A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 13 de dezembro de 2014

Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos nas 6 Horas de São Paulo


No mesmo dia das 6 Horas de São Paulo correu o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos, campeonato disputadíssimo e com belas corridas. Fora alguns percalços com a organização e algumas batidas as baterias foram muito disputadas como mostram as fotos de Anderson Zambrzycki, foi uma pena o horário da corrida ser tão cedo caso contrário o bom publico que esteve acompanhando as 6 Horas poderia ter visto uma categoria que em São Paulo tem mostrado que com eficiência e boa administração podemos sim ter um automobilismo sério e que bem divulgado pode trazer de volta ao nosso autódromo o publico que tem feito tanta falta. 
Abaixo os links para o site da categoria e o Face do Anderson onde podemos ver todas suas fotos.

Obrigado aos amigos  Alexandre Nascimento e Anderson.  
















sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Esclarecendo...ou tentando!

Interlagos, largando na terceira fila ao lado de Adolfo Cilento e Duran.

"Olá amigos,
Rui tenho perguntas a lhe fazer em relação aos Fuscas D3 que você pilotou: na foto do #8 que ilustra a página superior do blog, observando mais atentamente se vê, internamente, que foi removida parte da parede corta fogo , aparecendo a "churrasqueira" entrada de ar. Por que foi feita aquela remoção? Nesta última foto que você postou do #14 ao lado do Cilento a suspensão traseira que você está usando era a mista com os componentes da Variant II? Faço esta pergunta porque aparece na traseira, sob o carro, uma "protuberância". Me parece que o Arturo ou o Amadeu Campos usaram algo assim. Agora, aproveitando o post com a foto do painel elaborado pelo Chico Lameirão, gostaria de comentar a respeito do Fernando Moser, Fusca D3 #80 que por muitos anos foi carne de pescoço para a turma da categoria. O Fernando seguidamente estampava em seu carro a inscrição "Chalé da Praça XV" ou "Restaurante Da.Maria" que eram empreendimentos de gastronomia de seu pai. Fernando tinha, ao lado do restaurante, uma fábrica de...carimbos. Certa ocasião, na oficina de seu preparador, Ovídio Pellegrini, em Porto Alegre, pude observar mais detalhadamente o carro. O painel absolutamente espartano, relóginhos minúsculos de 50mm, carro feito e refeito muuuitas vezes....mas vinha tempo. Característica do Fernando Moser na pilotagem, entre outras, era a de apoiar o antebraço na porta, nas curvas fechadas à direita, como por exemplo, a carva do Tala Larga, em Tarumã. Saía daqui de Porto Alegre para fazer a pole em....Jacarépaguá...O Fernando se foi cedo, aos 38 anos. É isso, um abraço.
Luiz Borgmann"


 A suspensão traseira como manda o regulamento é por barra de torção e amortecedores, o ressalto que aparece na primeira foto é a peça que regula a barra estabilizadora, dentro do carro o respiro do tanque de óleo que tanto neste carro como no #8 eu usava de 12 litros.


No carro do Jr Lara assim como nos meus a parede corta fogo era invertida e reforçada e nela eram fixadas bomba de combustível, filtro e tanque de óleo que neste caso é menor, bobina e outras peças. Neste carro Jr testou como na foto entradas de ar que substituíam a ventoinha, não deu muito certo pois apesar de ganhar quase 5hp a ventoinha e as latas dos cilindros são parte importante na ventilação.
 Motor do Mogames.

A Brasilia feita por Dimas de Mello Pimenta depois comprada Luiz Antonio Bruno tinha a frente da Variant II com suspensão McPherson, como o regulamento não permitia a mudança do sistema original de barras de torção foi considerada fora.
 O belo carro do Jr tinha a suspensão traseira com os semi eixos da Variant II como o sistema da suspensão por barras de torção foi mantido estava dentro do regulamento.

Na bandeirada de Amadeu Girão Turito vencendo no Rio, uma belíssima foto de um autódromo que nos foi roubado! 
A foto é grande mas os relógios de pressão e temperatura são os pequenos da Smiths e assim que der tiro uma foto do conta-giros que é menor que um velocímetro original do VW.
Apenas conheci Fernando "Gordo" Moser, certa vez em Interlagos ele veio me acompanhando desde a entrada da curva do Sargento e na tomada da Junção me passou feito um foguete, grande piloto, dele Turito e Jr guardam boas lembranças como no dia em que Jr deu uma panca no Tarumã e ele passou a noite ajudando à colocar o carro em ordem para corrida no dia seguinte, foi cedo mas deixou boas lembranças! 






quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Conta Chico

Pois bem...me desculpem se escrevo antes do texto do Chico para a foto que vou mostrar abaixo mas simplesmente me deu vontade de outra vez dividir com todos a maneira como escrevo. Montei o "Historias" de uma sugestão do meu amigo Carlos de Paula e para escrever sobre os amigos e o que gosto, o automobilismo, com os amigos estou sempre em contacto, são papos intermináveis pessoalmente ou por telefone com todos; Chico, Ricardo & Ricardo & Ricardo Bifulco, Crispim, Biju, Jr, Arturão, Julio, Manduca, Caranguejo, Duran, Conde, Ronaldão, Claudinho, Fernando, Fabio Poppi, Zuzu, Regina, Cassio, Gláucio, Gabriel, Sergio, e por falar nisso devo uma visita ao Bird, e outros muitos outros e assim vou dividindo com vocês um pouco da historia de nosso automobilismo. Escrevo, ou escrevemos sem prepotência ou soberba, sem pensar que sei o sabemos mais que ninguém dividimos tudo aqui como se estivéssemos papeando sentados numa mureta de box e vocês são sempre muito bem vindos à este papo.
O motivo de todo esse papo é a foto e o e-mail que recebi do Chico contando um pouco sobre ela. Abri o e-mail no sábado ou domingo e resolvi esperar o Caranguejo enviar o Cancha Reta IV para conversar com o Chico depois de fazer o post, o que aliás não contei para ele e hoje liguei perguntado se poderia postar seu comentário na foto. E como sempre nossos papos começam em um parafuso ou roda e acabam em Tazio ou Jimmy, mas enquanto conversávamos fui colocando os nomes nas fotos, quando chegou o de Eloy Gogliano falamos sobre o grande dirigente que com Wilson Fittipaldi idealizou e realizou as Mil Milhas Brasileiras. Ao chegar a vez de colocar o nome de grande Luiz Pereira Bueno veio a mesma emoção de sempre quando falamos dele. Ao escrever disse à ele que o chamava apenas de Luiz, meu irmão e outros o chamavam de Luizinho muita gente o chama de vários apelidos e Chico então me disse que também o chamava de Luiz e assim ficou nosso grande campeão na foto.

Desculpem novamente se me alonguei e um abraço nosso à cada um de vocês.  

Rui Amaral Jr   

     
"... , pois é RUI, vendo a foto da largada da FORMULA FORD da TEMPORADA BUA me veio algumas lembranças à mente, e em primeiríssimo lugar, como não poderia deixar de mencionar o PÚBLICO, AUTODROMO de INTERLAGOS (((( o verdadeiro )))) completamente lotado...!!!!!!!!!!, o que será bom para as nossas OTORIDADES darem uma olhada e porém com as duas mãos na """" cabeça""" para verem onde eventualmente se está errando ..!!!!!!!!!! Agora o GRID , onde talvez eu possa errar alguma coisa, mas vamos lá :::::

EMERSON F. ( LOTUS). RAY ALLEN. ( ROYALE). WILSON F. (LOTUS)

LUIS P. BUENO ( LOLA). LOTUS (?). IAN ASHLEY ( LOTUS)

CHICO L. ( MERLIN ). (?). NORMAN CASARI ( MERLIN). (?) (?)

(?). (?). (?)

PS: Na sétima posição talvez seja eu, pois me lembro que o NILSON CLEMENTE me emprestou seu capacete BELL todo BRANCO, o que da para enxergar na foto... Lembro também de ter chegado em quarto ou quinto e que EMERSON venceu secundado por IAN ASHLEY ... não lembro do número do carro, mas era verde das cores da equipe de S. MOSS pelas quais LUIS P. BUENO e RICARDO ACHCAR corriam... Não se pode deixar de mencionar a variedade de chassis no GRID, tais como LOTUS , ROYALE, MERLIN, TITÂN, CROSLER e mais um que não me lembro......... , """ igualzinho"""" 'as nossas categorias !!!!!!!!!!!???????????????

Abraço amigo de CHICO LAMEIRÃO"

Torneio BUA de Formula Ford - Março de 1970

NT: O Torneio BUA de Formula Ford foi disputado no Brasil em cinco corridas, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, novamente Rio e aqui temos um belo depoimento do Ricardo Achcar sobre a corrida e a final em São Paulo. No link abaixo a Quatro Rodas digitalizada onde vocês encontrarão a matéria sobre a corrida no ano de 1970 na edição de março. A foto comentada é da AutoEsporte de março de 1971.


