A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

UM POUCO DOS BELOS ANOS 60

Hill, Clark e Rindt em Goodwood 1966 Formula 3.

Foi uma grande década para o automobilismo mundial, Black Jack começou como Campeão do Mundo de Formula I pilotando uma Cooper-Climax, aliás Bi já que venceu também em 1959. Foi o começo da F I de 1.500cc, regulamento que valeu até 65, quando começou a F I de 3.000cc.
Seguiram a ele Phil Hill de Ferrari 1961, Grahan Hill de BRM em 62 que repetiria o feito em 68 de Lotus-Cosworth, 
63 consagrou meu maior ídolo Jim que outra vez foi Campeão em 65 com Lótus, em 64 vindo das motos onde venceu de tudo Big John levou a Ferrari a seu quarto titulo Mundial. 66 e 67 Black Jack resolve construir seu próprio carro de Formula I o Brabham, usava um motor Australiano o Repco desenvolvido a partir de um bloco de série e em 66 se torna Tri Campeão Mundial de F I fazendo Hulme Campeão no ano seguinte. 68 vê a chegada do provavelmente melhor motor de F I de todos os tempos, o Cosworth, dois gênios Ingleses foram os responsáveis, o projetista Keith Duckworth e Mike Costin, este ultimo vindo da Lótus, logo a Ford viu no Cosworth DFV V8 um vencedor e encampou todo projeto vindo o motor a ser Ford-Cosworth. Também foi o ano em que os aerofólios começaram a ser usados. Em 69 o Campeão foi o piloto que mais batalhou pela segurança nas pistas Jackie Stewart correndo com um Matra-Cosworth chefiado por Ken Tyrrel. Ah... 1969 foi também o ano que mostrou Emerson Fittipaldi ao mundo.


Jack Brabhan e Denny Hulme Formula 2 em Goodwood 1966.

As histórias desses campeonatos vou com o tempo, mostrar todas, hoje quero mostrar que esses super pilotos nessa época corriam em varias categorias, às vezes no mesmo dia. Eles não levavam para as pistas massagistas, psicólogos, assessores de imprensa, simplesmente sentavam em carros de Turismo, Formula 3 e 2, Protótipos e sentavam a bota, algumas vezes brigando com pilotos mais novos se lançando ao mundo e com muita vontade de vencê-los.
Clark como já mostrei corria de Turismo com o Ford-Cortina-Lotus de protótipos com um maravilhoso Lótus e de Formula 3. Hill, Brabham, Stewart, Hulme enfim todos, para inclusive completar seus orçamentos corriam nas categorias menores e nelas desempenhavam e lutavam com bravura, talvez até esquecendo que já tinham chegado ao topo.


Mike Spence de Parnell seguido de Mike Beckwith de Willment 1966.

Logo após a largada na F2 o grande pega entre Clark e Jack Brabham. Golden Coup 1962 Outon Park


A todos eles meu respeito e admiração.

Rui Amaral Jr


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DESANUVIANDO.

Depois das broncas nas postagens anteriores só lembrando mesmo os bons momentos do Sábado. O Ferraz estava impossível, vou gravar umas cenas dele contando como acertava o carro para mostrar a todos, o Fernando chegou duas horas antes e ficou treinando e depois disse que na caixa só tinha aceleradores ainda por cima de seu filho. O Fabio até que estava quieto para depois descontar tudo em seu blog. O Luiz Guimarães pai do Fabiano chegou cantando pneus e disfarçando com o Fernando, deve ter treinado tambem antes de chegarmos. O Orlando chegou mais tarde com a Edna e a Emyli que por sinal é belissíma, foi muito bom revê-lo. O Francisco ficou qrande parte do tempo andando de autorama, e no carro do Jr Lara, como é que pode!!! Por falar em Jr me disse que no próximo encontro vai, riu à vontade e diz que colocou as fotos em seu blog, só que não achei. Faltou o Tito, Caranguejo, Duran e um monte de amigos que logo vão estar reunidos.
Fabio, Tito, Caranguejo obrigado pelas obras de arte que voces fizeram.


