A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 25 de maio de 2011

500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS 2011 - III - 1963/64/65/66 a era Clark

Seu nome e rosto está apenas uma vez no troféu mas ele brilhou quatro anos em Indianápolis.

Após conhecer a prova depois de um convite de Dan Gurney, Chapman deve ter constatado que os yanques estavam muito defasados em relação à Europa, na construção de seus carros. Ele deve ter ficado bem impressionado foi com a quantidade de dinheiro que era pago na premiação de apenas uma corrida. Ao contrário dos italianos com Ciccio em 1952, a chegada da Lotus foi melhor preparada e Clark já apareceu como favorito na prova de 63. Provavelmente, Jimmy teria vencido a corrida, pois o líder Parnelli Jones tinha um vazamento de óleo em seu carro, motivo de desclassificação.
Mas para a surpresa de Colin, a direção de prova disse que o que estava vazando era água!! E permitiram que Parnelli continuasse. Ele venceu, sob regime de bandeira amarela, depois que um outro piloto rodou ao passar em sua "água". Clark e Chapman tiveram de engolir a derrota.
Mas retornaram em 64, quando uma má escolha de pneus fez Jimmy desistir. Em 1965, domínio absoluto da Lotus 38. Clark liderou 190 das 200 voltas. No ano seguinte, uma rodada e um erro nos mapas de cronometragem facilitaram a vida de Graham Hill.

Carlos Henrique Mércio - Caranguejo

Chapman e Clark 1963.
1965
1963 após o segundo lugar na Indy 500 Clark e a equipe Lotus foram par Milwakee no oval de uma milha e conquistaram um vitória absoluta.
Vitória de Parnelli Jones, 2º Clark e 3º A.J. Foyt.
1964 Clark fez a pole e uma quebra da suspensão traseira o tirou da corrida.
Vitória de A.J. Foyt, 2º Rodger Ward, 3º Lloyd Ruby.
1965
Pit 1965 vitória de Clark tendo ponteado 190 das 200 voltas da corrida, 2º Parnelli Jones e 3º Mario Andretti.


1966 Grahan Hill.
Dizem que certa vez treinando em Indy, Hill sofreu um pequeno acidente e a zelosa equipe médica correu para socorrê-lo. Aproximando-se do carro, um ainda novato médico, o dr. Steve Olvey, não conseguiu evitar um tombo. Bateu com o rosto, sangrou o nariz, mas foi cumprir o seu dever. Ao dirigir-se a Graham perguntou: "Mister Hill, o senhor está bem?" O galhofeiro inglês olhou bem para aquele jovem sangrando e retrucou: "Comigo tudo OK, mas e você?" 


1966 Grahan Hill e a Lola Ford os vencedores, com Clark em segundo e Jim MacElreath em terceiro.
Jimmy corrige uma derrapada em 66, foi sua a pole virando perto de 8 km/h mais rápido que o segundo.


O STP Turbina de Parnelli Jones com o patrão Andy Granatelli e o Lotus com Chapman e Jimmy.
1967 STP Turbine de Parnelli Jones.


1952 Alberto "Ciccio" Ascari e a Ferrari 375 nos treinos da Indy 500.

1961,, Jack Brabham e o pequeno Cooper Ford 9º colocado.




Para meus amigos Danilo, Fabiani e Francis Alicatão. Rui Amaral Jr

terça-feira, 24 de maio de 2011

500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS 2011 - II


Entre Mario e Rick, A.J. larga na primeira fila aos 56 anos. 

As 500 Milhas fizeram parte do calendário da Formula Um de 1950 até 1960 e desde o começo foram muitos os europeus que buscaram a gloria e toda divulgação  que uma vitória nela trariam.
O primeiro carro e piloto europeu a vencer foi Gilles Goux pilotando um Peugeot em 1913 e até 1919 todas vitórias foram de carros e pilotos europeus sendo que a francesa Peugeot venceu três vezes e 1913/16/19.

