A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

GAÚCHOS




Recebi de meu amigo Fernando Fagundes essas maravilhosas fotografias que representam para mim toda força do automobilismo Gaucho. O automobilismo praticado no Rio Grande do Sul é um espetáculo à parte, forte muito disputado e desde as MIL MILHAS BRASILEIRAS de 1956 vencidas por Catharino/Breno vem nos mostrando muitos campeões por todas as categorias corridas neste nosso Brasil. Tenho há muito tempo vontade de escrever principalmente sobre a rivalidade entre os corredores Gaúchos das várias cidades, eles empunha suas bandeiras com uma vigor e raça impressionantes. Vejam escrito como uma bandeira em um dos carros “Passo Fundo” terra de grandes pilotos, entre eles Orlando Menegaz vencedor de duas MIL MILHAS BRASILEIRAS. Prometo pedir a nossa Gaucha Graziela Rocha e seu pai Nelson Rocha para um dia nos contar toda força dessa regionalidade. Por enquanto espero contar com a ajuda de meus amigos Gaúchos e do Fabiano para identificar cada um dos pilotos que participaram dessas corridas.































Tive a honra e o privilégio de receber estas fotos de meu amigo Fernando Fagundes. Elas representam três corridas no Rio Grande do Sul na década de 60. Em Passo Fundo, Pelotas e no circuito da Cavalhada em Porto Alegre. Oportunamente trarei a história e os resultados delas.



 Fernando a você meu amigo muito obrigado e um abraço carinhoso.
  http://www.hiperfanauto.blogspot.com/

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

FORMULA SUPER 1.600

Neste vídeo meu amigo Expedito Marazzi mostra a criação da categoria Formula Super 1.600, entrevista o Ferraz que batalhou, criou e promoveu a categoria. E o Expedito, ao contrario do que existe hoje em nosso jornalismo, sempre promoveu por onde passava jornais, revistas e TVs todas as categorias de nosso automobilismo, sem qualquer interesse maior, apenas pela sua paixão pelo esporte. Conversávamos horas sem fim, em passeios de moto, em algum Box perdido nos autódromos afora, na oficina, muitos de seus problemas como dono de escola de pilotagem, piloto e diretor de clube de automobilismo ele me confidenciou, talvez por tudo isso ele nos incentivasse tanto. Saudades Velho.



"No vídeo está mostrando exatamente o começo da categoria super 1600, nele o Marazzi me pediu esta entrevista para explicar como seria a categoria. O meu carro como dá pra ver no filme, está com o motor FIAT, pois era a categoria que tinha acabado em 1984. Fui para a primeira corrida com o motor Fiat e por sinal tomei um banho dos carros com o motor AP. Essas primeiras corridas transmitidas pela TV gazeta com o Cleber Machado, foi um teste, pois a categoria tinha estreado muito tarde do ano, por causa do então presidente da Federação Paulista chamado (Corsine). Então está ai um filme do antigo traçado de Interlagos, e do nosso saudoso Expedito Marazzi que vai ficar para sempre nas nossas memórias... um abração a todos que vivem ou viveram do automobilismo." José Ferraz.

DESENHANDO


Meu carro como corri na TEP-D3 em 1982.

Na fatidica configuração das MM de 1984, foram no máximo 15 voltas.

Ontem para variar fiquei sem a Internet por algumas horas, e com a ajuda do Tito consegui fazer alguns carros no site BugSelecta é bem fácil. Não tenho a mesma habilidade do Tito, do Fabio ou do Fred mas acho que ficou bom. Dá para fazer VW, Kombi, Porsche, Variant e outros carros divirtam-se.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

RELEMBRANDO IX - PAPELÃO

Escrevi esta postagem quando conheci o Fabio Poppi, agora que estamos junto com os amigos nos preparando para correr uma longa prova de autorama com as réplicas de nossos carros, achei que valeria à pena vermos novamente.






Parece impossível mais o pessoal da Paperslotcar, consegue fazer essas réplicas de papelão, o Fábio seu pai Nelson e outros "malucos" fazem Fuscas, formulas, caminhões e principalmente carreteras, todos recortados de papelão e o melhor é que andam em pistas de Autorama e andam forte, eles promovem corridas só de replicas ,à noite com faróis ligados é uma maravilha .

Tenho outros amigos que correm ou lidam com slot car., o Homero seu filho Chico, o Jacob Kouronzan e outros, só que para mim é AUTORAMA mesmo, escrevendo deles lembrei de um fato.

No começo dos anos 1960 eu tinha uma pista de quatro fendas, feita toda de madeira como estas de agora, em 64/65 entrei no Colégio Paes Leme, na esquina da Augusta com a Paulista e lá conheci o Júlio Caio de Azevedo Marques que também tinha uma pista igual a minha, só que a reta da dele era maior. E começamos a realizar competições. O grande problema é que elas sempre terminavam em briga, invariavelmente.

