A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 5 de dezembro de 2009

RELEMBRANDO - I




Luis Antonio Siqueira Veiga o Teleco para mim um grande amigo , um baita cara ,correu no Brasil em diversas categorias , na Divisão 3 sobressaiu-se ao pilotar um VW para a equipe AUTOZOOM com ele correu Alfredo Guarana Menezes dois grandes pilotos rapidíssimos , em 1973 foi para a Inglaterra correr na F3 pela MARCH. Dele escreveremos ainda muitas histórias , esta me contou na época em que a viveu , 35 anos atrás e agora estamos contando a vocês.
" O ano era 1973 eu corria pela MARCH na F3 , meu amigo Jean Pierre Jarrier corria também na MARCH só que na F2 , estávamos saindo da sede da equipe em Biscester , para irmos para minha casa perto de Oxford .Estava de carona com o JP pois ele dormiria em casa , nosso carro era um Ford RS 3000 e íamos tranquilos ,de repente comecei a sentir que ele andava rápido , muito rápido , para nós muito rápido era muito rápido mesmo . Olhando para trás vejo o motivo , o Ronnie Peterson que também estava na sede da equipe connosco , vinha atrás de nós com seu Ford Cortina Lotus e vinha babando , com tudo . Começamos uma corrida muito louca pelas estradas inglesas , aquelas bem apertadas do interior . O Ronnie querendo ultrapassar e o JP segurando , andando de lado , freando no limite , uma loucura . A certa altura , numa saída de curva nosso carro derrapou saindo de traseira para fora da estrada e batendo com a roda traseira esquerda em um buraco , devemos ter andado uns 100m em duas rodas pelos campos . Enfim quando paramos , notamos que era impossível andar , pois havia quebrado uma ponta de eixo , a roda e o pneu rasgado . Pra variar chovia pra caramba , largamos o carro lá mesmo e tomamos uma carona com o Ronnie , nos divertindo com toda aquela loucura e eu , assustado com tudo aquilo . Meses depois a policia inglesa foi atrás do JP na minha casa , deixando uma intimação policial . E olha que a esta altura já éramos profissionais. "


Com o Teleco ao telefone relembrei este fato que ele havia me contado pouco tempo depois que aconteceu , foi no começo ( 12/12/08) do blog e agora tive vontade de repeti-lo . Teleco , amigão , astamos sempre aqui pensando em vôce que DEUS te acompanhe em cada passo de sua vida . Um abração . 


sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

PARECE QUE FOI ONTEM !





Acima trechos do texto de meu amigo Expedito Marazzi , clique nos textos e fotos para ampliar .





HOMENAGEM

Quando o Marazzi escreveu para revista MOTOR 3 a reportagem "Pinicos atómicos" , eu não pude acompanhar os testes , só cheguei mais tarde para tirar aquela foto com meu bigode lusitano , meus mecânicos não queriam que ninguém andasse no carro , e por isso o levaram sem motor e com as rodas de transporte .Acho que o " Velho " ficou chateado comigo , quando cheguei ele já tinha ido embora . Depois das fotos o Duran , que era um festeiro de primeira , combinou uma homenagem ao Marazzi em sua casa noturna o TALBOT na Av Henrique Schaumann para dali alguns dias .


Na noite marcada resolvi ir com a CARRETERA , para homenagear meu amigo que havia corrido com ela as MIL MILHAS de 1966 e dela me contava mil histórias . Quando estava de saída chegou o Homero e fomos juntos . Desci a Av Bandeirantes , Marginal Pinheiros ,Av Cidade Jardim ,Faria Lima ,Rebouças , e entrei na Henrique Schaumann , por onde passávamos todo mundo olhava , aquele ronco do V 8 , aqueles dois loucos guiando aquela máquina , pouca gente deve ter se dado conta que não era um calhambeque e sim, a História . Ao chegarmos ao TALBOT , aglomeração encima dela , lá todo mundo sabia o que ela já havia feito . Entrei e o Marazzi estava no meio de uma roda de amigos conversando , cumprimentei-o e disse " trouxe um presente para você , vamos lá fora " . Hoje 25 anos depois ainda me lembro de seus olhos , atrás dos óculos brilharam , me olhou e disse " vou dar uma volta com ela " . A volta durou mais de uma hora , quando voltou sentou-se a meu lado e disse só " obrigado " , não falamos do assunto CARRETERA mais eu via que ele estava emocionado imaginei o que se passava em sua mente , e imaginei também como havia sido sua voltinha .


