A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MASERATI BIRDCAGE - II


No ano de 1958 o Grupo Orsi e consequentemente a Maserati se encontrava em uma difícil situação financeira , apesar do Campeonato Mundial de Pilotos de Formula I de 1957 quando venceu com Juan Manuel Fangio sua equipe encontrava-se desestruturada . As equipes rivais partiam para construção de chassis monocoque , mas a tecnologia da Maserati eram os chassis tubulares . Ai nasceu essa lenda , esse belíssimo carro.

Stirling Moss e a Birdcage . Em Rouen onde venceu . Birdcage Tipo 60 .

Tipo 60 em Le Mans 1961.Pilotada por Briggs Cunningham e William 'Bill' Kimberley, oitavo lugar. 




Primeiro o Tipo 60 que usava um motor e dois litros, depois o Tipo 61 com motor de três litros.
Seu motor era um quatro cilindros com duplo comando de válvulas no cabeçote , 100 mm de diâmetro por 92 mm de curso com uma cilindrada de 2.890cc e rendia 250 HP à 6.500 rpm . Sua potencia era sem duvida menor que a dos Ferrari e Aston Martin , com cerca de 300 HP mas devido a construção de seu chassi , o carro era cerca de 170 kg mais leve que os rivais .

Seu cockpit , vejam a primorosa construção do chassi em tubos de aço finíssimos .

Com esse carro a Maserati venceu inúmeras corridas , nas mãos de Moss , Dan Gurney , Masten Gregori . Nino Vacarella em dupla com Umberto Magliolli lideraram a Targa Florio de 1959 até terem o tanque furado por uma pedra. Moss e Gurney  venceram com ela ao 1.000 KM de Nurburgring de 1960. Moss venceu também em Cuba.  


O motor doze cilindros na traseira na Birdcage Tipo 64 .

Só que com o desenvolvimento dos chassis monocoques e a falta de verba da equipe para o desenvolvimento foi ficando ultrapassado e no ano de 1960 seu projeto foi descontinuado . Em seu lugar foi desenvolvido o Tipo 64 com motor de doze cilindros na traseira , que nunca conseguiu acompanhar seus rivais já muito adiantados em chassis e motores .



  



Parabéns Fred!

 Hoje deve ter festa em Fortaleza, meu amigo Fred Guilhon que pilota o Planeta Fusca faz aniversário. Parabéns Fred e um abração.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ALGUMAS FOTOS DE GRANDES PILOTOS

Gilles com Ferrari 126C turbo, do jeito que ele está "braceando", deve ser o contorno da Loews, em Mônaco/81. Primeira vitória do Turbo da Ferrari.
Tazio Nuvolari pilota uma Alfa Romeo da Equipe Ferrari em sua segunda vitória nas Mille Miglia em 1933, tendo como companheiro Decimo Compagnoni. É sempre bom ver o Homem do Broche de Tartaruga trabalhando.
Jochen Rindt co Lotus 49 larga na ponta para sua primeira vitória na Formula Um, GP dos EUA, Watikns Glen, ao seu lado Jack Brabham e Grahan Hill na terra. Prova marcante: Rindt vence finalmente e G.Hill fica seriamente ferido num acidente que lhe dará para sempre o andar desengonçado.
Luiz Pereira Bueno, Surtees TS9, GP do Brasil 1973, Interlagos.
José Carlos Pace, Brabham BT 45. JC Pace correu apenas três vezes com esse Brabham em 77. Desconfio que seja Interlagos na foto.
Jim Clark, Lotus 49T, larga para a vitória tendo a seu lado Chris Amon, Ferrari e Jack Brabham, Brabham. Clark numa rara foto onde ele aparece no Lotus "decalcado".Série Tasman/68. Quem venceu?

José Carlos Pace de Surtees, Interlagos. JC Pace de novo, de novo em Interlagos, desta vez 1974. O carro é o inguiável Surtees TS16.
Gilles.GP da Espanha, Jarama/1981. Grande corrida. Gilles aguenta no peito, por pelo menos vinte e cinco voltas a pressão de Laffitte (que aparece na foto), de Watson, Reutemann e De Angelis. Segunda vitória do Turbo Ferrari.
Tazio, vencendo em Monza em duas rodas. 
Clark comemorando com Chapman e a Lotus 33.
Ayrton no GP do Brasil de 1991. 

Os comentários nas fotos são de meu amigo Caranguejo.


domingo, 13 de fevereiro de 2011

SÁBADO

 Ontem o Francisco e eu passeávamos e resolvemos ir ao encontro de nosso amigo Fernando, que estaria na bela pista de autorama para replicas do AER-Campo Belo, logo após chegarmos lá chega o Fernando com sua caixa e seus belos carros. Ele e o Francisco ficaram testando as alterações em vários carros com a ajuda do super solicito Jorge diretor do clube, responsável e construtor da ótima pista. 

Dois bólidos do Fernando.
  
Conversando sobre automobilismo o Fernando e eu descobrimos que não fomos a Interlagos pelo mesmo motivo, absoluta falta de interesse com o que acontece em nossas pista. E pelo visto essa falta não é só nossa, é também de pilotos, equipes e publico. É o estado em que ficou nosso automobilismo de base, e acredito eu culpa de nossos dirigentes.

Leiam o que o Ferraz conta do sábado em Interlagos.

Hoje o Ferraz postou o que viu ontem em Interlagos, suas palavras mostram bem todo estado do que acontece.
Hoje lá em Santa Catarina mais uma etapa do Turimo Clássico e nela corre meu amigo Fabiani. Boa sorte Fabiani estamos aqui esperando pelo resultado. 

Em Santa Catarina quatro senhores de respeito aguardam a largada! Fabiani Gargioni, Francis Trennepohl, Ike Nodari e Jairo Gevaerd.