A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mônaco 1984

POLEMICA?!
 Ayrton
Bellof

Hoje um feriadão, ligo o computador e dou uma passadinha pelos blogs que acompanho, no André uma foto de Bellof, deixo um comentário e logo lembro do post do Caranguejo. Vou procurar, e lembro também de um artigo em um livro, que vou transcrever para vocês.
Se existe algo que me apaixona no automobilismo é mesmo essa dualidade, uns vêem a corrida de uma forma, outros de outra, até mesmo quando somos nós que estamos acelerando continua a existir este sentimento.
Quantas vezes, sentados num carro de corridas achamos que estamos bem, para depois os cronômetros mostrarem algo diferente, e quantas vezes pilotando de maneira limpa e suave, nos admiramos dos tempos mostrados pelos cronômetros!
É assim com quem está lá dentro, e com quem apenas observa!

“Stefan Bellof Mônaco 1984"
Texto Joe Saward   

“O Grand Prix de Mônaco de 1984 será sempre lembrado como a corrida em Ayrton Senna ia vencer caso não tivesse sido barrado antes pelo Fiscal de Pista Jacky Ickx. Foram corridas apenas 31 das 78 voltas previstas e todas sobre forte chuva. A largada foi retardada e ocorreu a costumeira batida com escapadas na primeira curva, que eliminaram as duas Renaults; mas à frente estava o pole Alain Prost com sua McLaren-TAG trazendo com ele a Lotus-Renault de Nigel Mansell. Ayrton Senna que havia largado em 13º em sua Toleman havia subido para nono e Stefen Bellof, que se classificara em vigésimo com sua Tyrrel normalmente aspirada, ocupava a 11ª posição.
Dez voltas depois de iniciada a prova, Senna estava em sexto e Bellof em oitavo. Mais adiante, Mansell assumiu a liderança, mas após um punhado de voltas perdeu o controle do carro e bateu de forma bem visível para o publico. A esta altura, Senna havia ultrapassado a Willians de Keke Rosberg e a Ferrari de Rene Arnoux para assumir a terceira posição. Niki deveria ser a próxima vitima. Senna o apanhou na volta 19. O austríaco rodou algumas voltas depois, no momento que Bellof havia deixado Rosberg para trás e ia ao encalço de Arnoux. Ele assumiu a terceira posição na volta 27. Senna se empenhava meio minuto atrás de Prost, mas Bellof estava alcançando os dois. Será que o alemão na Tyrrel poderia de fato vencer a prova?
Depois veio a bandeira vermelha e controvérsia. Senna ficou furioso. Esta teria sido sua primeira vitória em um Grand Prix. Ao lado dele, Ken Tyrrel estava irritadíssimo. Se alguém consultar os livros de historia verificará que Rene Arnoux terminou em terceiro no GP de Mônaco de 1984. O lugar de Bellof foi tirado posteriormente nesse ano , quando a Tyrrel foi suspensa de todas as provas, acusada de estar usando combustível ilegal, mas para todos que assistiram à prova ali naquele dia, era Bellof quem ia vencer. E não Prost, nem tampouco Senna.” 

Alguma considerações; alguns amigos, entre eles o Tohmé concordam com Joe Saward, revendo a corrida penso que o dia era mesmo de Ayrton, outra coisa que pode até gerar uma certa confusão domestica, sou fã do Leão, apesar da batida!
Na corrida a melhor volta foi de Ayton com 1,54.334 e a melhor volta de Bellof foi 1,54.978 ambas na 31ª volta, não tenho o mapa da corrida para comparar todas.
E finalmente, revendo o vídeo constatei que o narrador já era babão, mas na época era bem menos deficiente que hoje!


Rui Amaral Jr


por Carlos Henrique Mércio-Caranguejo 




André Candreva




Mansell bate na liderança, e Ayrton passa Lauda.


A corrida completa




quarta-feira, 14 de novembro de 2012

4º Rally das Serras

Começa a movimentação no Parque da Maçã, em São Joaquim



Vistoria técnica de todas as categorias e prólogo marcam a quinta. Especiais na sexta e sábado


São Joaquim (SC) - A edição 2012 do Rally das Serras começa nesta quinta-feira, feriado de 15 de novembro, no Parque Nacional da Maça, em São Joaquim (SC). A abertura do Parque de Apoio e o início das vistorias técnicas dos participantes movimentam o dia, ficando para a noite a realização do Prólogo que definirá a ordem de largada para as especiais de sexta-feira. São cerca de 65 participantes inscritos na prova, válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country Velocidade, nas categorias Carros (14ª e 15ª etapas), Caminhões (10ª e 11ª) e Motos, Quadriciclos e UTV's (5ª), com peso 2. A prova terá como sede a cidade de São Joaquim, mas também percorrerá trilhas por Urubici, Urupema, Painel e Lages, todas na Serra Catarinense.

