A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

DA SUBIDA DO LAGO ATÉ A JUNÇÃO.

 Algum tempo atrás vendo uma foto da freada da "Três" tive vontade e escrevi como era a tocada de um D3, na época em que corri na TEP em 1982, no nosso belo Interlagos ou como diz meu amigo Fernando "o Templo". Descrevi da entrada da "Três" até a saída da "Ferradura", agora vou até o "Bico de pato". Na configuração da TEP meu D3 usava pneus Maggion e amortecedores nacionais( (do regulamento), cambio de quatro marchas o resto igual aos carros que competiam o Brasileiro, motor 1.600 cc, disco nas quatro rodas etc...Saía da "Ferradura" em 2ª com o motor cheio a 7.500 rpm e logo colocava 3ª, mais um pouco à frente o motor cheio novamente vinha a 4ª e chegava àquela curva muito louca a "Subida do lago" bem rápido em 4ª. Na tomada à esquerda a zebra era bem alta e encostando nela o carro chacoalhava um bocado e de pé embaixo entravamos na curva, logo em seguida começava a subida e um pouco antes da tangência num malabarismo grande para minhas pernas longas - elas teimavam em querer bater na lateral da cabine _ enfiava a 3ª tentando aproveitar no máximo a saída para subir a "Reta oposta" bem forte. Já na "Reta oposta" uns duzentos metros após a saída da curva espetava a 4ª e olhava a entrada daquela curva maravilhosa o "Sol". Ah o "Sol"! Curva de personalidade forte, separava os homens dos meninos, um dia assistindo um treino de Stock no barranco que a margeava ouvi um campeão da categoria falando do Guaraná " ele enfia um segundo em todos nós só ai no Sol" acho que não preciso dizer mais nada.

No "Sol" acima um carro da KINKO à frente de Jr Lara e abaixo o Orlando e Duran.

Tomava em 4ª pé no fundo, sua tomada era aberta e seu raio longo, a tangência bem à frente quando já vinha dosando o acelerador numa tiradinha de pé, o carro teimando em sair nas quatro rodas . Encostava os pneus na zebra à direita, para logo a seguir abrir um pouquinho para uma segunda tangência, e o barranco à esquerda parecia dizer "vem". Contornava ela toda em 4ª e na saída pegava de leve a zebra da esquerda já olhando para o "Sargento".

"Sargento" Jr Lara dá uma papada no Affonsinho e abaixo na saída da curva Ferraz.

 Chegava ao "Sargento" em 4ª com o motor bem cheio e sua freada bem forte apertando com firmeza os alicates e reduzindo para 2ª, tentando deixar o carro redondo para em sua saída em subida aproveitar toda força do motor. Sua tangência era lá na frente onde acelererava forte em 2ª para sair beliscando a zebra à direita rumo ao "Laranja".
Na subida para o "Laranja" espetava a 3ª e na sua entrada com tomada à esquerda até um recuo no asfalto onde existia um portão era usado como pista. "Laranja" tomada em 3ª cravado, curva gostosa em sua saída ia lá fora para depois tomar a entrada do "S".
"Laranja" já mostrei essa foto mil vezes, mas é uma das poucas que tenho, eu e o Elcio Pelegrini.

Na freada forte colocava 1ª marcha entrava aberto para fazer a tangência antecipada e aproveitar sua segunda perna o "Pinheirinho". Na entrada do "Pinheirinho 2ª, o carro teimando em sair na sua tangência acelerando forte para o "Bico de pato".

"S" Expedito na tomada da curva e o Jr Lara já na primeira perna antes do "Pinheirinho" 

 Na entrada do "Bico de Pato" uma freda forte e espetava novamente a 1ª marcha, sua tangência complicada para mim, já que o motor vinha cheio e sem diferencial autoblocante as rodas teimavam em patinar. Em sua saída logo 2ª marcha e terceira no meio da curva que esqueci o nome, mas o Duran me alertou que era "Mergulho" e seguir para a "Junção".


"Bico de pato" Orlando quase na tangência e Ferraz saindo. E que saída!



Aqui eu paro e um dia mostro a "Junção" nas palavras de meu amigo Jr Lara que descreve em seu blog como o Grande Chico Landi o aconselhou a fazer a curva.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ELES ESTÃO DE VOLTA!

