A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 12 de janeiro de 2013

12 horas de Sebring 1970




Era a segunda etapa do Campeonato Mundial de Esportes Protótipos, na primeira os Porsches 917K haviam dominado, com o primeiro Pedro Rodriguez/Leo Kinnunen/Brian Redman e o segundo de Jo Siffert e Brian Redman que conduziu os dois carros. A Ferrari com sua 512S chegou em terceiro com  Mario Andretti, Arturo Mesário e Jackie Ickx, apesar deste carro ter feito a pole. Na categoria até 3 litros a Ferrari venceu com o quarto lugar na geral de San Posey e Mike Parkes que pilotaram uma 312P coupe da NART - North American Racing Tean. 
Chega Sebring e a nata do automobilismo mundial estava presente, na categoria Sport até 5.000 eram várias Ferrari, Porsches, os favoritos, Lola, Ford GT40. Na Protótipos até 3 litros, a briga era maior ainda com as Ferrari 312P, Matra-Simca MS650, Alfa Romeo 33/3, Porsche 908/2. 
Eram 83 inscritos, desses treinaram 73 carros e 68 se classificaram para a largada, além dos citados acima eram vários carros das outras categorias, como Abarth, Chevron, Lotus na categoria Protótipos e os inúmeros carros de Turismo como Camaro, Corvette, MG, Porsche, Alfa Romeo, Lancia, Mustang, Javelin, Austin Healey, BMW, Fiat, Volvo...


GRID

A Ferrari 512S de Mario e Arturo
Na largada Revson Porsche 908/2 ao lado a Ferrari 312P da NART  #22 de Mike Parkes/Chuck Parson, #23 outra 312P de Tony Adamowicz/Luigi Chinetti Jr.

Na largada Mario Andretti, Ferrari 512S, faz valer a pole e pega a ponta, como se vê no vídeo, seguido de perto por Jo Siffert, Porsche 917K, numa briga feroz entre dois gigantes. Apesar de estarem pilotando os outros carros vários outros gigantes, entre eles Black Jack de Matra, Pedro Rodriguez de Porsche, Piers Courage de Alfa Romeo, numa lista incrível de grandes nomes, Jo e Mario lutam ferozmente pela ponta.  
Na primeira parada (aos 3 minutos do vídeo) vê-se o desespero de Mauro Forghieri para levar novamente a Ferrari para pista, quando Mario é substituído por Merzario. A noite cai e a 512S de Mario/Arturo, que vinha brigando pela ponta, apresenta problemas de cambio, abandonando. Logo a seguir Mario assume o lugar de Giunti, na 512S #21 de Vacarella/Ignazio Giunti. 
Muitos carros de ponta quebram e para surpresa geral o Porsche 908/2 de Peter Ravson/Steve McQueem, está na ponta e Revson depois de pilotar por mais de 11 horas entrega o carro ao ator, que depois de uma curta permanecia devolve o carro a Revson. À 12 minutos do final o 917K de Siffert/Rodriguez/Kinnunen tem problemas e Mario parte para uma vitória emocionante, disputada desde o inicio da corrida! 

Começo da corrida, Mario e Revson.

RESULTADO





Li muito tempo atrás um depoimento de Mario em que ele conta sobre esta corrida e toda emoção que teve durante as 12 horas. A certa altura comenta a corrida de Revson/McQueen e elogiando a grande tocada de Revson se mostra chateado, pois os alto falantes do autódromo falavam apenas do ator, quando a total  responsabilidade pela tocada era de Revson. Conta ainda que quando foi passar pelo 908/2 pilotado pelo ator estava com um pouco de raiva, mas passou tão rápido por ele que nem notou. Vou transcrever parte deste depoimento que achei em inglês: Mario Andretti wasn’t very happy about McQueen getting so much attention, “I remember they kept announcing, ‘Steven McQueen! Steve McQueen! Steve McQueen!” Andretti said in a phone interview, “They never mentioned Revson, and Revson drove the lion’s share of that race because Steve had a broken foot. Revson was doing a phenomenal job, obviously, but he never got mentioned. So that sort of motivated me somewhat.”

Para Ronaldo, Paulo, Ararê, André e Walter, que acertaram a charada da foto na mosca!

Um abração,


Rui Amaral Jr

QUEM, QUANDO, ONDE?


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

NA CHUVA...


