A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ferrari 500 - 1952/53

Por esses retrovisores Ciccio viu seus adversários em 1952/53.

Alberto "Ciccio"Ascari, campeão do mundo de Formula Um 1952/53.
  Ferrari 500 F2.
Piero Taruffi, a primeira vitória no mundial de 1952 no GP de Berna na Suiça.

André Simon, Nino Farina e Taruffi GP da Itália 1952 em Monza.

Os dois primeiros anos da Formula Um foram dominados pelas Alfa Romeo, em 1950 por Nino Farina e 51 por Juan Manuel Fangio. As Alfas com seus motores de 1.500 cc com compressores chegaram ao final de 51 com 410 hp. Nessas duas temporadas era comum carros de Formula Dois completarem o grid de largada, mas para temporada de 1952 a CSI orgão regulamentador da FIA resolveu que os dois campeonatos seguintes seriam corridos com os carros da Formula Dois, medo das Mercedes Benz, vontade de tornar a categoria viavel a uma maior quantidade de equipes? Não se sabe, o certo é que a Ferrari já tinha pronto o carro para os dois anos seguintes. A FERRAI 500 F2.  
Ela e Alberto "Ciccio" Ascari formaram uma dupla invencível, com dez vitórias em quatorze corridas dos mundiais de 52 e 53.


  GP da Suiça 1953, Ciccio toma a ponta para mais uma vitória.Seria sua ultima com com a 500.

GP da Holanda 1953, mais uma vitória de Ciccio.
  
 Seu motor de quatro cilindros em linha tinha 1.984,85 cc, duplo comando de válvulas no cabeçote, duas velas por cilindro e rendia 185 hp à 7.500 rpm.



Motor dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha
Diâmetro x curso 90 x 78 mm
Cilindrada unitária 496,21 cm3
Cilindrada total 1984,85 cm3
Taxa de compressão 13 : 1
Potencia máxima 185 CV a 7500 giri/min
Potencia especifica 93 CV/l~
2 válvulas per cilindro
Alimentação 2 carburadores Weber 50 DCO
2 velas por cilindro - dupla alumage
Lubrificação carter seco
Ficção multidisco

Chassi
Tubular em aço
Suspensão anterior independente, quadrilátero transversal, bandeja inferior transversal, amortecedores  hidráulicos
Suspensão traseira De Dion, dupla ponte, balança transversal,amortecedores hidráulicos
Freios a  tambor
Cambio 4 marchas + RM
Direção eixo sem fim e setor
Reservatório de combustível 150 litros
Pneus dianteiros 5.25 x 16
Pneus traseiros 5.50 x 16
Carroceria
Tipo monoposto F2

Distancia entre eixos 2160 mm
Bitola dianteira 1270 mm
Bitola traseira 1250 mm

Peso 560 kg 

Velocidade  máxima 260 km/h

Meu amigo Henrique Mércio, Caranguejo, conta um pouco da carreira desse grande campeão Alberto Ascari no post "O HOMEM DO "CASCO"AZUL".

Motor

 Recebi de meu amigo Jr Lara este vídeo que mostra a montagem e o funcionamento de um motor quatro cilindros em linha com duplo comando de válvulas no cabeçote. Notem ao final o fluxo de entrada da mistura ar/ combustível e escapamento. Muito bom!





E do Flávio Manfredini a reconstituição do acidente do Kubica.




terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Obrigado Luiz por Henrique Mércio



As manifestações pelo falecimento do seu Peroba, destacáveis em todos os blogs desta comunidade da velocidade, servem para dar uma idéia da estatura, da grandeza, da importância desse homem, para tantas pessoas. Que ele repouse no céu dos pilotos, que veja a trilha luminosa que deixou atrás de si e possa dizer para si mesmo: "Que bom que eu tanto fiz". Vá em paz Luizinho.

C.Henrique Mercio, o "Caranguejo"

Obrigado Luiz


Obrigado por todos momentos bons que você nos proporcionou, ver você pilotar foi para nós uma lição. E quem te conheceu sabe que a lição foi muito maior, uma lição de vida, humildade e amizade.
Que Deus te acolha em Suas Mãos e que você possa ter a paz merecida. 

 Ferraz, Orlando e Rui.