A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PARECE QUE FOI ONTEM !





Acima trechos do texto de meu amigo Expedito Marazzi , clique nos textos e fotos para ampliar .





HOMENAGEM

Quando o Marazzi escreveu para revista MOTOR 3 a reportagem "Pinicos atómicos" , eu não pude acompanhar os testes , só cheguei mais tarde para tirar aquela foto com meu bigode lusitano , meus mecânicos não queriam que ninguém andasse no carro , e por isso o levaram sem motor e com as rodas de transporte .Acho que o " Velho " ficou chateado comigo , quando cheguei ele já tinha ido embora . Depois das fotos o Duran , que era um festeiro de primeira , combinou uma homenagem ao Marazzi em sua casa noturna o TALBOT na Av Henrique Schaumann para dali alguns dias .


Na noite marcada resolvi ir com a CARRETERA , para homenagear meu amigo que havia corrido com ela as MIL MILHAS de 1966 e dela me contava mil histórias . Quando estava de saída chegou o Homero e fomos juntos . Desci a Av Bandeirantes , Marginal Pinheiros ,Av Cidade Jardim ,Faria Lima ,Rebouças , e entrei na Henrique Schaumann , por onde passávamos todo mundo olhava , aquele ronco do V 8 , aqueles dois loucos guiando aquela máquina , pouca gente deve ter se dado conta que não era um calhambeque e sim, a História . Ao chegarmos ao TALBOT , aglomeração encima dela , lá todo mundo sabia o que ela já havia feito . Entrei e o Marazzi estava no meio de uma roda de amigos conversando , cumprimentei-o e disse " trouxe um presente para você , vamos lá fora " . Hoje 25 anos depois ainda me lembro de seus olhos , atrás dos óculos brilharam , me olhou e disse " vou dar uma volta com ela " . A volta durou mais de uma hora , quando voltou sentou-se a meu lado e disse só " obrigado " , não falamos do assunto CARRETERA mais eu via que ele estava emocionado imaginei o que se passava em sua mente , e imaginei também como havia sido sua voltinha .


Dois anos depois estava andando uma manhã pelo Ibirapuera e encontro o Homero que dispara , " leu a QUATRO RODAS o Marazzi te fez uma baita homenagen " fui comprar a revista e ao ler a matéria pude entender sua emoção e o só " obrigado " . É " Velho " cheguei naquela noite com ela para te homenagear e você acaba escrevendo um texto maravilhoso destes . Obrigado .


NT - Dedico este texto ao amigo Gabriel , agradeço ao Careca - Julião Domingos da Silva - pelo exemplar da revista , e ao pessoal do Paperslotcar .



 Quando escrevi "Homenagem" em 9 de Fevereiro de 2009 não imaginava o que estava por vir . Havia ganhado do Careca um exemplar da QR que não via a uns 10 anos e um comentário no blog de PAPERSLOTCAR para mim então um blog de maravilhosas miniaturas de papelão , ai conheci o autor das "loucuras" Fabio Poppi , um fanático por carreteras e carros históricos , e ficamos amigos . Foi ele quem me apresentou Marcelo Azzalin e assim fiquei conhecendo o grande Victório seu pai . Com o Victório foi como com o Fabio ficamos amigos , ele que correu com o meu amigo Expedito as MM de 66 . E assim continuei a escrever o blog , escrevendo sobre os amigos e contando nossas histórias . O Victório usa um termo ao lembrar os amigos , seus olhos brilham e ele fala "xarope", " um grande xarope" de quem com ele participu de tantas aventuras .
 A todos grandes xaropes que me ajudam a escrever esse blog meu grande abraço !!!     

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

OUTRA PORRADA


Na largada Camilo dispara na força do V8 , Jr e Dabour e o Nivaldo Trama com Opala junto ao alambrado passando os VW D3 


Foto de Luiz Guimarães Junior



Recebi essa foto do amigo Rui Amaral........, estava disputando posição com o Guaraná, ele mesmo, Alfredo Guaraná Menezes fusca equipe Cledson/Amador, nesta época a Divisão 3 largava junto com carros de maior cilindrada como na foto acima, me lembro que sai um pouco melhor que o Guaraná na saída da curva da junção e tinha esse Opala do Nivaldo Trama a nossa frente, quando na reta dos box já emparelhado ao seu lado, fui pelo lado de dentro e o Guaraná por fora, zebra pra mim, pois saiu uma roda traseira esquerda e me pegou em cheio, rodei na reta e bati no muro..... Jr Lara Campos .