A programação começa às 9h, com a vistoria técnica obrigatória no Parque de Apoio. Comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) checarão todos os itens de segurança dos veículos inscritos em um dos mais técnicos ralis do calendário nacional. "Mesmo com um percurso de muita quebradeira, é importante que os veículos estejam em ordem para enfrentar o desafio do 4º Rally das Serras", destaca Dyonísio Malheiro, diretor-geral do evento

À noite será a vez dos motores roncarem pela primeira vez com o Prólogo, também programado para o Parque da Maçã, a partir das 20h. Ele definirá a ordem de largada para o primeiro dia de especiais. O percurso terá cerca de 2,5 km e os melhores tempos determinarão a saída de sexta-feira. Será a chance do público da região ver de perto as máquinas que participarão do 4º Rally das Serras. Vale lembrar que haverá outro Prólogo noturno na sexta-feira, para  definição do grid de sábado.

As especiais (trechos cronometrados) estão assim divididas: 16/11, 9h30, aproximadamente 180 km (100 + 80), saindo do Castelluccio (São Joaquim) em sentido Urubici, depois Urupema, onde haverá um abastecimento, retornando para São Joaquim. Haverá 20 km de descolamento neste primeiro dia; 17/11, 9h30, cerca de 160 km (100 + 60), saindo de Santa Isabel (São Joaquim), seguindo para Urupema, Painel (Serra do Pessegueiro), depois para a Coxilha Rica e retornando para São Joaquim. Neste dia o deslocamento é de cerca de 50 km.

A prova já tem confirmados 23 carros, divididos pelas categorias Super Production (3), Protótipo (8), Production (3), Pajero TR4 (2) e Pró Brasil (7), além de três caminhões. São 27 motos, divididas em Marathon (3), Super Production (7), Production (4), Over 45 (1) e Local (12), além de dois quadriciclos e cinco UTV's. Estes números devem aumentar nesta quinta, pois haverá inscrições na Secretaria de Prova.

O 4º Rally das Serras é uma realização da Racing Adventure, com promoção da Serra Catarinense Convention & Visitors Bureau, organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Federação de Motociclismo Catarinense, e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O patrocínio é de Seótres, Prefeitura de São Joaquim e Mitsubishi L200 Triton, o carro oficial do Rally das Serras.

Mais informações no site oficial, www.rallydasserras.com.br   

Consultoria de Comunicação do Rally das Serras -SC:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324
Fones: (11) 98266-6086/98931-8977
Email: mbragacom@mbragacom.com.br 

FOTOS:Claudio Reiser/MBraga Comunicação


Texas 2012


Il Texas dà il benvenuto alle stelle della F1
13.11.2012
Ha dato prova di grande talento e determinazione e, con il supporto della Scuderia, ha combattuto sino alla fine della stagione, rendendosi protagonista di alcune ottime prestazioni. Questo fine settimana non vede l'ora di scendere in pista sul Circuito delle Americhe : Fernando Alonso? No, Jules Bianchi. Il giovane francese, allievo della FDA (Ferrari Driver Academy) si è classificato secondo nella World Series, dopo essere stato in lotta per il titolo sino all’ultima gara, messo poi fuori gioco dopo essere stato tamponato dal rivale diretto per la conquista del campionato. 

"E 'stata una gara difficile, visto che ero in corsa per la vittoria prima dell’incidente, ma sono cose che possono capitare nel mondo delle corse e preferisco guardare avanti, pensando al prossimo anno", ha dichiarato il francese. 

Se da un lato gli impegni con la World Series sono stati archiviati , Bianchi proseguirà la stagione nell’altra veste che ha ricoperto quest’anno, vale a dire terzo pilota della Force India Sahara team in Formula 1, disputando la sessione di prove libere del venerdì mattina per la squadra di Silverstone questo weekend ad Austin, nel penultimo appuntamento del Mondiale. 