Dois anos depois estava andando uma manhã pelo Ibirapuera e encontro o Homero que dispara , " leu a QUATRO RODAS o Marazzi te fez uma baita homenagen " fui comprar a revista e ao ler a matéria pude entender sua emoção e o só " obrigado " . É " Velho " cheguei naquela noite com ela para te homenagear e você acaba escrevendo um texto maravilhoso destes . Obrigado .


NT - Dedico este texto ao amigo Gabriel , agradeço ao Careca - Julião Domingos da Silva - pelo exemplar da revista , e ao pessoal do Paperslotcar .



 Quando escrevi "Homenagem" em 9 de Fevereiro de 2009 não imaginava o que estava por vir . Havia ganhado do Careca um exemplar da QR que não via a uns 10 anos e um comentário no blog de PAPERSLOTCAR para mim então um blog de maravilhosas miniaturas de papelão , ai conheci o autor das "loucuras" Fabio Poppi , um fanático por carreteras e carros históricos , e ficamos amigos . Foi ele quem me apresentou Marcelo Azzalin e assim fiquei conhecendo o grande Victório seu pai . Com o Victório foi como com o Fabio ficamos amigos , ele que correu com o meu amigo Expedito as MM de 66 . E assim continuei a escrever o blog , escrevendo sobre os amigos e contando nossas histórias . O Victório usa um termo ao lembrar os amigos , seus olhos brilham e ele fala "xarope", " um grande xarope" de quem com ele participu de tantas aventuras .
 A todos grandes xaropes que me ajudam a escrever esse blog meu grande abraço !!!     

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

OUTRA PORRADA


Na largada Camilo dispara na força do V8 , Jr e Dabour e o Nivaldo Trama com Opala junto ao alambrado passando os VW D3 


Foto de Luiz Guimarães Junior



Recebi essa foto do amigo Rui Amaral........, estava disputando posição com o Guaraná, ele mesmo, Alfredo Guaraná Menezes fusca equipe Cledson/Amador, nesta época a Divisão 3 largava junto com carros de maior cilindrada como na foto acima, me lembro que sai um pouco melhor que o Guaraná na saída da curva da junção e tinha esse Opala do Nivaldo Trama a nossa frente, quando na reta dos box já emparelhado ao seu lado, fui pelo lado de dentro e o Guaraná por fora, zebra pra mim, pois saiu uma roda traseira esquerda e me pegou em cheio, rodei na reta e bati no muro..... Jr Lara Campos .



Recebi a foto da batida do Fabiano Guimarães e enviei ao Jr que escreveu em seu blog o relato acima , depois enviou-me para que eu tambem postasse . Agradeço aos dois amigos .
No blog do Jr , link na barra lateral , mil aventuras suas nas pistas e fora delas .  http://historiasquevivi-jrlara.blogspot.com/ 

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

AO GRANDE CAMPEÃO

 Recebi hoje do Junior Lara Campos um e-mail contendo fotos e o texto abaixo , não sabemos sua autoria mas gostamos e muito . Caso o autor das fotos e texto se identifique darei o crédito com muito gosto ou se quiser retiro a postagem de meu blog . 

Sempre fui um admirador da dupla Frank Willians e Patrick Head as fotos e texto abaixo me dizem que estava certo . Rui Amaral








       
Nas fotos abaixo vocês verão no box da Williams (foto1) e quando aparece uma foto do bico de um dos carros (foto2) um detalhe me chamou a atenção (foto3).    
Como havia uma menina da própria Willams servindo-nos de guia, perguntei a ela o motivo daquele adesivo e se era pelo fato de estarmos no GP do Brasil e para minha surpresa a resposta foi que desde 94 aquela imagem faz parte de todos os carros da equipe e estará em todos os próximos carros que a equipe desenvolver.
Então perguntei, por que não se comenta isso no Brasil e a resposta foi simples... por que isto não é uma propaganda, é uma marca da equipe. E por que naquela posição? Segundo ela, o respeito pelo campeão, dentro do time sempre foi tão grande que estando naquele local, "o campeão" chegará em primeiro sempre que um carro da equipe for vencedor.

Alguém sabia disto?