Recebi a foto da batida do Fabiano Guimarães e enviei ao Jr que escreveu em seu blog o relato acima , depois enviou-me para que eu tambem postasse . Agradeço aos dois amigos .
No blog do Jr , link na barra lateral , mil aventuras suas nas pistas e fora delas .  http://historiasquevivi-jrlara.blogspot.com/ 

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

AO GRANDE CAMPEÃO

 Recebi hoje do Junior Lara Campos um e-mail contendo fotos e o texto abaixo , não sabemos sua autoria mas gostamos e muito . Caso o autor das fotos e texto se identifique darei o crédito com muito gosto ou se quiser retiro a postagem de meu blog . 

Sempre fui um admirador da dupla Frank Willians e Patrick Head as fotos e texto abaixo me dizem que estava certo . Rui Amaral








       
Nas fotos abaixo vocês verão no box da Williams (foto1) e quando aparece uma foto do bico de um dos carros (foto2) um detalhe me chamou a atenção (foto3).    
Como havia uma menina da própria Willams servindo-nos de guia, perguntei a ela o motivo daquele adesivo e se era pelo fato de estarmos no GP do Brasil e para minha surpresa a resposta foi que desde 94 aquela imagem faz parte de todos os carros da equipe e estará em todos os próximos carros que a equipe desenvolver.
Então perguntei, por que não se comenta isso no Brasil e a resposta foi simples... por que isto não é uma propaganda, é uma marca da equipe. E por que naquela posição? Segundo ela, o respeito pelo campeão, dentro do time sempre foi tão grande que estando naquele local, "o campeão" chegará em primeiro sempre que um carro da equipe for vencedor.

Alguém sabia disto?

                                     

DOIS CONVITES

Amigos, anexo o convite do lançamento do FILME ALMA 70 - MOTOS CLÁSSICAS !!

Gostaríamos de contar com sua presença !!

Agradeço em nome do Gabriel Marazzi e do Renzo Querzoli


INFORMAÇÕES COM A VANESSA GIANELLINI  E- mail:  vgianellini@uol.com.br
 
 
 
                                                       REVIVAL SHELLBY                        



To chamando todo mundo pra pintar por lá, vai ter de tudo até o esquife do Jan Balder ( Ve se pinta por lá senhor Omelete).


Confirmados pro evento temos:

Carretera 18 umas duas.

Carretera 50 as duas versões ( branca e vermelha)

Carretera 2, 4 e a 9 Caninana.

Opalas div 3 Peroba, De Lamare, Yoshikuma, Ciro Caires e o Raul Natividade.

Esquife do Jan e a versão laranja.

BErta Hollywwod.

Karman Guia Dacon.

Mecaninca Continental do Camillo.

Berlinetas.

Gordines.

Fuscas.

Pumas.

Tem a Lola t70 da Brahma Casari.

Fittti Fusca.

Turismo Carretera do J. M. Traverso.

Dkw do FG.

Lada do FG.

Maveco da Grecco.

Ford GT 40 da Grecco.

Prototipo do Breno Fornari.

Alfa gtam dos Dinis.

A Brasa do Ingo.

Opala Gledson Coca-Cola do Paulão.

E mais um mundo de modelos artesanais.  Fabio Poppi

Informações gerais da loja e fotos dos eventos de anos anteriores estão em  http://www.shelby.com.br/

Rua Padre Machado, 43 - Cep 04127-000Vila Mariana, São Paulo - SP Fone: 5571-2002
 
 
Dois convites de dois amigões o Gabriel e o Fabio espero estar com os dois nessas datas . Agradeço a Vanessa Gianellini a sempre competente assessora de imprensa do Gabriel .  

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ferraz conta um pouco de sua carreira pilotando Formula


Ontem mostrei algumas fotos do Ferraz , hoje ele me enviou outras com seu depoimento para algumas delas , conversamos longamente , é sempre bom conversar com ele , e segue abaixo das fotos seus depoimentos .





