A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

911

 



  Há longos doze anos escrevi um post sobre o Ivan, algo que muito me emocionou, logo depois entrei em contato com sua mãe e irmã. Ontem, passeando pelas estações da tv vejo uma entrevista com seu pai e relembrei a emoção que tive em nossas trocas de mensagens e contato telefônico.

Doze anos atrás, oito daquele ato ignominioso, eu sinceramente esperava que o mundo tivesse aprendido, hoje ao contrário disso vivemos numa polarização preocupante, espero de coração que possamos encontrar novamente o caminho da Paz e Harmonia.

Ao Ivan e aos 2976 outros homens e mulheres que pereceram no WTC.

Aos heróis do Corpo de Bombeiros, Departamento de Policia que heroicamente atuaram naquela situação catastrófica.



Dedico este especialmente à senhora Marilena, a Roberta e ao Dr. Ivan, mãe, irmã e pai do Ivan.

Agradeço ao José Ferraz.

 

Rui Amaral Jr

 

PS: No post de doze anos atrás o emocionante comentário da senhora Marilena, mãe do Ivan, e que sem a devida autorização não reproduzo aqui.













domingo, 29 de agosto de 2021

CULTURA DO AUTOMÓVEL - Setembro 2021

 

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quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Carreras, son carreras...

 

Tony e o 908/2 em Road Atlanta

 1969 – Aquela pequena fera com seu motor de apenas três litros encara os grandes e quase vence Le Mans, conduzida por Gerard Larrousse e Hans Herrmann chegou a meros cento e vinte metros do GT40 vencedor de Jacky Ickx e Jackie Oliver. Na classificação largaram apenas atrás dos monstruosos 917 LH.

Ainda neste ano venceu duas provas do Mundial. A icônica Targa Flório com Gerhard Mitter e Udo Schuts, fazendo também o segundo, terceiro e quarto lugares e depois os 1.000 KM de Nurburgring com Jo Siffert e Brian Redmen, quando modestamente fizeram primeiro, segundo terceiro, quarto e quinto!

O carro era um sucesso, de fácil manutenção e rápido, logo muitas equipes o tinham, e venceu muito e muitos países, em diferentes categorias e com diferentes pilotos, aqui no Brasil a partir de 1971 com o grande e saudoso Luiz Pereira Bueno.

Na CanAm para enfrentou os monstruosos Grupo 7, pesquisando encontrei sua primeira participação em Watks Glen 1969, provavelmente numa data próxima ao Mundial de Marcas, quando com Jo Siffert foi sexto, cinco voltas atrás de Bruce, o vencedor com McLaren M8B. Nesta época a Porsche entrava na categoria com o 917 PA com Jo Siffert - motor 4.500cc -, mas Tony Dean participou de de algumas provas com o 908/2 inscrito pela Porsche AUDI.

1970 – Tony Dean estava sempre pronto para abiscoitar algum resultado entre os gigantescos Grupos 7, com motores que chegavam ou passavam os oito litros de cilindrada.

Em Road Atlanta larga em  decimo com o tempo de 1`25”50/100, quando Vic Elford faz a pole com o Chaparral 2J Chevrolet, crava 1`17”42/100 mais de um segundo mais rápido que a McLaren de Denny Hulme.

Masss...Fangio já dizia “carreras, son carreras” e Tony e o pequeno 908/2 vencem.

Certo que muitos quebraram, só ele e a Lola T163 Chevrolet de David Causey chegaram na mesma volta, e apenas seis carros completaram a corrida.

Mas já que corridas são corridas o que vale é bandeirada em primeiro, o braço levantado e os fartos dólares americanos no bolso.

 

Rui Amaral Jr

 

Racing Sports Cars

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908/2

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O 2J Chevrolet com Vic Elford, logo seria banido das corridas 

CHAPARRAL 2J

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Sábado passado, na fazenda de um amigo, à mesa com Jackie e Edimar Della Barba, Águia, Crispim e eu.

Della Barba e Crispim dois grandes mestres na arte de preparar motores. Ouvimos de Crispim a loucura de enquadrar o motor do 908/2, um dia quem sabe ele conta com detalhes para todos nós.

Bom demais estar com amigos do coração.

Rui






terça-feira, 17 de agosto de 2021

Maserati 250F

 

Ken Wharton, Reins 1954. 
Carlos de Menditeguy, Buenos Aires 1956.

Mike Hawthorn, Buenos Aires 1956.