A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 29 de julho de 2010

ATITUDE VERGONHOSA II

A Jim que nunca precisou de ordem da equipe para ultrapassar ninguem, aqui com Chapman. 
A Gilles que a Ferrari preteriu por Scheckter no titulo de 1979 e continuou a defender a marca com garra e determinação. Foto na CanAm.

Continuar ou não assistindo a Formula Um? Confesso que a idéia já passou por minha cuca, mas antes de tudo sou maluco por automobilismo gosto quando vejo um piloto na classificação andando no limite, ainda hoje me empolgo quando vou a uma pista e vejo e sinto alguém andando forte e rápido, com garra, vontade, não apenas querendo vestir macacão e capacete para aparecer e depois dar umas voltinhas pelo padock com ares de piloto. Compreendo até esses alicatões, tal o fascínio que uma pista de corrida e um carro preparado trazem a qualquer um que admire o esporte. Admiro grandes pilotos, pilotos que batalharam para estar nas pistas, principalmente porque sei quanto é difícil estar no esporte ainda mais se destacar. Com alguns deles tenho amizade, talvez com muitos e gosto muito de conversar sobre o assunto, papos intermináveis, algumas diferenças eternas mas sempre com uma troca saudável informações e conhecimento, e muita fofoca também.
Quem viu e andou na pista perto desses caras pode saber o exato tamanho de suas habilidades, Luiz - Luiz Pereira Bueno -, Guaraná - Alfredo Guaraná Menezes -, Chico - Francisco Lameirão - Paulão - Paulo Gomes - e tantos outros. De meus amigos mais chegados, o Chico não conta pois ele não usa o computador e não vai saber o que escrevi, admiro todo empenho que alguns deles sempre tiveram para estar nas pistas. O Teleco-Luiz Antonio Siqueira Veiga - foi para Inglaterra correr de Formula 3 logo no inicio da carreira e lá andou bem, o Julio Caio - Azevedo Marques - depois de andar bem de SuperVê por aqui tentou a Formula 3 também na Inglaterra e sem equipe retornou apesar de ter andado bem nas poucas corridas que fez. O Jr. - Luiz Carlos Lara Campos Junior - e o Ferraz - José Ferraz - sempre batalhando por um lugar ao Sol. Com os dois corri na Divisão 3 , o Jr deixou escapar varias vezes o titulo da categoria, vencendo e correndo com garra, dando espetáculos.



O Ferraz criando uma categoria, a Formula Super 1.600 para depois de algumas temporadas se tornar campeão dela, com bons desempenhos, vitórias e uma dificuldade constante para se manter correndo, depois tentou a Formula 3.000 mas essa é uma outra história que um dia ele nos conta. Admiro e respeito vários outros amigos que comigo correram e se dou apenas esses como exemplo é porque alem de minha admiração e carinho não vou ter que escutar as broncas e lamurias deles pelo telefone ou pessoalmente.

Julio Caio na F 3, liderado por Brian Henton ele vem no carro #85 do Tean Brasil. Uma história que gostaria de contar quando reencontrar o Julio.