ESTE É UM RECORTE DE UM JORNAL QUE FALOU ISSO DE MIM EM 1991 JÁ COM O CARRO MUFATÃO BERTA NO QUAL FUI CAMPEÂO






RUI ESTA FOTO SÓ TEM COBRA....FOGAÇA, BALESTIÉRI ,RENATO NASPOLINE, JEFERSON LEANDRINI, PAULO CARCÁCE, E EU COM O 38 PUXANDO A TURMA, MAS INFELISMENTE ESSE CARRO NA ÉPOCA COM AMORTECEDORES BARK ERA SÓ QUATRO OU CINCO VOLTAS E AI MEU AMIGO ERA UMA BRIGA .



RUI A PRIMEIRA FOTO QUE VC CLOCOU É A FORMULA SUPER 1600 EM 1992 A PRIMEIRA CORRIDA DESSE ANO, VINHAMOS EM CINCO CARROS DISPUTANDO, QUANDO ESSE CARRO ROSA QUE VEM POR FORA NA ENTRADA DO BICO DE PATO ERA DO CONHAQUINHO, ELE DESCEU O MERGULHO E ESPETOU POR DENTRO E ME DEU UMA PORRADA NA RODA TRAZEIRA ESQUERDA QUE EU FUI PARRAR NO BARRANCO DO LADO ESQUERDO..... FOI UM TAL DE CARROS SAINDO PRA TODO O LADO, POIS NESSE ANO FOI UM ANO AMARGO PRA MIM, DEPOIS DESSE ACIDENTE EU FIQUEI PRATICAMENTE TRES OU QUATRO PROVAS PRA DEIXAR O CARRO VIRANDO O MESMO TEMPO....ESSE ANO DE 1992 EU AINDA VIM PRA BRIGA NO CAMPEONATO, ESTAVA EM SEGUNDO NA PENULTIMA PROVA, COMO SÓ EU QUE FAZIA O CARRO, O CARRO ESTAVA BELEZA, EU AINDA CHEGUEI A FALAR PRA UM AMIGO, ESTA ESTÁ NO PÁPO, E FUI NO BANHEIRO E VÁI DAQUI VÁI DALI E FUI PARA O GRIDE,QUANDO CHEGUEI NO GRIDE FALEI PARA ESSE AMIGO QUE POR SINAL ME AJUDAVA NA CRONOMETRAGEM....DEU ZEBRA....ELE PERGUNTOU PORQUÊ? EU FALEI CÁIU A PRESÃO DE ÓLEO. RUI EU ESTAVA COM DIFERENÇA DO PRIMEIRO NO CAMPEONATO DE 5 OU 6 PONTOS, MAS O CARRA ESTAVA LARGANDO EM QUINTO E EU EM SEGUNDO E EU SABIA QUE A CORRIDA ERA MINHA E O CAMPEONATO TAMBEM....MAS FUI SURPREENDIDO POR UMA TURMA DE DESPEITADOS QUE SÓ CONSEGUEM SER ALGUMA COIS DESSA FORMA ...ENQUANTO EU FUI NO BANHEIRO ELES JOGARAM ROLETES DE AÇO NO TAMQUE DE ÓLEO E ME QUEBROU A BOMBA E O MOTOR VOOU NA PRIMEIRA VOLTA .......ESTÁ É MAIS UMA DAS MUITAS QUE PASSAMOS......ENTÃO NA CATEGORIA EU FUI VICE EM 1989 FUI CAMPEÃO EM 1991 E VICE NOVAMENTE EM 1992.



FORMULA SUPER 1600 COM O MESMO CARRO EM CURITIBA EM 1989

















FORMULA FIAT 1979














Formula FIAT


                          Dois Formulas Vê acima 1976  abaixo uma bem antiga .                                 

                                                                                                          



domingo, 29 de novembro de 2009

José Ferraz e os Formulas

 Esses são alguns dos Formulas que o Ferraz correu , ele que foi Campeão Paulista de Formula Super 1.600 . Pilotou em diversas categorias , Turismo , Endurance e tudo mais que tenha quatro rodas . 




sábado, 28 de novembro de 2009

SABADO

Que sabado ! Primeiro recebo uma mensagem do Luiz no Facebook com um belo comentário . Ele havia postado em seu blog uma história minha para o blog Divisão 3 .
Depois comentando com o Joel sobre a nova roupagem do " Histórias" ele me ensina a postar as fotos em tamanho grande , como estou fazendo agora .


