A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

UM BELO DOMINGO


 Hoje foi um dia triste, mas nada melhor do que falar dos amigos para afastar tristeza então vamos lá.


Ferraz com o alicate sobre sua cabeça, não sei de onde veio, eu, Dú que deve ter contado para todo mundo que foi o mais rápido na pista sem contar que estava com o Berta Hoolywood do Luizinho que era o mais rápido dos carros, Fabiano Guimarães que ainda não tem idade suficiente para ouvir as histórias do Ferraz, e os incríveis Luiz Guimarães e Fernando Fagundes.
    
Agora o Dú foi bater a foto e quem estava a meu lado era ninguem menos que o articulador dessa loucura toda, Fabio Poppi, imaginem a bobagem que o Ferraz disse para todo mundo estar rindo desse jeito? Nas fotos só não aparece meu filho Francisco que teve de sair antes.


Nós estavamos na Monza, pista de autorama no Ibirapuera, para andar pela primeira vez com  a criação dos meus amigos Tito, Fabiano, Caranguejo e Fabio, numa pista. Para meu orgulho o Fabio escolheu meu carro, o Ferraz só perguntava: E o meu?
     

Foi uma tarde maravilhosa, inesquecível. Conversamos a vontade e rimos muito, combinamos sobre as Mil Milhas de autorama que faremos e muito papo rolou. No dia seguinte fiquei sabendo por fontes fidedignas que o Luiz e o Fernando tramaram longe de nós a participação deles nas MM com nada menos que um SIMCA e com o motor fora do regulamento!!!! Outra coisa fiquei sabendo tambem por fontes confiaveis, parece que até saiu num site de famosos, junto com o Orlando, que estava na praia, combinamos uma corrida de kart mas parece que fugindo às regras tal como Schumi o Ferraz andou treinando às escondidas, as fotos abaixo provam o que digo.  






Na tomada de uma curva tal qual uma foto da tomada da "Ferradura" que causou tanta polemica, Ferraz ultrapassa um concorrente.

A todos, Luiz, Fernando, Fabio, Fabiano, Ferraz, Dú meu forte abraço e a expectativa de um novo encontro.

Zilda Arns


Vitima do terremoto que abalou o Haiti, a Dra. Zilda Arns faleceu.



Medica pediatra, sanitarista, esposa e mãe estava no Haiti certamente para levar ao povo daquele país toda sua força e luta para ajudar os mais necessitados. E isso ela soube fazer como poucos. Aprendi admira-la conhecendo seu trabalho e esforço para levar a crianças de nosso país, tão abandonadas por nossas autoridades, um pouco de dignidade.


Apesar de não compartilhar das posições de seu irmão d. Paulo Evaristo Arns e seu sobrinho Flávio, deixo a eles e toda família dessa grande mulher e magnífico ser humano minha solidariedade.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Gwenda



Escrevendo sobre o GP da Suíça encontrei a foto de uma figura seria a bordo de um DERBY-Maserati antes da largada, algumas mulheres correram aquelas provas. Até o advento da FORMULA UM em 1950 os GP eram disputados com carros da categoria FORMULA DOIS ou VOITURETTE e era nessa categoria que Gwenda então Stewart competiu aquele GP.


Pesquisando encontrei uma mulher incrível, filha do Major-General Sir Frederic Manley Glubb nasceu no ano de 1894. Irmã de Glubb Pasha chefe da Legião Árabe de 1930/56 sua família era de grandes aventureiros. Durante a Primeira Guerra Mundial 1914/18 Gwenda dirigiu ambulâncias na frente Russa, e na Segunda Guerra voltou a dirigi-las em Londres quando a cidade foi duramente atacada pelas V-2 Alemãs.
Mas sua paixão maior era mesmo a velocidade, e sua especialidade os recordes, e ela estabeleceu muitos. Casou-se três vezes, competiu com o nome de seu primeiro marido como Gwenda Janson. Com seu segundo marido o Major Stewart competindo como Gwenda Stewart estabeleceu vários recordes mundiais, em motocicletas, triciclos e automóveis. Ao final da década de 20 casa-se pela terceira vez, então com o Major Douglas Hawkes outro grande parceiro de sua carreira.


Com essa Triumph-Jap na pista de Brooklands rodou 24 horas em dois períodos de 12horas e estabeleceu o Recorde de 44.65 MP/h. Isso nos anos vinte do século passado, ao termino o povo que aquela altura já era numeroso carregou-a em delírio.


Com esse Derby-Miller estabeleceu no ano de 1930 um Recorde para as 10 milhas, 137 MP/h.



O Derby com tração nas quatro rodas projetado e construído por seu marido Douglas Hawkes.


