A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

1961...

 

Phil...

... os motores da F.Um mudariam novamente, dos 2.500cc passariam à 1.500cc. A pequena Cooper com seu motor Climax V8, traseiro entre eixos, havia dominado amplamente a categoria nos anos 59 e 60, vencendo com Jack Brabham, Bruce McLaren, Stirling Moss. Das dezessete corridas dessas duas temporadas não venceu em apenas três, sendo que em 1960 apenas não venceu em Monza. Neste ano os três primeiros lugares no Mundial de F.Um foram da Cooper,  quando o grande Black Jack Brabham arrasou, tendo como vice seu jovem companheiro Bruce McLarem e em terceiro Moss.

Para este ano Il Drake tinha uma carta na manga! A fabulosa 156 Shark Nose, uma jóia que seria tocada por uma grande equipe com quatro carros, sendo que em Monza foram cinco.

Wolfgang Von Trips, Phil Hill e Richie Ginther o trio principal, e se juntavam a eles em algumas corridas Giancarlo Baghetti, Willy Maresse, Ricardo Rodriguez e Olivier Gendebien, este último com a 156 amarela inscrita pela Equipe Nationale Belge.  

A concorrência também vinha forte, e ao contrário da Ferrari que apostava num chassi tubular, já vinha com a tendência que perduraria por décadas, chassis em folhas de alumínio duplas recheadas com anteparos – honey comb -, principalmente os ingleses com o avanço que sua aviação de guerra havia conquistado nos anos anteriores. Principalmente a Lotus, do mago Colin Chapman, no começo com a Lotus 18, depois 21, motor Climax V8.  


Monaco

Moss vence.

Ginther deu trabalho, largou ao lado de Moss, foi a melhor Ferrari da equipe.

Quebrado na Gare, Big Jonh desce de seu carro.

 

Willy Mairesse, foto de outra corrida, no novo padrão de postagem não consegui retirar . 

Phil Hill freia no limite com Bruce embutido, mais atrás outro Hill, aquele que tempos depois seria Mister Mônaco!

Von Trips e Triintignant

Classificação final.

#20 Stirling Moss Lotus 18      
#36 Richie Ginther Ferrari 156

#38 Phil Hill Ferrari 156
#40 Wolfgang von Trips Ferrari 156
#4 Dan Gurney Porsche 718
#26 Bruce McLaren Cooper Car Co T55

#42 Maurice Trintignant Scuderia Serenissima T51 

Pole Moss 1`39"100/1000 volta mais rápida Moss e Ginther 1`36"300/1000

  
Zandvoort



Wolfgang von Trips



Classificação final.

#3 Wolfgang von Trips Ferrari 156

#1 Phil Hill Ferrari 156

#15 Jim Clark Lotus 21

#14 Stirling Moss Walker T53

#2 Richie Ginther Ferrari 156

#10 Jack Brabham Cooper Car Co T55

Pole Phil Hill 1`35"700/1000, von Trips com o mesmo tempo, volta mais rápida 1`35" 500/1000 Jim Clark, Lotus 21.


Spa Francorchamps  

Gendebiem lidera as Rossas...

...com sua Rossa amarela.

Classificação final.

#4 Phil Hill Ferrari 156

$2 Wolfgang von Trips Ferrari 156

#6 Richie Ginther Ferrari 156

#8 Olivier Gendebien Ferrari 156

#24 John Surtees Yeoman T53  

#20 Dan Gurney Porsche 718

Pole Phil Hill 3`59"300/1000, volta mais rápida Ginther 3`59"800/1000

https://ruiamaraljr.blogspot.com/2012/03/spa-1961-ferrari-faz-barba-cabelo.html



Reims

Gurney chega colado em Baghetti.

Baghetti perseguido por Bonnier e Gurney, ambos de Porrsche 718.

Clark, Baghetti e Ines Ireland.

Classificação final.

#50 Giancarlo Baghetti Ferrari 156 - 2:14'17.500
#12 Dan Gurney Porsche 718 - 2:14'17.600
#8 Jim Clark Lotus 21
#6 Innes Ireland Lotus 21
#4 Bruce McLaren Cooper Car Co T55

#22 Graham Hill Arthur Owen P48/57 

Pole Phil Hill  2´27"100/1000 e melhor volta 2`24"900/1000.
Baghetti estreava na F.Um.


Aintree

Phil, Bonnier, von Trips e Ginther largam com o mesmo tempo de classificação 1`58"800/1000!
Von Trips.

Clark

Clasificação final

##4 Wolfgang von Trips Ferrari 156
#2 Phil Hill Ferrari 156
#6 Richie Ginther Ferrari 156
#12 Jack Brabham Cooper Car Co T55
#8 Jo Bonnier  Porsche 718
#36 Roy Salvadori Yeoman T53

Pole Phil Hill 1`58""800//1000, volta mais rápida  Tony Brooks BRM P48/57 1`57"800/1000


Nurburgring

Moss recebe a quadriculada na Lotus 18/21 da equipe Rob Walker.