D3-TEP- 1982, todo mundo largou de slick, derrepente um grande toró desaba em Interlagos!
Na primeira foto meu amigo Conde -Luiz Henrique Pankowski- acredito que na entrada do S original, seguido por Tide Dalécio e Aléssio Durazzo no #118...
A seguir eles chegam na Reta dos Boxes e lá estavam fotografando meus amigos Fabiano e seu pai Luiz Guimarães, o Guima...
Depoimento do Duran, até a Nossa Sra Aparecida que meu amigo leva sempre no retrovisor desapareceu, e lá ficou ele rodando sozinho! 

Bruno
Mogames


Durazzo
Durazzo e Tide
Durazzo, Duran e Conde...
Conde

Ferraz e Conde...


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

FERRADURA

Luiz Pereira Bueno e o Bino MK II


Curva deliciosa, saindo da entrada do miolo, ou curva Quatro, chegava-se nela em nossos VW D3 numa boa velocidade em 4ª marcha, em alguns casos em 5ª, acredito que a mais de 190 km/h. Na primeira perna, contornada à direita, logo depois de sua tomada e quase na tangencia, onde havia um balanço, daqueles de tirar o folego, uma leve tirada de pé do acelerador em 4/5ª mesmo, e depois era pendurar firme nos alicates, com um punta taco reduzir para segunda, isso numa linha reta imaginaria de uns 15 metros, na entrada da parte mais longa, feita à esquerda, e logo procurar sua tangencia, que era longa. Acelerando acredito que a contornávamos à uns 130/135 km/h em segunda, para no final dela tocarmos a Zebra de fora já a uns 150 km/h e seguirmos para Subida do Lago.

Luiz Pereira Bueno, tomava a segunda perna de uma maneira diferente, mais aberta, mas aí seria falar/escrever do saudoso ídolo! Um dia quem sabe eu tome coragem...

Marco, Alvaro, Tide, Duran, Amadeu, Clelio e eu.



 Sei que meu amigo Ricardo Mansur está nesta foto, ele depois nos conta aonde!
 Edson Yoshikuma, Arturão, Amadeo...
 Vital Machado, Jr Lara, o Chevette de Edgard de Mello Filho e Bé - Clelio Moacyr Souza - pendurado nos freios e no limite como sempre!
MM 1966, a #18 de Camilo e Celidonio
Alex Silva
  Arturão e Amadeo
Tide, Ferraz e Manzetti
   Arturão, Amadeo, o #80 de Moser e a Brasilia do Dimas 



  
 Mil Milhas 1983, Mike Mercede
  Ricardo Bock no vermelho e Tide Dalécio rodando!
 Super Vê

 O amigo Jose Martins Junior e seu Puma #48
  
 Ricardo Bock
  Bagunça feita por dois amigos, Expedito Marazzi e Jr Lara!
   Conde - Luiz Henrique Pankowski - e Giuseppe Marinelli
  


AS FOTOS DA POLEMICA!
AGORA  A BRIGA VAI CONTINUAR!




Manzetti, Mogames, Bruno, Ferraz, Dalécio e Duran...


Vejam bem senhores, não estou nesta foto, este dia não corri, pois bem, os senhores Luiz Eduardo Duran e José Manuel Ferraz de Moraes se acusaram mutuamente, o Sr Duran, carro #68, dizia que os Sr Ferraz, carro amarelo, o havia colocado para fora da pista, ao que este rebatia dizendo para todos ouvirem que o Sr José Antonio Bruno, carro branco, o havia empurrado na tomada da curva.
Mas eis que das mãos de meus amigos Fabiano e seu pai Luis Guimarães, o Guima, aparece o vídeo em que a mesma cena é mostrada!
Conversando este modesto contador de historias com o Sr J.A.Bruno, a quem trato com uma intimidade apenas de torcedor por piloto de Bruninho, ele sorrindo de lado apenas disse "passei mesmo!"rsrssr
Agora gostaria da abalizada opinião de nossos leitores para dirimir a duvida; de quem é a culpa!
     



Dedico este aos amigos que comigo dividiram as pistas e à longa amizade que com a Graça de Deus tenho com eles, e especialmente ao Ferraz, Duran e Bruninho!

Um forte abraço à todos.

Rui Amaral Jr


NT: Apenas para esclarecer, o Ferraz e Bruninho em recente viagem que fizemos, pararam no meio da Rod. Castello Branco para continuarem a discussão! O Duran e eu nos mandamos!rsrsr