Certa vez na casa do Júlio, ele morava na R Banibas perto da Praça Panamericana e eu na R Morro Verde no Pacaembu, fizemos uma competição com carreteras, eu tinha uma DKW feita num chassi COX de GT 40, parecia a MICKEY MOUSE. A corrida transcorria em certa harmonia, até que não sei o motivo mais minha carretera foi parar na testa do Júlio, ai começou a confusão, não sei por que, no desenho MIKEY MOUSE também voava. Terminamos esta corrida, o Carlos Alberto meu amigo e eu indo embora para casa a pé, não deu nem para ligar para D. Arinda ir nos buscar. No caminho, que era longo, tivemos de ir até a Rebouças para pegar um taxi, e já era noite, o Carlos reclamava "tinha que acertar a testa dele” e nós andando com todas nossas tralhas na mão.

O Júlio é meu amigo até hoje, embora não o veja há muito tempo. Lembro que no meu ultimo pódio no automobilismo, recebi de suas mãos meu troféu.

  http://www.titotil.blogspot.com/    o blog do Tito.

DESAFIO




Da obra de quatro gênios que a todo custo tentam resgatar a memória de nosso automobilismo, vamos correr de Autorama com as belas “maluquices” deles. São eles o Tito, Caranguejo, Fabiano Guimarães e o Fabio Poppi. O Fabio já está preparando os carros com carrocerias feitas pelo Tito de nossos D3 que correram na TEP em 1982, a corrida será uma mini Mil Milhas, serão pilotados por duplas numa pista de quatro fendas. O Fabiano o Fabio e eu já confirmamos nossa participação, sendo que o Fabio me deu a honra de dividir a tocada do vermelho 8, o Fabiano ainda não tem parceiro, pois parece que o Duran e o Ferraz vão apenas assistir, quem sabe o Orlando? Parece também que o Marcelo Azzalin já esta se preparando. Estamos convidando todos nossos amigos que correram de D3 a participar, deixem recados nos blogs do Fabio do Tito e aqui.

Só mais um coisinha, os francos favoritos Fabio/Rui, não querendo decepcionar a todos estão preparando um belo troféu ao segundo e terceiro colocados.






Alguns dos foguetes já prontos.










 http://www.paperslotcar.blogspot.com/
 http://www.titotilp.blogspot.com/

domingo, 3 de janeiro de 2010

OS EUCALIPTOS

Alguns amigos sempre comentam da Época de Ouro de nosso automobilismo, Romeu, Fernando - não vou contar a ninguém que você é o Hipierfanauto!- Jr, Ferraz........ Outro dia o Ferraz ao me enviar uma foto comentou "saudades dos eucaliptos". Desde pequeno ao entrar em Interlagos sentia a força daqueles majestosos eucaliptos, entravamos pelo portão três e lá estavam eles. Era a porta de entrada do Templo, e ao passar por eles nos sussurravam "cuidado garoto, por aqui passaram grandes campeões, Chico, Camilo, Christian, Celso, Agnaldo, Victório, Justino, Catharino, Orlando, Marinho, BIRD, Emerson, Chico, Carlos... ai venceram inúmeras corridas, mostrando ao mundo a força e competencia de nossos pilotos”
Parece que ao serem cortados a força de nosso automobilismo se esvaiu, nossa pista foi descaracterizada, não existe mais a "Um", "Dois", "Três", "Ferradura", "Sol", "Sargento" e a nós resta a lembrança de Anos Dourados, que sinceramente espero que um dia voltem a nossas pistas.

O Porsche de meu irmão Paulo e Luciano Mioso chega a Interlagos em 1961 treino para os 500 KM, os eucaliptos sempre presentes.
  
O KG-Porsche de Chico Landi e os eucaliptos que margeavam a pista. Curva "Dois"
à frente o "Retão".
 
Ferraz e os eucaliptos na entrada da curva "Um", Mil Milhas. É saudades!

Largada de uma prova da D3, um retardatário na frente...parece que os eucaliptos dizem "cuidado garoto!"



Rui Amaral Jr




  

sábado, 2 de janeiro de 2010

PEUGEOT 908 - Pedro Lamy/Stephane Sarrazin


Recebi do Ferraz as fotos que seu filho Felipe tirou em Portugal do Peugeot 908 LM, com esse carro seu compatriota Pedro Lamy e Stéphane Sarrazin venceram em 2007 a Le Mans Serie. Lamy e Sarrazin chegaram no primeiro lugar nas corridas de Valência e 1.000 KM de Nurburgring. Foram Pole em Le Mans e nas Mil MIlhas Brasileiras corridas que terminaram em segundo lugar.


Pedro Lamy e José Ferraz, Interlagos 1994.