Sei o quanto é difícil se manter nas corridas ainda mais depois de se chegar ao topo, a categoria máxima do automobilismo e por uma equipe de ponta. Dos compromissos extra pista, da difícil batalha de acertar um carro, de como são feitos os contratos entre equipes, pilotos e patrocinadores. Nós aqui no Brasil estávamos mal acostumados, pois desde que Emerson mostrou ao mundo todo seu talento tivemos em seqüência mais dois pilotos espetaculares, ambos com toda sua garra e determinação foram buscar mais seis títulos mundiais. Eram talentos naturais, pilotos de ponta, que em suas épocas batalharam com os maiores, as vezes dentro da própria equipe, e se destacaram. Quem não lembra de Emerson em 1973 campeão do mundo brigando por vitórias com Ronnie Peterson, depois de Senna com o campeão Francês, tipo parecido com Alonso e Schummi.
Senna se foi, como Clark, Rindt e tantos outros, no lugar que era dele de direito, na ponta, e a mídia televisiva, essa mídia que distorce e fala tanta bobagem, não tem nenhum compromisso com a verdade, só com interesses comercias, precisava urgentemente “encontrar” outro grande campeão.
Aí entra Rubens Barichello que vinha fazendo uma boa carreira, mas sem ser uma Brastemp, sem o mesmo carisma de Ayrton, muito menos a grande bota, cai na armadilha e tenta ocupar um lugar que não era o seu. Piloto competente ele sempre foi, talvez até rápido mas sem carisma para substituir os três grandes campeões. Acreditou nos papagaios de pirata e quase fica pelo meio do caminho, hoje na Willians acredito que se achou e faz talvez a melhor temporada de sua carreira.
No meio disso tudo a Ferrari. Ah! A Ferrari! Sua proprietária a FIAT tem no Brasil o seu segundo mercado e sem duvida alguma o mais lucrativo, talvez a China nos suceda um dia mas lá a competição é mais acirrada e o preço dos carros não é absurdo como aqui. Precisando um piloto Brasileiro seu caminho natural era o Barichello que foi para lá com ninguém menos que o Alemão, pupilo do Sr. Briattore, bi campeão do mundo com manobras “arriscadíssimas”, num esquema montado pela equipe com Jean Todd como chefão e Ross Brawn como principal projetista/estrategista. No ano anterior acredito que a equipe tenha jogado fora o campeonato de Irvine por não ter o mínimo interesse comercial nele. Chega Barichello e nossa imprensa bradava aos quatro ventos que vinha em condições de igualdade com Schumacher etc. etc. e tal. Eu e muita gente sabíamos a verdadeira posição dele na equipe e a sucessão de vexames dele lá mostrou a verdade. Muitos falam da Áustria e as outras? Brasil quando faltou combustível, Indianápolis no reabastecimento e inúmeras outras vezes.
Sai Barichello e vem o “irmãozinho” de Schummi, o Massa, piloto representado por Nicolas Todd e contratado por seu pai para a equipe. Começa novamente toda ladainha de nossa imprensa, os papagaios se alvoroçam no poleiro, logo teremos um campeão que nos fará esquecer todos esses anos e de novo etc. etc. e tal. O Alemão se aposenta e no lugar dele entra Haikonenn, herda todo esquema que era do Schummi e apesar de toda vodka se torna campeão do mundo. Massa ainda acompanha o Finlandês, anda nos mesmos tempos e quase vence o titulo em 2008. Mas aí chega o Espanhol, bi campeão do mundo, começa colocando tempo no Brasileiro e se impondo como na entrada dos boxes na China.
Até o lamentável episodio do GP da Alemanha quando não querendo se arriscar numa ultrapassagem, dá para quem quisesse ouvir uma ordem para que Massa abra o caminho a ele, já que tem todos privilégios da equipe. E o “irmãozinho” de Schummi obedece, faz cara feia mas obedece, ganha milhões para isso, obedecer e se curvar ao Espanhol, aceitar as mais absurdas ordens da equipe sem contestar.
Não vou comentar o que disseram Montezemolo e todos envolvidos, seria jogar perolas aos porcos, mas espero da FIA uma punição exemplar aos dirigentes, pilotos e equipe. Para o bem não apenas da Formula Um mas de todo e qualquer lugar onde tenha uma pista e se pratique o automobilismo.



Dedico esta postagem a todos meus amigos que escreveram sobre o tema até com mais propriedade que eu e com a mesma indignação: Cezar, Francis, Rafa, Mauricio, Zullino, Joel e Fernando. Aos amigos que comentaram o post anterior. 
E a meus amigos que dividiram comigo grids, quebras, frustrações e vitórias nessa carreira tão difícil quanto apaixonante.


PS: O Joca acaba de postar um texto do Ricardo Achcar imperdivel para quem conhece e gosta de automobilismo.  http://mestrejoca.blogspot.com/2010/07/com-palavra-ricardo-achcar.html .
Um abraço aos dois.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

João

" Rui é a Sueli irmã do João, você está ocupado?" Claro que não estava, ainda mais para atender a irmã de meu amigo. Confesso a vocês que fiquei emocionado, depois de muito tempo voltava a conversar com alguém da família dele, ela tenta agradecer dizendo que gostou do que escrevi sobre ele e da minha lembrança. Ora Sueli o João foi um amigão e nós, Duran, Ferraz e Conde que convivemos com ele temos sempre em nossas lembranças os momentos e aventuras vividos. Eu é que  agradeço o carinho e deixo a D. Nina mãe do João, a você, Deborah sua filha, Sergio, Ricardo e Paula filhos do João  meu abraço mais carinhoso e um beijo, que tenho certeza que também são do Duran, Ferraz e Conde.  






