A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 15 de dezembro de 2012

Auto Union

 Rudolf Caracciola
 Bernd Rosemeyer
 Mônaco 1936


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Richard von Frankenberg


O alemão Richard von Frankenberg, foi escritor, jornalista e piloto. Em sua biografia achei algumas passagens dele em Le Mans, Mille Miglia, e Montlhery onde integrando a equipe Worldrecord Porsche, juntamente com Peter Max Muller, Glöckler Walter, von Huschke Hannstein e Ramelow Herman, bateram o recorde mundial para as 72 horas em um Porsche.
Sua vida nas pistas sempre foi ligada à Porsche, Richard que havia começado a estudar engenharia quando estourou a II Guerra, foi morar na Inglaterra com a família e lá se tornou jornalista e escritor.




O impressionante voo de Richard em Avus 1956

É seu o livro Weg eines Zeitalters, escrito sob o pseudônimo de Herbert A. Quint, publicado em 1951 e é até hoje, uma referencia para os amantes da marca. Depois disso integrou o Departamento de Imprensa e publicidade da Porsche, projetou os folhetos e o manual do primeiro Porsche, juntamente com o seu amigo Erich Strenger. 

24 Horas de Le Mans 1953 com Paul Frére

Em minha pesquisas encontrei sua participação nas 24 Horas de Le Mans 1953, quando defendendo a equipe  Porsche KG, correndo com um Porsche 550 Coupé, chegou em 15º lugar e 1º no Índice de Performance na categoria 1.101cc à 1.500, correndo ao lado do mítico Paul Frère.   
Em 1955 consegue a segunda vitória no Índice de Performance , agora chegando`em 4º lugar na geral, também pilotando o 550, agora em sua versão RS e tendo como companheiro Helmut Polensky.

24 Horas de Lemans 1956 com Von Trips, ao lado a Ferrari 625 LM Touring de Olivier Gendebien/Maurice Trintignant, terceira colocada.

1956 foi sua terceira vitória no Índice de Performance, também pela equipe Porsche KG,  pilotando um Porsche 550A/4 RS Coupe com ninguém menos que Graf Wolfgang Berghe von Trips, alguém conhece?

Von Trips e Richard




Sua última participação nas 24 Horas, que encontrei, foi com o Porsche 718 RSK, pilotado em dupla com Claude Storez.
Segundo sua biografia Richard parou de correr em 1960.
Agradeço ao meu amigo Rui Pastor o envio das fotos de Avus, pois pesquisando tive a oportunidade de conhecer mais sobre a vida deste incrível escritor/piloto/jornalista que foi Richard Von Frankenberg.

Dedico este post à memória de Expedito Marazzi, ele também piloto/jornalista/escritor  dos bons e um grande amigo.

Rui Amaral Jr 



VOANDO


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

5ª Etapa TCC -Turismo Clássico Catarinense- em Lontras‏

As fotos a seguir, acabei de receber do Francis, foi a última corrida do ano do Catarinense de Terra, ele não quis me contar muito mais, apenas que na classificação andou passeando por uns barrancos e na corrida mais uma vez na segunda bateria. 
Valeu Francis, obrigado pelo carinho, sei de todo seu sacrifício, aliás do Fabiani também, e sei que logo, logo, logo tudo vai dar super certo!
Francis, Fabiani, Ike, Marcelo e Elke, aceitem meu mais carinhoso abraço e toda minha admiração.

Rui

 Francis
 Fabiani
 Ike
Marcelo














Francis, Gunnar Vollmer, homenageado pela TCC neste prova, e com Roberto Pruner, homenageado na etapa do Catarinense.


FOTOS: Pista Livre , Barulho de Motor e da querida Elke Zalasik

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Kyalami 1973

Onde está Jackie Stewart na foto em anexo, GP de Kyalami, 1973? Em entrevero múltiplo após o larga, bateram Mike, The Bike Hailwood; Clay Regazzoni; o Barão das Ardenhas (Ickx) e D.Charlton. Ickx e Charlton abandonam seus carros sem problemas e Hailwood também. Mas Clay está cercado pelas chamas e ainda dentro do BRM. Hailwood então volta para libertá-lo do cinto e...
Não respondi a pergunta?
Ora, em lugar nenhum. Ele aproveitou a bandeira amarela, passou por todos feito um rojão e já deve estar ocupando a terceira posição, estimo, enquanto pensa no que o "Sr. Segurança" irá dizer no final da prova.

"Ah, já sei. Não vi a bandeira amarela..."




 O Velho Urso estava bem à frente, mas sua alegria não iria durar muito. Único com o novo M23, ele passaria como um novato sobre os destroços do acidente na sétima volta e (muito amigo do Vesgo) fez uma sacanagem para cima de Jody: ao perceber o furo, tirou o pé bem na frente de Scheckter, que vinha em segundo. O escocês vivo enquanto isso, já estava em terceiro e aproveitou para passar os dois McLarens, pela esquerda.

Caranguejo


1973, Emerson, campeão do mundo no ano anterior, havia vencido em Buenos Aires e São Paulo e em Kyalami largava na segunda posição, atrás de Dennis Hulme que estreava a nova McLaren M23...Quatro Rodas-Abril de 1973 

Jody, McLaren M19C e Emerson, Lotus 72D
 Arturo Merzario, Ferrari 312 B2
 Carlos Pace, Surtees TS14A, Mike Butller, March 721G
 Peter Revsom, McLaren M19C
HUlme, McLaren M23




A Mike, The Bike; Homem e Piloto. 

Abril 1973