Nas fotos acima o Luiz Salomão e seu super VW-OKRASA em uma prova de regularidade em Interlagos .
                                            http://www.interney.net/blogs/saloma/
Lembro bem , quando comecei a guiar , lá pelo Pacaembu andavam dois VW-OKRASA  um era branco e um dia subindo a Av. Pacaembu depois do Postinho na Alm Pereira Guimarães passei um deles na subida com a força de meu V8 , no farol com a Cardoso de Almeida paramos . Na relargada , desculpem , quando o farol abriu o pulo do Fusquinha me deixou boquiaberto , foi embora , só fui chegar nele na DR. Arnaldo . O Manduca e o Jr devem saber de quem eram os carros . Foi lá pelo anio de 1967 .





Mais tarde hoje pela manhã o Joel - Joel Marcos Casetti - http://sportprototipos.blogspot.com/  -  me ensinou como postar as fotos em tamanho maior . Mudei a foto do COBRA como ele havia me ensinado . Quer dizer alem de todo apoio que tem nos oferecido em seu blog mostrando as postagens da Divisão 3 ainda me ensina como melhorar meu blog .                                                                                                   
   Acima duas fotos de seu blog , o belo Alpine e o PORSCHE de seu amigo Massimo Pedrazzi que corre na Europa com carros Endurance Históricos e envia a ele os relatos de suas corridas. 
   Aos dois um forte abraço .                                     
                                                                                              


sexta-feira, 27 de novembro de 2009

COBRA



Recebi de meu amigo Homero as fotos desse COBRA , está sendo vendido em um site de leilões .
Apesar de preferir sua aparencia original , sem os apendices aerodinamicos fiquei impressionado com o carro .

Imaginem um carro desses andando no cicuito Original de Interlagos . Urrando ao passar em frente aos box , tomando a "UM" , naquela linda freada da "Ferradura". Prefiro até parar de sonhar !

Uma pequena mudança

Desde que tentei mudar a aparência do blog uns quatro meses atrás e quase me perdi , queria fazer uma alteração no visual , aumentar o tamanho da página talvez colocar as fotos em tamanhos maiores . Espero que com esse modelo a leitura fique mais fácil e depois de tentar talvez consiga com que as fotos fiquem em bom tamanho . Qualquer reclamação por favor deixem comentários , talvez em alguns monitores o nível do zoom tenha que ser abaixado . Espero que todos gostem.
E prometo ao amigo Luan que desta vez não vou perturba-lo .
Mudando de assunto , ontem minha amiga Elisa do blog do ANTYQUA me deu a oportunidade de escrever em seu blog . E surpresa maior , ao ver a atualização dos blogs dos amigos notei no PLANETA FUSCA do super Fred uma foto de um Fusca , parecida com a que havia enviado a ele , quando entrei em seu blog havia um link direto para a postagem que havia feito dos VW nas corridas Brasileiras , grande honra a um simples contador de histórias .
A Elisa e Fred meu carinho e agradecimento .

ABRAÇOS

Rui

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Carlos de Paula



Ontem foi aniversário de meu amigo Carlos , ele que andava sumido apareceu . Parabens amigão , para você muitas Alfas e belas postagens .

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Evolução do VW-Fusca nas pistas Brasileiras

