito desconfortável num desses carros, alguns pilotos quase de meu tamanho tentaram, elevando o Sto Antonio e com outras alterações, mas além de mudar muito o comportamento dinâmico do carro, ficava todo conjunto muito pesado.
Eu magro peso 92 kg, algo no mínimo 30kg a mais que o Chico e uns 40 a mais que o Alex. E entrar num carro de corridas para de cara perder no mínimo um ou dois segundos por volta, nunca foi meu ideal!   

Rui Amaral Jr



 Mestre Crispim e Chico Lameirão






Temporada 1971

1 – Tarumã (RS)            12/09/1971        Francisco Lameirão (SP) – Bino/Hollywood-Shell
2 – Interlagos (SP)        31/10/1971        Pedro Vitor de Lamare (SP) – Bino/Banco SP-Bardahl
3 – Interlagos (SP)        07/11/1971        Francisco Lameirão (SP) – Bino/Hollywood-Shell
4 – Tarumã (RS)            28/11/1971        Francisco Lameirão (SP) – Bino/Hollywood-Shell
                                                          
1972

1 – Tarumã (RS)            09/04/1972        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Shelton
2 – Curitiba (PR)           21/05/1972        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Shelton
3 – Tarumã (RS)            12/06/1972        Alex Dias Ribeiro (DF) – Bino/Hollywood
4 – Interlagos (SP)        01/10/1972        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Shelton
5 – Tarumã (RS)            19/11/1972        Alex Dias Ribeiro (DF) – Bino/Hollywood

1973
      
1 – Tarumã (RS)            11/03/1973        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Shelton
2 – Interlagos (SP)        27/05/1973        Alex Dias Ribeiro (DF) – Bino/Hollywood
3 – Curitiba (PR)           17/06/1973        Francisco Lameirão (SP) – Bino/Motorádio
4 – Interlagos (SP)        15/07/1973        Alex Dias Ribeiro (DF) – Bino/Hollywood
5 – Tarumã (RS)            19/08/1973        Alex Dias Ribeiro (DF) – Bino/Hollywood
6 – Interlagos (SP)        07/10/1973        Alex Dias Ribeiro (DF) – Bino/Hollywood
7 – Tarumã (RS)            24/11/1973        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Shelton

1974

1 – Interlagos (SP)        03/08/1974        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Hollywood
2 – Tarumã (RS)            08/09/1974        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Hollywood
3 – Cascavel (PR)         29/09/1974        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Holywood
4 – Tarumã (RS)            20/10/1974        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Hollywood
5 – Goiânia (GO)           27/10/1974        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Hollywood

1975

1 – Interlagos (SP)        02/03/1975        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Hollywood
2 – Tarumã (RS)            26/04/1975        Francisco Feoli (RS) – Bino/Telefunken-Cambial
3 – Brasília (DF)            08/06/1975        Clóvis de Moraes (RS) – Bino/Hollywood
4 – Goiânia (GO)           15/06/1975        Francisco Feoli (RS) – Bino/Telefunken-Cambial
5 – Tarumã (RS)            31/08/1975        Clóvis de Moraes  (RS) – Bino/Hollywood
6 – Interlagos (SP)        26/10/1975        Raul Natividade Jr. (SP) – Bino/Caltabiano Ford

1976

1 – Goiânia (GO)           09/05/1976        Ricardo Lenz (SP) – Bino-TB/Vicsa-Perfect Circle
2 – Brasília (DF)            27/06/1976        José Pedro Chateaubriand (SP) – Avallone/Brahma
3 – Tarumã (RS)            29/08/1976        Walter Soldan (RS) – Bino/Casa das Lâmpadas
4 – Cascavel (PR)         19/08/1976        Amedeo Ferri (RS) – Bino/Rádio Pampa
5 – Guaporé (RS)          17/10/1976        Amadeo Campos (SP) – Bino/Terbrim
6 – Interlagos(SP)         13/11/1976        José Pedro Chateaubriand (SP) – Avallone/Brahma

