A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Na estrada de Santos


“Se você pretende saber quem eu sou, eu posso lhe dizer. Entre no meu carro, e na estrada de Santos, você vai me conhecer”. Em 1958, certamente o rei Roberto Carlos ainda não havia composto a música “As Curvas das Estrada de Santos”, mas sua inspiração pode ter vindo da II Subida de Montanha, prova de velocidade realizada na Estrada Velha de Santos, o antigo Caminho do Mar. Está certo que Roberto Carlos se referia à estrada nova, a serra da Via Anchieta – hoje bem velha –, mas naquela época os dois caminhos eram normalmente utilizados pelos paulistanos para ir e vir da Baixada Santista.



De forma parecida com o que ainda se pratica em São Paulo, no Pico do Jaraguá, a prova do Caminho do Mar reunia aficionados por carros e competições no pé da serra, para cumprir a subida de 7,2 km no menor tempo possível. O regulamento da prova dividia os automóveis em duas classes, os normais e os especiais. Os primeiros eram originais de fábrica, com preparo livre porém mantidas as características principais, com classificação em quatro categorias, até 250 cm3, até 1.300 cm3, até 2.000 cm3 e Força Livre. Os especiais eram carros de corrida, com qualquer motor, chassi, suspensão e freios, separados em duas categorias, até 2.500 cm3 e Força Livre.





No dia da corrida, exatamente 10 de agosto de 1958, o clima era de euforia. O público se posicionou ao longo do trajeto, como em provas de rali, para ver de perto carros e pilotos.



Na largada o tempo estava bom, mas da metade do percurso até o topo da serra, mais precisamente da chamada Curva da Morte até o fim, a neblina tomou conta. Prevista para a 8h00, a largada foi dada às 10h15, porque os organizadores queriam esperar o tempo melhorar, sem sucesso. Mesmo assim, a prova transcorreu bem, apesar da visibilidade prejudicada.




Inaugurando a Força Livre da classe Especial, Rafael Gargiulo, pilotando um monoposto com motor Ford 8BA, estabeleceu o recorde da pista, com o tempo de 7min13. Na categoria de até 2.500 cm3 , o vencedor foi Plínio de Cerqueira Leite, com um Volkswagen especial, protótipo parecido com o Porsche 550 Spyder, em 7min51.



Foi a classe normal, no entanto, que reuniu a maior quantidade de participantes, todos com modelos mais conhecidos do público, como DKW, Fusca, MG ou Porsche. O vencedor da categoria até 250 cm3 foi Álvaro Andrade, com Romi Isetta; até 1.300 cm3 venceu Flavio Del Mese, com DKW; até 2.000 cm3 o Porsche de Guy Whitney foi mais rápido e na Força Livre venceu a prova Waldemyr Costa, com Nash Healey. Na categoria até 1.300 cm3 havia ainda MG, Simca 1200 francês, e Fiat 1100. Até 2.000 cm3 participaram Citroën 11 Légère e Porsche.

 Emilio Zambelo e a carretera Fiat Stanguelinni

Quanto aos pilotos, além dos vencedores da classe especial participaram alguns nomes hoje conhecidos, como o designer Anísio Campos, com um Simca Conversível 1952, Hans Ravache e Godofredo Viana Filho. Destacaram-se o piloto Flavio Del Mese, que saiu do Rio Grande do Sul com seu DKW 1951 para participar da prova, Wilson Fittipaldi, que narrou a prova pela Rádio Panamericana, e Primo Carbonari, que realizou um filme jornalístico da prova para divulgá-la nas salas de cinema de todo o Brasil.


Muitos não puderam participar da II Subida de Montanha por uma razão hoje óbvia, mas na época não muito lembrada pelos pilotos: a falta do capacete. A comissão organizadora foi firme na questão e seguiu à risca as regras da FIA – Federação Internacional de Automobilismo, com a supervisão da Comissão Desportiva Regional do ACB, o Automóvel Clube Brasileiro de Angelo Juliano e Osvaldo Fanucchi, e pela Polícia Rodoviária. A entrega dos prêmios, troféua e medalhas, foi feita na sede do ACB, na rua Brigadeiro Luiz Antônio, em São Paulo.

Flávio Del Mese

Para a realização desta reportagem utilizei material gentilmente cedido pelo engenheiro Jorge Lettry, chefe da equipe Vemag de Competição nos anos 60, que esteve na prova como repórter do Jornal HP, um dos organizadores da II Subida de Montanha. As fotografias são de seu acervo pessoal, assim como as informações retiradas de seu texto feito para o antigo jornal. No dia em que estive com Lettry em sua casa, no município de Atibaia, SP, para que ele me contasse esta história, passamos nada menos que oito horas conversando sobre automóveis, corridas e pilotos. Jorge Lettry faleceu com 78 anos de idade.



A próxima vez que você passar pela estrada de Santos, hoje Rodovia dos imigrantes, a mais moderna do país, lembre-se que há mais de 50 anos a história era outra, e que, antes de Roberto Carlos imortalizar a Via Anchieta, heróicos pilotos fizeram história no antigo Caminho do Mar.




























