A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Pedro Lucas e Pedrão

"Continuando a série de postagens dos momentos inesqueciveis que vivi em minha carreira, propositalmente repito essa foto minha com meu filho Pedro Lucas, que graças a DEUS sofreu um grave acidente, está hospitalizado, mas sobreviveu e passa bem, e amanhã passa por uma cirurgia, portanto peço a todos os meus amigos que puderem fazerem uma corrente de orações, para o pronto restabelecimento dele e consequente recuperação.Fico muito agradecido a todos, e espero que em breve possa estar novamente com meus filhos nas pistas, que sempre foram o nosso mundo e nosso meio de vida.Obrigado a todos e a DEUS principalmente por ter me poupado de momentos mais dificeis...."

Pedro Garrafa

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Força amigão Pedro, estaremos orando por seu filho, um forte abraço.

Rui

terça-feira, 19 de junho de 2012

A.J. Foyt

Tive meus ídolos e heróis no automobilismo desde muito cedo, e A.J. foi um deles, assim como Clark, Tazio, Fangio, Luizinho, Camillo e tantos outros...
Lembro como se fosse hoje, na minha primeira temporada como POC - Piloto Oficial de Competição - , era assim que eram denominados os graduados na época, fiquei um pouco decepcionado com um de meus heróis. Achei que ele não era um piloto tão rápido quanto imaginava, quando o acompanhava de longe. Tempos depois, já acostumado à lida do automobilismo, voltei à admirá-lo e guardo essa admiração até hoje.
É difícil a vida de um piloto, e ela tem que ser acompanhada de determinação, garra e conhecimento, coisa que à esses homens não faltaram. Talvez tenha faltado à mim!
À eles meu reconhecimento, e gratidão, por ter visto e conhecido suas carreiras. 
Este post é de 10 de Março de 2011 e hoje senti a necessidade, ao mostrá-lo novamente, de escrever este pequeno mas sincero texto.  
A você A.J. e a todos outros grandes pilotos, minhas homenagens.    


Rui Amaral Jr  

Sua primeira corrida com um Ford.

Admiração essa é minha palavra para definir a carreira dele. Ontem no Facebook alguns amigos e eu falávamos sobre ele depois que coloquei uma frase sua ao ser perguntado quem era seu assessor de imprensa de pronto Foyt respondeu “meu assessor de imprensa é meu pé direito!” assim hoje deu vontade mostrar um pouco da carreira desse incrível piloto.
Nascido em 16 de Janeiro de 1935 na cidade de Hockley no Texas começou a correr em 1953 em corridas típicas dos EUA, Stock, Midget e outras. Sua carreira demorou a decolar, mas já no final da década era um nome consagrado nos EUA. Em 1960 vieram as primeiras vitórias de peso e daí para frente a consagração, 61 a primeira das quatro vitórias em Indianápolis as outras foram nos anos de 1964, 1967 e a ultima em 1977 já com 42 anos de idade e pilotando um carro construído por ele o Foyt/Coyote.


Indianapolis 1977 sua quarta vitória com um Foyt/Coyote. 
A.J e seu pai Tony em Indianapolis.
A.J. e seu pai Tony em um enrrosco nos Midgets.




1991 classificado na primeira fila em Indianapolis aos 56 anos 

Em 1965 sofreu o pior acidente de sua carreira, correndo de NASCAR em Riverside foi considerado morto pelo medico da pista, seu amigo e outro grande piloto Parnelli Jones reanimou-o no local. Dez semanas depois Foyt voltava às pistas para vencer ainda cinco corridas na temporada.  
No ano de 1967 correndo com outro grande piloto americano Dan Gurney venceu as 24 Horas de Le Mans pilotando o maravilhoso Ford Mark IV. 


Pilotando o Ford GT Mark IV em Le Mans 1967, na vitória com Dan Gurney.
O Mercury na vitória nas 500 Milhas de Daytona 1971.

Venceu as 500 Milhas de Daytona no ano de 1971 pilotando um Mercury.
Enfim correu e venceu em todas categorias que participou, Nascar, Stock Cars, Indy, IMSA entre outras, venceu 159 vezes e foi sete vezes campeão americano nas várias categorias. 
Piloto, construtor, dono de equipe Foyt conquistou todas as glorias possíveis no automobilismo. 
A você A.J. nossas homenagens.  










segunda-feira, 18 de junho de 2012

Talbot Lago

1950 Le Mans - Talbot Lago T26GS vence com Louis Rosier/Jean-Luis Rosier. Aqui o #6 de André Morel/André Chambas

1935 o consorcio que detinha a maioria da ações da S/A Automobiles Talbot se encontrava em estado falimentar, e uma companhia de seguros inglesa  assumiu a administração da empresa. 
Dois anos antes, o Major Antonio Lago, havia assumido a função de gerente industrial da empresa. Não tendo a seguradora interesse em manter a administração da Talbot, o Major, que era Italiano mas vivia na França, viu a oportunidade de assumir o controle da empresa. Levantou algum dinheiro com  alguns fabricantes de autopeças, que tinha óbvios interesses na continuidade da Talbot e assumiu o controle.



