A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Formula 3 - Anos de ouro...

 

Nada melhor para ilustrar este post que Graham Hil de Brabham batalhando com Jim Clark de Lotus, na F3 em Goodwood, atrá se não me engano Jochen Rindt.
Teleco de March


 Confesso que minha ideia inicial era fazer um apanhado da categoria desde sua criação, porém ando um pouco disperso para pesquisar, mesmo aqui no Histórias, então vou me basear no post anterior quando mostramos meu amigo Teleco – Luiz Antonio Siqueira Veiga – no começo dos anos 1970.

Desde a criação pela FIA – Federação Internacional de Automobilismo - da categoria denominada Formula a partir de 1952, criando então as Formulas 1/2/3/4 e suas variantes, como a nossa icônica Super V, um vasto mercado se abriu para fabricantes de carros, câmbios, motores e demais componentes. Para suprir estes carros várias montadoras homologaram motores para as categorias, e mais preparadores deles começaram a mostrar ao mundo seus potenciais, Novamotor, Cosworth, Holbay, Vegantune e muitos outros. Era um mercado imenso para seus produtos, tanto das montadoras como dos fabricantes de chassis, preparadores e demais envolvidos.

Os fabricantes de carros/chassis brigavam também por este imenso mercado, March, Lotus, GRD, Brabham, Ensign, Merlyn e outras batalhavam neste mercado imenso, onde uma vitória poderia render a venda de centenas de seus produtos.

Para termos uma ideia, apenas no começo da década de 1970, em 1973 para ser mais exato, foram mais de oitenta corridas da F3 apenas na Inglaterra, divididas em vários campeonatos. Em alguns finais de semana mais de duas ou três, tendo os pilotos e equipes decidirem quais eram mais importantes para seus interesses, muitos correndo no sábado em certo campeonato e no domingo em outro em outra pista.

No continente além do Campeonato Europeu mais uma dezena deles, até na então Cortina de Ferro, em 1973 contabilizei mais de cento e tantas corridas.


De meus arquivos da excelente Autosport.


Piers Courage 
Autosport, maio de 1965.
Monza, Ronnie Peterson x Giovani Salvatti.
Dave Willianson, Brabah BT21B e Morris Numm, Lotus 41.
 
Monaco 1975. Toni Brise GRD encontra Alex Dias Ribeiro de March.

Dave Ealker, Wilsinho Fittipaldi, Carlos Pace e ... 



Na época conversei muito com meus amigos que participavam dela, era uma verdadeira loucura, a maioria corria na Inglaterra, imaginem o seguinte. No sábado uma corrida no rapidíssimo Silverstone e no domingo em Outon Park, geralmente corridas de 15/20 minutos, as vezes com duas bterias, com um treino também rápido, isto sem contar as variantes destes circuitos.

O gajo tinha que acertar o carro num dia e no dia seguinte outra vez para um traçado totalmente diferente. Imaginem mexer em asas, amortecedores, barras estilizadoras, pressão de pneus e outros? As equipes maiores tinham esses dados anotados e ao chegarem já partiam mais adaptadas.

Nos anos 1950/60/70/80 era assim essa categoria maravilhosa, sendo que até o final dos anos 60 e começo dos 70 vários nomes que atuavam na Formula Um e já pilotos graduados, participavam dela para promover seus carros, no entretanto sem pontuar para os campeonatos.

 

Era assim...

Emerson e a Lotus de Jim Russel, daí para F.Um e dois mundiais.
Carlos Pace.
Nelson, daí para F.Um e três mundiais.






 

Abraço a todos,

 

Rui Amaral Jr


sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Teleco – Luiz Antonio Siqueira Veiga – 1973 na Formula 3

 

Teleco, March 733 Ford/Novamotor, tendo ao seu lado Sandro Angeleri, diretor da March e um grande incentivador dele, até o final da vida Teleco guardava sua amizade com carinho.

 Provocativo, o Caraguejo – Carlos Henrique Mércio – me envia uma foto do Teleco - Luiz Antonio Siqueira Veiga – em seu March 733 da Formula 3. Logicamente eu sabia quem era o gajo!

Vamos ao que ele contou depois;

Teleco

  “Ninguém melhor do que tu, Rui, que foi o grande amigo e apoiador do Teleco, para contar sobre ele. Prova de Oulton Park: 11ª etapa/ Dia 08/09/73/MCD Lombard North Central.

Crédito das fotos, Arthur Griffin.

Apenas dezesseis carros nessa 11ª etapa. Havia a esperança da participação de alguns pilotos franceses, mas eles não apareceram. Alan Jones foi o pole position, mas já na largada, a disputa ficou entre Richard Robarts e Tony Brise. Teleco bateu o March logo na primeira curva e abandonou, bem como o castelhano Pedro Passadore, que rodou. Brise venceu o pega com Robarts e o japonês Masami Kuwashima completou o pódio. Jones, com problemas de câmbio foi P-4 e Larry Perkins, outro que andou na F1, P-6.”

Carlos Henrique “Caranguejo” Mércio

#7 Mike Wilds-Marche 733 Ford/Holbay na mesma fila Teleco com Angeleri agachado ao seu lado, #14 Tony Rouff, GRD 373 - Ford/Vegantune e #28 Brian Renton, GRD 373 Ford/Holbay. 

Teleco e Angeleri

Fotos Arthur Griffin


Aos amigos, Teleco e Caranguejo.

 

Rui Amaral Jr 

 





segunda-feira, 2 de setembro de 2024

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Histórias...

 


 Meu amigo Zé Carlinhos vinha me falando deste belo projeto há muito, na verdade o nome dele é Carlos, mas eu o chamo de Zé, velho fotógrafo do automobilismo. Numa live ouvir pilotos e outros participantes do automobilismo contarem suas histórias, na verdade abrirem suas vidas. Com perguntas de amigos pré-gravadas e os espectadores fazendo-as ao vivo. Então o Zé se juntou ao Rodrigo Carelli, que já tinha um canal no YouTube onde falava de automobilismo, blogueiro sério, coisa difícil hoje em dia e conhecedor de nosso automobilismo, e hoje levam estas entrevistas que mostram a alma de nosso automobilismo,

Entre outros vou citar meus amigos Luiz Evandro “Águia” Campos, que num show de memória contou por mais de três horas suas aventuras como piloto e outras atividades que teve dentro do automobilismo, do Fabinho Sottomayor e todos outros. 


Abaixo vou deixar o link do canal onde vocês encontram todas entrevistas e na barra lateral um link permanente para o programa, onde vocês poderão vê-las completas.

Link - para o canal.






Como as “lives” são longas, as vezes não conseguimos acompanhar na integra, mas todas estão no canal para sempre, e o bom é que podemos sorvê-las em qualquer tempo disponível, um registro para a história.

Você que tanto batalhou conseguiu Zé.

Ao Rodrigo e ao casal querido Denise e Zé muito sucesso sempre e parabéns.

 

Rui Amaral Jr