A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Maserati 250F

 

Ken Wharton, Reins 1954. 
Carlos de Menditeguy, Buenos Aires 1956.

Mike Hawthorn, Buenos Aires 1956.



sexta-feira, 30 de julho de 2021

CULTURA DO AUTOMÓVEL - Agosto 2021

 

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Ike e seu Fiat

 

Os Webber 40 dando  o tom da conversa...

 Sobre o layout do Uno #41, estava pensando em muda-lo há muito tempo.





Já tinha usado a pintura da Gulf nos tempos em que ainda corria nas pistas de terra, aqui em Santa Catarina.

Depois de algum tempo, tendo como base a cor branco com pequenas variações de faixas, decidi por uma mudança radical.

Como estou participando de um “campeonato” de clássicos, nada melhor que uma pintura clássica para dar um destaque maior ao bólido. Afinal de contas, ele todo branco passava desapercebido para o público da categoria GoldClassic, mais parecia o carro de serviços da empresa.

Pensei em vários layouts, quase sempre com as cores da Itália (como um bom “carcamano”), mas no final pesou a beleza e a presença marcante do Britsh Racing Green. E para isso nada melhor que o layout da Lotus dos anos 60.

Quanto ao carro, Fiat Uno, a preparação é a mais básica dentro do regulamento da GoldClassic. Divisão 1 Turismo.

Têm duas Weber 40, comando, taxa e câmbio livre (dentro das relações disponíveis da Fiat). Suspensão com molas de fórmula na dianteira e a traseira quase travada. Pneu radial (nacional), aro 14”.  Por utilizar duas Weber 40 tem o peso mínimo estabelecido em 870kg com o piloto. O peso é a forma de equalizar os vários tipos de carburação/injeção disponíveis para a subdivisão D1 Turismo.


Nas temporadas anteriores utilizei uma Weber 40 (com as cornetas para fora), mas optamos por duas para esta temporada no intuito de ganharmos alguns cavalinhos a mais. Na corrida realizada em São Paulo, no mês de maio, estreamos a nova carburação e enfrentamos alguns problemas, mas que foram totalmente sanados para a etapa de Curitiba (realizada no último fim de semana).

O efeito visual das cornetas para fora do capô dá um toque mais racer ao Uno. Agora não dá para dizer que é o carro da empresa.

Sobre a GoldClassic, é a categoria de clássicos com a maior quantidade de carros e diversidade de modelos atualmente no Brasil, só posso dizer que é pura diversão. Em Curitiba éramos 74 carros, divididos em dois grids, D1/D2 e D3/D4.

Esse ano já tivemos duas etapas em Interlagos, e ainda teremos uma etapa extra-campeonato em Rivera (Uruguais) e finalizaremos em outubro no circuito Zilmar Beux em Cascavel.

Sobre o layout do Uno #41, estava pensando em muda-lo há muito tempo.

Já tinha usado a pintura da Gulf nos tempos em que ainda corria nas pistas de terra, aqui em Santa Catarina.

Depois de algum tempo, tendo como base a cor branco com pequenas variações de faixas, decidi por uma mudança radical.

Como estou participando de um “campeonato” de clássicos, nada melhor que uma pintura clássica para dar um destaque maior ao bólido. Afinal de contas, ele todo branco passava desapercebido para o público da categoria GoldClassic, mais parecia o carro de serviços da empresa.

Pensei em vários layouts, quase sempre com as cores da Itália (como um bom “carcamano”), mas no final pesou a beleza e a presença marcante do Britsh Racing Green. E para isso nada melhor que o layout da Lotus dos anos 60.

Quanto ao carro, Fiat Uno, a preparação é a mais básica dentro do regulamento da GoldClassic. Divisão 1 Turismo.

Têm duas Weber 40, comando, taxa e câmbio livre (dentro das relações disponíveis da Fiat). Suspensão com molas de fórmula na dianteira e a traseira quase travada. Pneu radial (nacional), aro 14”.  Por utilizar duas Weber 40 tem o peso mínimo estabelecido em 870kg com o piloto. O peso é a forma de equalizar os vários tipos de carburação/injeção disponíveis para a subdivisão D1 Turismo.

Nas temporadas anteriores utilizei uma Weber 40 (com as cornetas para fora), mas optamos por duas para esta temporada no intuito de ganharmos alguns cavalinhos a mais. Na corrida realizada em São Paulo, no mês de maio, estreamos a nova carburação e enfrentamos alguns problemas, mas que foram totalmente sanados para a etapa de Curitiba (realizada no último fim de semana).

O efeito visual das cornetas para fora do capô dá um toque mais racer ao Uno. Agora não dá para dizer que é o carro da empresa.

O motor 1.600 cc tem cerca de 130 hps.

Sobre a GoldClassic, é a categoria de clássicos com a maior quantidade de carros e diversidade de modelos atualmente no Brasil, só posso dizer que é pura diversão. Em Curitiba éramos 74 carros, divididos em dois grids, D1/D2 e D3/D4.

Esse ano já tivemos duas etapas em Interlagos, e ainda teremos uma etapa extracampeonato em Rivera (Uruguai) e finalizaremos em outubro no circuito Zilmar Beux em Cascavel.

Carlos Henrique "Ike" Nodari


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quarta-feira, 21 de julho de 2021

Silverstone 2021...Max x Lewis - Conta Chico.

Max & Lewis 



 Então Rui , o metiê da Motor Racing desde domingo que comenta o toque entre Verstapen e Hamilton .... !!! Como o “”” momento “”” e’ muito rápido , eles estavam viajando a perto dos 300 km/ h, as coisas acontecem mui rapidamente então fica fácil de se ter uma opinião errônea .... !!! Normal isso. Mas como me lembrei e prestei atenção suficiente para ver que Hamilton veio praticamente encostado a mureta na parte interna da pista, portanto sem tomada de curva o que acarretaria normalmente de o seu carro ter a tendência de ter uma saída “”” de frente “”” mas ele, se você notar sua mão na direção, em momento algum ele vira a direção para fora da sua tangencia .... Verstapen por seu lado, é notório que em estando no lado externo mas muito próximo de Hamilton , ele vira bem para o interno da tangencia .......então aí a sua roda T D “”” atropela “”” a roda D E de Hamilton  no que Verstapen perde totalmente o controle da macchina virando passageiro ...!!!! A bem da verdade, Verst vem fazendo esse movimento há várias corridas atrás e neste domingo voltou a fazer em algumas curvas antes .... então agora, no meu julgo, ele conheceu o outro lado da moeda, e pensará duas vezes {{ talvez }} antes de fazer qualquer situação semelhante ... mas foi um incidente de corrida que muitos de nós tivemos em nossa carreira ....!!!    Para mim até a punição de 10 segundos foi injusta ..... coisa para “”” Inglês ver “”””....!!!!

Mas , como estamos em uma democracia, cada um pode ter seu ponto de vista .....!!!! Veremos o G P da Hungria com bastante atenção .... !!!!


No link abaixo os comentários sobre o acidente com vários vídeos de diferentes posições.

 

Super abraço, Chico Lameirão.

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 No sábado ao final da tarde enquanto tomávamos um café e papeávamos ainda provoquei o Chico dizendo; Max arrasou!. Depois no meio de tantos assuntos a conversa desviou de rumo. 

Ontem ao telefone, depois de ler meu post sobre o acidente, pediu que eu visse dez vezes este vídeo da Sky. Mais tarde me enviou o texto acima.

Então vejam e revejam...

Abração Chico

Rui Amaral Jr