A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Blog...

 



  Confesso a vocês que ando com pouca vontade de escrever, embora tenha tantas histórias em minha cuca. Continuo pensando e lendo muito sobre automobilismo, mas talvez preocupações outras, em conjunto que tempos nebulosos que o mundo e o Brasil vivem estejam tirando meu foco do realmente gosto de fazer, escrever sobre automobilismo.

 Tenho conversado muito com meus amigos, outro dia mesmo em longo papo com o Caranguejo – Carlos Henrique Mércio – que foi desde o “Bandido da Luz Vermelha”, ele é fascinado por histórias policiais, até o texto sobre automobilismo que tivemos ideia de fazer. Esqueci; também algumas fofocas, coisa que nunca iremos publicar.

Sei muito bem o quanto somos prestigiados por vocês que nos acompanham, no quadro acima mostro algumas das postagens que aparecem na frente no número de leitores. Sei que o BLOGGER talvez manipule esses números, pois segundo um de meus verificadores de audiência a segunda colocada da lista teve no dia de sua publicação mais de vinte mil visualizações, sendo que assim como as demais são acessadas todos os dias, nada a fazer.

Mesmo assim fico feliz quando vejo que a primeira colocada é um texto do Jr Lara e meu sobre a preparação dos motores VW para Divisão 3, que mesmo hoje com o avanço da tecnologia é acompanhado por alguns fóruns que são fãs dos motores boxer que os VW Fuscas usavam.

Posts do Luiz Fabiano, Milton Bonani e um que muito me emociona, o adeus ao meu amigo/irmão Arturão ou Turito, o grande Arturo Fernandes.

Na foto abaixo a homenagem que meu amigo Ararê Fernandes faz a todos os carros da Divisão 3. No caso meu #14, carro que comprei do amigo Luiz Pereira Bueno e que na equipe Hollywood correu com o amigo Julio Caio.


#14

link

Agradeço ao Ararê o carinho e amizade, na barra lateral do blog o link para sua página em que aparecem os carros que ele já mostrou, assim como para quem quiser fazer o pedido para desenhos em alta resolução.

Muito obrigado a todos que nos acompanham.

Forte abraço.




quinta-feira, 12 de maio de 2022

Desci a rua Augusta a 130 opor hora...

 

No alto o Conjunto Nacional e o Paes Leme.

Play Boys - entre eles meus amigos Chambel e Romeu Nardini.


 

 Estava sossegado escrevendo quando toca o telefone, em minha idade é telefone mesmo, celular é modernidade, era o Chico.

Voltando uns dias: Meu amigo Beto Chambel postou algumas fotos antigas da rua Augusta no Facebook, pedi para usa-las e guardei-as. Lembrei da época em que estudei no Paes Leme, esquina da Augusta com Paulista.

Lembrei que um amigo, ou o Expedito ou o Chico haviam feito uma apresentação à velocidade máxima subindo e descendo a Augusta. Enviei as fotos que mostro aqui para o Chico via WattsApp, sim antigos também usam estes “aparelhos”, mas entre tantos papos esqueci de perguntar.

No começo dos anos 70 ela foi acarpetada!



Rui: Chico, foi você que andou na rua Augusta de formula?

Uma risada das boas e...

Chico: Faz tempo Rui! Foi um filme para alguma propaganda não lembro. O DETRAN (não sabemos se era esta a designação na época) fechou as transversais da Av. Paulista até a rua Estados Unidos, tivemos que fazer o filme 5/5.30 horas, bem cedo para não perturbar o trafego.

Rui: E você centou o pé descendo?

Outra boa risada...

Chico: Os pais do Luiz – Pereira Bueno – moravam em um apartamento que dava para Augusta, devo tê-los acordado.

Rui: Os pais do Luiz e todo Jardim América, Consolação e adjacências!

Rimos muito, mas muito mesmo.

Por volta de 1966, eu com treze ou quatorze anos, meus irmãos, Cida e Paulo casaram, meus pais se separaram e minha mãe e eu ficamos sozinhos na casa do Pacaembu, então ela resolveu ir para um apartamento. Fomos morar na rua Antônio Carlos esquina da Bela Cintra, na outra esquina morava o Erasmo -De Boer- e fui matriculado no Paes Leme, acreditem, eles aceitaram!

No colégio além do Erasmo um montão de amigos antigos e na minha classe entre eles  Julio Caio -Azevedo Marques-, muitas corridas de carros de fenda -a Estrela diz que o termo Autorama só ela pode usar.