Com seu marido Douglas Hawkes, foi viver na França perto do circuito de Montheri, tinham uma indústria de componentes automobilísticos e naquela pista ela se dedicou a bater vários recordes, que ficaram em suas mãos por décadas. Faleceu no ano de 1990 aos 95 anos de idade.


sábado, 9 de janeiro de 2010

Breve HISTÓRIA DOS GRANDES PILOTOS CATARINENSES DE CARRETERA e Raid RIO DE JANEIRO/PORTO ALEGRE, novembro de 1940

Voltaremos no tempo até início do ano de 1940. Os nomes mais evidentes eram: Clemente Rovere de Florianópolis, Iberê Correa de Lages, Raulino Miranda, Francisco Said, Raul Lepper, todos de Joinville e Ernesto Ranzolin de Antônio Prado-RS (morou por mais de 40 anos em Lages-SC e representou-a, nesta e em várias provas).
O primeiro encontro coletivo deles com os pilotos gaúchos de carreteras que dominavam esta categoria no automobilismo do Brasil aconteceu por ocasião do raid Rio de Janeiro a Porto Alegre, capital gaúcha que comemorava o bi-centenário.
Os concorrentes foram rodando de seus Estados (R.G.S. – SC – PR – SP) para o Rio de Janeiro, exceção feita aos argentinos e uruguaios que partiram de seus países.
Esta decisão foi muito importante, pois o trajeto a partir de Curitiba e pela região montanhosa do Paraná-São Paulo-Rio de Janeiro, sinônimo de muita curva, peral, barranco e poeira e com chuva muita lama o que aumentava muito o perigo do trajeto. (caminhoneiros de Passo Fundo-R.G.S. levavam 4 dias viajando para atingirem São Paulo capital).
O grande dia chegou era 14 de novembro de 1940 da frente do Automóvel Club do Brasil que promovia e controlaria a grande prova junto com a secção do Rio Grande do Sul e ainda o Touring Club do Brasil foi dada a largada para as quatro etapas pelo gaúcho Oscar Bins, seguido a cada minuto pelos pilotos: Antônio Perez, Iberê Correa, Norberto Jung, Hector Suppici Sedes, Júlio Vieira, Fernando Alves, Clemente Rovere, Chico Landi, Salvador Pereira, Quirino Landi, Milton Brandão, Ernesto Ranzolin, José Lugeri, Ary Cortese Santos, Luiz Tavares Moraes, Adalberto Moraes, Raulino Miranda, Carlos Frias, Catharino Andreatta, Eitel Cantoni e Belmiro Terra.
O trajeto a seco já era um horror, com a chuva que caiu constantemente tornou-se um pesadelo. O grande Norberto Jung foi a primeira importante baixa ao bater em um barranco ainda na primeira etapa. Outro candidato a vitória, Catharino Andreatta abandonou em Blumenau quando ele liderava a terceira etapa.
Rovere surpreendente liderava perseguido por Suppici – o ás uruguaio que parou por quebra em Sapucaia do Sul já próximo a capital gaúcha.

Porto Alegre recebeu calorosamente os pilotos heróicos que conseguiram terminar a prova de obstáculos que foi o raid.
Grid chegada:
1˚ lugar: Clemente Rovere
2˚ lugar: Ernesto Ranzolin
3˚ lugar: Adalberto Moraes
4˚ lugar: Oscar Bins
5˚ lugar: Antônio Perez
6˚ lugar: Iberê Correa

* Clemente Rovere: nesta corrida classificou-se em 6° lugar na primeira etapa, em 5° na segunda etapa e em 1° na série principal. Foi o campeão desta prova - a mais concorrida da América do Sul em sua época.



Palmas para Rovere e Ranzolin e Iberê que suplantaram as ”feras” gaúchas: Catharino, Jung, Bins. As “feras“ paulistas Quirino e Chico Landi e o campeãoníssimo uruguaio Suppici depois de 2070 km muito complicados.


rota do Raid Rio de Janeiro a Porto Alegre


* Quando meu pai e eu decidimos escrever sobre o raid Rio de Janeiro/Porto Alegre em 1940 -comemoração do bi-centenário de Porto Alegre-RS não sabíamos que o Sr. Fernando J. Fernandes escreveria sobre a primeira prova... que bacana ficaram as postagens. Parabéns Sr. Fernandes pela belíssima postagem!

Jornal Correio de Santa Catarina, Itapema - 09 de janeiro de 2010.

P.S.:

Em 17 de abril de 1938 – acontecia o Circuito Cristal em Porto Alegre-RS prova de 500 km Ganho por Júlio Carvalho com Ford V/8, em segundo Clemente Rovere com Ford V/8, terceiro Norberto Jung com Ford V/8, quarto Oscar Bins com Ford V/8, Desta vez o ótimo Rovere bateu a gaúchada em seu próprio território.

Em 26 de setembro de 1948 – acontecia a Copa Rio Grande do Sul em 840 km.


Com saída e chegada em porto Alegre e retorno em Passo Fundo. O Leão da Serra – Alcídio Schröeder recebeu a bandeirada do governador Valter Jobim. O ótimo Ernesto Ranzolin de Lages-SC venceu a 1ª etapa, chegando em 2˚ na geral, com Ford 1947.

Em 20 de novembro de 1953 – acontecia o 1˚ Circuito Automobilístico de Lages-SC.

Ganho por Francisco Said de Joinville com Ford 40 em 2˚ Orlando Menegaz de Passo Fundo-RS, com Ford 40, 3˚ Júlio Andreatta de Porto Alegre-RS com Ford 51, 4˚ Raulino Miranda e 5˚ Raul Lepper ambos de Joinville-SC e com Ford.
Mais uma vez os exímios pilotos gaúchos perderam para os grandes pilotos catarinenses.

Por: Nelson e Graziela Marques da Rocha