Francisco, Rui, Fernando, Orlando, Ferraz e Fabio Poppi.













Orlando, Fernando e Fabio. 


Agradeço as fotos ao Orlando e Fabio.                                                                                                   
        

DESABAFO II - OS DONOS DE NOSSO AUTOMOBILISMO.

Antes de tudo quero dizer que a demora na publicação dos comentários é culpa da chuva torrencial que cai em minha região e me deixou ontem o dia todo sem Internet.
Ontem ao me enviar o texto “DESABAFO” o Ferraz ao telefone me falou “se exagerei corta alguma coisa”. Ora quem sou eu para editar qualquer texto, ainda mais de um amigo a quem respeito e admiro por toda sua batalha dentro e fora das pistas para trazer ao nosso automobilismo categorias decentes e de pouco custo, que possam colocar mais pilotos em nossas pistas. Concordo com ele em gênero numero e grau.
Há muito tempo nosso automobilismo vem sofrendo nas mãos de pessoas que só o usam para proveito próprio. Altaneiros e posudos desfilam como os donos de nossas pistas, só que a única coisa que lhes interessa é a arrecadação da venda de licenças e inscrições para corridas organizadas pelos “seus” clubes.
A eles não interessa que os pilotos tenham a necessidade de divulgação de suas corridas e do publico em nossos autódromos. A nós o que interessa são categorias fortes, não importa se Turismo, Formula ou Protótipos, em que os pilotos não precisem comprar carros de um construtor agregados aos esquemas falidos. Interessa também a divulgação e o publico nos autódromos, pois alem do amor pelo esporte o reconhecimento e o carinho dos torcedores é fundamental. Abaixo os comentários de ontem sobre a postagem “DESABAFO”, todos amigos que entendem um bocado do assunto, Fabio, Fernando, Fabiano, Duran, Tito, Francis, Carlos Eduardo e Mike.
Fico aguardando os textos de meu amigo Mike sobre sua passagem pela Stock Cars, cheio de aventuras e também rasta pés sofridos por ele.
Abraços a todos.


Rui Amaral



Duran disse...

É verdade, dessa vez o Portuga está certo. Mais fazer o que né?

26 de janeiro de 2010 12:10



fabiano70 disse...

Ferraz, acredite se quiser, largaram 17 carros Domingo, uma farsa, não uma corrida. Aquela Mil Milhas com 76 carros, tinham 89 inscritos, alguns ficaram de fora...depois chamam a gente de saudosistas...o automobilismo brasileiro acabou !!!

Abraço,Fabiano.

26 de janeiro de 2010 13:00



Tito disse...

sou fã de tudo que tem motor e corre, tenham 4, 2, 8 ou nenhuma roda.

a meu ver, enquanto as coisas estiverem dessa forma, com uma empresa tocando as bolhas, outra os caminhões, outra a cervejaria,sem mencionar nome dos patrocinadores (que, afinal, é quem paga as contas), enquanto piloto de bolha não puder correr de caminhão, motorista de caminhão não puder correr de monoposto, nosso automobilismo vai encolher cada vez mais.

como pode um dirigente exterminar um autódromo como o do Rio?

como pode "a mais importante categoria do automobilismo brasileiro" abandonar Tarumã, e correr naquele aborto que é o circuito de rua de Salvador?

vai precisar de um grande movimento para conseguir reverter esta situação.


26 de janeiro de 2010 15:03



Hiperfanauto disse...