Phil Hill

Classificação final

#7 Stirling Moss Walker 18/21
#3 Wolfgang von Trips Ferrari 156
#4 Phil Hill Ferrari 156
#14 Jim Clark Lotus 21
#18 John Surtees Yeoman T53
#2 Bruce McLaren Cooper Car Co T55

Pole Phil Hill e melhor volta 8`55"200/10000, 8`57'800/1000.

Monza


Primeira volta, no Bankin, as  quatro Rossas seguidas  por Clark, que havia largado com o sétimo tempo.
Von Trips
Não reconheço o local, mas Clark vem à frente, #6 Ginther pendurado já vem com a traseira solta, seguem Phil,  Ricardo Rodriguez e von  Trips.

No final primeira volta, na intensa troca de posições que a rapidíssima Monza proporcionava, média 214 km/h, von Trips acidenta-se na disputa com Clark. Von Trips morre na hora e seu carro atinge espectadores  que estavam na cerca ao  lado da pista  matando  quinze deles, a corrida não  foi interrompida, algo inimaginável nos dias atuais! 
Von Trips liderava o campeonato com 33 pontos contra 29 de seu  companheiro Phil Hill.


Moss, Gurney  e Bonnier.
Phil Hill vence.

Classificação final


#2 Phil Hill Ferrari 156
#46 Dan Gurney Porsche 787
#12 Bruce McLaren Cooper Car Co T55
#60 Jackie Lewis Yeoman T53 16 
#26 Tony Brooks Arthur Owen P48/57
#40 Roy Salvadori Yeoman T53

Pole Wolfgang von Trips 2`46"300/1000, melhor volta Giancarlo Baghetti  2`48" 400/1000, na  segunda volta da corrida. 

Phil Hill é campeão  com 34  pontos  contra  33 de von Trips.


Watkins  Gleen 


A Ferrari não vai aos EUA, luto e uma disputa da FIA  com os organizadores são as  razões. 
Enfim a  Equipe  Lotus vence sua primeira corrida, coisa  que se tornaria corriqueiras nas próximas  duas décadas.

Innes Ireland, Lotus 21.
Dan Gurney,  Porsche  718

Classificação final

#15 Innes Ireland Lotus 21
#12 Dan Gurney Porsche 718
#5 Tony Brooks Arthur Owen P48/57
#2 Bruce McLaren Cooper Car Co T55
#4 Graham Hill Arthur Owen P48/57
#11 Jo Bonnier Porsche 718

Pole ??, melhor volta  Jack Brabham 1´18" 200/100 Cooper T55.

Campeonato


Phil Hill 34
Wolfgang von Trips 33
Stirling Moss 21
Dan Gurney 21
Richie Ginther 16
Innes Ireland 12
Jim Clark 11
Bruce McLaren 11
Giancarlo Baghetti 9

Rui Amaral Jr

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sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

CanAm Road America 1967 - Elkart Lake

 


 Ontem no perfil do Face de meu amigo Ararê a maravilhosa foto da largada  da Road America em Ekart Lake no ano de 1967. Primeiro li que seria 1971 e palpitei errado, me perguntando quem estaria pilotando o carro de Bruce, falecido no ano anterior...

 Pois bem...Em 1966 Big Jonh Surtees e a Lola T70MkII venceram o torneio com folga, tendo Bruce chegado em terceiro, mas sem nenhuma vitória,  com dois segundos  e dois quartos lugares, seu McLaren M1B ainda não era páreo para as Lolas!

 Chega 1967, e em busca dos fartos dolars do torneio Bruce vem com o novo carro de sua fabricação, o M6A Chevrolet, agora numa forte equipe tendo Denny Hulme como parceiro.

 Elkart Lake a primeira corrida do torneio de 1967, com seis corridas, que mostraria aos EUA e ao mundo a genialidade de Bruce. Sua equipe venceria o torneio deste ano e dos próximos quatro!    