Curva da Ferradura, Duran, Ferraz e Orlando.
Entrada do "S" Junior Lara Campos.

Parece que até vejo a cena, o menino cutucando seu pai e dizendo "olha pai que Fusca bonito e como vem rápido! é o Fabiano cutucando seu pai o Luiz e está maravilhado. O que ele vê é apenas mais um dos VW D3 que tanto encantaram o público nas decadas de 70/80 nas pistas Brasileiras.
E apesar do autódromo não ser o mesmo, faltar a curva "Um", "Três", "Ferradura", "Sol", "Sargento" eles estarão de volta na Copa Clássicos, para novamente encantar o publico.
 
 
Teleco e o D3 da AUTOZOOM.


Bico de Pato, Orlando Belmonte Jr.

Por iniciativa do Orlando, Carlos Eduardo e seu pai Pedro Eduardo Szépkuthy da GP Oficina Mecânica, Guilherme Decannini que está terminando o #90 do Teleco e alguns outros fanaticos pela categoria, estarão novamente no Grid. No Sul o carro dos Fossá parece estar pronto e o Sanco nos dirá se há algum outro.
O Orlando Belmonte Jr procura ainda patrocínio já que seu carro alem de correr foi convidado a participar de algums eventos e exposições, dando uma grande visibilidade ao carro e um considerável retorno aos anunciantes.
 

A paixão pelos VW D3 foi tanta que mesmo algumas pessoas que nunca os viram nas pistas são vidradas por eles é, o caso do Tito que com sua enorme habilidade e conhecimento está fazendo belos carros em Paper, contando para isso com os conhecimentos enciclopédicos de meus amigos Henrique Mércio, Fabiano Guimarães e Fabio Poppi.
Meus amigos Teleco, Jr, Ferraz, Duran, Orlando e eu que corremos na categoria agradecemos e nos sentimos super honrados com todas manifestações de carinho que recebemos toda vez que mostramos nossas corridas nos Magníficos VW D3.
Um abraço especial ao Joel Marcos Ceseti que tanto nos tem apoiado. 
 
Joel - Sport Protótipos   http://sportprototipos.blogspot.com/
Carlos Eduardo - GP Oficina Mecânica  http://gpomec.blogspot.com/ 
Orlando Belmonte Jr -   http://orlandobelmontejr.blogspot.com/ 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Targa Florio 1965 - II

  Simplesmente imperdivel, são dez videos, no terceiro que mostro Nino conta da sua paixão pela corrida.  







Targa Florio 1965


A Placa/Targa comemorativa da 49ª Targa Florio.

Lorenzo Bandini na Ferrari 275 P2.

Concebida em 1906 por Vincenzo Florio, nas Montanhas de Madonie a leste de Palermo na Sicília a Targa Florio tinha como principal objetivo divulgar a região e os ricos negócios da Familia Florio que incluíam navegação, hotelaria, terras etc. Na época foram projetados três percursos, Grande, Médio e Piccolo Madonie. Após a II Guerra Mundial apenas o Piccolo Madonie foi utilizado, com 72 km e as provas tinham 10 voltas perfazendo um total de 720 km. Grandes pilotos Italianos venceram a Targa, Nuvolari venceu em 1931/32, Gigi Viloresi em 1939/40, Umberto Magliori, Achile Varzi, Piero Taruffi, Enzo bem que tentou como piloto mas só conseguiu um segundo lugar em 1920 pilotando uma Alfa Romeo 40/60.De outros paises grandes pilotos tambem venceram, Stirlig Moss, Jo Siffert, Herbert Muller, Ricardo Rodrigues e muitos outros. Do ano de 1958 ate 1973 era valida pelo Campeonato Mundial de Viaturas Esporte e Gran Turismo, daí a importância da corrida de 1965 que vou lhes mostrar.

Nino ao volante da 275 P2


A Ferrari 275 P2 de Jean Guichet/Giancarlo Bagheti.