É o Ferraz esta coberto de razão. Automobilismo (pelo menos o aqui de São Paulo) há muito deixou de ser aquele espetáculo que formava congestionamento de carros na saida do autodromo, parecendo até final de partida de futebol no Morumbi. Interessante é que se sairmos por este Brasil afora, a realidade das pistas de terra do Sul, dos rachas de arrancada, dos circuitos de moto por este interior e mesmo da tão discutida Formula Truck a situação de prestigio popular é bem diferente. Será que é porque não esqueceram de divulgar com antecedência o evento e proporcionar ao público, grids cheios de heróis e máquinas da sua realidade cotidiana ? Prestígio popular, atrai Patrocinador, e na esteira deste sucesso aproveitando a deixa, a Mídia. E assim forma se o circulo vicioso para o bem do esporte e do público fanauto.


26 de janeiro de 2010 16:48



Mike disse...

Ferraz

Infelizmente você está absolutamente certo . Esse cancro no automobilismo brasileiro vem de muito tempo e quando eles se cansam de brincar de carrinho , voltam para seus elegantes escritórios e deixam pra traz esse rastro de miséria . Sim , porque as Mil Milhas viraram 1000 Kms , depois vão ser 6 Horas , depois passam a ser 2 Horas e assim por diante , até ficarmos com arrancadões de 400 Mts . Que é o que vai sobrar .

Em 1982 , participei do Campeonato Brasileiro de Stock Car , não sei se você se lembra , foi o ano que houve a grande transformação da categoria , com o regulamento liberando rodas maiores e pneus slick , comando de válvulas e carburadores importados (outra grande sacanagem pra favorecer alguns poucos CONTRABANDISTAS de plantão). Pois bem , a 1ª prova foi 4 de abril em Brasilia , em junho os "caciques" da categoria já estavam fazendo reuniões no escritório da GM na Al.Santos para mudarem o regulamento . Participei de algumas , sendo contrário as mudanças , pelo menos naquela altura do campeonato . Até que , tivemos uma discussão onde me foi dito que se eu não tivesse condições de arcar com as mudanças , que eu comprasse um tenis e fosse participar da São Silvestre . Aí mandei eles se Fud.... e nunca mais participei de reunião nenhuma das comadres . E eles continuaram a mexer no regulamento no decorrer do ano , conforme suas conveniências . Uma dessas mudanças , vim descobrir por absoluto acaso tres provas depois . Ou seja , eles mudavam o regulamento e sequer nos avisavam . Nem assim eles conseguiram fazer alguma coisa naquele ano , o Alencar foi lá e enrrabou eles todos , um deles andava comigo lá atrás e os outros dificilmente passavam do meio do grid . Eu gostei muito .

A propósito , o motivo da minha discussão , foi aquele malfadado cambio que eles inventaram , que até o verdureiro da esquina sabia que aquilo não poderia dar certo . Consistia no seguinte : Pegavam um carretel original , no torno , retiravam a engrenagem da 3ª, faziam outra que eles achavam a ideal , esquentavam a engrenagem e resfriavam o carretel , encaixavam a engrenagem no carretel e em seguida rebitavam . rsrs TÁ BOM ? . Agora me diga se alguem com um mínimo de conhecimento de como funciona aquela merda , poderia achar que uma gambiarra daquele naipe poderia dar certo ? Francamente !!! Tudo isso foi feito em uma industria do Eugenio Martins e nos OBRIGARAM a engolir essa trolha , goela abaixo , quem não estivesse com o tal cambio , estaria fora do regulamento , por tanto seria desclassificado . Pois é , essa "engenharia" não aguentou ao 1º treino livre , quebraram TODOS , a classificação já foi feita com o cambio original . Na reunião de pilotos no domingo , deixei claro minha indignação , onde alguns pilotos me aplaudiram , e terminei dizendo que achava que quem deveria comprar os tenis e participar da São Silvestre eram eles , e sugeri que comprassem os tenis e não fizesse nenhuma engenharia , pra não correrem o risco de nem chegarem a Av. Paulista para a largada . Aí o riso foi geral . Pra terminar , nunca mais falaram no tal do cambio , não tenho certeza , pois já não participava mais da categoria , fui só até o meio de 85 , mas ACHO que usaram o cambio original até 1990 ou muito perto disso .


