A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Giovanni Salvati - A trágica corrida de Formula 2 no Tarumã - 1971


Em Setembro de 2010 escrevi sobre o trágico acidente de Giovanni, após Le Mans 2013 conversei com o Caranguejo sobre a morte de Allan Simonsen na 3ª volta da corrida francesa e do motociclista gaúcho Cristiano Ferreira na Moto GP 1.000. 
Hoje ao abrir as estatísticas do blog vejo muitas visitas ao post e resolvi postar novamente. 
Quarenta e dois anos se passaram do acidente de Salvati, o automobilismo mudou muito, assim com a segurança dos pilotos hoje algo inimaginável naquela época,  porém uma coisa é inegável nosso esporte é perigoso, muito mais violento do que podemos imaginar ao ver os carros nas pistas e este perigo é parte inerente do esporte, quem quer segurança absoluta deve procurar praticar ou assistir outro.
Cada morte nos abala, magoa, entristece, mas  seguimos adiante... 

Rui Amaral Jr     
             

Ronnie Peterson March 722.

Grahan Hill

 Ao final de 1971 parte da  elite do automobilismo mundial veio ao Brasil para o I Torneio Internacional de Formula 2, eu tinha começado a correr aquele ano e para mim andar pelos boxes em Interlagos e cruzar com aqueles pilotos que tanto admirava era algo indescritível.
Lembro perfeitamente de vir caminhando pelo Box e em minha direção vir Grahan Hill, sempre com um sorriso e aquelas pernas tortas do acidente em Jarama, fora outros nomes que sem a carreira do bicampeão do mundo vinham fazendo seus nomes na Formula Um e Dois. Já conhecia quase todos da Formula 3 onde muitos estavam a busca de um lugar no topo do automobilismo e  para temporada brasileira no final do ano vieram grandes nomes.
Alguns já na Formula Um como Ronnie Peterson, Carlos Reutman, Reine Wissel, Tin Schenken fora nossos ídolos Emerson, Pace, Luiz Pereira Bueno e Wilson.
Foi um espetáculo e tanto ver os Formula 2 virar em Interlagos em 2.43s a volta e não perdi um treino ou corrida, sempre chegava cedo e saia no finalzinho da tarde, quando os carros paravam de andar ficava em algum Box acompanhando o trabalho dos mecânicos, foi sem duvida inesquecível. 

Não fui a Tarumã e foi lá que no belo espetáculo aconteceu a tragédia com Giovanni Salvati. Na Europa ele foi campeão Italiano de Formula 3 e buscava seu lugar ao Sol depois de muitas dificuldades em seu difícil inicio de carreira, já que vinha de uma família humilde e para correr fez muitos sacrifícios. No Brasil tinha se apresentado muito bem no Torneio de Formula 3 e vinha andando muito bem na Formula 2, na primeira corrida do Torneio chegou em 5º na classificação final tendo sido 6º na primeira bateria e 5º na segunda. Na segunda corrida foi 13º na final tendo chegado em 11º na primeira bateria e 16º na segunda.

O Guard Rail colocado de forma errada, deixou com que o bico do carro entrasse por baixo...
e a lamina alta pegasse na cabeça de Giovanni.

Em Tarumã chegou na primeira bateria em 13º lugar e na segunda quando vinha brigando com Wilson Fittipaldi pelo 4º lugar e tentou uma ultrapassagem após a reta dos boxes na curva 1, lá a uns 200 km/h foi reto e a lamina do guard rail colocada de forma incorreta acabou com a carreira e a vida do promissor piloto Italiano.
Vivíamos o começo da cruzada de segurança nas pistas, a era pré pneus slick, era o começo das proteções que chamamos de guard rail e infelizmente em Tarumã eles estavam colocados do forma incorreta.
Foi certamente uma tragédia, lembro de ter ficado muito abalado, pois tinha estado com aqueles pilotos durante as corridas de São Paulo e agora aquele que tinha visto aqui na Formula 3 e 2 estava morto. 