1977

1 – Guaporé (RS)          24/04/1977        Amedeo Ferri (RS) – Bino/Wiskão-Bondinho
2 – Tarumã (RS)            15/05/1977        Fábio Bertolucci (RS) – Bino/Malhas Annerose
3 – Brasília (DF)            12/06/1977        Arthur Bragantini (SP) – Bino/ACP-Charly
4 – Cascavel (PR)         24/07/1977        Jayme Figueiredo (RJ) – Bino/Royal Air Maroc
5 – Goiânia (GO)           21/08/1977        Arthur Bragantini (SP) – Bino/ACP-Charly
6 –  Jacarepaguá(RJ)     16/10/1977        Jayme Figueiredo (RJ) –Bino/Royal Air Maroc
7 – Interlagos (SP)        11/12/1977        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gledson-ACP-Charly
8 – Interlagos (SP)        16/12/1977        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gledson-ACP-Charly

1978


1 – Guaporé (RS)          19/03/1978        Amedeo Ferri (RS) – Bino/Relógios Yema
2 – Cascavel (PR)         07/05/1978        Amedeo Ferri (RS) – Bino/Relógios Yema
3 – Brasília (DF)            07/08/1978        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gledson
4 – Goiânia (GO)           03/09/1978        Maurizio Sandro Sala (SP) – Avallone/Rodas Scorro
5 – Jacarepaguá(RJ)      05/11/1978        Fernando Ribeiro (DF) – Polar/Casa Planeta Pneus
6 – Interlagos (SP)        25/11/1978        Amedeo Ferri (RS) – Bino/Relógios Yema-Heliar-Inpel

1979

1 – Interlagos (SP)        29/04/1979        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gledson-Coca Cola
2 – Cascavel (PR)         06/05/1979        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gledson-Coca Cola
3 – Tarumã  (RS)           03/06/1979        Luís Alberto Ribeiro de Castro (RS) – Bino/Laênio
4 – Jacarepaguá(RJ)      08/07/1979        Eduardo Cardoso (RJ) – Avallone/Staroup
5 – Jacarepaguá(RJ)      07/09/1979        Rui Croce Guimarães (RJ) – Bino/Bardahl
6 – Goiânia (GO)           14/10/1979        Cláudio Mueller (RS) – Bino/Particular
7 – Interlagos (SP)        02/12/1979        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gledson-Coca Cola

1980

1 – Interlagos (SP)        27/04/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
2 – Cascavel (PR)         18/05/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
3 – Brasília (DF)            08/06/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
4 – Jacarepaguá(RJ)      06/07/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
5 – Tarumã (RS)            03/08/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
6 – Guaporé (RS)          10/08/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
7 – Goiânia (GO)           21/09/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil
8 – Interlagos (SP)        09/11/1980        Arthur Bragantini (SP) – Bino/Gedore-Transbrasil

1981

1 – Interlagos (SP)        12/04/1981        Maurizio Sandro Sala (SP) – Bino/Particular
2 – Cascavel (PR)         10/05/1981        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/ Iec-Rollei-Bagunça
3 – Brasília (DF)            14/06/1981        Walter Soldan (RS) – Bino/Particular
4 – Goiânia (GO)           28/06/1981        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Importadora Americana
5 – Jacarepaguá(RJ)      26/07/1981        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Importadora Americana
6 – Tarumã (RS)            23/08/1981        Luís Alberto  Ribeiro de Castro (RS) – Bino/Smirnoff
7 – Guaporé  (RS)         30/08/1981        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Importadora Americana
8 – Interlagos (SP)        04/10/1981        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Importadora Americana

1982

1 – Guaporé (RS)          18/04/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans
2 – Tarumã (RS)            25/04/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans
3 – Interlagos (SP)        31/05/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans
4 – Brasília (DF)            25/07/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans
5 – Goiânia (GO)           01/08/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans
6 – Cascavel (PR)         19/09/1982        Afonso Rangel (PR) – Bino/Raven-Abrasil-Neneco
7 – Jacarepaguá(RJ)      03/10/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans
8 – Interlagos (SP)        21/11/1982        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Lee Jeans

1983

1 – Guaporé (RS)          17/04/1983        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Particular
2 – Tarumã (RS)            24/04/1983        Egon Herzfeldt (RS) – Bino/Particular
3 – Interlagos (SP)        15/05/1983        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/Fila-Novocar Ford
4 – Cascavel (PR)         12/06/1983        Edgar Favarin (PR) – Bino/Eucatur-Colortest-Trento
5 – Interlagos (SP)        21/08/1983        Ernesto Zogbi (SP) – Bino/Santo Amaro Automóveis
6 – Jacarepaguá(RJ)      28/08/1983        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/Fila-Novocar Ford
7 – Goiânia (GO)           27/11/1983        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/Fila-Novocar Ford
8 – Brasília (DF)            04/12/1983        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/Fila-Novocar Ford