26 de janeiro de 2010 17:25



Mike disse...

Desculpem , esqueci de mais uma , os "engenheiros" erraram no cálculo da engrenagem e ficou muito longo , tivemos que comprar coroa e pinhão do Opala 4 Cil. que era mais curto . Quando a coisa melou , todo mundo inclusive nós tinhamos cambio reserva , então fora a despesa , não houve muito problema , mas o idióta aquí teve que participar de duas provas , por falta de grana , com o diferencial curto do 4 Cil.

Bom , é isso , qualquer hora gostaria muito de contar essas histórias . Porque quem via de fora não fazia a menor idéia do que estava acontecendo e ficava na cerca criticando sem o menor fundamento . É aquela história , Escuta o Galo Cantar , Não Sabe Aonde Mas Sai Cacarejando Tambem , Ta cheio disso .

Eu sempre disse uma coisa . Corrida de automóvel pra mim é legal da bandeirada de largada à bandeirada de chegada . Porque , aquela parte que fica entre a bandeirada de chegada até a próxima bandeirada de largada , é a maior MERDA que existe .

Um forte Abraço a todos e desculpem se me estendi demais .

Mike


26 de janeiro de 2010 17:27



Mike disse...

Fabiano

Faz tempo que queria lhe falar , sempre gostei muito dos seus comentários , você sabe o que diz ,não fala bobagem , como alguns que se dizem PROFISSIONAIS e só falam besteiras sem o menor conteúdo . Você sabe do que estou falando . aguarde que em breve vem bomba por aí . É sempre bom ler seus comentários . Um forte abraço e espero um dia conhece-lo pessoalmente .



Tito


Essa categoria que você se refere , só está em pé ainda , porque se tornaram uma enorme LAVANDERIA , da Truck não posso falar nada , porque realmente não a conheço , nunca assistí uma prova se quer . Infelizmente , vejo um futuro negro para o nosso automobilismo .

Sobre Salvador , é o estilo que essa molecada de hoje gosta , acelera e freia , acelera e freia , já Tarumã , tem curva lá que é pra quem tem 3 bolas , o que na Stock de hoje são pouquíssimos .

Abração



Rui

Outro dia vc perguntou kd eu ?

Eu tô aquí Ó , Ce num mi vê porque eu sou piquinininhoooo!!!

Andei fora , agora pondo a casa em ordem , apareço . Vamu contanu estória . Essa meninada de hoje acho que nem isso eles vão ter pra contar . kkkkkkkkkk

Abração pro c tambem

Viu como to moderninhu ?

To peganu a mao de escreve na internet . Um dia chego lá . KKKK


26 de janeiro de 2010 18:00






GP Oficina Mecânica disse...

Estão mais que certo seus comentários...

É muito triste ver como as coisas acontecem, ainda mais enxergando que tudo já foi melhor e poderia ser melhor ainda...

Quanto ao vídeo, muito legal, eu tenho uma cópia de DVD aqui falando tambem da Formula Super 1600, era de Gilberto Lima que andou tambem e um amigo da oficina... Tem inclusive umas imagens dos carros andando e uma rodada do Ferraz que fez o Giba passar ele e terminar em 2º...

Abraço

Carlos Eduardo Szépkúthy


26 de janeiro de 2010 18:37






ferraz disse...

Pois é Tito para mudar, volto a falar o que falei,(tem que morrer toda essa corja de safàdos que estão nos cargos á muito tempo dos clubes e federações) agora Fabiano vc falou da quantidade de carros que largou....hahahah....isso não é novidade pra mim, pois tenha a certeza de uma coisa, eles levaram de cada piloto, 5.000,00 de quem se inscreveu até dezembro e quem deixou pra depois, pagou 6.000,00....então tira por mèdia tres pilotos por carro dá....255.000,00 a cinco paus, a seis dá .....306.000,00 ....então é isso que é importante para os clubes.....que mérda, porque eu não escolhi outro esporte, poderia ser jogador de futebol que teria mais valou...abs.