 O jovem Anísio Campos

________________________

NT: Ontem recebi essas fotos de meu amigo Luiz Guimarães, que havia recebido de seu amigo Frederico Hoffmann, hoje descobri que a postagem original é do Gabriel Marazzi e mostro essa preciosidade a vocês. Agradeço aos amigos Guima, Gabriel e Frederico. Um forte abraço.

Rui Amaral Jr 

ANTIGOS


Queridos Amigomobilistas:

Não percam o Salão Internacional de Veículos Antigos deste ano !

Além de todos os carros maravilhosos que serão expostos, serão apresentadas muitas novidades em restauração e conservação das nossas relíquias. Vale a pena conferir.

Também será realizado um grande Leilão, com carros muito especiais. Confiram a programação.

 www.salaodeantigos.com.br

Aberto ao Público Visitante nos seguintes horários:

de 22 a 24 de novembro - das 10:00 h às 22:00 h

dia 25 de novembro - das 8:00 h às 18:00 h

Abraços a todos.

Ervin "Horácio" Moretti

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Foi outro dia!


  Jim Clark e a Lotus 25

Ontem assistindo o GP dos EUA, no belo e bem feito circuito de Austin no Texas, a certa altura o locutor e comentarista da emissora que mostrou a corrida aqui no Brasil, falavam dos tempos, e como alguns internautas pelos simuladores haviam chegado à um tempo ideal para volta no circuito.
Fiquei de cabelos em pé, me perguntando onde anda o talento natural, pois vários pilotos hoje em dia ficam conhecendo os novos traçados através de simuladores.
Masssss, apesar de tudo, o velho e bom talento natural prevaleceu! Hamilton fez uma grande corrida, sabendo seguir Vettel e ultrapassar na hora certa, e na frente controlar a corrida tal com fez quando vinha em segundo, e depois o show de Button. Quando vi o traçado daquelas duas ou três curvas, logo vi que era ali onde um grande piloto poderia mudar tomada, tangencia e saída para fazer das suas. E Button fez,  a disputa dele com Kimi foi algo que apenas quem vê o desenvolver da corrida com o talento de Button pode ver, sem desprezar a grande tocada de Kimi.
Aí lembrei de algumas fotos e desenhos, de uma época em que apenas o talento prevalecia, não que Hamilton, Vettel, Button, Alonso, Kimi e alguns outros não o tenham, mas naquela época ele prevalecia na grande maioria das vezes!
Uma ultima coisinha, gostaria de lembrar ao comentarista que o grande Mario foi campeão do mundo de Formula Um sim, massssssss antes dele outro americano do norte também havia vencido o titulo, uma tal de Phil Hill que pilotava para Ferrari. 


Era apenas isto!
Volante, contagiros, temperatura de óleo e água, pressão de óleo e da bomba de combustível.
A suspensão traseira com triangulo inferior, braço tensor, amortecedor e mola, e a barra estabilizadora.
 Suspensão dianteira, com triangulo superior e inferior, mola e amortecedor, não vejo a barra estabilizadora.




TEXAS 2012

Hamilto foi absoluto

Vettel
Alonso saiu no lucro!

RESULTADO

1. Lewis Hamilton (ING/McLaren): 56 voltas em 1h35min55s269 
2. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull): a 0s600
3. Fernando Alonso (ITA/Ferrari): a 39s200
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari): a 46s00
5. Jenson Button (ING/McLaren): a 56s400
6. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus): a 1min04s400
7. Romain Grosjean (FRA/Lotus): a 1min10s300
8. Nico Hulkenberg (ALE/Force India): a 1min13s700
9. Pastor Maldonado (VEN/Williams): a 1min14s500
10. Bruno Senna (BRA/Williams): a 1min15s100
11. Sergio Perez (MEX/Sauber): a 1min24s300
12. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso): a 1min24s800
13. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): a 1min25s800
14. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber): a 1 volta
15. Paul di Resta (ESC/Force India): a 1 volta
16. Michael Schumacher (ALE/Mercedes): a 1 volta
17. Vitaly Petrov (RUS/Caterham): a 1 volta
18. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham): a 1 volta
19. Timo Glock (ALE/Marussia): a 1 volta
20. Charles Pic (FRA/Marussia): a 2 voltas
21. Pedro de la Rosa (ESP/HRT): a 2 voltas
22. Narain Karthikeyan (CHN/HRT): a 2 voltas

MUNDIAL DE PILOTOS

1  SEBASTIAN VETTEL (ALE/RBR-RENAULT) 273
2  FERNANDO ALONSO (ESP/FERRARI)                  260
3  KIMI RAIKKONEN (FIN/LOTUS-RENAULT) 206
4  LEWIS HAMILTON (ING/MCLAREN-MERCEDES) 190
5  MARK WEBBER (AUS/RBR-RENAULT)                  167
6  JENSON BUTTON (ING/MCLAREN-MERCEDES) 163
7  FELIPE MASSA (BRA/FERRARI)                  107
8  ROMAIN GROSJEAN (FRA/LOTUS-RENAULT) 96
9  NICO ROSBERG (ALE/MERCEDES)                  93
10SERGIO PEREZ (MEX/SAUBER-FERRARI) 66

FOTOS: AP , EFE