A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Os motores da Formula Um de 1966

 Black Jack e a Brabham BT20 Repco/Brabham/Olds 


1965 fora o ano do grande Jim Clark ele e a Lotus 33 Climax foram imbatíveis e 1966 começava com o novo regulamento. Os motores passariam 1.500 cc para os 3.000 cc ( à partir de 1966 o regulamento permitia motores aspirados de 3.000cc ou comprimidos de 1.500cc )  e poucos tinham um motor competitivo para nova regulamentação. A Conventry/Climax que dominara o ano anterior não tinha um motor e conseguiu aumentar a cilindrada dos FWMV V8 para 2.000 cc, a Maserati que fornecia seus motores à Cooper já tinha um motor 3.000 cc que apesar da boa potencia era pesado e consumia muito, a Serenessima fornecia seus motores de 3.000 cc à MacLarem mas não tinham potencia suficiente. A BRM usava um motor próprio de 2.000 c e a Eagle de Dan Gurney usava um motor Conventry-Climax quatro cilindros em linha de 2.700 cc da Copa da Tasmânia.





Mas era da Austrália que viria o motor que dominaria essa temporada, a REPCO tradicional fornecedora de motores 
para Copa da Tasmânia se associava ao Bi-Campeão do mundo Jack Brabham e a sua equipe Brabham com Ron 

Tauranac como chefe do projeto de transformar um motor Oldsmobile de série em um motor vitorioso na Formula 
Um. Ron e Jack eram sócios na MDR - Motor Racing Developments -que construía carros para Copa Tasmânia e usava 
os já decadentes motores Climax de 2.500 c e 2.700 cc sendo na época a REPCO que fazia a manutenção desses motores. 
Brabham já fundara a BRO - Brabham Racing Organition - em 1962 que cuidava de sua equipe de Formula Um e Ron e 
o pessoal da Repco ficaram incumbidos de fornecer-lhe um motor competitivo para a Formula Um de 3 Litros. 

Black Jack e o pessoal da Repco com o bloco Olds

Originalmente o motor Oldsmobile F85 - que iria para um Buick que nunca foi fabricado - tinha bloco de alumínio. 
Após 
algumas modificações, que incluíram um girabrequim de cinco mancais, diminuição da largura do motor, adoção de 
um sistema de injeção de combustível Lucas o motor ficou com 2.994 cc tendo o diâmetro dos pistões (Repco) 88,9 mm por 
60,3 mm de curso do virabrequim. No começo da temporada de 1966 esse motor tinha 285 HP à 8.000 rpm e foi se 
desenvolvendo durante a temporada chegando ao final de 1967 à 330 HP . Suas vantagens eram o pequeno peso, 
baixo consumo e confiabilidade. 





OS ADVERSÁRIOS 



FERRARI



Lorenzo Bandini e a Ferrari 246

A Ferrari usou no começo do novo regulamento o motor 246 Dino. Era um seis cilindros em V a 60º com diâmetro de 90 
mm e curso de 63 mm com 2.404 cc, duplo comando no cabeçote e duas válvulas por cilindro. Com injeção Lucas e taxa 

de compressão de 11,2:1 alcançava 249 HP a 8.500 rpm sendo de liga leve seu peso era baixo assim com o carro o 
Ferrari 246 F I que pesava 468 kg.
 

Depois passou a usar um motor V12.


Ludovico Scarfiotti em Monza com a Ferrari 312/66
BRM

Hill
A BRM usou a principio o motor V8 do regulamento anterior aumentado em sua cilindrada até 2.100 cc. Depois lançou 
seu motor H16, que era a junção de dois 1.500 cc do regulamento anterior. O diâmetro dos pistões era de 69,85 mm e o 

curso 49,89 mm com 2.997 cc. Quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote esse motor passava dos 550 HP, 
sua grande desvantagem era o peso muito alto e o consumo mais alto ainda.





O incrível H16 da BRM, na versão tipo 10 com três valvulas por cilindro - duas de admisão e uma de escape chegou aos 
600 HP.


