A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

FELIZ 2014


domingo, 29 de dezembro de 2013

Campeonato Europeu de Viaturas de Turismo 1973

 Emerson e Stewart
A BMW Motorsport de Chris Amon e Hans Joachin Stuck vencedora em Nurburgring.

Algum tempo atrás o Caranguejo e eu mostramos um Ford Capri RS 2600 RW em que Emerson Fittipaldi e Niki Lauda correram as 6 Horas de Nurburgring 1973. Pois bem, ontem verificando algumas visitas ao post em que apenas comentamos a corrida resolvi mostrar o Campeonato Europeu de Viaturas de Turismo de 1973, aquela corrida em particular e os vencedores das outras etapas.
Regido pelo regulamento da FIA para viaturas de turismo o Campeonato Europeu foi disputado no Grupo 1 e Grupo 2. Foram oito corridas em Monza, Slazburb (Áustria), Mantorp Park (Suécia), Nurburgring, Spa, Zandvoort, Nurburgrin e Silverstone.
A batalha pela vitória foi toda entre dois carros, a BMW 3.0 CSL que usaram as preparações da Alpina, Schnitzer e da própria BMW hoje Motorsport e os Ford Capri 2.6 RS preparados pela Weslake.
Muitos pilotos da Formula Um correram Mass, Stewart, Lauda, Amon, Hunt, Ickx, Pescarolo, Mezário e Emerson Fittipaldi. 

Jochen Mass e Jonh Fritzpatrick 

Ford Capri RS 2600    
Grupo 2
Motor-Ford-Weslake 151 60°V6    
Diâmetro x curso 96,0 x 69,0
Cilindrada - 2999 cc
Comando unico no cabeçote
2 válvulas por cilindro
Potencia     327 HP/7600 rpm
Injeção Kugelfischer
Cambio -     ZF 5 marchas
Peso  973 kg
freios    disco / disco
Rodas - dianteiras    12 x 16  traseiras  14 x 16
Pneus Dunlop (Goodyear para Stewart)

A Schnitzer de Vitório Brambilla e Hanri Pescarolo


BMW 3.0 CSL Schnitzer    
Grupo 2
Motor BMW M52/3 Schnitzer 6 cilindros em linha
94,0 x 84,0 cilindrada 3498 cc
Um comando de válvulas no cabeçote OHC
2 válvulas por cilindro
Potencia     385 HP - 7900rpm
Injeção Kugelfischer
Cambio Getrag 5-marchas
Peso 1100 kg
Rodas 12 x 15 / 12,5 x 15
Pneus    Dunlop

BMW 3.0 CSL Alpina    
Grupo 2
Motor    BMW M52 Alpina 6 en linha 89,3 x 80,0
Cilindrada 3003 cc
1 comando de válvulas no cabeçote OHC
2 Válvulas por cilindro
Potencia   324 HP - 7000rpm
Cambio    ZF 5-marchas
Peso     1062 kg   

  Toine Hezemans/Dieter Quester/Harald Menzel
 Klaus Fritzinger/Hans Heyer
 Jochen Mass/Dieter Glemser
 NSU 1000 TTS # - 996 cc Grupo1 - Günter Bobach/Robert Hansen
 oyota Celica GT - Toyota 1588 cc  Grupo 1 - Freddy Kottulinsky/Ove Andersson
VW 1302S - 1583 cc N/A - Grupo 1 - Dieter Götting/Werner Rohr   


 Campeonato de 1973





Consultas e fotos


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O CARRO MAIS RÁPIDO DA HISTÓRIA

Mentor do projeto: Hans Villiez von Stuck



“Há alguns anos venho planejando a realização do sonho de minha vida - o recorde mundial de velocidade em terra. Conversei algumas vezes com Doktor Porsche e ele expressou sua vontade de realizar o projeto do carro, se ele viesse a ser construído por você”.






Esse é o trecho da carta de Hans Von Stuck, então piloto da Auto Union, a Wilhelm Kissel, à época presidente do Conselho da Daimler-Benz (entre 1930-1942) e seu adversário nas pistas, portanto.








