A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 4 de agosto de 2012

Buenos Aires 16 de Janeiro de 1955


Sexta Feira o André mostra a foto de Fangio autografada e pergunta se alguém sabe alguma coisa dela. Logo em seguida o Caranguejo se manifesta contando que é o GP da Argentina de 1955. Eu lembro da foto que digitalizei e já mostrei aqui e de um texto, em um livro, do jornalista Mark Hughes.
Deu um trabalhão para copiar, escrevo com dois dedos e olhando o teclado, mas valeu à pena.
À todos aqueles que levaram a arte de pilotar ao seu limite máximo e a você Fangio, onde estiver, sempre em nossas lembranças. 
http://pordentrodosboxes.blogspot.com.br/2012/08/autografo.html

Rui

Fangio em Buenos Aires 1955



Em meados de Janeiro de 1955, a Argentina estava assolada por uma sufocante onda de calor de verão. Apesar da temperatura de 50º na pista, a multidão compareceu em massa para reverenciar seu herói, Juan Manuel Fangio. Ninguém ficou desapontado com o que assistiu. 
A Mercedes de Fangio liderava a prova mas, ciente que não deveria empenhar demais seus recursos nas 96 voltas sob intenso calor, ele passou a poupar energias e logo foi ultrapassado pela Ferrari de Froilan Gonzalez e pela Lancia D50 Alberto “Ciccio” Ascari. Ascari, na realidade, foi o primeiro a sofrer a exaustão por causa do calor, rodando na volta nº 20, quase inconsciente. Gonzalez também não suportou e logo em seguida entrou nos boxes, entregando o carro para um piloto substituto, com Fangio assumindo a liderança.
Os pilotos iam abandonando como moscas em redor dele e uma desnorteante dança de cadeiras quando alguns carros chegaram a usar até três pilotos a fim de poupá-los nestas condições adversas. No entanto Fangio se mantinha firme o tempo todo. 
“Comecei a imaginar que eu era um homem perdido na neve” declarou Fangio,“e que teria que seguir em frente senão morreria de frio. Houve um momento que achei que não conseguiria, porem quando um  certo momento critico era superado, meu animo se restabelecia e a vontade de vencer retornava”
Embora perdesse a liderança quando foi forçado a fazer uma parada antecipada para reabastecimento por causa de um erro da equipe, ele alcançou e passou à frente de todos os outros com a consistência de um metrônomo. O chefe da equipe Alfred Neubauer, sinalizou para que ele entregasse o carro ao colega de equipe Moss que, depois de abandonar seu próprio carro, havia tomado um banho de chuveiro e agora estava recuperado. Fangio no entanto, fingiu não entender e continuou pilotando até uma assombrosa vitória obtida pela sua determinação férrea. Ele teve que ser retirado do carro para receber atendimento medico imediato, mas havia realizado o impossível.


Texto:Mark Hughes      


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

1978

Um Candango à caminho da Formula Um
Piquet
Serra e Stefan Johanson
Derek Warwick

Andrea di Cesaris 


SILVESTONE 9 de Julho de 1978

Pole Position: Nelson Piquet, 54.9"
Volta mais rápida: Nelson Piquet, 54.9"

1º  Nelson Piquet, Ralt RT1 - Toyota/Novamotor 27'44.6"  
2º  Chico Serra, BR Toyota/Novamotor 27'56.4"  
3º  Derek Warwick, Ralt RT1- Toyota/Novamotor 27'58.8"  
4º  Andrea De Cesaris, Ralt RT1- Toyota/Novamoto   27'58.8"  
5º  Geoff Brabham, Ralt RT1- Toyota/Novamotor 28'07.4"  
6º  Derek Lawrence, Chevron B38- Toyota/Novamotor 28'17.9"  
7º  Jorge Caton,  Ralt RT1- Toyota/Novamotor 28'17.9"  
8º  John Stokes, Chevron B38- Toyota/Novamotor 28'38.8"  
9º  Barry Green,  Chevron B38- Toyota/Novamotor 28'40.5"  
10ºFermin Velez, Ralt RT1- Toyota/Novamotor 28'40.8"

CAMPEONATO BP de F3

1º  
Nelson Piquet    91 PONTOS

2º  
Chico Serra E
  Derek Warwick   61
4º  Phillip Bullman  22


5º  Andrea di Cesaris  19
6º   Tiff Meedell  18


Testando a MacLaren em Silverstone
  

A MacLaren M23 da estréia em Zeltweg. 