A Porsche vinha enfrentando a Ferrari e vencendo muitas corridas, apesar de mais nova vinha causando muitos estragos à Ferrari, e em sua casa na Targa Florio havia vencido desde 1960 três, em 1960 com Jo Bonnier/Hans Hermann com o Porsche RS60 OT Spyder, 1963 com o Porsche 904 GTS novamente com Jo Bonnier ai em dupla com Abate, e novamente em 1964 com Antonio Pucci/Colin Davies com o 904 GTS. A Ferrari havia vencido em 1961 quando Von Tripps/Olivier Gendebien levaram a Ferrari Dino 246 SP ao primeiro lugar e em 1962 quando a Dino 246 SP foi pilotada por Willy Maraise/Ricardo Rodrigues/Olivier Gendebien.
No ano de 1965 a Ferrari vem com sua esquadra composta por três principais carros para lutar pelo primeiro lugar na geral, as Ferrari 275 P2 com as duplas Ludovico Scarfioti/Mike Parkes . Jean Guichet/Giancarlo Baghetti e Nino Vacarella/Lorenzo Bandini. A Porsche com vários 904 GTS de fabrica e particulares vem tentar repetir a vitória dos dois anos anteriores.
 
O Porsche 904/8 de Jo Bonnier/Grahan Hill.
GT 40 Roadster de Bob Bondurant/John Whitmore.

Na corrida o que se vê é Vacarella pilotando forte e rápido desde a largada, que é feita com os carros a intervalos de um minuto, e logo na segunda volta pulverizando o recorde da volta fazendo 39m21s, as outras Ferraris bem que tentam mas o Siciliano está irrepreensível e quando entrega o carro a Bandini na ao final da sétima volta a vitória esta consolidada, Hill/Bonnier com o mais rápido dos 904 GTS 8 cilindros já não fazem frente aos fabulosos tempos por volta da Ferrari # 198. E para a alegria dos Italianos, de Enzo e dos Sicilianos em particular dos quais Nino é o grande herói vencem a corrida deixando a disputa com a Porsche desempatada, agora são seis da Ferrari contra cinco da arqui-rival Alemã.


A belissima Alfa Romeo Giulia TZ164 de Lucien Biachi/Jean Roland.

MG TD Midget 1.300cc de Andrew Hedges/Paddy Hopkirk.

Austin Healey Sprit Spider 1.300cc de Bruno Aaltonen/Clive Baker.

Ferrari 275 de Andrea de Adamich/Mario Casoni/Sergio Bertoja.
O valente Abarth DT Spyder 1.600 cc de Hans Hermann/Leo Cella, sexto lugar na geral. 


O nome Nino Vacarela foi na minha juventude sinônimo de raça, Ferrari e vitórias, volto depois a escrever sobre outras Targa Florio.




 RESULTADO
 
 
Data:  5 de Maio .

Circuito: 72 km  Volta mais rápida: Nino Vaccarella, Ferrari, 39:21.0 = 109.784 km/h volta 2
Espectadores mais de 250 000
Distancia: 10 voltas = 720 km
Média : 102.563 km/h
Largaram : 59 carros
Classificados 30 - 

1º 198 SpA Ferrari SEFAC, Ferrari 275 P2 Nino Vaccarella/Lorenzo Bandini
2º 182 Porsche System Engineering,Porsche 904/906 Berg Spyder ColinDavis/Gehard Mitter
3º 176 Porsche System Engineering,Porsche 904/6 Umberto Maglioli/Herbert Linge
4º 174 Porsche System Engineering,Porsche 904/8 Coupe Jo Bonnier/Graham Hill
5º 94 Porsche System Engineering, Porsche 904 GTS Günther Klass/Antonio Pucci
6º 152 Abarth & Cie,Abarth 1600 OT Spyder,  Hans Herrmann/Leo Cella
7º 70 Autodelta SpA,Alfa Romeo Giulia TZ '64 Lucien Bianchi/Jean Rolland
8º 132 Scuderia Sant Ambroeus,Ferrari 250 (275) LM Luigi 'Gigi' Taverna/Oddone Sigala
9º 58 Scuderia Etna, Alfa Romeo Giulia TZ   Guiseppe Sirugo/Vincenzo Arena
10º 26 Abarth & Cie,Abarth-Simca 1300 Bialbero TwinCam Salvatore Calascibetta/Guiseppe Virgilio
11º 44 Dick Jacobs / British Motor Corporation,MG Midget, Andrew Hedges/Paddy Hopkirk


Agradeço a colaboração de meu amigo Henrique Mércio.