1984

1 – Goiânia (GO)           01/07/1984        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/Olympikus-Novocar
2 – Brasília (DF)            08/07/1984        Luís Carlos Furtado Silveira (RS) – Bino/Particular
3 – Interlagos (SP)        12/08/1984        João Alfredo Ferreira (RS) – Bino/Olympikus-Novocar
4 – Tarumã (RS)            23/9/1984         Luís Carlos Furtado Silveira (RS) – Bino/Particular
5 – Tarumã (RS)            27/10/1984        Luís Carlos Furtado Silveira (RS) – Bino/Particular
6 – Guaporé (RS)          18/11/1984        Roque Bruxel (RS) – Muffatão/Manlec-Provok
7 – Jacarepaguá (RJ)     09/12/1984        Roque Bruxel (RS) – Muffatão/Manlec-Provok
8 – Interlagos (SP)        15/12/1984        Roque Bruxel (RS) – Muffatão/Manlec-Provok

1985
                                                                                                                                                
1 – Goiânia (GO)           26/05/1985        Serge Buchrieser (RS) – Muffatão/Kibon-Mobil
2 – Brasília (DF)            02/06/1985        Serge Buchrieser (RS) – Muffatão/Kibon-Mobil
3 – Interlagos (SP)        23/06/1985        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Kwikasair
4 – Tarumã (RS)            18/08/1985        Serge Buchrieser (RS) – Muffatão/Kibon-Mobil
5 – Jacarepaguá (RJ)     22/09/1985        Milton Sperafico (PR) – Muffatão/Agrícola Sperafico
6 – Interlagos (SP)        27/10/1985        Serge Buchrieser (RS) – Muffatão/Kibon-Mobil
7 – Guaporé (RS)          24/11/1985        Amadeo Campos (SP) – JQ-Reynard/Particular
8 – Tarumã (RS)            01/12/1985        Amadeo Campos (SP) – JQ-Reynard/Particular

1986

1 – Florianópolis(SC)     30/03/1986        Jindra Kraucher (SP) – JQ-Reynard/Sotratel
2 – Goiânia (GO)           04/05/1986        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar
3 – Brasília (DF)            11/05/1986        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar
4 – Tarumã (RS)            06/07/1986        Oswaldo Negri Jr. (SP) – JQ-Reynard/Cairu-Ponteio
5 – Interlagos (SP)        10/08/1986        José David (SP) – JQ-Reynard/Piraspuma-Valgrande
6 – Jacarepaguá (RJ)     07/09/1986        Gil de Ferran (SP) – JQ-Reynard/Electrolux-S. Ramos
7 – Guaporé (RS)          12/10/1986        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar
8 – Goiânia (GO)           23/11/1986        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar
9 –Brasília (DF) 30/11/1986        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar

1987

1 – Florianópolis/SC      19/04/1987        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Kwikasair
2 – Interlagos (SP)        24/05/1987        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar
3 – Foz  Iguaçu (PR)     07/06/1987        Gil de Ferran (SP) – JQ-Reynard/Electrolux-S. Ramos
4 – Cascavel (PR)         14/06/1987        Renato Russo (SP) – JQ-Reynard/Microvitam B-12
5 – Guaporé (RS)          19/07/1987        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Disama-Engepar
6 – Jacarepaguá (RJ)     16/08/1987        Gil de Ferran (SP) – JQ-Reynard/Electrolux-S. Ramos
7 – Guaporé (RS)          13/09/1987        Gil de Ferran (SP) – JQ-Reynard/Electrolux-S. Ramos
8 – Interlagos (SP)        18/10/1987        Gil de Ferran (SP) – JQ-Reynard/Electrolux-S. Ramos
9 – Brasília (DF)            22/11/1987        Gil de Ferran (SP) – JQ-Reynard/Electrolux-S. Ramos
10 – Goiânia (GO)         29/11/1987        Domênico Paganoni (SP) – JQ-Reynard/Pizza Benett                                              