26 de janeiro de 2010 19:54






Francis Henrique Trennepohl disse...

Assino aonde, Ferraz? Você está coberto de razão da cabeça até os pés, infelizmente.

Infelizmente porque quem ama o Automobilismo tá vendo o esporte se acabar pela gana de alguns que enriquecem com on esporte em menos de uma década.

Pegando emprestado um trecho do comentário do Fabiano, "depois chamam a gente de saudosistas". Pois é...


26 de janeiro de 2010 21:21






PAPERSLOTCAR disse...

EStava eu meio que de alerta na quipe lobo nesse domingo na corrida e durante umas indas e vindas encontrei um grande amigo e colega de equipe dos tempos da truck.
Eis que ele me conta que a lambo branca na pista estava apenas fazendo acerto de pista pois fica mais barato inscricao de prova que aluguel de track-test, cai de queixo ao saber que a prova custava 5000 reais e o track-test custa o dobro.

Ai entendi pq eles davam 20 voltas e entravam pro box, ficavam meia hora e de volta pra pista.


26 de janeiro de 2010 21



Duran disse...

rsrsrs, porque que eu não me dediquei a ser dirigente de automobilismo??? a 5 paus a inscrição para MM ixxe, fora os cheques perdidos, daria para tomar bastante cerveja.


kkkkkkkkkkkkkk


27 de janeiro de 2010 09:13






Ferraz disse...
Mike só dando mais um parecer para o seu comentário, já passei por tudo isso que vc falou e até mais, mas eu estou aqui para dar mais uma palhinha.....sempre falei até por questão de grana de alguns pilotos para se manter no gride, que não era bom mexer no regulamento, o que estava sim precisando era injetar dinheiro nas categorias de patrocinio....moral da história, o pessoal tem que se preocupar sim em melhorar as categorias presentes, não criar mais.....a DV3 acabou pelos bacanas dos passat, que eram os principais,Xandi Negrão, Jaime Figueiredo e outos, e ai em 84 eu resgatei o nome da DV3 e nós tinhamos dezoito carros no gride e a hot car oito....tambem na formula super 1600, ela acabou porque mudaram sem minha autorização o regulamento para favorecer certos pilotos que tinham comprado carros da formula 3....ai eu sái fora fiquei 8 meses fora da cotegoria mexendo no carro, um belo sábado fui treinar, via os caras viranto quarenta alto e não baixavam disso, entrei na pista com o meu carro e virei 1,388 , virei as costas e nunca mais andei vendi o carro e foi isso.Enquando os caras não melhorarem as categorias que já existem, não vái adiantar mexer em regulamento para encarecer ou fazer outras, vou sitar uma delas lá na Ingraterra.....formula Ford, ela existe até hoje, aqui mudaram tanto ela que já era, então aqui no Brasil desse jeito como tem que funcionar um automobilismo de primeiro Mundo...è piada meus amigos.abs.


27 de janeiro de 2010 09:21

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

II FORUM DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO-FEI/ RICARDO BOCK




CONSTRUTORES BRASILEIROS 1960/70




O Ricardo me liga todo entusiasmado “no final de Abril sai o II FORUM”. Agora ele pretende homenagear os construtores que no Brasil fizeram os Divisão 4 e outras categorias de Protótipos que por aqui correram. Está feliz por fazer o que gosta e poder homenagear um monte de amigos que participaram dessas categorias. Caso alguém tenha algum desses carros deixe, por favor, em comentários com o e-mail, que não publicarei, e entrarei em contacto ou converse na FEI diretamente com o Ricardo.

Sei Ricardo que você vai ficar nervoso até o dia D e ter inúmeros problemas, mas sei também que com todo apoio do magnífico pessoal que te assessora e sua competência esse II FORUM vai ser um sucesso como o primeiro.