A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A FORMULA UM DO COMEÇO DA DÉCADA DE 1970

1973 em Interlagos, já Campeão do Mundo

Derrepente a Formula Um tinha um brasileiro, até nós que acompanhávamos o automobilismo de perto ficamos surpresos com a ascensão meteórica de Emerson, para mim a euforia foi grande, alem de estar na F I estava na equipe Lotus de meu ídolo Jim Clark. Abaixo apenas algumas fotos do começo daquela década.


Carlos Pace e a bela Brabham BT44
Wilson Fittipaldi Jr e a Brabham BT42, contornando a Ferradura em Interlagos.
El Lolle em Buenos Aires.
1970, Ridt de Lotus 49C lidera Ickx de Ferrari e Beltoise de Matra.
Pedro Rodrigues e a bela BRM em Paul Ricard.
Helmut Marko de BRM em Clermont Ferrand 1972, atrás um Surtees #27 de Tim Schenken e no fundo a Tyrrel de Cevert.

 Montjuic 1971, Pedro Rodrigues de BRM lidera a Ferrari de Andretti e a MacLaren de Hulme.
Largada em Zolder na Bélgica 1970. 
Um italiano batalhador Vittório Brambilla de March lidera Lauda de Ferrari e Pace de Brabham,1973.
Largada em Dijon, Emerson, Hulme e Stewart e Hulme.
1973 Jean Pierre Jarrier e a UOP-Shadow já contornando a curva do Sol em Interlagos enquanto a turma toda está ainda no meio da Reta Oposta.
Pancada de Lauda em Montjuich, 1975.
Ele sempre fazia isso, Amon lidera com sua Matra, a persegui-lo Hulme de MacLaren e Stewart de Tyrrel.
Um Formula Um feito numa estrebaria transformada em oficina na Inglaterra. O Hesketh mostrou James Hunt ao mundo, aqui no ano de 1975 em Zandvoot na única vitória da equipe e a primeira de Hunt. Este carro foi projetado por Harvey Postlewaite. 
Ton Pryce pilota o Tokem em Nivelles.
1972 e a grande vitória de Jean Pierre Beltoise de BRM nas ruas de Monaco.
Ronnie Perterson de Lotus 72D e Emerson Fittipaldi de MacLaren MP5 em Monza, 1974.
Quando o rapidíssimo Peterson foi para Lotus no ano anterior dizia-se que seria muito mais rápido que o brasileiro, mas o que se viu foi Emerson sendo Campeão do Mundo de 1974 pilotando uma MacLaren.
Começo de carreira com March para Lauda.

Ao começar procurar fotos em meu arquivo ou digitalizar uma certa ansiedade toma conta de mim.
Sobre cada foto gostaria de escrever muito, do que li, ouvi ou acompanhei. Mas além de não ter essa capacidade sei que iria chatear. Assim para vocês que me acompanham mostro algumas fotos com pequenos textos. Sei que a grande maioria conhece tanto ou mais que eu. 
  

  
    



domingo, 16 de janeiro de 2011

FOTOS

 Hoje não ia postar nada, mas ao abrir meus e-mails vejo duas fotos que o Fabiano Guimarães me enviou de nosso amigo Sueco - Carlos Aparecido Gonçalves - nas Mil Milhas Brasileiras de 1988 quando correu com José Fercolin. E algumas do Ferraz, entre elas essa da largada de uma corrida da Formula Super 1.600. Ontem à noite conversando com o Ferraz essa foto já rendeu perto de uma hora de discussão,  então resolvi mostra-la. Enquanto ele não aparece, depois vai dar mais algumas horas de "briga"!


Carlos Aparecido Gonçalves-Sueco/José Fercolin Mil Milhas 1988.


Ferraz no grid da Formula Super 1.600, a garota ao lado é uma modelo de um de seus patrocinadores. Consta que nessa corrida o Ferraz esqueceu de engatar a marcha na largada e depois ainda passou reto pela Três, não entrando no Miolo para chegar logo aos boxes. Simplesmente não conseguiu completar a prova. A conferir!


sábado, 15 de janeiro de 2011

A FORMULA UM DOS ANOS 60

Jim Clark, Lotus 33, Zandvoort 1965.

Quando a década de 60 do século passado começou eu tinha 7 anos, gostava de automóveis e pouco conhecia de corridas. Por minha casa passavam muitos amigos de meu irmão Paulo que corriam, Jaime Silva, Gilberto Demargos, Agnaldo de Góis e muitos outros. Em 61 fui pela primeira vez ao autódromo e justo em nosso templo, Interlagos, andei pela primeira vez em um carro de corridas numa pista, foi o Porsche 550 Spyder de meu irmão e o vírus da velocidade foi se instalando em mim.
Comecei acompanhar as corridas através de tudo que me chegava às mãos, ia ao autódromos, conversava muito sobre automobilismo e fui vendo e acompanhando meus ídolos, Camilo Christófaro e Luiz Pereira Bueno eram nomes freqüentes em minhas conversas, conheci o Camilo e o Luiz que era amigo da família e tínhamos um amigo em comum, o Fabio Vampré que era super ligado a ele.
Hoje vou mostrar algumas fotos da Formula Um daquela época. Mostro meu grande ídolo Jim Clark e outros tantos pilotos que correram na categoria e admirei muito. Para mim apenas uma certeza, caso o Luiz estivesse no meio dessa turma estaria lá frente brigando pela ponta.

