A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 30 de novembro de 2010

CARRERA COPACABANA

 Alguns dias atrás recebi de meu amigo Paulo fotos maravilhosas da Carrera Copacabana que saiu de Buenos Aires e depois de 32 dias chegou ao Rio de Janeiro, e o Paulo estava lá para fotografar. Aguardei que ele lançasse a edição de sua Revista Ilustrada com o suplemento especial Automóveis com as fotos.
 Agradeço ao Paulo o privilégio de poder ver as fotos antes do lançamento da revista e no link a Revista Ilustrada e o suplemento Automóveis.
 Abaixo o e-mail que recebi do amigo e algumas fotos de meu arquivo, vale ver toda beleza dos magníficos carros.
 Obrigado Paulo e um abraço.  
     

"Rui
Cheguei agora de Copacabana, onde tirei fotos do Rally de carros antigos.
Vai ser mais uma edição especial da Revista Ilustrada, mas o amigo recebe em primeira mão.
Pena não poder mandar o som dos motores. O do Lagonda é sinfônico!!!!!!!!!!
As fotos descrevem, inclusiive com um desenho estampado no porta malas do velho Volvo.
Abraços
Paulo Sallorenzo"


O belo Lagonda.
Jaguar XK. 

Jaguar MK IV
SUPLEMENTO AUTOMÓVEIS:

REVISTA ILUSTRADA:  http://www.sallorenzo.com.br/

domingo, 28 de novembro de 2010

FORMULA 2 - TARUMÃ 1971

1971 recebemos a Formula 2 para uma temporada Sulamericana com corridas e Interlagos, Tarumã e na Argentina. Para quem não teve a oportunidade de conhecer a categoria era simplesmente uma maravilha, estive em todas corridas em Interlagos e conheci e estive com grandes pilotos, que na época corriam de Formula I e também na F 2. Não existia como hoje essa grande frescura que acompanha os pilotos da F 1, com assessores de imprensa, personal trainner, psicologos, massagistas  e outras bobagens mais, via-se por exemplo um piloto do naipe de Grahan Hill já Bi Campeão do Mundo de Formula Um competindo com revelações vindas até da Formula 3.
Recebi dos arquivos do amigo Nelson Marques da Rocha a publicação que mostra a passagem da F 2 no Tarumã e estou anexando o link em que Emerson conta para a revista Quatro Rodas sua atuação na temporada.


Grahan Hill com Aldo Costa no Tarumã. Aldo um grande piloto abaixo nos 500 KM de Porto Alegre de 1962 quando em dupla com Haroldo Dreux chegou no quarto lugar com o VW-Porsche.


Na edição de Dezembro de 1971 o depoimento de Emerson Fittipaldi.





sábado, 27 de novembro de 2010

A Extraordinária Corrida, em 1940 - Capítulo II

Neste ponto, sob chuva torrencial, o presidente da Comissão Esportiva do ACB - Romeu de Miranda e Silva - deu a partida oficial, às 8,00 horas, para que os pilotos cumprissem a primeira etapa, de 493 quilometros: Largo do Campinho, Realengo, Bangu, Barra do Piraí, Pouso Seco, Bananal, Guaratinguetá, Taubaté, Jacareí, Mogi das Cruzes e São Paulo.

A cada dois minutos, largaram: Oscar Bins/RS - carro número 2 - Ford; Antonio Peres/RS - 4 -Mercury; Iberê Correia/SC - 6 - Ford; Norberto Jung/RS - 8 - Ford; Hector Suppici Seedes/Uruguai - 10 - Ford; Julio Vieira/SP - 12 - Lincoln Zephyr; Fernando Augusto Alves/RJ - 14 - BMW; Clemente Rovere/SC - 16 - Ford; Francisco Landi-SP - 18 - Ford; Salvador M. Pereira/SP - 20 - Willys; Quirino Landi/RJ - 22 - Ford; Milton Brandão/RJ - 24 - Ford; Ernesto Ranzolin/RS - 26 - Ford; José Lugeri/SP - 28 - Chevrolet; Ari Cortese/RJ - 30 - Ford; Santos Soeiro/SP - 32 - Ford; Luiz Tavares de Moraes/RJ - 34 - Ford; Adalberto Moraes/RS - 36 - Chevrolet; Raulino Miranda/SC - 33 - Chevrolet; Carlos Frias/RJ - 40 - Hudson; Catharino Andreatta/RS - 42 - Mercury; Etel Cantoni/Uruguai - 44 - Ford; e Belmiro Terra/RS - 46 - Chevrolet. Apenas 15 carros chegaram ao bairro da Penha em São Paulo. Já no quilometro 81 o Chevrolet de José Lugeri capotou.

Em seguida acidentou-se Norberto Jung e depois pararam Santos Soeiro, Carlos Frias, Fernando Augusto Alves, Quirino Landi e Milton Brandão.

A etapa foi vencida por Clemente Rovere em 6 horas, 16 minutos e 7 segundos, seguido por: Chico Landi - 6 horas, 24 minutos e 41 segundos e meio; Iberê Correia - 6 horas, 25 minutos e 46 segundos.

Depois vieram Catharino Andreatta, Julio Vieira, Ernesto Ranzolin (6h35´53´´), Adalberto Moraes, Antonio Peres, Raulino Miranda, Oscar Bins, Hector Suppici, Ari Cortese, Belmiro Terra, Salvador M. Pereira e Eitel Cantoni.

O recorde desse trecho havia sido estabelecido em 1937 pelo piloto argentino Arturo Kruse, com 6h8´. Nas fotos, a largada, no Rio, dos carros números 4 - Antonio Peres - e 8 - Norberto Jung. Não perca a sequência da história!

Por Ari Moro

Publicado primeiramente no Jornal do Automóvel de Curitiba-PR e Paraná Online - 25/11/2010 às 00:00:00 - Atualizado em 25/11/2010 às 00:21:45


* Fotos do acervo do amigo Antônio Ranzolin, filho do saudoso exímio piloto gaúcho de carretera, Ernesto Ranzolin

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Super Kombi


Já escrevi sobre as maluquices do Tito que começou fazendo nossos carros da Divisão 3 para o RFactor e na continuidade fez os mesmos carros em Paper Model para autorama com a ajuda do Caranguejo, Fabiano e Torquato. Agora são as Kombis réplicas de nossos VW da D.3, feitas em Paper Model para as corridas de fendas, uma mais bonita que a outra. Quem diria que um dia uma Kombi ficaria bonita!? É o Tito...   


A Kombi escolar da tia Carol em que um amiguinho nosso vai à aula.

A mais bonita de todas, #8.

A #13 de Orlando Belmonte Jr.


A Talbot #68 de Luiz Eduardo Duran.


A Marlboro #122.


A M&M #180.




A DIMEP #2.

Seis rodas, homenagem à Tyrrel.


Tchau tia Carol, vai devagar.