A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 14 de maio de 2011

Divisão 3 - O começo.

Nos créditos da foto no jornal está escrito que Wilsinho discute com um guarda, mas o que vejo é Emerson recebendo a bandeirada da vitória e seu pai Wilson o Barão pulando de braços abertos.

A vitória dos irmãos Fittipaldi nas 12 Horas de Porto Alegre disputadas no circuito Cavalhada-Vila Nova foi provavelmente a primeira de um carro nacional enquadrado no Anexo J da FIA na Terceira Divisão, e que mais tarde seria chamada de Divisão 3. Grandes nomes os seguiram como Bird/Moco em segundo com o Corcel da Equipe Bino de Luiz Antonio Greco, Jaime Silva/Hugo Galina de JK, José Madri/José Antonio Madri com Simca e Catharino e Vitório Andreatta em sétimo também com um Corcel.   


Jornal do Brasil 25 de Dezembro de 1968.

Bird Clemente/José Carlos Pace o Moco no Corcel da Equipe Binno de Luiz Antonio Greco.


Recebi muito tempo atrás este recorte do JB e não me lembro se do Leandro Sanco ou Rui Pastor, de qualquer forma agradeço a meus amigos pela lembrança.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bambino e Manduca


Passat #8 Francisco Freire, Brasília #77 Adolfo Cilento e VW #75 Armando Andreoni.

  Conheço as duas feras a mais de quarenta anos, o Manduca morava no Pacaembú mesmo bairro que eu e tirávamos rachas homéricos em nossa juventude, o Bambino conheci tempos depois.
O Bambino -Adolfo Cilento Neto- já subiu, faz uma falta danada e o Manduca -Armando Andreoni - com a graça de Deus está firme e forte certamente nos braços de sua amada Iolanda com que se casou no final do ano passado.
Ontem revendo alguns recortes de jornais onde os dois aparecem em uma corrida de Divisão 3 do Campeonato Paulista, corrida em Jacarepagua no Rio de Janeiro pois nosso Interlagos estava em reformas, fiquei aqui lembrando de mil loucuras feitas com os dois amigões. 
Depois conversando com o Tito e comentando sobre o carro do Manduca recebi dele a foto do Francisco Freire em que eles aparecem ao lado dele em Jacarépagua. As fotos do Bambino com a Brasília recebi tempos atrás do Caíque Pereira.
Aguardo ainda algumas fotos que o Manduca ficou de me enviar mostrando os vários carros em que correu e mais para frente ainda conto muitoooooo desses dois amigões. Do Adolfo já contei sobre a nossa carretera, as Mil Milhas em que ele correu com o Ricardo Bock e tem muito mais do Manduca aos poucos vamos contando mais.
Falando de amigos esta corrida de Jacarepagua foi a primeira vitória do Jr Lara Campos na D3, Jr na época era cunhado do Manduca, e foi motivo de um belo texto escrito por meu amigo Caranguejo. 

Adolfo, grid a noite em Interlagos e em Jacarépagua. Fotos de Caíque Pereira.


Grid no Rio atrás Arturo Fernandes.



A rodada do Ricardo a curva da Vitória, já rendeu um texto que nós colocaremos o livro sobre a Divisão 3 que estamos preparando, a alicatada de meu amigo é o mínimo hilária!    


No link o belo texto do Caranguejo sobre a vitória do Jr.

Ricardo Bock em Jacarépagua.

Grid das Mil Milhas Brasileiras de 1983, Adolfo ao volante conversando com Zé Rossi, coçando a cabeça Claudinho Carignato, primo do Manduca, ao seu lado Zé Fercolin, Dudu conversando com Ricardo Bock .

Rui , certa noite de sexta- feira , fomos o Adolfo e eu amaciar o motor da Brasilia na marginal Pinheiros , que na época tinha duas mãos.Depois de duas voltas entre as pontes do morumbi e socorro ele passou o volante para mim e pediu para continuar por mais umas dez voltas que ele iria embora para descansar.Acontece que o carro tinha um spoiler muito baixo e no final das voltas eu entrei num posto Shell e entortei o spoiler.No dia seguinte , encontrei com ele na oficina do Manduca e ele ficou muito puto comigo.Na primeira volta que ele deu,acabou com o spoiler na freada da curva tres e me redimiu do ocorrido. Era muito encostado no chão e eu não tive culpa. Claudio Carignato


Felicidade poder mostrar um pouco dos amigos e um pouquinho do que vivemos.



quinta-feira, 12 de maio de 2011

POSTAIS

Mais alguns cartões postais de meu amigo Ricardo Bock, fã da Ferrari elas são a maioria.
312P
Lorenzo
Chris
917 K
Big John

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Jochen Rindt - II

Rindt na Lotus 49C.

Ontem após contar um pouco da trajetória de Rindt na Formula Um o Caranguejo e eu trocamos dezenas de e-mails. Ele contando histórias que só mesmo ele lembra, cuidadoso como só ele é ao contar e escrever , ao contrário de mim que penso em algo para escrever e puxando pela memória e consultando alguns arquivos escrevo de pronto. Foi o que aconteceu ontem, lembrei de Rindt, vim para o computador e escrevi, mostrei a ele e a tarde postei. Sabia que tinha mais alguns arquivos sobre o piloto, mas foquei apenas na Formula Um e grande parte do texto veio de minha memória. Esqueci do acidente de Montjuic em 69 e outras coisas que certamente o Caranguejo vai nos contar um dia.
Recebi de meu amigo as fotos que mostro agora,ele na Lotus 49C, na Brabham e outra de Cooper/Maserati, provavelmente no México, pois lá era onde eles corriam com o nariz mais largo para refrigerar melhor por causa do calor.
Alguns livros e artigos apontam a corrida de Formula Dois em Mallory Park no dia 17 de Maio de 1964 como a arrancada de sua carreira para Formula Um. Sabia que tinha a Autosport que mostrava esta corrida  e hoje mostro a vocês. Nela o arrojado Rindt cravou a pole com Clark na pista e na corrida chegou em terceiro atrás de Clark e Arrundel os dois pilotos da Lotus.. No dia seguinte foi para Crystal Palace e venceu diante de Grahan Hill.
Na época a Formula Dois corria com motores de 1.000cc e procedência e preparação livres.
Então vai lá, mais um pouco do grande piloto que nunca teve medo de acelerar. 

   1968 GP de Mônaco em sua temporada na Brabham. 
Com a Cooper Maserati.

Nesta Autosport de 22 de Maio de 1964, duas vitórias do grande Jim Clark no mesmo dia, na Formula 2 e nos carros Esporte. E a vitória do português Mari Cabral em dupla com Tommy Weber em uma corrida de três horas.
17 de Maio terceiro lugar atrás de Clark e Arrundell.
18 de Maio, vitória à frente de Grahan Hill.