Turito vencendo no Tarumã com Aroldo Baurmann em 2º , Ervino Einsfeld em 3º, Ricardo Mogames em 4º .
Turito
...é assim que meu amigo Arturo Fernandes é chamado pelos gaúchos e por alguns de nós como o grande amigo José "Zé" Romano eu o chamo de Arturão...na época de seu bi campeonato da D3 ele mantinha um carro no Rio Grande do Sul e disputava como convidado o campeonato regional.
Na contramão do que hoje acontece no Brasil, quando Jacarepaguá acabou e o Autódromo José Carlos Pace - Interlagos - está voltado à interesses inconfessáveis, prestigiando apenas a F.Um e as categorias ditas grandes de nosso automobilismo e deixando nosso automobilismo de base à míngua, a cidade de Curvelo em Minas Gerais abre neste final de semana as portas de um novo templo do automobilismo, moderno com estrutura e mais do que tudo isto tratando nosso automobilismo e motociclismo de base com a dignidade que merece.
Aos meus amigos que lá estão vivendo este momento histórico meus parabéns, bom trabalho à todos, Deus os ilumine.
Alberto "Ciccio" Ascari no #1 no terceiro carro o #3 Mike Hawthorn.
Fangio na Maserati A¨GCM/53 seguido de Ciccio.
Teve azar o Ciccio neste GP da Alemanha em Nurburgring. Largou da pole mas perdeu a liderança para o Fangio e para a A6 GCM. Ele recuperou-se e deixou Fangio brigando pelo segundo lugar com o "Ruivo"Hawthorn.
Tudo fazia crer que Alberto ganharia fácil mas ele perdeu uma roda e teve de levar aos boxes a Ferrari. Ao retornar, Nino Farina havia superado a dupla Fangio-Hawthorn e era o novo líder.
Devia estar chateado o Dottore, pois não precisou empregar nenhum de seus truques sujos para ultrapassar os dois.
Carro recuperado, Alberto vinha detonando os cronômetros, marcando volta mais rápida em cima de volta rápida, mas o carro não estava bom e ele precisou trocá-lo com o de Luigi Villoresi. Um atraso considerável.
Enquanto Farina abria um minuto (!!) em cima de Fangio, Ciccio continuava sua tarefa inglória de descontar o atraso. Mas a Ferrari 500 começou a fumaçar e ele teve de se contentar com a oitava posição, nesta que foi a última vitória num Grande Prêmio de Giuseppe Antonio Farina.
Ciccio, o Quintuple e Farina.
Taruffi, Nino Farina e Ciccio.
Caranguejo
Aos 2.43s do vídeo Ciccio para nos boxes e reclama, depois que desce do carro a decepção!
Emerson Fittipaldi em 1966 trocando pneus nas ruas de Brasília, ele e o José Carlos Pace acabaram com o estoque de rodas, de tanto baterem nas guias. Quem podia imaginar o seu futuro: Campeão Ingleses de Formula 3, Bi Campeão do Mundo e duas vezes vice. Campeão da Formula Indy e duas vezes vice-campeão. Ganhou duas vezes os 500 Milhas de Indianapolis. O único brasileiro a ganhar um Grande Premio em seu ano de estreia. Durante 30 anos marcou o fato de ter sido o piloto mais jovem a ser Campeão do Mundo. Essa foto é um exemplo aos novos pilotos, que hoje já começam cheios de mordomias, com assessores, relações publicas e marketing etc...
Fernando Chaves
NT; o carro uma Alfa Romeo Giulietta SZ-Sprint Zagato-Coda Tronca- motor 1.300cc da equipe Jolly Gancia.
Na foto do GP 4º Centenário na Barra da Tijuca Piero Gancia na SZ persegue seu companheiro de equipe Emilio Zambello na Giulia TI e Bird na Berlinetta.