A carta foi escrita em agosto de 1936, mas levaria mais de um ano até que todas as partes envolvidas chegassem a um acordo satisfatório para todos. Além de sua decantada amizade com Adolf Hitler, Stuck contava com o apoio do Doktor Ferdinand Porsche (ex-Daimler e ex-Auto Union) que seria o engenheiro-chefe. O fabricante de aviões Henkel construiria a carenagem e Ernst Udet, então diretor de pesquisa e desenvolvimento da Força Aérea alemã, forneceria dois motores Daimler DB 601, utilizados na aviação de caça. Por fim, outros dois amigos de Hans von Stuck, o suíço Barão de Blonay e Max Klinger, iriam custear os custos do projeto. À medida que o desenvolvimento do carro ia surgindo, o próprio Hitler se envolveu nele. Assim, embora o veículo fosse nomeado como Mercedes-Benz T80, o austríaco o apelidou de “Schwarzer Vogel” (Black Bird), com direito a adesivos da Adler alemã (Eagle) e Hakenkreuz (cruz suástica) na carenagem. A tentativa de recorde, segundo Hitler, teria que obrigatoriamente ocorrer em solo alemão. Naturalmente, via o T80 como mais uma oportunidade de propagandear ao mundo o poderio tecnológico e superioridade alemãs. Com o preço estimado em mais de 600 mil marcos, as especificações técnicas do “Schwarzer Vogel” eram no mínimo incomuns, para não dizer muito. O motor era derivado do DB 601 V12 invertido, utilizado no caça Masserschmitt BF109. Com um deslocamento maciço de 44,5 litros, a sobrealimentação e o motor de injeção direta (em sua terceira fase de desenvolvimento) debitava 3.000 cavalos de potência. O monstruoso V12 utilizava uma mistura de álcool metílico (63%), benzeno (16%), etanol (12%), acetona (4,4%), nitrobenzeno (2,2%), gasolina de aviação (2%) e éter (0,4%), com injeção de metanol-água para resfriamento de carga e pressão do turbo. Concluído em 1939, a velocidade máxima buscada era atingir os 750 km/h ou 466 milhas por hora. A tentativa seria relizada em janeiro de 1940, mas Stuck esqueceu de combinar com Hitler para só invadir a Polônia* mais tarde. O mundo não pode conhecer o potencial do Mercedes T80, porém ele sobreviveu à guerra. Preservado, pode ser visto no Museu da Mercedes em Stuttgart.

*Hans von Stuck nascera em Varsóvia. Possuir mais de uma cidadania o ajudou a voltar às pistas logo após o final da guerra, quando os pilotos alemães foram banidos das corridas. Stuck inscrevia-se como austríaco.

SAIBA MAIS:

Inicialmente, Doktor Porsche esperava atingir a velocidade de 550 km/h, mas com os triunfos dos rivais britânicos George Eyston e John Cobb, a marca foi elevada para 600 km/h. Quando o carro ficou pronto, já se almejava os 750 km/h, pois esta seria uma marca para desestimular a concorrência a melhorá-la.

A NSKK era uma organização paramilitar nazista, voltada para o automobilismo e os automóveis. Durante a II Guerra, cuidava dos transportes e abastecimentos. A maioria dos pilotos alemães da época era filiada à NSKK, tais como Rudolf Caracciola ou Hans Villiez von Stuck. Caracciola por exemplo, é mencionado em relatórios como o NSKK- Staffelführer Caracciola (líder de esquadrão).

CARANGUEJO 



quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

“RICOS” X “POBRES” NA GUERRA DO TRÂNSITO !!!

"com o rei na barriga" lá ia a SUV, soberbo nome para uma tranqueirona que hoje em dia povoa nossas ruas e estradas assustando meros motoristas com nós, simples mortais, donos de Dauphines, Gordinis e outros quetais...nunca seremos soberbos donos das soberbas tranqueiras, apenas nos assustamos quando madames e cavalheiros encastelados em seus belos veículos não nos notam, apenas nos olham lá do alto fingindo que não existimos" ...