1988

1 – Goiânia (GO)           20/03/1988        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
2 – Brasília (DF)            27/03/1988        Christian Fittipaldi (SP) – JQ-Reynard/Philishave
3 – Florianópolis/SC      18/04/1988        Renato Russo (SP) – JQ-Reynard/Hudson-Valvoline
4 – Interlagos (SP)        30/05/1988        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
5 – Guaporé (RS)          12/06/1988        Jefferson Elias (SP) – JQ-Reynard/Nardini-Transfesa
6 – Interlagos (SP)        31/07/1988        Christian Fittipaldi (SP) – JQ-Reynard/Philishave
7 – Tarumã (RS)            21/08/1988        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
8 – Jacarepaguá (RJ)     24/09/1988        Christian Fittipaldi (SP) – JQ-Reynard/Philishave
9 – Interlagos (SP)        31/10/1988        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
10 – Cascavel (PR)        20/11/1988        Djalma Fogaça (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
11 – Foz Iguaçu (PR)     27/11/1988        Christian Fittipaldi (SP) – JQ-Reynard/Philishave

1989

1 – Florianópolis/SC      17/04/1989        Rubens Barrichello (SP) – JQ-Reynard/Arisco
2 – Interlagos (SP)        14/05/1989        Tom Stefani (GO) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
3 – Foz Iguaçu (PR)      18/06/1989        Djalma Fogaça (SP) – Heve/Teba-TNT-Fioratur
4 – Tarumã (RS)            29/07/1989        Tom Stefani (GO) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
5 – Guaporé (RS)          06/08/1989        Tom Stefani (GO) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
6 – Jacarepaguá (RJ)     02/09/1989        Tom Stefani (GO) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
7 – Vitória (ES)             10/09/1989        Tom Stefani (GO) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
8 – Cascavel (PR)         01/10/1989        José Renato Garcia (RJ) – JQ-Reynard/PopCorn
9 – Goiânia (GO)           29/10/1989        Tom Stefani (GO) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
10 – Brasília (DF)          04/11/1989        Ricardo Mattos (RJ) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
11 – Curitiba (PR)          10/12/1989        Ricardo Mattos (RJ) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis

1990

1 – Interlagos (SP)        15/07/1990        Carlos Bonetti (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Bombril
2 – Curitiba (PR)           05/08/1990        Paulo Garcia (GO) – JQ-Reynard/Arisco
3 – Vitória (ES)             09/09/1990        Paulo Garcia (GO) – JQ-Reynard/Arisco
4 – Guaporé (RS)          14/10/1990        Marcello Ventre (RS) – JQ-Reynard/Vega-Novocar
5 – Brasília (DF)            11/11/1990        Walter G. Neto (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Bombril
6 – Goiânia (GO)           18/11/1990        José David (SP) – JQ-Reynard/Jeans Barbatto

1991

1 – Goiânia (GO)           16/06/1991        Walter G. Neto (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
2 – Jacarepaguá (RJ)     07/07/1991        Walter G. Neto (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
3 – Curitiba  (PR)          04/08/1991        Walter G. Neto (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
4 – Vitória (ES)             01/09/1991        Carlos Campos (SP) – Techspeed/Unitec
5 – Brasília (DF)            06/10/1991        Luiz Garcia Jr. (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
6 – Interlagos (SP)        27/10/1991        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Auto Capital
7 – Tarumã (RS)            17/11/1991        Luiz Garcia Jr. (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis
8 – Guaporé (RS)          24/11/1991        Luiz Garcia Jr. (SP) – JQ-Reynard/Texaco-Petrópolis

1992

1 – Florianópolis/SC      03/05/1992        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Auto Capital
2 – Interlagos (SP)        14/06/1992        Norio Matsubara (PR) – JQ-Reynard/Paraná Banco
3 – Goiânia (GO)           19/07/1992        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Auto Capital
4 – Brasília (DF)            16/08/1992        Norio Matsubara (PR) – JQ-Reynard/Paraná Banco
5 – Vitória (ES)             06/09/1992        Norio Matsubara (PR) – JQ-Reynard/Paraná Banco
6 – Tarumã (RS)            11/10/1992        Patrick Prado (DF) – Techspeed/Auto Capital-Brasnil
7 – Guaporé (RS)          18/10/1992        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Auto Capital
8 – Goiânia (GO)           29/11/1992        Norio Matsubara (PR) – JQ-Reynard/Paraná Banco

