A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mil Milhs de 1981 - Paulo Valiengo

Mostrei na semana passada as Mil Milhas Brasileiras de 1981 nas fotos dos arquivos Ricardo Bock, muitos amigos correram essas MMB, e ontem recebo um e-mail do Paulinho Valiengo com duas preciosidades, uma foto dele no Grid e outra do Podium na mesma corrida. Um dia vamos reunir todos que correram e contar a história de cada um. Obrigado Paulo e um abração.
Paulo e Giba.
No podium Darcio, Xandi, Giu, Chico Serra, Affonso e Zeca Giaffone, Paulo, Guaraná, Aldo Pugliese. 


Olá Rui, tudo bem?
Estive no seu blog, que gosto muito de acompanhar, e vi uma matéria e fotos sobre as Mil Milhas de 1981.
Fiquei envolvido nas lembraças desta prova e tomei a liberdade de enviar para você duas fotos, uma do pódio e outra de momentos antes da largada, comigo ao volante do meu Opala Stock Car.
Esta foto é histórica, porque quem está ao meu lado no grid, é o Gilberto de Oliveira Magalhães, o Giba, um dos maiores preparadores do automobilismo brasileiro.
Como você sabe, o Giba lançou dentre outros, o Ingo, o Nelsinho Piquet (Pai), o Guaraná, Julio Caio e etc.
Nestas Mil Milhas corri com o Guaraná e com o Aldo Pugliese, com apoio total dos irmãos Giaffone, e com o carro preparado pelo grande Jayme Silva. Terminamos a prova na terceira colocação na geral.
Esta prova também é marcante, porque foi o primeiro contato do Giba com os Opalas, uma vez que até então só preparava motores VW.
Espero que goste deste material.
Um grande abraço, Paulinho.





 PAULO VALIENGO
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domingo, 6 de fevereiro de 2011

DOMINGO


Lá em Floripa.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Emerson na Formula 3 - 1969

Emerson e Lotus 59 Ford-Holbay da Jim Russell Racing Driver School.

Saindo da Formula Ford em 1969 Emerson começou na Formula 3 depois que os principais campeonatos ingleses haviam começado.
Jim Russel dono da equipe Jim Russell Racing Driver School e seu chefe resolveu concentrar suas atuações no MCD LOMBANK CHAMPIONSHIP um dos mais prestigiados dos vários campeonatos ingleses de Formula 3. 


Emerson corria com uma Lotus 59 - Ford/Holbay e em sua primeira corrida, e décima etapa do campeonato em 13 de Julho no circuito de Mallory Park ele chegou no quinto lugar na corrida vencida pelo americano Roy Pike piloto do Gold Leaf Team Lotus equipe oficial da fabrica pilotando também um Lotus 59 - Ford/Holbay.
Na 11ª etapa no circuito de Brands Hatch no dia 3 de Agosto Emerson chega no segundo lugar atrás do britânico Bev Bond que pilotava uma  Brabham BT28 - Ford/Holbay.
12ª etapa Mallory Park dia 10 de Agosto, sua primeira vitória na Formula 3 e no campeonato, a seguir vieram, Bev Bond Brabham BT28 - Ford/Holbay, em sexto alguém que anos mais tarde aproveitaria toda capacidade de Emerson em acertar um carro, James Hunt com um  Brabham BT21 - Ford.
13ª , 14ª etapas duas vitórias em Brands Hatch nos dias 17 de Agosto e 14 de Setembro.
15ª etapa em Mallory no dia 28 de Setembro nova vitória em segundo seu companheiro de equipe e que mais tarde viria a ser novamente seu companheiro na Formula Um, David Walker,  Lotus 59 - Ford/Holbay.
Na 16ª etapa em Mallory Emerson teve problemas de freios e não pontuou.
Na 17ª em Brands Hatch no dia 19 de Outubro bateu.
E finalmente na 18ª etapa no dia 9 de Novembro e ultima corrida do campeonato uma grande vitória em Brands Hatch, os seis primeiros nessa etapa;  Emerson Fittipaldi, BR Jim Russell Racing Driver School Lotus 59 - Ford/Holbay 16'01.0" 2º Bev Bond, GB Gold Leaf Team Lotus Lotus 59 - Ford/Holbay 16'01.4" 3º 149 David Walker, AUS Lotus Components Lotus 59 - Ford/Holbay 16'09.0" 4º Richard Scott, GB Richard Scott Chevron B15 - Ford 16'15.2" 5º 145 Andy Sutcliffe, GB Andy Sutcliffe Lotus 59 - Ford 16'19.4" 6º Mike Beuttler, GB Clarke-Mordaunt Team Brabham BT28 - Ford/Holbay 16'20.6".  
 Tudo isso fora as corridas que fez no campeonato europeu como por exemplo no campeonato francês no dia 4 de Outubro quando foi enfrentar as feras que corriam no continente , na  XXV Coupe du Salon. A pole foi do sueco Ronnie Peterson pilotando um March 693 - Ford mas a vitória foi novamente de Emerson, a seguir os seis primeiros; 
Emerson Fittipaldi, BR Jim Russell Racing Driver School Lotus 59 - Ford/Holbay 27'49.0" 2º  Francois Mazet, F Francois Mazet Tecno 69 - Ford/Novamotor 28'00.4" 3º Jean-Pierre Jaussaud, F AGACI Tecno 69 - Ford/Novamotor 28'12.1" 4º Patrick Depailler, F Societé des Automobiles Alpine Alpine A330 - Renault R8/Mignotet 28'16.9" 5º Vittorio Brambilla, I Scuderia Picchio Rosso Birel - Ford/Novamotor 28'28.6" 6º Jean-Pierre Cassegrain, F Jean-Pierre Cassegrain Brabham BT28 - Ford 28'35.





Para os que não tiveram oportunidade de acompanhar na época só posso afirmar; isso foi apenas o começo! 

Fotos de meu arquivo pessoal da revista inglesa Autosport, e a primeira foto da revista Quatro Rodas, coleção digital edições de Novembro e Dezembro de 1969.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

FORMULA 3 - Fala David Walker

Outro dia lendo o post de meu amigo Carlos de Paula voltei quarenta anos no tempo e vi a corrida de Formula 3 em Interlagos em que David Walker fez de tudo. Eu estava lá e vi bem de perto, não vou dar razão às porradas que Fritz Jordan deu nele, mas eu faria o mesmo.

David Walker - Lotus 61 Holbay- na Formula Ford 1969, logo atrás Tony Trimmer - Titan MK4 Lucas da equipe de Frank Willians.


Em Tarumã, Walker, Wilsinho Fittipaldi, Carlos Pace e acho que Tony Trimmer.
A curva Tala Larga e todos estão pilotando Lotus 59. Notem que apenas Wilsinho usa spoilres e asa traseira. 
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Revista Auto Esporte Abril de 1971 e Autosport Julho de 1969.