esse é certamente um retrato, muito bem pintado pelo Rui, da sociedade que vivemos ... alguns dizem que isso é um problema cultural... concordo ... a cultura do automóvel,mas, quem sabe seja falta de cultura ... sim a falta de cultura da convivência social... pessoas que ainda vivem a falsa ilusão de que o automóvel representa o poder, a ascensão social, o auge.. aquilo que os torna o suprassumo da raça humana !!! Os que andam em carros pequenos, ou mais antigos, e principalmente os ciclistas ou pedestres são os pobres coitados, seus subalternos que devem recuar para a passagem de suas "carruagens" puxadas por 100 ou mais cavalos !!! ora pipocas ... ninguém pode ter outra opção na vida ???!!! ... ninguém pode andar a pé ou de bike por opção !!!... ou será que eles acham que precisa ser pobre prá ter o gosto de ir e vir a hora que bem entender, sem estresse com engarrafamentos, vagas prá estacionar, gasto com combustível e poluição ambiental e outros tantos problemas que estamos carecas de saber ???!!! Problemas que o número exagerado de veículos nas ruas trazem para o trânsito cada vez mais caótico das cidades em todo o mundo Isso sem falar na questão do uso totalmente inadequado de veículos enormes (e superpotentes) prá transportar apenas um passageiro !!! as benditas tranqueiras que o Rui muito bem definiu no inicio do texto ... as SUVs... e nisso adiciono ainda as pick-ups e outras “monstruosidades” do gênero 4x4 , que andam na cidade transportando ar em suas caçambas enormes e vazias !!!

Mas gostaria de voltar um pouquinho atrás para enfocar essa questão motorista "rico" x ciclista (ou pedestre) "pobre"... vamos ver ... tenho dois carros na garagem e 2 bicicletas e aí como fica ... sou rico ou sou pobre ? prá provar que sou rico preciso sair de carro ... certo ? ... e quando saio de bicicleta, ou a pé, estou passando atestado de pobreza !!! ora, como diriam nossos pais , vão plantar batatas !!! ... na verdade, não me considero nem um nem outro ... mas ainda que pudesse me considerar rico (tenho 2 carros na garagem, lembram?) porque diabos alguém poderia pensar que "ricos" tem o poder de vida ou morte sobre os demais habitantes do planeta desprovidos de veículos (de preferência SUV, é claro) ??? Isso é simplesmente ridículo !!!

No dia a dia os ciclista deparam-se com freqüência com "os educadores de trânsito" ... são veículos automotores em geral , desde os 1.0 pintados de vermelho “Ferrari” (coisa mais ridícula, sou "old school", prá mim carro esportivo tem marca e não cor), das SUVs, e também os realmente grandes e pesados ônibus e caminhões conduzidos pelos ditos "profissionais" da boleia que insistem em tirar finas "educativas" dos ciclistas, empurrando-os pro meio-fio.

Há pouco tempo, li o relato de uma rapaz que foi empurrado dessa forma, caiu e acabou com diversas escoriações (felizmente) ... a madame que dirigia seu veículo enquanto falava ao celular, ainda teve a " bondade" de descer do carro e passar um "sabão" no rapaz " ... também, disse ela, veja só onde você estava andando de bicicleta ... na rua!!! e ainda emendou... rua não é lugar de bicicleta !!!" é de ficar pasmo diante de uma declaração de tamanha ignorância, e de desconhecimento total da legislação de trânsito !!! Como pode alguém ter habilitação para dirigir sem conhecer as leis de trânsito ??? Sem saber que bicicleta é considerado um veículo, e como tal tem seu uso amparado pelo CTB, que quer dizer Código de Trânsito Brasileiro e não Confederação dos Tarados Baixinhos como podem pensar alguns mais desinformados como a senhora acima citada !!!

A lei é clara, e a lógica é simples ... maiores e mais pesados respeitam e protegem os mais fracos e mais vulneráveis, assim, ônibus e caminhões respeitam veículos automotores que respeitam ciclistas e estes respeitam os pedestres ! Mas atenção ... o caminho inverso também é válido e deve ser obedecido! Tem pedestre que não respeita ciclista, assim como tem ciclistas, e vamos incluir aí alguns motoqueiros, que não respeitam outros veículos !!! ... depois não adianta reclamar !!! Vamos usar o bom senso e viver harmoniosamente !!! E que reine a paz no trânsito !!!

um vídeo interessante ... EU NÃO SOU O TRÂNSITO ... http://vimeo.com/43974314



Tentando levar a questão com bom humor criei uma placa para instalar nas minhas bikes !!! Se alguém quiser imprimir seus próprios adesivos e/ou placas, fique a vontade !!!


Paulo  Delavigne