A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Gildo entrevista Fritz Jordan


 

terça-feira, 26 de abril de 2022

Tempos...

 

Mestre Luiz à frente de Joest, 500 KM de 1972.

  Então vamos bater um papo, uma conversa informal, eu daqui matutando.

Ontem ao postar sobre as 250 Milhas de Interlagos 1971 -GP Iguatemi- fiquei matutando sobre os tempos de voltas.

Logo de cara vi um erro sobre a melhor volta de Luiz na prova, 58.100/1000 para os 3.207 km do Anel Externo de Interlagos, ao fazer o calculo me deparei com uma velocidade média de 199.02 km/h, ao contrário do 187.599 km/h da revista QR. Usei para tanto o site https://www.calkoo.com/pt/tempo-velocidade-e-distancia .

Lembremos que em 1971 os pneus slicks ainda não eram utilizados, no ano seguinte nos 500 KM de Interlagos Luiz já com o carro mais acertado e com slicks virou na classificação o tempo de 53.864/1000 segundos à velocidade média de 214.34 km/h (segundo o site acima citado), quase cinco segundos mais rápido. Carro mais acertado para competir com as feras, pneus slicks...

Comparando com Silverstone 1971 quando a pole foi de Clay com o tempo de 1`18”100/1000 e depois em 1973, já com os slicks Ronnie cravou a pole com 1`16”300/1000 e Zetwelg 1971 quando a pole foi de Siffert com 1`37”440/1000 e em 1972 de Emerson com 1`35”970/1000

 Luiz ganhou cerca de 2 segundos com os slicks e o resto de acerto e conhecimento do carro, fora a batalha com iguais, coisa que não aconteceu em 1971.

Lembro de conversar com o Luiz sobre o 908/2 mais de uma vez, e ele contou ao nosso amigo Chico que com o tanque de combustível cheio tirava de leve o pé para fazer a curva Um de Interlagos, e do meio tanque para baixo fazia cravado, isto à mais de 250 km/h!

250 Milhas 1971
500 KM 1972

Hoje pensando melhor lembrei que um amigo que corria com Puma 2.000cc virou, não lembro se nesta corrida 1`13”, então errei ontem, duvido que estes VW D3 com os Cinturatto e o Simca virassem abaixo dois 1`18”.  

A quase panca de Luiz em 1971.

Rui Amaral Jr










segunda-feira, 25 de abril de 2022

250 Milhas de Interlagos 1971 - GP Shoping Iguatemi




Nathanael Tawsend no carro preparado por meu amigo Anésio Hernadez.


No final do grid Avallone, Zé Pedro e Freddy!


  Posso estar muito enganado, mas foi a estreia da equipe Hollywood em São Paulo. A diferença dos dois Porsche da equipe para os outros carros era enorme, talvez a Lola T70 do Avallone pudesse fazer frente a eles, mas o Baixinho nunca acertou este carro, pelo que me lembro nunca fez uma corrida sem problemas. A carretera #18 do Camilo era rápida, mas não fazia frente ao conjunto dos Porches.

Para vocês além da matéria da Quatro Rodas assinada pelo Anísio encontrei no site de meu8s amigos do Lorena GT uma matéria da Auto Esporte e um excelente texto de Ricardo Cunha, abaixo o link para o site além de link para o Bandeira Quadriculada de meu amigo Paulo Peralta. Fui ao Bandeira procurar algo sobre o Carlinhos Aguiar, que correu com a carretera #34, uma bota.

Fico aqui me perguntando, no meio do Torneio Sudam qual o motivo desta prova não ser parte dele?

Eu estava lá, ainda novato não tinha como participar, mas lembro bem da largada quando Avallone e Zé Pedro largando no final do grid aceleraram, passando VW D3, Simca e outros como foguetes, os dois largaram ao lado do Lorena do Freddy, três saudosos amigos.

Imaginem a loucura que foi, enquanto Luiz virava na casa dos 58 segundos, os D3 e Pumas viravam na casa dos 1”14, quer dizer, a cada quatro voltas o Porsche colocava uma sobre eles, foi interessante de assistir!

Por fim, uma prova patrocinada pelo Shoping Iguatemi, uma obra do visionário Alfredo Mathias que nesta época engatinhava para hoje se transformar no grande centro de compras. Lembro bem pois minha namorada da época morava na Rua Manduri, paralela à Av. Rebouças, duas ou três quadras do Iguatemi. Na época o grande centro de compras era a Rua Augusta, e lembro bem quando ela foi atapetada, se não me engano da Rua Estados Unidos até a Av. Paulista e um certo piloto muito amigo meu subiu por ela com um Formula à toda velocidade com o transito parado para sua exibição.

Saudades.


BANDEIRA QUADRICULADA

LINK


LORENA GT

LINK

 

Rui Amaral Jr 



 











 

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Torneio SUDAM 1971 – Las Flores 8 de agosto

 

Quuatro Rodas - Setembro de 1971

Clique nas fotos para ampliar.



  Confesso que estou um pouco perdido ao postar sobre o torneio de 1971, poucas informações e contraditórias, e por mais que esforce a memória continuo um pouco perdido.

Enfim na revista Quatro Rodas encontro um texto do Anísio, nele nenhuma referencia ao torneio, no Racing Sports Cars consta como uma corrida dele.

Anísio: Um ser do outro mundo, um cara sensacional, fiquei mais próximo dele cerca de quinze anos atrás, conversar com ele era sempre muito rico e cheio de causos. Muito amigo de meu amigo Júlio Caio, vou guardar em minha memória os causos deles, coisa que infelizmente não dá para dividir.

Certa noite em um longo bate papo instigado pelo Ricardo – Bock – e movido por algumas latinhas de cerveja, ele me contou como conseguiu a licença da Porsche para Dacon de Paulo Gulart representar a marca no Brasil.

Anísio- “Veja bem Rui, o Paulo me mandou para Alemanha para conversar com um senhor que era ligado à Casa Porsche, eu não falava sequer uma palavra em inglês e muito menos alemão...foi muito bom, e voltei com a representação!”  

A conversa foi mais ou menos assim, entremeada de muitos risos, este era o Anísio.

Sobre a corrida e o Torneio Sudam deixo vocês com o artigo dele na Quatro Rodas e o link para o Racing Sports Cars, nele a presença de Massimo Pedrazzi com o Sabre-Porsche da Divisão 4, não tenho maiores informações sobre. 



Charutinho, Ricardo, Gláucio, Anísio, André e eu.



Rui Amaral Jr