As primeiras aparições do VW-Fusca nas pistas Brasileiras correndo com competitividade frente aos possantes carros da época se deu no ano de 1956 .
Neste ano Jorge Lettry preparou um VW para correr a I Mil Milhas Brasileiras , seu motor de 1.500 cc tinha na época 74 hp -DIN e segundo Lettry usava bloco original VW com todas partes internas do Porsche . Com este carro Christian Heins/Eugênio Martins chegaram em 2º lugar , chegando a liderar a corrida .
Do Rio Grande do Sul , também no ano de 1956 começou a correr este VW-Porsche com o piloto Aldo Costa e seu companheiro Haroldo Dreux . Acredito que seu motor fosse um Porsche 1.500 Super , tinha dois carburadores , 1588 cc e 70 hp . Com ele Aldo venceu diversas corridas sendo a primeira no Circuito Farroupilha no ano de 1956 . Correram na época de igual para igual com carreteras com potencia superior aos 300 hp e quando o circuito era mais travado dava trabalho . Pelo que sei o carro foi usado até o meio da década seguinte .
Já na década de 70 chegou a Divisão 3 , com a vitória de Emerson/Wilsinho nas 12 Horas de Porto Alegre de 1972 evoluiu muito a preparação desses carros . Acima o ano de 1971 uma corrida de Estreantes e Novatos com os rapidíssimos VW D3 preparados pela KINKO . Abaixo meu amigo Teleco , piloto rapidíssimo , quando corria em EN no VW D3 preparado pelo competente Robertinho da AUTOZOOM .
A partir de 1972 já no Campeonato Brasileiro de D3 , os Fuscas começaram a apresentar uma evolução rápidissima , chegando em alguns circuitos andar na frente dos Opalas com motores de mais de 300 hp . Abaixo meu amigo Jr Lara Campos que com seus VW D3 deu vários shows em nossas pistas .
Abaixo uma largada da categoria Turismo Especial Paulista no ano de 1982 , nada mais que a D3 , que pela persistencia de meu amigo José Ferraz voltou a se chamar D3 no ano seguinte .

Tomada da "Ferradura" no Interlagos Original , dá para perceber que as disputas eram muito boas , palmo a palmo . O carro do "Alicatão" que vos escreve é o ultimo nesta foto a minha frente meus amigo Bé , Amadeu , Duran , acho que Dalécio , Alvaro e Marco DeSordi .


MOTORES : Acompanhando a evolução dos motores em todo automobilismo o VW avançou e muito . Com seu comando de válvulas no bloco e varetas para acionar o balanceiro é impressionante o que alguns preparadores conseguiram extrair de potencia desses motores com uma configuração tão antiga . Nos anos 50 eles giravam 6.000 rpm , seus dois carburadores Zenith de 32 mm de diâmetro alimentavam a entrada única do cabeçote , sua refrigeração era feita por radiadores na dianteira do carro sua potencia 75 hp . Em 1971 quando corri pela primeira vez em D3 -EN-os motores já usavam um comando de válvulas P3 desenvolvido pela MM encima dos Iskanderyan 12/12 , o carter trabalhava seco com bomba de óleo Schadek , e alguns carros já usavam os carburadores Weber 48 com o cabeçote desenvolvido pela mesma MM . Acredito que os melhores motores dessa época tivessem uns 100/110 hp .
A partir dos cabeçotes de dupla entrada , da evolução dos comandos de válvulas , das bombas elétricas de combustível , dos pratos de molas de titânio , das molas de válvulas , das varetas de válvula , ponto fraco desses motores , do sistema de balanceamento e muitas outros componentes passaram esses motores a girar na casa dos 8.000 rpm e com alguns comandos 9.000 rpm . Sua potencia como relata Jr Lara Campos em seu blog chegou a incríveis 152 hp e posso dizer que o Chapa meu preparador tirava deles potencia parecida , verdadeiros canhões !
CAMBIO : Não tenho informação do cambio usado nos carros de Lettry e Aldo/Dreux , mas a partir de 1970 começou a ser usado cambio de quatro marchas com diversas relações desenvolvidas pela MM - um abraço Crispim - e parceiros , escrevi uma postagen intitulada "Caixa três" com maiores informações . Alguns carros usavam uma caixa de cambio Hewland de cinco marchas feita numa carcaça VW .
CHASSI : Só que pilotou um carro desses sabe do prazer . Lettry conta que seu carro para as Mil Milhas 1956 não tinha nenhuma modificação , correndo inclusive com pneus diagonais Spalla di Sicurezza !!!! Quando comecei em 71 já usávamos rodas 6 pol. na dianteira e 7 pol. na traseira com pneus Pirelli Cinturato 165 na frente e 185 na traseira , ao contrario dos primeiros carros já usávamos barras estabilizadoras na frente e atrás , a cambagem das rodas traseiras era bem acentuada chegando a 3/4 graus negativos .
A partir de 72 tudo mudou muito com a chegada dos pneus Slick , os freios a disco nas quatro rodas , amortecedores importados . A primeira vez que pilotei com os slick fiquei impressionado , as freadas eram muito mais próximas , o limite muito mais alto , eles simplesmente grudavam a pista . Eram verdadeiros carros de corrida e o prazer de pilota-los imenso .