                                     

DOIS CONVITES

Amigos, anexo o convite do lançamento do FILME ALMA 70 - MOTOS CLÁSSICAS !!

Gostaríamos de contar com sua presença !!

Agradeço em nome do Gabriel Marazzi e do Renzo Querzoli


INFORMAÇÕES COM A VANESSA GIANELLINI  E- mail:  vgianellini@uol.com.br
 
 
 
                                                       REVIVAL SHELLBY                        



To chamando todo mundo pra pintar por lá, vai ter de tudo até o esquife do Jan Balder ( Ve se pinta por lá senhor Omelete).


Confirmados pro evento temos:

Carretera 18 umas duas.

Carretera 50 as duas versões ( branca e vermelha)

Carretera 2, 4 e a 9 Caninana.

Opalas div 3 Peroba, De Lamare, Yoshikuma, Ciro Caires e o Raul Natividade.

Esquife do Jan e a versão laranja.

BErta Hollywwod.

Karman Guia Dacon.

Mecaninca Continental do Camillo.

Berlinetas.

Gordines.

Fuscas.

Pumas.

Tem a Lola t70 da Brahma Casari.

Fittti Fusca.

Turismo Carretera do J. M. Traverso.

Dkw do FG.

Lada do FG.

Maveco da Grecco.

Ford GT 40 da Grecco.

Prototipo do Breno Fornari.

Alfa gtam dos Dinis.

A Brasa do Ingo.

Opala Gledson Coca-Cola do Paulão.

E mais um mundo de modelos artesanais.  Fabio Poppi

Informações gerais da loja e fotos dos eventos de anos anteriores estão em  http://www.shelby.com.br/

Rua Padre Machado, 43 - Cep 04127-000Vila Mariana, São Paulo - SP Fone: 5571-2002
 
 
Dois convites de dois amigões o Gabriel e o Fabio espero estar com os dois nessas datas . Agradeço a Vanessa Gianellini a sempre competente assessora de imprensa do Gabriel .  

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ferraz conta um pouco de sua carreira pilotando Formula


Ontem mostrei algumas fotos do Ferraz , hoje ele me enviou outras com seu depoimento para algumas delas , conversamos longamente , é sempre bom conversar com ele , e segue abaixo das fotos seus depoimentos .





ESTE É UM RECORTE DE UM JORNAL QUE FALOU ISSO DE MIM EM 1991 JÁ COM O CARRO MUFATÃO BERTA NO QUAL FUI CAMPEÂO






RUI ESTA FOTO SÓ TEM COBRA....FOGAÇA, BALESTIÉRI ,RENATO NASPOLINE, JEFERSON LEANDRINI, PAULO CARCÁCE, E EU COM O 38 PUXANDO A TURMA, MAS INFELISMENTE ESSE CARRO NA ÉPOCA COM AMORTECEDORES BARK ERA SÓ QUATRO OU CINCO VOLTAS E AI MEU AMIGO ERA UMA BRIGA .