Serenissima 

Bruce e a McLaren Serenissima

O motor Sereníssima que equipou a MacLarem era um modelo M166, 308 sendo o 30 de três litros e o 8 de V8. Seu V8 era a 90º, o diâmetro dos pistões era de 85 mm e o curso de 66 mm tendo 2.996 cc. Duplo comando de válvulas no cabeçote, taxa de compressão de 9,75:1 tinha 307 HP a 8.500 rpm. Era também pesado e beberrão.


Weslake


A Eagle de Dan Gurney começou a temporada usando um motor Conventry/Climax de 2.750 cc, motor preparado pela Repco para Copa Tasmânia era um quatro cilindros em linha bastante defasado. Em Monza estreou o motor Weslake, um belo V12 a 60º , duplo comando de válvulas no cabeçote, quatro válvulas por cilindro, esse motor que no começo tinha por volta de 395 HP chegou a 410 HP a 11.000 rpm.


O belo Weslake.





Maserati


Big Jonh e o Cooper T81 Maserati 

O motor Maserati que equipava a Cooper era o tipo 9. Era um V12 com duplo comando no cabeçote, duas válvulas por 
cilindro. Os pistões tinham 70,4 mm de diâmetro por 64 mm de curso, sua cilindrada de 2.989 c a taxa de compressão 11:1 

e desenvolvia 360 HP a 9.000 rpm.Seu sistema de injeção era Lucas.





Conventry-Climax


O Conventry-Climax 1.500 cc Campeão do Mundo em 1965.

NT: A Ferrari levava dois tanques de combustível de 125 l. cada largando com 250 l. enquanto as   BRM largavam com 
400 l. 



A Injeção Lucas era mecânica e na foto do motor BRM pode-se ver o mecanismo de acionamento. 






Mas uma surpresa aguardava o mundo da Formula Um, Mike Costin ex colaborador de Colin Chapman e Keith 
Duckworth construíam um motor financiado pela Ford...




Agradeço a colaboração de meus amigos Fernando Fagundes e Henrique Mércio-Caranguejo. 












QUEM, QUANDO E ONDE?


4º Rally das Serras

4º Rally das Serras tem recorde de inscritos



Evento terá 65 inscritos para a edição 2012


São Paulo (SP) - A quarta edição do Rally das Serras promete ser a mais forte de todas. Afinal, a disputa, válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country Velocidade, nas categorias Carros (14ª e 15ª etapas), Caminhões (10ª e 11ª) e Motos, Quadriciclos e UTV's (5ª), reunirá as principais feras do país, prometendo muita técnica e garra. O evento já começa quebrando recordes, pois terá cerca de 65 participantes entre os dias 14 e 18 de novembro. A prova terá como sede na cidade de São Joaquim, mas também percorrerá trilhas por Urubici, Urupema, Painel e Lages.

"Estamos contentes pela boa presença deste ano e quebrar o recorde de participantes  - foram 44 no ano passado - mostra isso. Isso confirma que estamos no caminho certo e buscando fazer uma prova importante para todos os pilotos e navegadores.  Tenho certeza que todos ficarão satisfeitos", destaca Dyonisio Malheiro, diretor-geral do evento.

As inscrições ainda podem ser feitas pelo site oficial da prova, www.rallydasserras.com.br. Nele ainda estarão à disposição prazos e preços especiais para inscrições antecipadas. Nos valores mencionados estão inclusos o Seguro da prova, Sistema GPS, Spot (se houver disponibilidade) e uma camiseta oficial do 4º Rally das Serras 2012.

A relação dos inscritos até agora é a seguinte:

Caminhão - Guido Salvini Netto/Flavio Bisi/Fernando Chwaigert; Fernando Ramos Birchal/Leonardo Teles; Carlos Policarpo de Oliveira/ Romulo Espada        

Super Production - Gunter Hinkelmann Josi Koerich; Regis Braga Maia/Ana Carolina Sena Nuno de Souza Braga

Production T2 - Glaucio Vanderlinde/Idali R. S. Bosse; Pietro Branchina Neto/ Roberto Luiz Spessatto; Rodrigo Cardoso/Cristiano Antonio Rocha

Protótipo T1 - Leandro Torres/Marcos Macedo; Luiz Claudio Rodrigues/Thiago Vargas; Mauricio Neves/Leandro Ferrarini; Marcos Moraes/Fabio Pedroso; Lucas Moraes/Kleber Cincea Reinaldo Varela/Gustavo Souza Gugelmin;  Mauricio Bortolanza/ a definir; Romeu Franciosi/ a definir.

