A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 18 de abril de 2010

Renault Gordini Turbo

No ano de 1978 a Renault estava totalmente voltada a Le Mans e seus motores Renault Gordini impulsionavam os A442B a uma vitória na geral com Didier Pironi/Jean Pierre Jaussaud com outro carro pilotado por Guy Fréquelin/Ragnotti/José Dolhen/J.P. Jabuille terminando em quarto com um A442, o motor deste carro era um dois litros com exatos 1.997cc e turbinas Garret desenvolvendo 500hp.  . Outro destaque desta corrida foram os brasileiros Paulo Gomes/Alfredo Guaraná/Marinho Amaral que com um Porsche 935/77A #41 terminaram na sétima posição.
Para 1979 seu objetivo era a Formula Um e para isso teve que fazer uma modificação na cilindrada dos motores trazendo-os aos um litro e meio que a Formula Um exigia para os motores Turbocomprimidos e com ele equipou o Renault RS11. Assim esse V6 a 90º com o diâmetro dos pistões de 86mm e curso de 42.8mm ficou com 1.492cc e a 11.000rpm desenvolvia 500hp, agora alimentados por Turbos KKK. No ultimo ano desse motor na Formula Um 1987 nosso Ayton já o Rei das Poles com o Lotus T98 dispunha em classificação de uma potencia de 1.150hp.


Agradeço as fotos ao Felipe Moraes filho de nosso amigo José Ferraz que reside em Portugal.

Idi Amin Dadá


Idi Amin foi um boçal que governou Uganda na década de setenta do século passado com o beneplácito do governo inglês, interessado nas grandes riquezas minerais do território, manteve-o no poder mesmo sabendo das enormes atrocidades cometidas por ele. Ganhou uma boa grana enquanto governava o país e deposto foi para um exílio calmo e tranqüilo.
Não vou comentar o incrível GP da China em Shaghai até porque alguns amigos com maior competência já o fizeram ou farão em breve e também aguardo a news letter da MB para saber do Shummi a razão de uma atuação tão apagada. Destaques de grandes pilotos como Button que admiro desde sua entrada na F I, Hamilton, Alonso, Kubica, Sutil e Petrov que desde sua chegada a F I vem sendo tratado por um mero comprador de lugar e já desde a corrida passada vem mostrando um bom desempenho e que logo vai dar trabalho, o duro para ele é que corre na mesma equipe de ninguém menos que Kubica, o que parece ele tem sabido aproveitar.

Para ver a corrida dormi cedo e coloquei o despertador para as três e meia da madrugada, TV ligada, café feito fui ligar o computador para tentar conseguir algum site para ouvir a corrida, vendo pela TV oficial, não conseguindo aumentei o som da TV ao menos para tentar obter alguma informação.

E lá estava o narrador oficial da emissora vertendo todo seu veneno de maldades, desinformando um publico que ao contrario do inglês, americano e de outros países não tem acesso a outros meios de informação já que o resto da imprensa brasileira mal fala de automobilismo e quando fala é sem conhecimento de causa. Desinformando e levando ao erro um publico fiel e apaixonado, mesmo sendo menor do que quando Ayrton corria, que acompanha mesmo na madrugada a Formula Um.

Alguns vão dizer, que ele está lá para ganhar sua grana, até aí tudo bem, mas me fazer admitir as barbáries que ele fala é tentar admitir que o sargentão Idi, Goebels e Bokassa foram apenas a voz de seus mandatários. E apenas estavam lá para salvar o seu sustento. Rui Amaral Jr
 
NT: A figura que ilustra este post é meramente um adorno! 

sábado, 17 de abril de 2010

João Campos - Genial piloto gaúcho

Residindo em Itapema-SC, desde 2006, onde se dedica a construção civil, o gaúcho João Campos, nascido na cidade de Farroupilha-RS, serra gaúcha, Penta Campeão Brasileiro na categoria Pick up Racing ao volante de sua Ford Ranger, motor V6, Bi turbo com 300 HP tocada com genial competência, que traduziu-se na vitória dos seguintes campeonatos brasileiros, enfrentando ótimos pilotos de vários Estados.

Abaixo a sequência das provas decisivas:

Ano – Autódromo - Combustível:

2001 Autódromo de Interlagos-SP – Gasolina

2002 Autódromo de Jacarepaguá-RJ - GNV

2003 Autódromo de Interlagos-SP – GNV

2004 Autódromo de Pinhais-PR – GNV

2005 Autódromo de Interlagos-SP – GNV

Recordando: a Pick-up Racing surgiu em 1999 e, as caminhonetes Chevrolet S10, Dodge Dakota e Ford Ranger foram adaptadas à realidade dos autódromos brasileiros. Esta categoria foi homologada oficialmente pela Confederação Brasileira de Automobilismo em 2000.

O Penta Campeão iniciou sua carreira como estreante com Chevrolet Opala no Autódromo de Tarumã-RS em 1980, com 25 anos de idade. A partir daí, por 25 anos consecutivos, João Campos disputou campeonatos em várias categorias, vencendo sempre - provavelmente a mais longa e vitoriosa carreira do Brasil.

Depreende-se que João Campos não tinha preferências por pistas.

O campeoníssimo pendurou o capacete, luvas, sapatilhas e o macacão que era importado da França, no ápice, com a vitória do campeonato de 2005, encerrando sua magnífica carreira “por cima da carne seca” como se diz lá no Rio Grande do Sul.

Seu filho, Márcio Campos, iniciará no Autódromo de Tarumã-RS (onde seu pai, também iniciou sua longa e vitoriosa carreira, 30 anos atrás) dia 25 de abril de 2010 com Chevrolet Corsa N˚ 31.

Sucesso Márcio!

Parabéns João!!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

O acidente de Buemi na China



Como parece que o video do acidente do Buemi foi tirado do YouTube pela FOCA, estou anexando outro que meu filho Francisco me indicou. É uma volta virtual com Buemi pelo autódromo de Shaghai.