Estreando na Brabham, com BT46, Montreal






F-Truck e Marcas

F-Truck encerra ausência de cinco anos em Cascavel
João Maistro

A Fórmula Truck encerra neste fim de semana um período de cinco anos longe de Cascavel. A simpática cidade paranaense recebe a sexta etapa da temporada em um circuito completamente reformado, mas com o traçado original intacto.

Para os pilotos do Paraná, o retorno de Cascavel é mais uma oportunidade para correr em seu Estado natal. No caso da Fórmula Truck, cinco deles terão incentivo extra, entre eles, João Maistro, da equipe Girho's, um dos destaque da temporada com a décima posição na tabela de pontos.

"São 268 km de distância da minha cidade, Maringá, para Cascavel. Algo em torno de três horas e meia de carro. Como não corremos em Londrina, que fica a 93 km de Maringá, essa é praticamente nossa corrida de casa", comenta Maistro, que corre com o Volvo número 14.

"Pelas fotos que circulam na internet, estão fazendo um belo trabalho no circuito e isso é bom para o automobilismo, que ganha uma praça revitalizada ao mesmo tempo em que perde um importante circuito, que é o do Rio de Janeiro. E Cascavel merece, pois respira automobilismo", destaca o piloto paranaense.

A sexta-feira recebe os dois primeiros treinos livres, às 11h e 14h, com o sábado sendo o dia mais agitado do fim de semana: mais dois treinos livres, às 9h e 11h, além da classificação, às 14h, e o Top Qualifying, às 15h. O domingo, dia principal, começa cedo, com um Warm Up às 8h, antes da corrida, que está marcada para as 13h10 (horários de Brasília). A Band transmite ao vivo.


MARCAS

 Toyota RZ quer fechar a última etapa no Rio com vitória

Thiago Marques
Ricardo Zonta

Equipe paranaense vem de duas vitórias nas duas últimas rodadas duplas e busca se despedir de Jacarepaguá com estilo.
Enquanto as Olimpíadas acontecem a todo vapor em Londres, a Copa Petrobras de Marcas não para. Neste fim de semana, o palco dos próximos jogos, o Rio de Janeiro, recebe pela última vez uma competição de nível nacional no autódromo de Jacarepaguá, que será desativado para a construção de um Parque Olímpico.
O encontro, que compreende as etapas 7 e 8 de 2012, marca o fim da primeira metade do campeonato, que já passou por São Paulo, Brasília e Curitiba. Com vitórias obtidas nas duas últimas rodadas duplas, a Toyota RZ busca fechar esta metade com mais dois bons resultados para se estabelecer como uma das principais forças da parte final da temporada.
"Estamos mostrando uma evolução crescente. Fomos a equipe que mais somou pontos em uma única corrida neste ano (39, em Brasília) e uma das duas que já tem duas vitórias neste ano (junto com a Full Time Sports, da Honda). Os números provam que estamos crescendo e nossa meta é comprovar na pista neste fim de semana", comenta Ricardo Zonta, vencedor da última corrida, em Curitiba.
Primeiro lugar na quarta etapa, de Brasília, Thiago Marques espera se despedir do Rio com uma reação no campeonato. "Não tivemos o melhor dos finais de semana em Curitiba, por isso preciso de duas boas corridas em Jacarepaguá para compensar. O campeonato está aberto, temos muito pela frente e espero que consigamos dar mais um passo nessa franca evolução que estamos mostrando", completa.
As atividades da Copa Petrobras de Marcas em Jacarepaguá têm início às 9h deste sábado, com o treino livre 1. O segundo treino acontece às 12h40, com a classificação acontecendo às 16h. No domingo, as duas corridas estão marcada para as 10h e 13h20 (horários de Brasília).





quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Sensacional!

Racing In Slow Motion IV