A primeira vitória da Lotus na Formula Um, Innes de Ireland - Scot Innes - vence o GP dos EUA em Watkins Glem, 1961.
Jim Clark
Jack Brabham.
Dan Gurney na MacLaren. Três grandes novidades nessa foto, o capacete fechado Bell Star, o aerofolio traseiro e o motor Ford-Cosworth. Clark dizia ser Dan o único piloto que poderia ser tão veloz quanto ele.
1960, Willy Mairese e a última Ferrari com motor dianteiro.
John Surtees e a Ferrari. Campeão do mundo em 1964.
Largada em Monza 1967.
Jochen Rindt, lutou muito a década toda para ser campeão em 1970.  Aqui em Spa pilotando uma Cooper no ano de 1966.
Com a nova formula de três litros, Big Jack foi buscar na Repco a preparação de um motor Oldsmobile para vencer dois campeonatos mundiais, 1966 com ele e 1967 com Denis Hulme.
Pedro Rodriguez, Rouen 1968 - BRM.

Pedro Rodriguez de BRM e Jean Pierre Beltoise de Matra em Jarama 1968.
Jackie Stewart, pilota uma Matra em Zandvoort, 1968.
John Surtees no México em 1968, pilota ua Cooper Maserati.
Jo Siffert, Lotus 49B, México 1968.
Outro dos grandes, Chris Amon, no circuito Bugatti, Le Mans 1967. Amon andou na ponta em toda sua passagem pela Formula Um, apenas venceu uma corrida extra campeonato na Argentina em 1971.
Grahan Hill, bi campeão na década, 1962/68, aqui em Mônaco 1968.

OS CAMPEÕES DA DÉCADA.

1960 - Jack Brabham - Cooper Climax
1961 - Phil Hill - Ferrari
1962 - Grahan Hill - BRM
1963 - Jim Clark - Lotus
1964 - John Surtees - Ferrari
1965 - Jim Clark - Lotus
1966 - Jack Brabham - Brabham/Repco
1967 - Denis Hulme - Brabham/Repco
1968 - Grahan Hill - Lotus
1969 - Jackie Stewart - Matra







  



   





sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

AMIGOS




Mais dois vídeos da Carneirada do Ferraz.

Dalva nossa anfitriã que nos trata com tanto carinho e Francisco.


                            http://www.facebook.com/video/video.php?v=193024980711940
Cena repetida inúmeras vezes!




quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

NOSSA FESTA!

Vejam o vídeo da carneirada do Ferraz.

PASSAT DIVISÃO 3










quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A receita do Ferraz.

Cada piloto tem uma receita para seu carro, uns tomam as curvas de um jeito outros de outro, uns freiam mais tarde outros mais cedo. Alguns pilotam suavemente e outros com mais força. 
 Dificilmente um piloto aprova as regulagens do carro de outro e isso que torna o automobilismo este esporte fabuloso.
 Hoje mostro um pedaço da preparação do Divisão 3 de meu amigo Ferraz.Rui Amaral

Ferraz e a sua frente Manzetti.
Detalhe do cambio com o coxim mais alto.

 "Pessoal,vai mais uma dica para vcs a respeito de acerto de suspensão....todo o carro para ficar bom de chão, temos que fazer com que a carroceria não role de mais em cima do chassi, quanto mais ele torcer, mais ele rola e joga o carro pra fora da curva, então tem que endurecer baixar e fazer com que a suspensão tenha menos curso....a turma costuma colocar catraca na frente do Fusca e baixa de mais a ponto dos braços oscilantes não trabalharem quando o carro tem que mergulhar, mas quando ele torce, a suspensão de dentro da curva abre de mais e a de fora não mergulha...em Interlagos bem lá no meu começo da DV3, eu usava a suspensão com catraca desse jeito, apanhava e não conseguia fazer a curva um de pé em baixo, porquê? porque não tinha mais curso na suspensão dianteira, então o carro saia de frente e obrigava agente tirar o pé.Então foi feito manguinha para rebaixar o carro e usava suspensão toda original na frente, a traseira nos DV3 agente levantava todo o conjunto (motor e cambio) para poder tirar a cambagem que ficava absurda.Eu em particular tinha vários suportes com alturas diferentes para regular a cambagem, na chuva levantava no seco baixava, resultado era só enfiar o pé do jeito que vinha, e entrar na curva um.....o Duran pilotou o meu carro nas MIl  Milhas de 1983,  ele pode comentar o que fazia o meu carro de curva e o que era bom de chão. Fica aqui mais uma dica, e o cache podem mandar para o Rui....hahahah...abs.José Ferraz. 

Na curva Um de Interlagos. Notem o leve sobreesterço.
Na curva do Laranja.
Ferraz, Tide e Conde-Luiz Henrique Pankowski.

Nas Mil Milhas Brasileiras, saindo do Sargento. 




    

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

DIFERENCIAL

Neste filme feito pela GM nos anos 30 do século  passado a ação do diferencial. Muito interessante!