Lago, um apaixonado pelas corridas e sabedor que esse era o caminho para divulgar seus carros, encarregou seu engenheiro chefe  Walter Becchia a projetar um carro para representar a marca nas pistas. Baseado Talbot-Darracq K78 com motor de 4 litros, nascia a versão com  motor 3 litros que levava o carro a impressionantes 160 km/h. 
A versão de corridas usava um cambio Wilson com pré selecionador de marchas, e conseguiu o recorde de volta em Montlhéry a impressionantes 209 km/h de média. 
Em 1937 Lago monta uma grande equipe, tendo como pilotos Louis Chiron, Comotti, Divo e Raymond Sommer e no segundo GP da França para carros esporte conseguiu uma grande vitória com Chiron em 1º, Comotti e Divo logo a seguir e Sommer em 5º. Raymond Sommer vence em Miramas com a media de 184 km/h tendo a equipe ainda feito 2º e 3º lugares. No Tourist Trophy em Donington Comotti vence com Le Buegue em 2º.


Raymond Sommer no Darracq K78 de 3 litros.

A partir daí grandes carros foram construídos, de passeio e corrida, firmando a Talbot-Lago ou Lago-Talbot uma das mais conceituadas entre as industrias automobilísticas, que faziam grandes carros para um publico sofisticado.
Durante a ocupação alemã da França, na Segunda Guerra Mundial, o major Lago foi afastado da direção de sua industria, sendo que só após sete anos a Talbot conseguiu novamente produzir suas maravilhosas máquinas.
A vitória nas 24 Horas de Le Mans no ano de 1950 com o Talbot Lago T26GSpilotado por Louis Rosier/Jean-Louis Rosier foi marcante e trouxe algum alento. Além das vitórias de Chiron no GP da França de 49,  Sommer venceu a Coupe du Salon e Etancelin o GP de Paris. Outras vitórias foram na recém criada  Formula Um em 1952 no GP da Áustria e 53 no GP da Finlândia.


T26




T26 motor de seis cilindros em linha duplo comando no cabeçote e 4.500cc



Enquanto isso, a Talbot, já sem condições de construir um grande motos para seus carros de passeio, usou o BMW V8 de 2.6 litros para equipar o Lago América. 
Em 1958 Antonio Lago já não tinha condições de continuar tocando sua industria e a Simca assumiu o controle, principalmente de olho no grande prestigio que a marca poderia trazer, mas em 1960 encerra a produção dos veículos da marca, coincidentemente no mesmo ano da morte do Major Antonio Lago. 


 Uma bela "GOTA D`AGUA"
 T150C encarroçado por Figoni & Fallachi - 1938
 Tear Drop Coupé - 1938
 T26 Grand Sport Saoutchik Coupé - 1951





LAGO AMERICA , o derradeiro.

O motor BMW V8 de 2.500cc




Ao meu amigo Chico Pellegrino




FERRARI 275 LM


 David Piper em Crystal Palace atrás um Chevron GT.
 David Piper em Oulton Park 1966.
 David Piper em Goodwood 1966.
Peter Revson e George Drumond em Sneterton 1966.

Ferrari 275LM, desde que ganhei uma de autorama da Revel me apaixonei, vermelha simplesmente linda. Devia ser o ano de 1964 e começava a gostar e muito de automobilismo e lia e relia as matérias com meus ídolos e carros preferidos, as fotos P&B são de revistas Autsport que guardo desde aquela época. Lançada no Paris Motor Show no ano de 1963 sua denominação oficial era Ferrari 250 LM Pininfarina Stradale Speciale e logo ganhou o mundo e inúmeras corridas.

Em 1965 apesar de todo poderio da Ford com seus GT 40 MK II que fizeram com Phil Hill a pole e melhor volta da corrida e das Ferrari 330 P2 oficiais, foi uma 275 LM da NART – Nort American Racing Team- a vencedora das 24 Horas de Le Mans, pilotadas com maestria por Jochen Rindt e Masten Gregory, chegando outra 275 LM de uma equipe francesa com Pierre Dumay/Gustave "Taf"Gosselin em segundo lugar.


CHASSI: Tubular com seções em alumínio.

                 Suspenções dianteira e treaseira com braços triangulares e barra estabilizadora.

                 Freios a disco Dunlop, trazeiros on board.

                 Cambio de cinco marchas.

Dimenções: Comprimento 4.270 mm.

                     Largura 1.700mm.

                     Altura 1.1500mm.

                     Peso 850 kg.

Motor: V12 a 60°-3.286cc-77mm X 58.8mm

             Taxa de compressão 9.7:1

             Duas válvulas por cilindro.

             Alimentação seis carburadores Weber 38 DNC.

             320 hp a 7.500 rpm 97 hp por litro.

 
Velocidade máxima: 295 km/h - 0 a 100km/h 6.1s.