terça-feira, 25 de junho de 2013

Caruaru

É triste e desalentador o atual momento por que passamos em nossa nação, desmandos mil, falcatruas oficializadas, mal gestão do bem publico e outras mutretas mais...
O futebol consome bilhões de reais, muitos bilhões, mal geridos e certamente direcionados para que alguns apaniguados encham seus bolsos!
Neste turbilhão de incensatez e descaso também caminha nosso automobilismo...
Hoje conversando com meu amigo Alysson Vilela pernambucano da cidade de Paulista vêm à tona o assunto da situação dos autódromos de Caruaru - Autódromo Ayrton Senna - e Curitiba.
Sobre Curitiba nada sei de concreto ainda, mas segundo me consta o autódromo de Caruaru está jogado às moscas, tendo como única atração a Formula Truck, que tem entre os pilotos da categoria o representante pernambucano Beto Monteiro, fora os Trackin Day modalidade que nada contribui para o automobilismo!
Sobre a situação atual do automobilismo pernambucano leia a excelente matéria do Nobres do Grid com o atual presidente da Federação Pernambucana de Automobilismo, Zeca Monteiro pai de Beto.
E assim caminha nosso automobilismo, o sistema federativo pouco contribui para alguma solução, dirigentes competentes e bem intencionados nada podem fazer, enquanto grande parte deles se interessam apenas pela arrecadação e venda de carteiras de pilotos das corridas regionais.
Alguns bons exemplos vem do Sul do país, como as corridas na terra de Santa Catarina. Nosso automobilismo não pode viver apenas destes exemplos, temos que voltar à organizá-lo, tentar trazer de volta o publico que tenho certeza gosta demais dos grandes pegas, ajudar nossas equipes, preparadores, pilotos e demais pessoas que fazem parte desse nosso mundo a ter motivo para continuar atuando nele...afinal temos “apenas” nove títulos mundiais, mais 5 ou 6 entre Indy e Cart, fora os das outras categorias como F3...


Rui Amaral Jr       


Toninho da Fonte, Joca Ferraz e Lulu Geladeira


No link o texto da matéria e na barra lateral do blog o link para página inicial do Nobres do Grid


Caranguejo...

Dos inúmeros e-mails trocados com o Caranguejo, e bota inúmeros nisto, muita conversa sobre tudo que diz respeito ao automobilismo, algumas vezes assuntos sérios, outras comentários certamente impublicáveis, mas sempre querendo mostrar à todos alguns belos momentos do esporte. Na sequencia algumas fotos de caronas na F.Um...

 GP da Bélgica 1961 Maurice "Le Petulet" Trintignant carrega Innes de Ireland 
 GP da França 1965, Clermont-Ferrand, Big John dá uma carona a Clark 
1964 Bélgica, Spa, Peter Arundell leva seu companheiro de equipe Jimmy Clark
 Graham Hil era posudo até quando tomava uma carona com Innes de Ireland
 A equipe Lotus em 1960, Colin, Innes de Ireland, Clark e Alan Stacey em Mosport 

    

segunda-feira, 24 de junho de 2013

24 Horas de Le Mans 2013



Ótimo terceiro lugar para Lucas Di Grassi/Marc Gene/Olivier Jarvis

Disputada até o final, assim foi a edição de 2013, Audi ou Toyota LM 1, Morgan ou Oreca na LM2, Porsche, Ferrari ou Aston Martin na GT Pró ou GT AM, todos queriam vencer na geral ou em sua categoria.
Antes da terceira volta ser completada o acidente com o Aston Martin de Allan Simonsen, a morte do piloto seria anunciada algum tempo depois, porém a Aston não retirou seus carros da competição.  




 A tocada de Buemi à noite me impressionou!
O que mais me impressionou foi a grande tocada de Sebastien Buemi que acompanhei a certa hora da noite, ele vinha em ritmo de classificação, andando no limite. A ultrapassagem pelos carros das categorias menores era feita de forma a não perder uma freada, uma saída de curva...todo lugar era lugar,  até pela direita em Mulsane. 
Vejam a melhor volta da categoria LM 1 foi 3,22.746s do Audi #1, enquanto o Toyota de Buemi a fez em 3.25.151s  enquanto isso a melhor volta da LM 2 foi do Morgan-Nissan #24 com 3.38.059s “apenas” 16 segundos mais lenta, enquanto os carros da GT Pró e Am giravam na faixa de 3.55 e 3.59 respectivamente.
A diferença é muita, aliás como sempre foi em Le Mans, significa que a cada oito ou nove voltas os carros da LM1 se encontravam com os da GT.
















Bruno Senna/Rob Bell/Fred Makowiecki












 Faltando uma hora para o termino uma bandeira amarela para reparo 


Allan Simonsen

O acidente

Enfim uma grande vitória para Audi, Morgan-Nissan e Porsche que venceu na Pró e AM.



Rui Amaral Jr

Algumas das belas fotos do post, são de meu amigo Charger Le Mans no Facebook outras dos sites oficiais das 24 H, Audi, Porsche, Toyota.