1993

1 – Tarumã (RS)            09/05/1993        Max Wilson Lima (SP) – Techspeed/Morioka Racing
2 – Interlagos (SP)        30/05/1993        Cristiano Matta (MG) – Techspeed/Texaco-Petrópolis
3 – Florianópolis/SC      20/06/1993        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Auto Capital
4 – Curitiba (PR)           11/07/1993        Max Wilson Lima (SP) – Techspeed/Morioka Racing
5 – Brasília (DF)            15/08/1993        Cristiano Matta (MG) – Techspeed/Texaco-Petrópolis
6 – Vitória (ES)             19/09/1993        Renato Russo (SP) – Techspeed/Banespa-Sachs
7 – Guaporé (RS)          17/10/1993        Cristiano Matta (MG) – Techspeed/Texaco-Petrópolis
8 – Interlagos (SP)        14/11/1993        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Auto Capital
9 – Goiânia (GO)           12/12/1993        Cristiano Matta (MG) – Techspeed/Texaco-Petrópolis

1994

1 – Brasília (DF)            15/05/1994        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Selènia
2 – Interlagos (RS)        05/06/1994        Pedro Bartelle (RS) – Techspeed/Grendene-Rider
3 – Londrina (PR)          24/07/1994        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Selènia
4 – Tarumã (RS)            14/08/1994        Pedro Bartelle (RS) – Techspee/Grendene-Rider
5 – Goiânia  (GO)          11/09/1994        Pedro Bartelle (RS) – Techspeed/Grendene-Rider
6 – Guaporé (RS)          09/10/1994        Marcelo Carneiro (MG) – Techspeed/Selènia
7 – Goiânia (GO)           06/11/1994        Renato Russo (SP) – Techspeed/Selènia-Mirafiori
8 –  Tarumã (RS)           27/11/1994        Giulio Mercury (SP) – Techspeed/Varga-Graal

1995

1 – Goiânia (GO)           11/06/1995        Duda Pamplona (RJ) – Techspeed/ Texaco-JF Racing
2 – Brasília (DF)            18/06/1995        Ricardo Maurício (SP) – Techspeed/LastroG5R
3 – Londrina (PR)          30/07/1995        Duda Pamplona (RJ) – Techspeed/Texaco-JF Racing
4 – Cascavel (PR)         27/08/1995        Ricardo Maurício (SP) – Techspeed/Lastro-G5R
5 – Goiânia (GO)           30/09/1995        Ricardo Maurício (SP) – Techspeed/Lastro-G5R
6 – Goiânia (GO)           01/10/1995        Leonardo Nienkotter (SC) – Techspeed/Vipal
7 – Guaporé (RS)          14/10/1995        Hoover Orsi (MS) – Techspeed/Agroethal-Darci
8 – Guaporé (RS)          15/10/1995        Hoover Orsi (MS) – Techspeed/Agroethal-Darci
9 – Florianópolis/SC      05/11/1995        Juliano Moro (RS) – Techspeed/Frisco-JF Racing
10 – Interlagos (SP)       10/12/1995        Duda Pamplona (RJ) – Techspeed/Texaco-JF Racing

1996

1 – Guaporé (RS)          03/03/1996        Daniel Bartelle (RS) – Techspeed/Telasul-Colombo
2 – Florianópolis/SC      24/03/1996        Fernando Pantani (SP) – Techspeed/LUK-G5R
3 – Londrina (PR)          21/04/1996        Fernando Pantani (SP) – Techspeed/LUK-G5R
4 – Interlagos (SP)        26/05/1996        Juliano Moro (RS) – Techspeed/Arisco-JF Racing
5 – Brasília (DF)            23/06/1996        Juliano Moro (RS) – Techspeed/Arisco-JF Racing
6 – Interlagos (SP)        21/07/1996        Luciano Gomide (SP) – Techspeed/Arisco-Papa Tudo
7 – Cascavel (PR)         04/08/1996        Fernando Pantani (SP) – Techspeed/LUL-G5R
8 – Brasília (DF)            25/08/1996        Thiago Bezerra (SP) – Techspeed/Himafe-Sigra-G5R
9 – Goiânia (GO)           22/09/1996        Daniel Bartelle (RS) –Techspeed/Telasul-Colombo
10 – Curitiba (PR)          13/10/1996        Juliano Moro (RS) – Techspeed/Arisco-JF Racing