GRID

  #4 Bruce McLaren McLaren M6A Chevrolet McLaren Cars Ltd. 2:12.600 174.770

#5 Denny Hulme McLaren M6A Chevrolet McLaren Cars Ltd. 2:12.700
#36 Dan Gurney Lola T70 Mk.3B Ford All American Racers, Inc. 2:14.400
#16 George Follmer Lola T70 Mk.2 Chevrolet Roger Penske Racing Ent. 2:15.700
#6 Mark Donohue Lola T70 Mk.3B Chevrolet Roger Penske Racing Ent. 2:15.800
#26 Chuck Parsons McLaren Elva Mark III Chevrolet Carl Haas Automobile Imports, Inc. 2:16.600
#7 John Surtees Lola T70 Mk.3B Chevrolet Team Surtees Limited 2:16.900
#52 Peter Revson Lola T70 Mk.3 Chevrolet Peyton Cramer, Dana Chev. 2:17.200
#66 Jim Hall Chaparral 2G Chevrolet Chaparral Cars 2:17.400
10º #11 Lothar Motschenbacher Lola T70 Mk.3 Chevrolet Peyton Cramer, Dana Chev. 2:18.600

Bruce larga na pole e quebra, o vencedor Denny Hulme.
  
RESULTADO

#5 Denny Hulme McLaren M6A Chevrolet McLaren Cars Ltd. 50 1:54:53.000 321.869 kms média 168.102
2º      #6 Mark Donohue Lola T70 Mk.3B Chevrolet Roger Penske Racing Ent. 50 1:56:26.000
#7 John Surtees Lola T70 Mk.3B Chevrolet Team Surtees Limited 50 1:56:50.000
#66 Jim Hall Chaparral 2G Chevrolet Chaparral Cars 49
#91 Skip Scott McLaren Elva Mark III Chevrolet Drummond Racing Organization 49
#44 Jerry Hansen McLaren Elva Mark III Chevrolet Jerry Hansen 48
#14 Skip Barber McLaren Elva Mark II Chevrolet Skip Barber 48
#13 Bud Morley McLaren Elva Mark II Chevrolet Morley Racing Team 48
#11 Lothar Motschenbacher Lola T70 Mk.3 Chevrolet Peyton Cramer, Dana Chev. 47
10º #25 Charlie Hayes McKee Mk.7 Oldsmobile Ralph Salyer 47


2º Mark Donohue - Lola T70 Mk3B, equipe Penske.
3º Big Jonh Surtes, Lola T70 Mk3B
Big Jonh venceu uma única corrida em 67 no circuito de Stardust, Las Vegas.
4º Jim Hall. Chaparral  2G
Mario Andretti e  seu belo Honke  II, motor Ford, não largou.
San Posey, Caldwell D7,  quebrou.
9º Lotar Motschenbacher, Lola T70 Mk3.
Lotar foi um nome constante nas competições, um dia gostaria de escrever sobre ele. 

 A Bruce e seu maravilhoso legado.

Ao meu genial amigo Ararê Novaes.

A todos vocês que  nos acompanham.

Rui Amaral Jr  





  
 

 


   


   

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

OURO PURO....

 

Jimmy e a Lotus 33 Conventry Climax 1.500cc-1965.

 O Campeonato Mundial de Formula Um de 1965 havia terminado com o domínio absoluto do Escocês Voador e sua Lotus 33 Climax. Terminava era em que a F.Um usava motores de 1.500cc.

 A Lotus 33, que pesava 460 kg, correu grande parte do campeonato com o motor Climax V8 de quatro válvulas por cilindro e que desenvolvia cerca de 212 hps à 9,700 rpm, com ele Clark venceu seis corridas das dez do campeonato. Após Monza, quando o motor foi modificado e teve sua potencia aumentada, Clark apesar das poles em Monza e México, não venceu mais.

México 1965, última corrida do campeonato e a vitória do incrível Richie Guinther e o Honda RA272.

PERNAS CURTAS-link

 Chega 1966 e a nova formula de três litros, e o já lendário Jack Brabham vem com o pulo do gato!  Enquanto as equipes se debatiam por um motor, Black Jack aparece com seu novo Brabham BT19 com o motor Repco/Brabham, desenvolvido por ele e a Repco na Nova Zelandia.

OS MOTORES DE 1966-link 

Black Jack e a BT33 Repco, soberbo! 

Zandvoort - Black Jack crava a pole um segundo e seiscentos milésimos à frente de Hil com a BRM P261, mas quem o aperta na largada eée Claark com a 33 com o motor Climax de dois litros. #16 Jack Brabham, #9 Jim Cllark, #18 Denny Hulme Brabham BT20, #4 Mike Parkes, depois Hil e Gurney. 

Opa! Isto é briga de "cachorro muito grande" prefiro nem comentar!

Nas duas primeiras corridas do ano, o novo BT19 sofre com a modernidade. Em Monte Carlo vence Stewart com a BRM P261 e Spa com a vitória de Jonh Surtees e a Ferrari 312/66, tendo Brabham chegado em quarto. A partir daí vence quatro seguidas, Reims, Brands Hacth, Zandvoort e Nurburgring. Ludovico Scarfiotti vence em Monza com a Ferrari, Clark em  Warkins Glem com a Lotus 33 equipada com o pesadíssimo motor BRM H16, depois de correr quase o campeonato inteiro com o motor Climax de 2.000cc . E Big Jonh Surtees em Mexico City agora com Cooper, depois de sair da Ferrari, brigado com o Comendador...espera! Isto é história para o Caranguejo, eu apenas me atenho aos fatos!  