O belo motor 12 cilindros em V , 5.500cc, biturbo, injeção direta de diesel, 730 HP. A simplicidade do motor a diesel é impressionante, notem os grandes prisioneiros no bloco do motor e no cabeçote, seus dois turbos e a tomada de ar dos cilindros. 



O peso do carro é de 900 Kg, cambio de seis marchas, tanque de combustivel de 81 litros, rodas dianteiras 13.5 X 18 e traseiras 14.5 X 18 pol. Com ele em Interlagos nas Mil Milhas Brasileiras a dupla Lamy/Sarrazin virou um tempo somente 3s superior aos Formula I. No video abaixo a vitória em Valência.






 Felipe de Oliveira Morais filho do Ferraz na Serra da Estrela em Portugal. Mora em Lisboa,
fã de automobilismo e de seu pai. Obrigado pelas fotos e um abração de seu pai e meu, a você e todos amigos Portugueses.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Não mais: "Bom dia, grande campeão!" a Dante Roveda, o "Gavião da Serra"

Como era de costume há vários anos, ao passarmos por Vacaria-RS, chegavamos à casa de Dante Roveda, o "Gavião da Serra" e sua esposa Ana para cumprimentá-los com um "Bom dia, grande campeão!".
Desta vez Ana nos recebe aos prantos - Dante havia falecido repentinamente aos 90 anos, no dia 13 de outubro de 2009.
Fica aqui nossa homenagem póstuma a este grande piloto gaúcho de carretera.
Nascido em 15 de setembro de 1919 em Vacaria-RS.
Sua carreira automobilística foi curta, mas obteve resultados importantes.
- Circuito da Zona Sul, 13 de maio de 1950, a mais longa prova acontecida no Rio Grande do Sul, 937 km percorridos em duas etapas.
A primeira de Guaíba à Bagé, passando por Cachoeira do Sul.
No dia seguinte, retornaram a Guaíba via Pelotas/Camaquã.
Classificação final:
1˚ Júlio Andreatta com Ford 1940
2˚ Aido Finardi com Chevrolet 1939
3˚ Dante Roveda com Ford 1940
4˚ Dirceu Oliveira com Ford 1940
5˚ Américo Cecconi com Chevrolet
6˚ Jaime Rössler com Ford 1940


- III Circuito Encosta da Serra , 02 de maio de 1954 .
Distância 257 km entre os municípios: São Francisco de Paula (largada/chegada) - Canela - Nova Petrópolis - Novo Hamburgo - São Leopoldo - Massaranduva - Taquara - São Francisco de Paula.
Antes desta prova o campeonato 'pegava fogo': Aido Finardi, de Passo Fundo com Ford tinha pequena vantagem sobre Diogo Hellwanger e Catharino Andreatta. Deu Roveda, o "Gavião da Serra", na ponta em segundo entrou José Madrid com Ford, terceiro Ellwanger com Ford, quarto Alcides Schröeder, representando Passo Fundo com Ford, quinto José Rimoli com Ford e sexto Germano Rigotto com Ford.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

AOS AMIGOS

Foi um bom ano com a graça de DEUS. Reencontrei antigos e queridos amigos, fiz novos e preciosos amigos e amigas de Norte a Sul desse País. Reencontrei amigos no Velho Continente, e na América do Norte. Muitos me deram a honra de escrever suas histórias nesse blog. A oração que segue é muito antiga e transmite nosso sentimento sem ter uma religião específica. É o que minha família e eu desejamos para o ano que entra. De minha enteada Yanka de meu filho Francisco, da Cláudia e meu.


Possa a estrada levantar-se para encontrá-lo

Possa o vento estar sempre à suas costas

Possa o sol brilhar quente em seu rosto, as chuvas caírem macias em seus campos, e até que nos encontremos outra vez...

Possa Deus tê-lo mansamente na Palma de Sua Mão.


Meu muito obrigado a cada um de vocês que acompanharam nossas histórias. 

Temporada 1990 - Continuação







Após a prova de Speed 1600 que relatei parti no mesmo ano - 1990 - para o Paulista de Marcas Grupo A, com carros bem mais velozes e pilotos mais experintes. Competiam naquele ano : Renato Marlia, Luiz Pankowski, Marcos Fantinatti, Fabio Greco, José Bruno, Tino Vianna, Jeancarlo Mahieux, Chupeta, Roberto Manzini, José Romano, José Nogueira (Graham Hill) entre outros formando um grid médio de 30 carros por prova. Participei de 8 provas obtendo como melhores resultados um 6º um 7º e um 10º lugares, marcando pontos nestas três provas o que para o meu esquema modesto foram considerados como vitórias. A competitividade era enorme, as disputas acirradíssimas e alguns acidentes violentos aconteceram no decorrer da temporada, e para minha sorte sofri apenas com algumas rodadas e os toques habituais de provas de turismo. Nas três fotos apareço contornando a Curva do Sol, o "S" do Senna em foto inspiradíssima do Miguel Costa Jr. parecendo que estou liderando...na verdade tinham uns 10 na minha frente e outra no "S" tradicional do miolo sendo perseguido pelo Cesar Versarinni e pelo folclórico Graham Hill. Nesta foto observa-se o estado em que o carro terminava uma prova dessas.




