A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Parabéns Fred!

 Hoje deve ter festa em Fortaleza, meu amigo Fred Guilhon que pilota o Planeta Fusca faz aniversário. Parabéns Fred e um abração.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ALGUMAS FOTOS DE GRANDES PILOTOS

Gilles com Ferrari 126C turbo, do jeito que ele está "braceando", deve ser o contorno da Loews, em Mônaco/81. Primeira vitória do Turbo da Ferrari.
Tazio Nuvolari pilota uma Alfa Romeo da Equipe Ferrari em sua segunda vitória nas Mille Miglia em 1933, tendo como companheiro Decimo Compagnoni. É sempre bom ver o Homem do Broche de Tartaruga trabalhando.
Jochen Rindt co Lotus 49 larga na ponta para sua primeira vitória na Formula Um, GP dos EUA, Watikns Glen, ao seu lado Jack Brabham e Grahan Hill na terra. Prova marcante: Rindt vence finalmente e G.Hill fica seriamente ferido num acidente que lhe dará para sempre o andar desengonçado.
Luiz Pereira Bueno, Surtees TS9, GP do Brasil 1973, Interlagos.
José Carlos Pace, Brabham BT 45. JC Pace correu apenas três vezes com esse Brabham em 77. Desconfio que seja Interlagos na foto.
Jim Clark, Lotus 49T, larga para a vitória tendo a seu lado Chris Amon, Ferrari e Jack Brabham, Brabham. Clark numa rara foto onde ele aparece no Lotus "decalcado".Série Tasman/68. Quem venceu?

José Carlos Pace de Surtees, Interlagos. JC Pace de novo, de novo em Interlagos, desta vez 1974. O carro é o inguiável Surtees TS16.
Gilles.GP da Espanha, Jarama/1981. Grande corrida. Gilles aguenta no peito, por pelo menos vinte e cinco voltas a pressão de Laffitte (que aparece na foto), de Watson, Reutemann e De Angelis. Segunda vitória do Turbo Ferrari.
Tazio, vencendo em Monza em duas rodas. 
Clark comemorando com Chapman e a Lotus 33.
Ayrton no GP do Brasil de 1991. 

Os comentários nas fotos são de meu amigo Caranguejo.


domingo, 13 de fevereiro de 2011

SÁBADO

 Ontem o Francisco e eu passeávamos e resolvemos ir ao encontro de nosso amigo Fernando, que estaria na bela pista de autorama para replicas do AER-Campo Belo, logo após chegarmos lá chega o Fernando com sua caixa e seus belos carros. Ele e o Francisco ficaram testando as alterações em vários carros com a ajuda do super solicito Jorge diretor do clube, responsável e construtor da ótima pista. 

Dois bólidos do Fernando.
  
Conversando sobre automobilismo o Fernando e eu descobrimos que não fomos a Interlagos pelo mesmo motivo, absoluta falta de interesse com o que acontece em nossas pista. E pelo visto essa falta não é só nossa, é também de pilotos, equipes e publico. É o estado em que ficou nosso automobilismo de base, e acredito eu culpa de nossos dirigentes.

Leiam o que o Ferraz conta do sábado em Interlagos.

Hoje o Ferraz postou o que viu ontem em Interlagos, suas palavras mostram bem todo estado do que acontece.
Hoje lá em Santa Catarina mais uma etapa do Turimo Clássico e nela corre meu amigo Fabiani. Boa sorte Fabiani estamos aqui esperando pelo resultado. 

Em Santa Catarina quatro senhores de respeito aguardam a largada! Fabiani Gargioni, Francis Trennepohl, Ike Nodari e Jairo Gevaerd.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CORRENDO



Outro dia escrevi um texto sobre a situação de nosso automobilismo, não me referia às categorias que hoje são tão bem geridas por seus organizadores como a Porsche Cup, Formula Truck, GT3, Stock Car junto com a Copa Montana e parece que agora o Brasileiro de Turismo. Todas super bem organizadas e geridas pelos responsáveis, trazendo aos participantes grande retorno de mídia e possibilitando a eles a busca do combustível financeiro para suas atividades.
Lembro bem quando comecei, a situação era bem diferente, a Federação e os Clubes cobravam sim as inscrições, mas divulgavam os eventos, trazendo algum publico ao autódromo e o retorno publicitário que tanto precisávamos.
Hoje as Federações e a CBA dispõe de assessores de imprensa mas a eles só interessa divulgar o que já é bem divulgado e tratam os pilotos que se aventuram a competir os torneios regionais como meros coadjuvantes, nem sabendo que é daquelas categorias que saem pilotos que poderão um dia se destacar em qualquer categoria do mundo.
Os clubes então nem se fala, como escrevi antes são meros vendedores de carteirinhas e inscrições, sendo os detentores de todas datas do calendário automobilístico fazem delas o que bem entendem. Não divulgam as corridas nem antes e nem depois e esse é um dos motivos de autódromos vazios e pilotos que sem divulgação não tem como conseguir patrocínio.
Ilustro este texto com alguma reportagens de minha primeira corrida, organizada por  Expedito Marazzi e apesar de ser de Estreantes e Novatos foi noticia nos grandes jornais de São Paulo, como era bem comum na época. 
Falta e esses senhores humildade e o reconhecimento  que a grana que entra em seus bolsos vem também dessa gente abnegada que gosta simplesmente de correr de automóveis, como aconteceu com Emerson, Nelson e tantos outros grandes pilotos.   


Fotos e matéria da revista Auto Esporte, Abril de 1971.


Matérias de dois jornais de grande circulação, fora Estado de São Paulo e Jornal da Tarde que também cobriram.