Questo ruolo è di prestigio per un pilota che sta muovendo i primi passi per un futuro da titolare nella Formula 1.. "Ho imparato molto" -ha dichiarato Bianchi. "Anche se avevo già disputato il test riservato agli young driver l'anno scorso ad Abu Dhabi e a Jerez, non è la stessa cosa guidare nel corso di un weekend di gara, perché devi gestire una pressione molto più forte. Sento di essere cresciuto molto con questa esperienza e ora sono pronto per la F1.Il mio sogno è quello di trovare un sedile da titolare per il prossimo anno. Credo di aver disputato una buona stagione nella World Series e ho fatto un buon lavoro con la Force India, per questo mi sento pronto e credo di meritare un posto in Formula 1”. 

Se questo è l’obiettivo a breve termine di Bianchi, quello sul lungo termine è altrettanto chiaro : "Il mio sogno è correre un giorno per la Ferrari!" 

Come parte del suo ruolo con la Scuderia, Bianchi ha svolto molto lavoro al simulatore e, questo aspetto si è rivelato particolarmente importante su un circuito nuovo come quello di Austin. 

"Quando si affrontano le prove del venerdì, è necessario portare la vettura immediatamente al limite, altrimenti si rischia di non essere competitivi nelle qualifiche e per questo il simulatore è un grande aiuto in quanto rappresenta il modo migliore per conoscere una pista," conferma Bianchi. "Il tracciato di Austin sembra davvero interessante con molte curve veloci. La prima parte è simile al primo settore del Giappone ma ricorda anche Silverstone. Ci sono inoltre molte curve lente. Nel complesso, a giudicare dal simulatore, io direi che è uno dei tracciati migliori in calendario. Tutti a Maranello hanno lavorato molto duramente per migliorare le prestazioni della F2012 per questa gara e, a mio parere, la vettura dovrebbe essere competitiva. E 'sempre difficile sorpassare in Formula 1, ma ad Austin ci sono due punti di frenata importanti intervallati da un lungo rettilineo, quindi ci dovrebbero essere numerose possibilità di sorpasso”. Il Circuito delle Americhe è opera di Hermann Tilke. Costruito in meno di due anni nella Travis County, a sud est di Austin, la capital del Texas, ha superato l’ultima ispezione come tracciato ufficiale il 25 settembre. La pista è lunga cinque chilometri e mezzo, si percorre in senso antiorario con oltre 20 curve e un dislivello di 41 metri. 

Una volta che avrà portato a termine i suoi impegni da terzo pilota, l'attenzione di Bianchi sarà senza dubbio rivolta al tema principale del fine settimana, la battaglia per il Campionato Piloti. La vittoria deve essere l'obiettivo della Scuderia questa domenica per ridurre il distacco di dieci punti che separa Fernando Alonso da Sebastian Vettel. La Scuderia ha vinto il Gran Premio degli Stati Uniti dodici volte, più di ogni altra squadra. Gli statisti più attenti potrebbero obiettare sul numero di gare disputate effettivamente negli Stati Uniti con alcune gare conosciute come “USA West” ed altre come “USA East”, ma in fin dei conti quello che conta è che ci sono state un totale di 51 gare disputate nel paese da quando è iniziato il mondiale di F1, la prima delle quali è stata disputata a Sebring nel 1959.

E’ certamente vero che gli Stati Uniti non sono sempre stati teatro della Formula 1 e la serie ha vissuto un periodo di transizione passando attraverso l'Atlantico. Austin sarà il decimo tracciato ad ospitare il GP degli Stati Uniti. Tuttavia, il legame tra questo Paese e la Ferrari risale a molti anni addietro, con momenti chiave scritti nella storia delle corse automobilistiche, a cominciare da Phil Hill, conosciuto per essere il primo americano ad essere diventato campione del mondo di F1, nel 1961 al volante di una Ferrari, la bellissima 156 ribattezzata “Shark Nose”. L'ultima volta che la Formula 1 è stata negli Usa risale al 2007, con la gara disputata presso il famoso circuito di Indianapolis dove Fernando è arrivato secondo, anche se non su una Ferrari, seguito dal suo attuale compagno di squadra, Felipe Massa, che a sua volta ha conquistato il secondo gradino del podio sempre ad Indianapolis ma un anno prima. Che sia buon auspicio? Si spera.
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Bem a NL da Ferrari comenta sobre seu piloto contratado Jules Bianchi e o segundo lugar na World Series, e a expectativa dele para corrida do Texas, onde está inscrito como terceiro piloto.
Na Formula Um comenta sobre o campeonato vencido por Phil Hill em 1961, pilotando a bela Ferrari 156 Shark Nose, depois fala do segundo lugar de de Alonso em 2007, em Indianapolis, pilotando uma McLaren e do terceiro de Massa na mesma corrida.

Rui Amaral Jr

1000 KM de Monza 1966