Fabiano Guimarães.



terça-feira, 29 de dezembro de 2009

TRÊS,QUATRO e FERRADURA

Vou tentar descrever esse trecho da maravilhosa pista que foi Interlagos antes da mutilação, o carro um VW D3 na configuração em que corri na TEP em 1982. Motor 1.600cc, o cambio de quatro marchas era uma caixa 3, freios a disco nas quatro rodas.



Bela foto de meu amigo José Martins, o Opala vem entrando na segunda perna da "Ferradura" e o Puma 48 dele logo atrás, na sequencia outros carros e a reta na saida da curva "Quatro". 


Saída da curva "Quatro" Mogames, Duran, Ferraz, Tide e Bruno.


Descendo o “Retão” à chegada a “Três” era bem rápida uns 200 km/h, a freada começava depois da placa dos 50m, ai era pendurar nos “alicates” ao mesmo tempo em que colocava a 3ª marcha. As ultrapassagens ali tinham de ser cuidadosas, pois no fim do “Retão” na parte de dentro existiam “costelas de vaca” o que fazia o carro tremer todo e tirava aderência, mas era uma delicia quando se saia de trás de algum outro carro freava-se no limite, pendurando-se nos “alicates” e deixava-o para trás. Ali tive oportunidade de fazer belas ultrapassagens, em uma das primeiras corridas do ano um piloto campeão em várias categorias por que passou, ultrapassou-me ali, eu vinha com um problema de fricção depois de uma largada forçada por causa da 1ª marcha muito longa e dava-lhe sinal desde o começo do “Retão” para me passar, ele escolheu a freada da “Três” talvez para levantar a galera. Pois bem duas ou três voltas depois minha fricção voltou a funcionar bem e fui chegando nele. Grudei em sua traseira na saída da “Um” e ele me acenava para ultrapassá-lo no meio do “Retão”, só que alem dele vir bem rápido eu queria devolver-lhe a ultrapassagem. Freei no limite, coloquei meu carro ao lado do seu, 3ª marcha e na “Quatro” já estava na frente. Depois no pódio ele veio me perguntar se não havia visto os sinais disse-lhe que não entendi!!!! Para minha satisfação ainda maior veio o chefe de equipe de um amigo me cumprimentar por ter feito a melhor volta da corrida e comentar da ultrapassagem na “Três”.



"Ferradura" Marco de Sordi já entrando na segunda perna a esquerda, atrás Alvaro Guimarães, Tide Dalécio no lugar onde eu colocava segunda marcha, depois Duran e Amadeu Rodrigues fazendo a primeira perna à direita, Bé no 28 e eu lá atrás. Ali era quarta marcha de pé embaixo.


Duran, Mogames, outro carro e Amadeu Campos. Ai já vinha em segunda no longo ponto de tangencia da "Ferradura".


Saia da “Três” quase no muro e tomava a “Quatro” ainda em 3ª marcha, na saída ia até lá fora num afunilamento que a curva tinha, 4ª marcha e numa meia curva que existia na reta tomava à esquerda para tomada da primeira perna da “Ferradura”. Ah! A “Ferradura” chegava em 4ª marcha com o motor bem cheio, ali onde o Ferraz, Duran e Bruno se estranharam. Tomava à esquerda de pé embaixo e logo após da tangencia da primeira perna à direita, com o carro em linha reta, pisava fortíssimo nos “alicates” reduzia de 4ª para 2ª marcha e completava a segunda perna da curva com seu longo ponto de tangencia, para na saída beslicar a “zebra” do lado de fora. Na entrada dessa curva em 78/79 ultrapassei um Passat D3 de um amigo que andava na ponta, Adolfo Cilento na minha cola viu tudo, depois da corrida o piloto do Passat veio me dizer que não havia me visto. Ora não viu mesmo, pois no lugar onde ele freava eu ainda estava em 4ª de pé no fundo! O Bambino – Adolfo Cilento – só me olhou de lado, seu olhar dizia tudo!



Sem falsa modestia meu amigo Ferraz deixa para trás um Opala na tomada da segunda perna da "Ferradura"


Aos “Alicatões” João (Lindau), Adolfo (Cilento), Artur (Cruz), Ferraz, Duran, Orlando, Jr (Lara), Fabiano, Rui (Amaral) e tantos outros que conosco dividiram a pilotagem nesta pista maravilhosa.