A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CAMBIO QUEBRADO



Na corrida de Força Livre do final de semana o Ferraz nos contou da quebra do cambio do Spyder do Thomas. Foi uma terceira quando ele vinha andando bem. Carro de corrida é assim mesmo, ele me contou ainda que seu motor era mais forte para essa corrida, quebra e muito. Esse cambio é um VW Gol  com segunda marcha injetada com uma nova relação.
Então o primário fica com a primeira original, segunda com nova relação, e terceira, quarta e quinta usando as muitas relações que o cambio AP possui. O Spyder com essa configuração de cambio passa em frente aos boxes em Interlagos em quinta marcha, reduz para segunda no "S" do Senna,  depois na curva do Lago faz em terceira, chega no Laranjinha novamente em quinta para reduzir para quarta no meio da curva e logo depois segunda para a entrada do "S" fazendo também o Pinheirinho nessa marcha. Na freada do Bico de Pato engata novamente a segunda. Depois é marcha para cima até a Junção que é feita também em segunda. Aí é só acelerar e ir colocando novamente as marchas, pé no fundo!          







terça-feira, 23 de novembro de 2010

BIBITA

 No sábado recebo em meu Facebook um recado de meu amigo Kiko Galvão Bueno, não tinha noticias dele há muito tempo amigo também do Jr na década de 70 patrocinou o carro dele com as Fraldas Bibica. Hoje recebo do Jr essas fotos. Um abração Kiko e Jr.


Jr Lara Campos e olhando acredito que seja o Kiko.

No Grid, Luiz Andre Ferreira , Jr, Marcos Levorin da Salecar e espiando o saudoso Luiz Carlos Lara Campos pai o Lulu.

Largada o Grande Ciro Cayres pula na ponta com seu Opala. Jr a direita "babando"!

Lambança na Ferradura, Jr rodou e parece que está sem para lamas.



   

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

40˚ Jantar de Confraternização Pioneiros da Willys Overland do Brasil

Recebemos a pouco o convite do Jesus Ybarzo Martinez para participarmos do

40˚ Jantar de Confraternização Pioneiros da Willys Overland do Brasil



1968

Ontem estava procurando em meus arquivos por imagens que digitalizei há muito. Procurava arquivos da revista inglesa Autosport com as primeiras vitórias de dois grandes pilotos no ano de 1968 na Inglaterra, Luiz Pereira Bueno e Emerson Fittipaldi.
Achei duas vitórias do Luizinho e acho que a primeira de Emerson na Formula Ford, não tinha fotos, que depois procuro e mostro. Eles eram então desconhecidos, mal sabiam os ingleses que pouco tempo depois o mundo todo saberia o nome de Emerson, e Luiz por motivos outros voltou ao Brasil e continuou aqui sua carreira, e que carreira!
Uma coisa sempre me impressionou no automobilismo inglês, a quantidade de corridas e categorias. Enquanto no Brasil, Interlagos jogado às traças pensava-se em  reforma, o Rio tinha seu autódromo mas as condições eram precárias e só,  Tarumã não existia e nosso automobilismo tinha poucas corridas por ano.
Já na Inglaterra era uma loucura para nós, muitos autódromos e categorias, lá se disputava desde a Classe 500 em carros de formula com motores de motocicletas Norton ou JAP de 500cc, Formula 4, Formula 3, Formula 2, Formula Ford, GT, Grupo 5, Esporte Protótipos, Turismo etc. e bota etc. nisso.
Muitos autódromos, Silverstone, Brands Hatch, Croft, Snnertheton, Cadwell, Crystal Palace, Rufforth e vários outros.
Vou mostrar algumas fotos dessas categorias, principalmente GT, e Turismo com alguns carros do Grupo 5. Ford Falcom, Mustang, Ferrari, Escort, Chevron, Porsche, BMW e outros. 
Apenas uma ou duas corridas são na Europa todo resto na Inglaterra.
1968 o ano em que o mundo conheceu a força de nossos pilotos..


Kurt Ahrens, BMW 2002, Nurburgring.

  Dieter Quester, BMW 2002 Grupo 5.
       Acima Richard Attwood Cortina Lotus e Frank Gardner Escort FVA TC 1.6l, Zolder, Bélgica. 
Embaixo Chris Craft com Ford Escort GT 1.300cc em Nurburgring, curva Karussel.

Porsche 911L de Helmut Kelleners, em Jarama, Espanha.



Inglaterra

Chevron BMW #96 de Johnnie Bridges e #91 de Richard Shardlow em Cadwell Park.

Chevron Repco V8 GT, John Woofe , autódromo de Croft.

Ferrari Dino 2l #124 Tony Dean seguido por John Bridges com Chevron 1.6l. Croft.

Ferrari Dino 2l #103 de Ben Moore seguido do Chevron Climax 2l GT de Peter Crossley, autódromo de Ruff.

Mercury Ford 1.150cc de George Silverwood, Croft.

Ford Falcon 4.7L Grupo 5, #41 Brian Muir, ao lado o vencedor David Hobbs, Silverstone.

Ford Mustang 4.7L Grupo 5 de John Ewer e Syd Fox nos 500 KM no autódromo de Snertterton.

Um Cooper Norton do piloto Peter Kendall, Classe 500.