João, Orlando, Ferraz e Bruno.

João nas Mil Milhas em foto de meus amigos Fabiano e Luiz Guimarães.

Neste link algumas das postagens em que cito meu amigo.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

ATITUDE VERGONHOSA

Lauda no GP da Alemanha em Nurburgrig 1976. Até ele achou a atitude vergonhosa. 

Até que a corrida estava boa, Massa aproveitou a bobeada de Wettel, que preocupado em cortar o caminho de Alonso perdeu a primeira posição para os dois. Acredito que as Ferraris estavam mais rápidas e a pole de Wettel foi a custa de um erro de Alonso e a sorte do super habilidoso Alemão.
No comecinho Massa abre de Alonso preocupado em segurar Wettel, e quando o Espanhol percebe que a corrida é entre ele e Massa vai para cima do Brasileiro, nessa hora aparece aquela conversinha estranha entre a equipe e Alonso. Pensei cá com meus botões na troca de pneus a equipe vai achar um jeito de colocar Alonso na frente de Massa, mas não conseguiram e ele seguiu na ponta. De repente a pantomima, a descarada ordem para Massa ceder a ponta a Alonso, numa atitude para dizer o mínimo descabida.
Ora já escrevi aqui umas mil vezes Barrichelo sempre foi segundo de Schummi a despeito do que falavam aqui no Brasil e Massa nunca foi o primeiro da Ferrari, muito menos correu em condições de igualdade com seus três parceiros, Schummi, Kimi e Alonso. Ora quando Schummi saiu da Ferrari todo esquema dele foi herdado por Kimi Raikkonen, e Massa ficou com o de Barrichello, quase vence um mundial, mas com a chegada do Espanhol foi relegado a segundo piloto até porque nunca foi tão rápido quanto ele.
Agora é domingo 19h e estou sem Internet e ainda não recebi a News Letter da Ferrari e nem sei de noticia alguma, mas sei que a atitude foi vergonhosa de todas as partes, primeiro a pantomima da equipe com Alonso e depois a atitude de Massa permitindo que lhe tomassem a ponta sem nenhuma briga. Sei que ele nunca virá a publico contar a verdade, que Alonso tem posição de primeiro piloto que ele é assalariado e ganha uma baita grana para fazer isso mesmo. Sinto apenas vergonha e saudades, uma baita saudades de nossos grandes pilotos desde seu Chico passando pelos grandes Emerson, Nelson e Ayrton que alem de se imporem na pista se impunham como homens.
Desculpem meus amigos Ferraristas, mas creio que a equipe Italiana deveria levar uma severa punição, até porque a corrida ia ser muito interessante com uma briga entre os três pela ponta, para que as atitudes da era Schummi não se repitam. Uma punição não apenas para a equipe mas também para seus dois pilotos.
Escrevo como já disse sem ter noticia alguma, agora 19:36 e aguardo as noticias e a News Letter da Ferrari, mas é isso que penso dessa atitude vergonhosa.
Na Indy ao contrario da F Um uma decisão tomada em segundos tirou vitória que Castroneves obteve na pista sobre o rapidíssimo Will Power, não achei que ele tenha mudado de trajetória como afirmam os fiscais, ainda mais numa pista com a largura de mais de cem metros, tomou a curva prejudicado e soube com garra manter a primeira posição.
Vamos aguardar os acontecimentos, ainda mais que a FIA multou a Ferrari e marcou o julgamento para Setembro e na Indy nada ainda decidido.

NT: Segunda 14:26 tudo como antes e não mudo uma virgula do que escrevi ontem.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

DIVISÃO III

Recebi do Jr os recortes de revistas e jornais, logo vou digitalizar todos textos e mostrar na integra. Talvez a Divisão Três seja a categoria mais lembrada pelos fãs mesmo depois de tanto tempo, nas fotos o Jr, Arturo Fernandez, Amadeu Campos, Edson Yoshikuma numa corrida noturna vencida pelo Arturo. 

Jr Lara Campos, Arturo Fernandes e Amadeu Campos
No podium Amadeu Campos, Jr Lara, Edson Yoshikuma e Arturo Fernandes. Se eu não coloco uma foto sua no alto do podium ele reclama. Obrigado Jr e um abraço.