PS: Na continuação do papo ontem falamos da carreta que comprei do Chico, feita na Porsche, do VW D3 ex Hollyhood que comprei do Luiz, carro que o Julio Caio correu e do painel que o Chico fez para ele, abaixo mostro a foto.
E mais...apenas uma indiscrição...mas provavelmente no ano que entra teremos o livro  "Chico Lameirão" e lá vamos saber mais, muito mais!

  Box em Interlagos autódromo José Carlos Pace, o #27 de Ricardo Bock e ao fundo meu carro repousa sobre a carreta.
 
Largando em Interlagos ao lado de Adolfo Cilento e Duran.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CANCHA RETA IV - Formula Ford 1971

TRÍPLICE COROA

 Chico e Clovis

Nada como um dia após o outro, diria Chico Lameirão. Isso porque uma semana depois de não ter completado a terceira etapa do Brasileiro de Fórmula Ford, ele resolveu colocar de lado a nova carenagem, que não funcionara direito e converteu seu Bino para a configuração que utilizara no RS e lhe rendera três vitórias. Ditado por ditado, em time que está ganhando não se mexe e talvez o mesmo se aplicasse aos carros de corrida. Nos treinamentos, Pedro Victor DeLamare fez a pole, seguido por Lameirão e Alex Dias Ribeiro, todos muito próximos. Dia da prova, se uma semana antes a sorte parecia estar do lado do F/F #84 de PV, desta vez ela pareceu eleger Francisco Lameirão como o seu favorito. Chico largou na frente enquanto DeLamare ficava parado no grid. Tendo de se preocupar apenas com Ribeiro e Marivaldo Fernandes que o perseguiam, Lameirão tratou de se distanciar da concorrência, o que não foi fácil, pois o brasiliense Alex Ribeiro deu-lhe combate e até o ultrapassou algumas vezes. Nessa disputa, os dois abriram de Marivaldo, alcançado e superado por Clovis de Moraes. Enquanto Chico aos poucos se impunha sobre Alex, PV fazia uma grande corrida de recuperação, terminando a série no quinto lugar, à frente do carioca Norman Casari. Com sua vitória e a vantagem obtida, Chico Lameirão estava confiante em recuperar a liderança do campeonato brasileiro das mãos de Pedro Delamare, que o superava em 4 pontos. Dependeria claro, da performance de ambos na segunda bateria. E desta vez, quem ficou parado no grid foi Alex Dias Ribeiro, forçado a uma prova de recuperação como PV na primeira bateria. 

Pedro e Clovis

Entre os ponteiros, Chico teve de controlar os ataques de Clovis de Moraes, Pedro Victor e Marivaldo, enquanto mais atrás Alex fazia várias ultrapassagens para alcançar o pelotão da frente. Lameirão venceu outra vez, com Pedro Victor em segundo, Clovis em terceiro e Alex, que ultrapassou Marivaldo Fernandes na penúltima volta em quarto. Terminada a prova, os dez primeiros colocados tiveram seus motores lacrados para uma vistoria, sendo o monoposto de Alex Ribeiro desclassificado, pois o eixo do comando de válvulas estava fora da medida. Chico voltava assim à liderança com 18 pontos, um à frente de DeLamare, seguidos por Claudio Muller, 12pontos e Clovis de Moraes com 10. Com apenas mais uma e decisiva etapa para sabermos quem seria o primeiro campeão da F/F, a prova seguinte, de novo em Tarumã, iria ser como se diz por aqui, “de sair chispa”.

CARANGUEJO


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Revival Evaldo de Almeida na Shelby - 2014


Com a bela Lola T70 de Marcelo de Paoli, pai de meu amigo João, que correu nas pistas brasileiras no final dos anos 1960 começo de 70, e reproduzida de forma brilhante por meu amigo Ricardo Bifulco, quero agradecer à acolhida do Luiz e do Mosca da Shelby e parabeniza-los pela beleza do festival.
Parte de uma certa "gang" composta por Fernando "Hiperfanauto" Fagundes, Ricardo Bifulco, Claudinho Carignato, Fabinho Poppi, Rui e Francisco Amaral esteve por lá admirando a beleza das réplicas com a calorosa acolhida de nossos anfitriões. 

Um abração à todos.

Rui Amaral Jr






A carrtera #18 do Camilo Christófaro é uma obra em paper de Fabio Poppi!  







Os sonhos de meu amigo Ricardo Bifulco!


 


 O Avallone Ford do amigo Artur Bragantini.



O VW de Emerson e Wilsinho.

Fotos; Ricardo Bifulco, Fabio Poppi, Rogério Mosca, Nélson Cristófaro Jr.