Escrevi sobre esta corrida em 2013, foi quando a Ferrari 512S bateu os 917, mas mais que isto foi a corrida de um Piloto, ou melhor dizendo dois, pois Mario e Peter fizeram a diferença, sendo que Mario dividiu a 512S com os grandes Ignazio Giunt e Nino Vacarella, e Peter que em parceria com o ator teve que pilotar 11.39h.
Acima de tudo escrevi este post principalmente para mostrar que grandes pilotos fazem a diferença!
Então meu amigo Ze Carlinhos me chamou atenção para participação de uma dupla mais que curiosa pilotando uma Matra, os grandes Dan Gurney & Fraçois Cevert. Abaixo mostro a foto que o Ze Carlinhos encontrou no Face e a foto do excelente site Racing Sports Cars, sempre uma fonte de pesquisa confiável.
Valeu Ze.
Abaixo o texto que postei em 2013 com mais algumas fotos.
link
Rui Amaral Jr
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Foto Louis Galanos- Dan Gurney pilota a Matra-Simca MS659 na foto encontrada pelo Zé Carlinhos.
Foto Dave Kutz - Racing Sports Cars
Notem que Dan bem mais alto que a grande maioria dos pilotos fica com o capacete bem acima do Sto Antonio.
#48 Porschge 908/2 Peter Revson ao lado da Ferrari 312P da NART #22 de Mike Parkes/Chuck Parson, #23 outra 312P de Tony Adamowicz/Luigi Chinetti Jr, e outro Porsche 908/2 de Hans Laine e Gijs van Lennep.
Era a segunda etapa do Campeonato
Mundial de Esportes Protótipos, na primeira os Porsches 917K haviam dominado sendo
os primeiros Pedro Rodriguez/Leo Kinnunen/Brian Redman e o segundo de Jo
Siffert e Brian Redman que conduziu os dois carros. A Ferrari com sua 512S
chegou em terceiro com Mario Andretti,
Arturo Mesário e Jackie Ickx, apesar deste carro ter feito a pole. Na categoria
até 3 litros a Ferrari venceu com o quarto lugar na geral de San Posey e Mike
Parkes que pilotaram uma 312P coupe da NART - North American Racing Tean.
Chega Sebring e a nata do
automobilismo mundial estava presente, na categoria Sport até 5.000 eram várias
Ferrari, Porsches, os favoritos, Lola, Ford GT40. Na Protótipos até 3 litros, a
briga era maior ainda com as Ferrari 312P, Matra-Simca MS650, Alfa Romeo 33/3,
Porsche 908/2.
Eram 83 inscritos, desses treinaram
73 carros e 68 se classificaram para a largada, além dos citados acima eram
vários carros das outras categorias, como Abarth, Chevron, Lotus na categoria
Protótipos e os inúmeros carros de Turismo como Camaro, Corvette, MG, Porsche,
Alfa Romeo, Lancia, Mustang, Javelin, Austin Healey, BMW, Fiat, Volvo...
Na largada Mario Andretti, Ferrari
512S, faz valer a pole e pega a ponta, como se vê no vídeo, seguido de perto
por Jo Siffert, Porsche 917K, numa briga feroz entre dois gigantes. Apesar de
estarem pilotando os outros carros vários outros gigantes, entre eles Black
Jack de Matra, Pedro Rodriguez de Porsche, Piers Courage de Alfa Romeo, Gurney
& Cevert de Matra, numa lista incrível de grandes nomes, Jo e Mario lutam
ferozmente pela ponta.
Na primeira parada (aos 3 minutos do
vídeo) vê-se o desespero de Mauro Forghieri para levar novamente a Ferrari para
pista, quando Mario é substituído por Merzario. A noite cai e a 512S de
Mario/Arturo, que vinha brigando pela ponta, apresenta problemas de cambio,
abandonando. Logo a seguir Mario assume o lugar de Giunti, na 512S #21 de
Vacarella/Ignazio Giunti.
Muitos carros de ponta quebram e para
surpresa geral o Porsche 908/2 de Peter Ravson/Steve McQueem, está na ponta e
Revson depois de pilotar por mais de 11 horas entrega o carro ao ator, que
depois de uma curta permanecia devolve o carro a Revson. À 12 minutos do final
o 917K de Siffert/Rodriguez/Kinnunen tem problemas e Mario parte para uma
vitória emocionante, disputada desde o inicio da corrida!
Foto Dave Kutz - Chevrolet Camaro V8 4.997cc de John Tremblay/Bill
McDill , largou em 32º e chegou na 18ª posição.
Foto Louis Galanos - Racing Sports Cars - Alfa Romeo Giulia Spider 1.750cc de Paul Spruel/Wilbur
Pickett, largou em 68º lugar e não terminou por problemas elétricos.
Foto Dave Kutz - AMC/AMX - motor Rambler V8 6.380cc, de Bruce Morehead/Milo Vega largou em 58º não terminou.
Foto Louis Galanos - Chevrolet Corvette, V8 7.000cc - #1 de Tony
DeLorenzo/Dick Lang largou em 25º e chegou em 10º. #2 de Jerry
Thompson /John Mahler largou em 23º e chegou em 20º.
Li muito tempo atrás um depoimento de
Mario em que ele conta sobre esta corrida e toda emoção que teve durante as 12
horas. A certa altura comenta a corrida de Revson/McQueen e elogiando a grande
tocada de Revson se mostra chateado, pois os alto falantes do autódromo falavam
apenas do ator, quando a total
responsabilidade pela tocada era de Revson. Conta ainda que quando foi
passar pelo 908/2 pilotado pelo ator estava com um pouco de raiva, mas passou
tão rápido por ele que nem notou. Vou transcrever parte deste depoimento que achei em inglês: Mario
Andretti wasn’t very happy about McQueen getting so much attention, “I remember
they kept announcing, ‘Steven McQueen! Steve McQueen! Steve McQueen!” Andretti
said in a phone interview, “They never mentioned Revson, and Revson drove the
lion’s share of that race because Steve had a broken foot. Revson was doing a
phenomenal job, obviously, but he never got mentioned. So that sort of motivated me somewhat.”
"Mario Andretti não ficou muito feliz
com o fato de McQueen ter recebido tanta atenção: “Eu lembro que eles continuaram
anunciando: 'Steven McQueen! Steve McQueen! Steve McQueen! ”Andretti disse em
uma entrevista por telefone:“ Eles nunca mencionaram Revson, e Revson liderou a
maior parte da corrida porque Steve tinha um pé quebrado. Revson estava fazendo
um trabalho fenomenal, obviamente, mas ele nunca foi mencionado. Então isso
meio que me motivou um pouco. ”
NT: Traduzi através do tradutor do Google.
Para Ronaldo, Paulo, Ararê, André e
Walter e Zé Carlinho.
Rui Amaral Jr.
Rui Amaral Jr.