GP da Bélgica 1966
Spa-Francorchamps
Stewart e a BRM
Fala aheee,,,Grandalhão....
Como vc pediu no post do Facebook, vou "TENTAR" explicar uma MANIA que o Jackie Stewart pegou na F1.
E essa mania começou justamente nesse GP em SPA. Naqueles tempos, SPA tinha 14 km de extensão, pista pra lá de desafiadora. Junto com Nurburgring e Clermont Ferrand, eram adoradas e veneradas pela grande maioria dos pilotos. Jackie Stewart tinha feito o 3º tempo nos treinos com a sua BRM. Graham Hill seu companheiro de time conseguiu apenas o 9º tempo. Na largada para o GP , cujo pole position foi o inglês John Surtees com Ferrari, chovia muito no outro lado do circuito , parte inclusive que não é mais utilizada no circuito atual que é de 7 km. Na área da largada estava seco ainda.
Dada a largada todos partiram sem problemas, mas chegando em uma área que se chama Masta Straight, Bob Bondurant, Jackie Stewart , Jo Bonnier, Mike Spence , sairam da pista depois de pegar um aquaplaning. De todos , sobrou para Stewart que ficou preso no cockpit da BRM depois de o carro cair numa vala e entortar o chassi.Olhem a cena. Tanques cheios, depois da porrada, racharam os tanques e vazou gasolina para tudo qto é lado. E Stewart preso . Uma faísca e tudo iria para o beleléu. A seguir chegou Graham Hill que tinha rodado tb, saiu do carro e foi ajudar Jackie , desistindo da corrida em prol do companheiro. Pegou algumas ferramentas , chaves de boca para tirar o volante , com alguns moradores locais, e com a ajuda de Bonnier, Bondurant, Spence, conseguiram tirar o Jackie das ferragens.
Logo após a rodada e antes da panca Stewart olha para trás...
O carro de Jo Bonnier pendurado...
Rindt e Surtees...
A largada...
Eau Rouge, Big John, Rindt, Black Jack, Surtees, Stewart...
Gurney
Rindt
Surtees
A partir desses acontecimentos, Jackie Stewart , passou a colocar em seus carros duas chaves de boca para tirar o BENDITO volante se alguma coisa acontecesse.....E foi tb a partir desse acidente que ele iniciou a sua cruzada em pról da segurança no automobilismo. Tanto carros, pilotos e circuitos , tudo era vistoriado. Várias e várias propostas de melhorias em prol da segurança foram introduzidas na Fórmula 1. Macacão anti chamas, cinto de segurança de 3 pontos, capacetes inteiriços, caminhão hospital, áreas de escape, guard rails, equipes de bombeiros e salvamento, helicópteros, são alguns dos itens que Jackie Stewart conseguiu para tornar as corridas mais seguras.
1968, Stewart e a Matra em Zandvoort
Jackie foi Presidente da GPDA ( Grand Prix Drivers Association) por anos a fio.Lembro bem que seu maior algoz , foi Jack Ickx que depois daquele pavoroso acidente na 1ª volta do GP da Espanha em 1970 , quando depois de albarrado por Jackie Oliver seus carros pegaram fogo e Ickx ficou preso na Ferrari, sendo salvo por Oliver e os bombeiros , mudou radicalmente de opinião.
Por essa preocupação toda em prol da segurança, Jackie Stewart foi chamado de covarde na época, mas a sua resposta ele deu dentro das pistas. Conquistou 3 títulos mundiais (1969/71/73) dois vices ( 1968/72) , sem que nem o acidente e nem muito menos a sua cruzada pela segurança , influenciassem na sua "tocada" nas corridas.
E assim foi escrita mais uma pagina pitoresca no automobilismo mundial.
Abçssss,,, querido Grandalhão.
Ronaldo Nazar