Jack Brabham é tri Campeão do Mundo, com seu carro e o motor que desenvolveu ao lado da Repco.


 A Jack. Jim, Richie, Graham, Jonh, Dan. Hulme...obrigado!

Rui Amaral Jr

 



domingo, 22 de novembro de 2020

FLAT...

Luiz de Porsche 908/2 e Reinold Joest com o 908/3 nos 500 KM de Interlagos 1972.

 Algumas curvas são referencia, ou eram, a Parabólica, Eau Rouge, a Um do Tarumã e a Um de Interlagos, a curva Sul do Rio...

 Outro dia conversando com o Chico - Lameirão - comentávamos sobre a Um de Interlagos, de F. S. Vê e com o Porsche 907 ele fazia cravado. Daí a conversa descambou, como sempre, para amigos, e ele se referindo ao sempre presente em nossos papos Luiz Pereira Bueno, comentou que Mestre Luiz disse à ele que com o 908/2 de tanque cheio dava uma aliviada na entrada da Um, mas depois de algumas voltas vinha cravado. Na foto acima o 908/3 de Joest era um carro muito mais avançado que o 908/2. Vejam que Luiz rola muito mais enquanto Joest rola muito pouco. Joest ficou tão impressionado com a tocada de Luiz  naqueles 500 KM que o convidou para fazer parte de sua equipe na Europa. Luiz com a Hollywood aqui, e muitos afazeres, declinou o convite.

 Li tempos atrás, em alguma revista ou livro, não lembro onde, uma conversa entre Mario Andretti e Emerson Fittipaldi. Deve ser do final dos anos 1970 ou começo dos 80, Mario dizia ao Emerson que dava para fazer a Um de Interlagos cravado, ao que o Rato retrucava que dava sim, mas o carro saia um pouco desequilibrado para a entrada da Dois...Acredito que os F.Um naquela época chegavam à Um a cerca de 320 km/h.

Emerson e o FD04 1977, provavelmente em Long Beach.
Mario, Lotus 78 , Interlagos 1977.

 Outro dia num longo papo com meu amigo Elcio Pelegrini, comentávamos sobre um corrida que fizemos com os D3 em 1982, nossos carros chegavam na Um à cerca de 200/205 km/h, e voces podem ter certeza que a fazíamos cravado!   
Na largada ele havia disparado à frente de Mogames e do Laercio, eu que também largava na primeira fila, errei ao engatar a segunda marcha e cai umas quatro posições. Na segunda volta já vinha perto do Elcio, que havia perdido a posição para o Mogames e Laercio. 
 Na primeira volta que encostei nele notei que na tomada da Um sua lanterna de freio acendia, mas sua velocidade não caía, na segunda...
 Bem, em nossa conversa de outro dia ele me confirmou, na entrada da Um ele colocava de leve seu pé esquerdo no freio, o direito no fundo do acelerador. Quem havia lhe ensinado o macete foi "um certo Nelson", que mais tarde seria tri campeão mundial de F.Um!
  Mas...continuando naquela corrida, na segunda volta que vinha atrás dele já vinha embutido, ali seria difícil ultrapassa-lo, não impossível, mas aproveitaria seu vácuo e na Três a história seria outra!
Virávamos nos 3.209 metros do circuito Externo em 1`4``, à média de 180 km/h.  
 Tomada da Um, três ou quatro metros atrás dele, notei a luz vermelha mas não tirei o pé...de repente estou olhando o gajo nos olhos, ele havia rodado. Foi um baita susto, saí ileso, mas já bastante atrasado em relação aos dois primeiros.

Eu na tomada da Um, atrás um retardatário.

 Eu tinha um vídeo desta rodada, mas se perdeu no tempo, o Elcio diz que tem fotos, um dia encontramos.
 Sobre a rodada ele acredita que algo aconteceu no carro, ou talvez tenha pisado com o pé esquerdo no freio com mais força e o carro se desequilibrou.
 De minha parte, acredito que ao me ver tão perto pensou "não...outra vez ele vai me passar na Três, vou ficar por aqui para assistir a corrida!"rsrsrs Tá vendo Elcio, eu que escrevo, posso dar minha versão dos fatos! rsrsr
 Elcio foi bicampeão brasileiro de F. Vê, três ou quatro vezes campeão do Torneio Norte-Nordeste e bicampeão Paulista da categoria, um senhor piloto, rápido e experiente, em 1982 para minha honra, batalhamos várias vezes.


Rui Amaral Jr