Pró Brasil - Marcelo Marchese Damini/Helena Soares; Zé Helio/Weidner Moreira; Jose Jorge de Barros Sawaya/Marcelo Haseyama; Davison Jose Rabecchi/Glauber Martins da Fontoura; Luiz Facco/Vinicius Castro; Mauro Schenekenberg/ Neurivan Calado; Marlon Koerich/Sidinei Broering; Guedes/a definir.      

Pajero TR4 - Wagner Felippe Roncon/Joselito Vieira de Melo Junior; Ivan Terni/ a definir        

Moto - Geral - Daniel Barp Crema; Guilherme Piva; Moara Sacilotti;Ricardo Martins; Rodrigo Betti Marques; Rodrigo Montemor; Ramon Sacilotti; Dário Júlio; Andres Lorenzo Suarez; Denisio do Nascimento; Juliano Zen; Robledo Nicoletti; Bernardo dos Guimarães Bonjean; Felipe Augusto Miranda Zanol; Marcelo de Souza; Gustavo Matos de Souza; Alcione Pacheco de Andrade; Homero Junior; Mateus Rodrigues Cechinel; Guto Klaumann; Ike Klaumann; Marciel Muniz Lima

UTVs - Bruno Sperancini/Pipo Mirone; Luiz Andre Saade Rodrigues/Rodrigo Bastos; Martha Marino/Carlos Bustamante; Murilo Serrano/Paulo Bomba Simões; Fabio Wolf Campos/João Ricardo Wolf Campos

A programação começa no dia 14 de novembro, com a abertura do Parque da Maça, sendo que no dia 15 haverá a largada promocional e  prólogo noturno, que definirá a ordem de saída no dia seguinte. As especiais (trechos cronometrados) estão assim divididas: 16/11, 9h30, aproximadamente 180 km (100 + 80), saindo do Castelucho (São Joaquim) em sentido Urubici, depois Urupema, onde haverá um abastecimento, retornando para São Joaquim. Haverá 20 km de descolamento neste primeiro dia; 17/11, 9h30, cerca de 160 km (100 + 60), saindo de Santa Isabel (São Joaquim), seguindo para Urupema, Painel (Serra do Pessegueiro), depois para a Coxilha Rica e retornando para São Joaquim. Neste dia o deslocamento é de cerca de 50 km.

O 4º Rally das Serras é uma realização da Racing Adventure, com promoção da Serra Catarinense Convention & Visitors Bureau, organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Federação de Motociclismo Catarinense, e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O patrocínio é de Seótres, Prefeitura de São Joaquim e Mitsubishi L200 Triton, o carro oficial do Rally das Serras.

Mais informações no site oficial, www.rallydasserras.com.br   

Consultoria de Comunicação do Rally das Serras -SC:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324
Fones: (11) 98266-6086/98931-8977
Email: mbragacom@mbragacom.com.br 

FOTOS:Claudio Reiser/MBraga Comunicação

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ricardo




Vamos lá! Este protótipo foi construído por meus amigos Ricardo Bock, Chico Lameirão com a ajuda do Marcos Lameirão filho do  Chico que hoje trabalha na GINETTA.
Seu chassi é em cromo molibdênio, o motor é AUDI Turbo 1.900cc, com oito bicos de injeção, cerca de 460hp,  cambio de cinco marchas com radiador e bomba de óleo, pinças de freio BREMBO nas quatro rodas, com discos feitos especialmente, amortecedores JVZ com 16 regulagens tanto de bamp quanto rebamp, caixa de direção feita especialmente. 
Tanque de borracha com válvula MF anti-capotamento, painel eletrônico PIAA com coleta de dados.
Fora tudo isso o carro vem com uma carreta que é uma oficina, mais dois jogos de rodas, outro cambio desmontado, e mais um motor AUDI, este com menos preparação, pois o do carro é igual ao que chegou em 5º lugar em Le Mans, se não me engano em 2005, e mais uma porção de peças de reposição.
Pois é agora eles querem vender...quem se habilita!