Era uma festa, São Paulo era cosmopolita, no Conjunto Nacional entre tantas atrações o cine Astor, onde vimos o surgimento dos Beatles, uma enorme pista de Autorama, lugares para comer e o Fasano, onde só íamos com nossos pais.

Alguns alunos do renomado colégio pegavam o ônibus elétrico em direção ao Paulistano para no meio do caminho descerem e na distração do cobrador puxarem os suspensórios do mesmo, as vezes também subindo. Nós, educadíssimos e comportadíssimos nunca o fizemos!

Suspensórios eram as cordas que seguravam as molas das guias que uniam o motor elétrico dos onibus e bondes à rede eletrica. Eu nuncaaaaaaaaa puxei!


A Augusta era o máximo, Galeria Ouro Fino, onde cortava o cabelo com o Rosário, os cinemas, onde íamos com as meninas, o Frevinho na Oscar Freire, a loja Ludy onde comprei muitos carinhos de autorama.

Enfim, a conversa com o Chico rendeu frutos, no fim fiquei sabendo que foi ele que desceu e subiu a Augusta sempre de botina embaixo com aquela Lola T200 Formula Ford e pude mostrar as fotos. Pena que que as cenas e fotos daquele dia se perderam no tempo. Quem sabe alguém aqui sabe alguma coisa mais.

O Paes Leme onde hoje é o banco Safra.
Todos muito bonzinhos! Na primeira fila ao centro Panga -Fernando Aranha- atrás dele João Batista Mello Peixoto, que já nos deixou, eu atrás dele, ao lado da direito da professora (de quem olha) o mais bonzinho de todos, Julio Caio, não vejo o Erasmo.



A música do Ronnie Cord é de 1963. Filho do grande maestro e compositor Hervè Cordovil, Ronnie era amigo de amigos muito próximos, moravam em Santo Amaro, conheci seu irmão Hervè, também musico.

 

Abraços

 

Rui Amaral Jr

 







 

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Rei morto...

 

Salve Hill
Zandvoort 1965. Hil com a BRM P261 na pole tendo ao seu lado Clark de Lotus 33 e Richie Ginther com Honda RA272.

   

Ele vinha caminhando em minha direção, aquelas pernas tortas e o sorriso simpático era de um Campeão do Mundo da Formula Um. Lembro alguma coisa de 1964, quando aos doze anos acompanhava a categoria pelos jornais que lia avidamente, já em 1968 acompanhava e muito, principalmente quando assumiu o lugar de meu grande ídolo Jim Clark. No comando da Lotus 49C, tomando a si a responsabilidade de tocar o grande carro como primeiro piloto da equipe venceu seu segundo título mundial.

A cena que descrevo acima foi durante a Temporada Brasileira da Formula Dois, e Hill apesar de ser um grande combatente deixava aquela “molecada” brigar pelos primeiros lugares.

Em 1969 ainda correu pela Lotus, venceu o GP de Mônaco, mas aí já tinha um jovem talento ao seu lado, muito rápido Rindt classificava geralmente mais rápido cerca de meio segundo, sendo que em Monza foi 1”700/1000, no campeonato ficou em quarto com apenas três pontos a mais que Hill o sétimo.

Com  a Brabham BT 34 - 1971 Nurburgring.


Hill ainda foi correr com Rob Walker depois na Brabham e no final em equipe própria que o destino não quis que frutificasse.

Mas porque fico enchendo linguiça escrevendo sobre dois grandes pilotos que aqui já mostramos muitas vezes, e haveremos de mostrar muitas mais. O motivo é que ontem na corrida de Miami da Formula Um senti, sim senti mais do que vi, o ocaso de um campeão.

Desde Abu Dhabi quando os comissários desportivos num claro favorecimento a Lewis não o puniram naquela primeira volta, depois naquela linda última relargada quando Max foi soberbo e de forma clara e absoluta venceu seu primeiro mundial. Vejo que ele se retraiu, e ontem vi em sua corrida, quando largou seis ou sete posições à frente de Russel e na corrida foi superado por ele, não esquecendo estratégia ou pneus, um claro crescimento de seu companheiro sobre ele.

Quanto à Abu Dhabi 2021 escrevi um longo texto, mas diante do absurdo que perpetraram os comissários naquela primeira volta e do falatório em torno da grande vitória de Max resolvi calar.

Salve Max.

Rui Amaral Jr

PS: Tenho inúmeros amigos Ferraristas de carteirinha, alguns oriundi, e com eles no Facebook brinco sempre quando a Ferrari não vai bem e digo; Ritorna Forghieri! Ontem vendo o semblante de Binotto após a incontestável vitória de Max, só posso dizer; Ritorna Forghieri!  



quinta-feira, 5 de maio de 2022