A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

FOTOS

Hoje encontrei alguns negativos de acredito 1978, nas fotos lembranças boas e vivas, os amigos, a oficina até o cheiro tipico de uma me veio  à memória...   

 Edião, eu e Chapa, nesta oficina passei muitas e muitas horas, na foto o Edião finge mexer num cambio, mas era nesta bancada de motores que o Chapa com um quadro negro atrás ficava muitas horas enquadrando meus motores. Hoje com ferramentas apropriadas isto é mais fácil, mas ele, o único que mexia nos motores era meticuloso demais, ainda é, depois de fechar direitinho e com cuidado o motor enquadrava o comando conforme o diagrama da fábrica, cada válvula e admissão e escape abrindo no momento exato...trabalho de mais de três horas...atrá na banca alguns comandos de válvulas, tínhamos dezenas e sempre experimentávamos um novo.   
 Ricardo Bock e seu VW D3 na garagem de sua casa...
 neste dia ele ia para pista...
 com coletores, carburadores e girabrequim...

Ricardo, Fabinho Levorin meu companheiro das Mil Milhas Brasileiras de 1984 que depois deu uma panca feia com um Stock na curva Três e parou de correr, um amigo cujo nome não me vem agora e o super Claudinho Carignato. 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

1964

Ontem fuçando aqui em casa encontrei o anuário da Enciclopédia Barsa do ano de 1964, edição 1965, e logo lembrei de quando recebi e que havia algo sobre automobilismo, foi um trabalho insano digitalizar pois o livro pesa alguns quilos, vamos ver...

 O BLUEBIRD de Donald Campbell bate o recorde de velocidade no Lago Eire, 648,59 km/h.
Campbell beija a esposa após o record!
 Sem ter o record reconhecido por ter apena três rodas o Spirit of America de Craig Breedlove, alcança a velocidade de 846,78 km/h  em Boneville.  
 Nas 500 Milhas de Indianápolis  o choque dos carros de Dave MacDonald e Eddie Sachs na segunda volta, ambos perderam a vida no acidente.
link
 Eddie Sachs
A.J. Foyt o vencedor com seu Trevis-Offenhauser.
Largada das 24 Horas de Le Mans.
 A Ferrari 275P vencedora de Nino Vacarella e Jean Guichet.
 Jim Clark
 Dan Gurney e Big Jonh Surtees no México. Vitória de Gurney com Brabham-Climax e com o segundo lugar Surtees era campeão do mundo pela Ferrari.   

link 




Na Nobre Arte, Cassius Marcelus Clay vencia a lenda Sonny Liston e ficava com o titulo mundial dos "pesos pesados". Clay foi para mim a essência do boxeador, o maior "peso pesados" de todos os tempos!
    

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Lorena Porsche

A réplica do Lorena Porsche de Sidney Cardoso feita por este menino travesso da foto! 
Fernando Lapagesse ao lado do Lorena e de outras preciosidades suas como o Mini Kart do Pace e o Fitti-Vê

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

McLaren a primeira vitória


Bruce-McLaren Ford Cosworth DFV seguido de Pedro Rodriguez-BRM P133  


1968 - Bruce buscava desde 1966 a afirmação de sua equipe na Formula Um, nos dois anos anteriores o carro e a equipe que levavam seu nome haviam usado os motores BRM V8 e V12 e um Ford V8, agora para temporada de 68 tinham o fabuloso Ford Cosworth DFV V8, lançado no anos anterior com uma magnífica vitória de Jim Clark  em Zanvoort seguidas por mais três vitórias do Escocês. 1967 ainda seria o ano dos motores Repco-Brabham-Olds menos potentes porém mais confiáveis e o campeonato ficou com Denny Hulme pilotando uma Brabham-Repco.
Chega a quarta corrida da temporada, a Lotus havia dominado as três anteriores, com a vitória de Jim Clark em Kyalami e depois do trágico desaparecimento de Jimmy no acidente de Nurburgring correndo de Formula 2 as duas vitórias seguintes foram de Graham Hill pilotando a então imbatível Lotus 49 Cosworth DFV.


Na largada Amon dispara com a Ferrari alada para quebrar na oitava volta.

Em Spa a pole foi de Chris Amon, era a primeira corrida em que os carros usavam asas na F Um e a Ferrari alada de Amon enfiou quase quatro segundos no segundo colocado. A Lotus agora com Jackie Oliver ficaram apenas com o 14º de Hill e 15º de Oliver.
Foi a quarta e derradeira vitória de Bruce na Formula Um e a primeira de seu carro e equipe; a McLaren...

Largada   

 1º #22 Chris Amon - Ferrari 312/67/68 - 3'28.600
 2º #7   Jackie Stewart - Matra MS10 - 3'32.300
 3º #23 Jacky Ickx - Ferrari 312/67/68 - 3'34.300 
 4º #20 John Surtees - Honda RA301 - 3'35.000
 5º #6   Denny Hulme - McLaren M7A - 3'35.400
 6º #5   Bruce McLaren - McLaren M7A - 3'37.100



Bruce e a McLaren M7A


Ickx e a Ferrari 312 67/68



Resultado

1º #5 Bruce McLaren - McLaren M7A
2º #11 Pedro Rodriguez - Arthur Owen P133
3º #23 Jacky Ickx - Ferrari 312/67/68
4º #7  Jackie Stewart - Matra MS10
5º #2  Jackie Oliver - Lotus 49B 15  
6º #15 Lucien Bianchi - Cooper T86B    

Campeonato 

1º Graham Hill - 24 pontos
2º Denny Hulme - 10
3º Bruce McLaren - 9
4º Jim Clark - 9
5º Pedro Rodríguez - 6

Construtores

1º Lotus-Ford - 29
2º McLaren-Ford -17
3º BRM - 12
4º Cooper - BRM - 9
5º Ferrari - 7