Fórmula Ford Classe “B” – Temporada 1993

1 – Tarumã (RS)            09/05/1993        Irineu Camargo (RS) – JQ-Reynard/Spazio Veículos
2 – Interlagos (SP)        30/05/1993        Marcelo Batistuzzi (SP) – JQ-Reynard/Microcamp
3 – Florianópolis/SC      20/06/1993        Marcelo Batistuzzi (SP) – JQ-Reynard/Microcamp
4 – Curitiba (PR)           11/07/1993        Marcelo Batistuzzi (SP) – JQ-Reynard/Microcamp
5 – Brasília (DF)            15/08/1993        Irineu Camargo (RS) – JQ-Reynard/Spazio Veículos
6 – Vitória (ES)             19/09/1993        Daniel Bartelle (RS) – JQ-Reynard/Jogos Bartelle
7 – Guaporé (RS)          17/10/1993        Irineu Camargo (RS) – JQ-Reynard/Spazio Veículos
8 – Interlagos (SP)        14/11/1993        Irineu Camargo (RS) – JQ-Reynard/Spazio Veículos
9 – Goiânia (GO)           12/12/1993        Irineu Camargo (RS) – JQ-Reynard/Spazio Veículos

FORMULA

Muito temos discutido sobre a atual fase de nosso automobilismo, da falta de novos pilotos, das categorias monomarcas e de todos problemas internos que nos tiram a competitividade frente à vários países que apoiam com categorias de base seus pilotos.  
Em 1971 a Ford e Luiz Antonio Greco lançaram a Formula Ford, nela correram pilotos consagrados e novos talentos, na continuidade veio a Formula Super Vê, que continuando a escalada da F.Ford, revelou entre tantos o tri campeão do mundo Nelson Piquet.
Mostro agora o lançamento da F.Ford na revista Auto Esporte de Abril de 1971, e no distante 1971 algo para se pensar para nosso automobilismo atual. 
Quero ressaltar duas categorias que atualmente fazem sucesso no Brasil, a categoria de Formula criada no Rio Grande do Sul e o baita sucesso da Formula VEE de meus amigos Zullino e Joca.  




Clique nas fotos para ampliar, pois digitalizei de um bom tamanho para que todos possam ler.
Tornei BUA de F.Ford , Interlagos




domingo, 16 de dezembro de 2012

Carlo Maria Pintacuda

 Na Alfa Romeo 8C 2900A vencendo as MM de 37
Com Paride Manbelli e acredito Enzo Ferrari comemorando a vitória. 
Carlo Pintacuda e Paride Mambelli na vitória de 37, sob um tempo inclemente e sem os farois, que o deixaram na mão durante toda parte noturna da prova.

Pintacuda com Hellé Nice
Comentando num post anterior, me referi a Pintacuda como não sendo um dos principais pilotos da equipe Ferrari, equipe oficial da Alfa Romeo nos anos pré II Guerra.
Vejam bem, não sou um historiador, apenas um contador de historias, que leu muito desde criança e ainda lê, aprendeu a admirar seus heróis e grandes pilotos, assistiu grandes corridas, e depois nas pistas contracenou com alguns deles. 
De forma alguma desmereci esse grande piloto, e imagino a “paulera” que era participar de uma equipe em que “feras” da estatura de Tazio, Varzi, Farina, Antonio Ascari, Campari, Biondetti e outros tantos, competiam sempre para vencer.

Largada na Gávea
Vencendo

1937 foi um ano de ouro para Pintacuda, pois além de vencer pela segunda vez a Mille Miglia com uma  Alfa Romeo 8C 2.900A, venceu pela primeira vez na Gávea, era a quinta edição da corrida e considerada por muitos a mais importante, derrotando na chuva, de forma impressionante Hans von Stuck e a poderosa Auto Union TipoC. Vitória que repetiria em 1938.   
Ambas vitórias de 1937 foram sob chuva.

A Mille Miglia



A vitória de Pintacuda em 37



Na ótima edição de Nelson Pasini, a vitória de Pintacuda em 1937 na Gávea.



Notem neste vídeo a cena em que o mar bate lá embaixo, pois aí é o Trampolim do Diabo!


A todos os pilotos, que ao mostrarem sua arte, sempre buscam o limite, não importando qual a posição disputam. E a todos meus ídolos, de todos os tempos!


Carlo Pintacuda


De um comentário do Martin no post de ontem lembrei da foto que recebi de meu amigo Claudinho Carignato. É se não me engano de um álbum de uma tia e com dedicatória, um dia vou digitalizar a foto e mostrar. Agora quero deixar ao meu amigão de tanto tempo, e a outros tantos como o Guima, Chapa, Corinthianos como ele,  meus parabéns pela vitória de seu time no mundial de clubes. 

sábado, 15 de dezembro de 2012

Auto Union

 Rudolf Caracciola
 Bernd Rosemeyer
 Mônaco 1936