RUI A PRIMEIRA FOTO QUE VC CLOCOU É A FORMULA SUPER 1600 EM 1992 A PRIMEIRA CORRIDA DESSE ANO, VINHAMOS EM CINCO CARROS DISPUTANDO, QUANDO ESSE CARRO ROSA QUE VEM POR FORA NA ENTRADA DO BICO DE PATO ERA DO CONHAQUINHO, ELE DESCEU O MERGULHO E ESPETOU POR DENTRO E ME DEU UMA PORRADA NA RODA TRAZEIRA ESQUERDA QUE EU FUI PARRAR NO BARRANCO DO LADO ESQUERDO..... FOI UM TAL DE CARROS SAINDO PRA TODO O LADO, POIS NESSE ANO FOI UM ANO AMARGO PRA MIM, DEPOIS DESSE ACIDENTE EU FIQUEI PRATICAMENTE TRES OU QUATRO PROVAS PRA DEIXAR O CARRO VIRANDO O MESMO TEMPO....ESSE ANO DE 1992 EU AINDA VIM PRA BRIGA NO CAMPEONATO, ESTAVA EM SEGUNDO NA PENULTIMA PROVA, COMO SÓ EU QUE FAZIA O CARRO, O CARRO ESTAVA BELEZA, EU AINDA CHEGUEI A FALAR PRA UM AMIGO, ESTA ESTÁ NO PÁPO, E FUI NO BANHEIRO E VÁI DAQUI VÁI DALI E FUI PARA O GRIDE,QUANDO CHEGUEI NO GRIDE FALEI PARA ESSE AMIGO QUE POR SINAL ME AJUDAVA NA CRONOMETRAGEM....DEU ZEBRA....ELE PERGUNTOU PORQUÊ? EU FALEI CÁIU A PRESÃO DE ÓLEO. RUI EU ESTAVA COM DIFERENÇA DO PRIMEIRO NO CAMPEONATO DE 5 OU 6 PONTOS, MAS O CARRA ESTAVA LARGANDO EM QUINTO E EU EM SEGUNDO E EU SABIA QUE A CORRIDA ERA MINHA E O CAMPEONATO TAMBEM....MAS FUI SURPREENDIDO POR UMA TURMA DE DESPEITADOS QUE SÓ CONSEGUEM SER ALGUMA COIS DESSA FORMA ...ENQUANTO EU FUI NO BANHEIRO ELES JOGARAM ROLETES DE AÇO NO TAMQUE DE ÓLEO E ME QUEBROU A BOMBA E O MOTOR VOOU NA PRIMEIRA VOLTA .......ESTÁ É MAIS UMA DAS MUITAS QUE PASSAMOS......ENTÃO NA CATEGORIA EU FUI VICE EM 1989 FUI CAMPEÃO EM 1991 E VICE NOVAMENTE EM 1992.



FORMULA SUPER 1600 COM O MESMO CARRO EM CURITIBA EM 1989

















FORMULA FIAT 1979














Formula FIAT


                          Dois Formulas Vê acima 1976  abaixo uma bem antiga .                                 

                                                                                                          



domingo, 29 de novembro de 2009

José Ferraz e os Formulas

 Esses são alguns dos Formulas que o Ferraz correu , ele que foi Campeão Paulista de Formula Super 1.600 . Pilotou em diversas categorias , Turismo , Endurance e tudo mais que tenha quatro rodas . 




sábado, 28 de novembro de 2009

SABADO

Que sabado ! Primeiro recebo uma mensagem do Luiz no Facebook com um belo comentário . Ele havia postado em seu blog uma história minha para o blog Divisão 3 .
Depois comentando com o Joel sobre a nova roupagem do " Histórias" ele me ensina a postar as fotos em tamanho grande , como estou fazendo agora .


Nas fotos acima o Luiz Salomão e seu super VW-OKRASA em uma prova de regularidade em Interlagos .
                                            http://www.interney.net/blogs/saloma/
Lembro bem , quando comecei a guiar , lá pelo Pacaembu andavam dois VW-OKRASA  um era branco e um dia subindo a Av. Pacaembu depois do Postinho na Alm Pereira Guimarães passei um deles na subida com a força de meu V8 , no farol com a Cardoso de Almeida paramos . Na relargada , desculpem , quando o farol abriu o pulo do Fusquinha me deixou boquiaberto , foi embora , só fui chegar nele na DR. Arnaldo . O Manduca e o Jr devem saber de quem eram os carros . Foi lá pelo anio de 1967 .





Mais tarde hoje pela manhã o Joel - Joel Marcos Casetti - http://sportprototipos.blogspot.com/  -  me ensinou como postar as fotos em tamanho maior . Mudei a foto do COBRA como ele havia me ensinado . Quer dizer alem de todo apoio que tem nos oferecido em seu blog mostrando as postagens da Divisão 3 ainda me ensina como melhorar meu blog .                                                                                                   
   Acima duas fotos de seu blog , o belo Alpine e o PORSCHE de seu amigo Massimo Pedrazzi que corre na Europa com carros Endurance Históricos e envia a ele os relatos de suas corridas. 
   Aos dois um forte abraço .                                     
                                                                                              


sexta-feira, 27 de novembro de 2009

COBRA



Recebi de meu amigo Homero as fotos desse COBRA , está sendo vendido em um site de leilões .
Apesar de preferir sua aparencia original , sem os apendices aerodinamicos fiquei impressionado com o carro .

Imaginem um carro desses andando no cicuito Original de Interlagos . Urrando ao passar em frente aos box , tomando a "UM" , naquela linda freada da "Ferradura". Prefiro até parar de sonhar !