Dario Resta vencedor de 1916 e o Peugeot.

Em 1950 o vencedor Johnnie Parsons pilotando um  Kurtis Kraft-Offenhauuser quase chega à media de 200 km/h vencendo com a media de 199,526 km/h, no ano seguinte pilotando o mesmo carro Lee Wallard superou os 200 vencendo à media de 203,169 km/h. Em 1935 surgiria o motor que venceria muitas vezes até 1975 o Offenhauser. No ano de 1948 a Offenhauser lançou o motor de quatro cilindros e duplo comando no cabeçote  com compressor que venceria mais dezenove edição da corrida.
A.J. Foyt que venceu pela primeira vez em 1961 pilotando um Watson-Offenhauser voltou a largar na primeira fila em 1991 aos 56 anos ao lado do pole Rick Mears o vencedor e Mario Andretti, um trio de peso! 

Jimmy e a Lotus 38 em 1964, no ano seguinte seria diferente.

A ultima vitória de um carro com motor dianteiro foi em 1964 quando Foyt venceu com um Watson-Offenhauser à media de 237,16 km/h o ano seguinte seria de Clark que dominou o começo dessa corrida largando na pole com um Lotus 38 Ford #6 e quebrou na quarenta e sete. 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS 2011

Cem anos atrás Ray Horroun pilotando um Marmon cruzava a linha de chegada e vencia a primeira edição das 500 Milhas de Indianápolis depois de seis horas e quarenta e cinco minutos de corrida à media de 120,04 km/h.
Veremos agora o centésimo ano da corrida e sua 94ª edição. Muitos anos e muito prestigio depois. Lá venceram nomes  que ficarão para sempre em nossas memórias, qual de nós não reverencia A.J. Foyt, Al Unser e Rick Mears vencedores por quatro vezes, Jim Clark -1965- Grahan Hill -1966- Mario Andretti, Parnelli Jones, Bobby Anser, Mark Donahue,  Danny Sulivan, Johnny Ruterford e os nossos Emerson Fittipaldi - duas vitórias - Helio de Castroneves - três vitórias - e Gil de Ferran.
Cinco edições foram canceladas pois os EUA estavam em guerra, 1917/18 e 1942/45.

Largada de uma das primeiras edições.
 A.J.Foyt quatro vitórias 1961/64/67 e 1977.
Al Unser vencedor em 1970/71/78 e 1987.
 Rick Mears 1979/84/88/91.
O publico das 500 Milhas sempre foi o maior do automobilismo mundial. Acima um acidente na década de 60, abaixo na de 70.

Peças

Abaixo algumas das peças para competição que a JG - Jaqueire Garrafa Competições - estão comercializando e também fabricando sob encomenda.
Pedro Garrafa: pedrogarrafa70@hotmail.com   tel: (13) 8111-3888 
Fábio Jaqueire: fjaqueire@gmail.com   tel: (13) 7807-1910  






























PREÇOS

Banco em Fibra reforçado - 400,00
blocante importado(usado mas em condições)- 800,00
coletores de escape -  +ou - 500,00 dependendo do modelo
ponteira saida dupla 4¨- 100,00
ponteiras reta de 2,5¨- 40,00
junção p/escape com molas - 90,00
coletor p/carros turbinados - 800,00 tambem de acordo com o modelo
capa de farol em fibra - 70,00 cada
painel do gol p/ instr.auxiliares - 120,00
retrovisor modelo LOLA - 250,00 cada
retrovisor formula - 150,00 cada
copinho do snorkel p/jeep - 60,00 cada
spoiler p/ fusca - 75,00
defletor diant. em aluminio p/ fusca -100,00
entrada de ar universal em fibra - 80,00
jg.rodas em ferro original divisão 3 (varias talas)  - 1.000,00 raridades originais
jg.rodas especiais em liga leve (alargadas)  - 1.000,00
jg.rodas em liga leve p/ divisão 3 ou prototipos (tala larga) 1.500,00