A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 9 de março de 2012

Spa 1961- Ferrari faz, barba, cabelo, bigode e ainda o quarto lugar!

Largada Phil Hill, von Trips e Gendebien.


O campeonato de Formula Um de 1961 teve oito corridas validas, quando chegou à Bélgica a terceira, estava empatado entre Stiling Moss que corria com uma Walker T53 ( Cooper ) e Wolfgang Von Tripps com Ferrari 156. Moss vencera em Mônaco com uma Lotus e chegara em 4º em Zandvoort, e Tripps vencera na Holanda e tinha o 4º em Mônaco.
A equipe Ferrari veio a Spa com quatro carros o #2 Von Tripps, #4 Phil Hill, #6 Richie Ginther e a amarela #8 para Oliver Gendebien. Equipe mais que completa, pensando antes de mais nada no campeonato.

Gendebien na Le Source.
Notem a inscrição no carro, e a explicação que me deu o amigo Sal Chiappetta.
A inscrição é PROVAMO53. É o equivalente ao registro de circulação do veículo (tipo "placa do carro"). Prova significa teste em Italiano - os veículos de desenvolvimento ou competição recebiam esta designação (hoje em dia creio que não mais, desde há alguns anos se não me engano). MO indica Província de Modena, aonde está a fábrica, e 53 é o número do registro.

Phil Hill fez a pole, sendo o único piloto a baixar dos 4 minutos, fazendo 3.59. 30/100. Seguido por Von Trips, Gendebien, John Surtees com Cooper T53, Ginther e Grahan Hill com a BRM P48/57.
Apenas uma curiosidade; Clark com a Lotus 21 largou em 18º !
Na corrida elas dominam de ponta a ponta, apenas Grahan Hill , após uma bela largada se interpõe entre elas, mas logo elas o deixam para trás e continuam a briga entre si.
Após o meio da corrida Von Trips e Phil Hill se distanciam de seus companheiros. Na chegada Phil Hill vence com Von Trips chegando a 70/100 dele, Ginther a 19s50/100 e Gendebien  45 60/100 segundos atrás.
Na corrida a melhor volta é de Richie Ginther, sendo o único piloto a baixar dos 4 min. com 3.59. 80/100.
Vejam o belo vídeo com Jack Brabham dando uma bela escapa na Le Source, e os belos carros e todos pilotos da época.
Começava o caminho que levaria o americano Phil Hill a vencer o campeonato, com apenas um ponto de vantagem para von Trips. 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Phil Hill               Ferrari 2:03:03.800
Wolfgang von Trips     Ferrari -00:00.700
Richie Ginther      Ferrari -00:19.500
Olivier Gendebien      Ferrari -00:45.600
John Surtees      Cooper -01:26.800
Dan Gurney      Porsche -01:31.000
Jo Bonnier      Porsche -02:47.100
Stirling Moss      Lotus   -03:55.600








QUEM, QUANDO E ONDE ?


quinta-feira, 8 de março de 2012

Watkins Glen


1973 - #4 Arturo Merzario Ferrari 312B3, #25 Howden Ganley Willians 1R, #17 Jack Oliver Shadow DN1, #19 Clay Regazzoni BRM P160E, #11 Wilson Fittipaldi Brabham BT42...
O GP dos EUA foi disputado nesta pista fabulosa de 1961 até 1980.  Nestes vinte anos os EUA viram a evolução da F I, e puderam comparar o desempenho da categoria com as outras que por lá corriam.
Com 5.430m tem onze curvas, sete para direita e quatro para esquerda.
Glen viu a primeira vitória de um brasileiro na F I, quando em 1970 Emerson Fittipaldi venceu com a Lotus 72C. 
Em 1973 nos treinos para a corrida,  a morte de François Cevert com a Tyrrel 006.
No primeiro GP em 1961 a vitória de Innes de Ireland com a Lotus 21 foi a primeira vitória da equipe na categoria.
Em 1961 a melhor volta foi de Jack Brabham com a Cooper T55 com o tempo de 1.18.20/100 , e Innes venceu com o tempo de 2.13min e 45s e 80/100.
Já na ultima corrida o melhor tempo de volta foi de Alan Jones com o tempo de 1.34. 68/100 e venceu com o 1.34m36s 05/100 e a pole do italiano Bruno Giacomelli de Alfa Romeo 179 com o tempo de 1.33.291/1.000.  

1970, Emerson Fittipaldi.
1973 - François Cevert.
1967 - Jim Clark, Lotus 49
1961 - Innes de Ireland - Lotus 21
1969 - Jochen Rindt - Lotus 49B


1961 - Innes de Ireland - Lotus 21
1962 - Jim Clark - Lotus 25
1963 - Graham Hill - BRM  P57
1964 - Graham Hill - BRM P261
1965 - Graham Hill - BRM P261
1966 - Jim Clark - Lótus - 33
1967 - Jim Clark - Lótus - 49
1968 - Jackie Steward - Matra MS10
1969 - Jochen Rindt - Lotus 49B
1970 - Emerson Fittipaldi - Lotus 72C
1971 - François Cevert - Tyrrel 002
1972 - Jackie Steward - Tyrrel 005
1973 - Ronnie Peterson - Lotus 72E
1974 - Carlos Reutemann - Brabham BT44
1975 - Niki Lauda - Ferrari 312T
1976 - James Hunt - MacLaren M23
1977 - James Hunt - MacLaren M26
1978 - Carlos Reutmann - Ferrari 312T3
1979 - Gilles Villeneuve - Ferrari 312T4 
1980 - Alan Jones - Willians FW07B

quarta-feira, 7 de março de 2012

Formula Um

Agradeço a minha amiga Lucia.