A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

LOTUS ???


                Acima e abaixo Jim Clarck e a LOTUS 33



Emerson e a LOTUS 72


Ronnie Peterson 1973


Ayrton Senna vitória em Estoril


Nós estamos vendo o renascimento de um nome tão caro a nós Brasileiros, ano que vem haverá uma equipe LOTUS na Formula I. Alguém simplesmente se apropriou de um nome, um símbolo criado por um gênio. O Eng. Gurgel e eu sabemos muito bem o que é isso, alguém com pouca ou nenhuma familiaridade com uma marca famosa simplesmente aproveitando uma brecha da lei se apropria dela.
Quando pela primeira vez vi aquela LOTUS preta e dourada achei-a um pouco cafona, mas o dia em que a vi em Interlagos a um metro de mim, com um certo capacete preto e vermelho, de um certo Rato rumo a história foi paixão à primeira vista. Ele não venceu aquela corrida, mas ao fim do ano era nosso Campeão Mundial.
Sou fã de Clark desde o começo de minha juventude, tinha 11 anos no seu primeiro campeonato, e ai passei a admirar outro gênio, Colin Chapman o senhor da LOTUS que havia entregue a ele o LOTUS 25 que em 1962 havia dado a Clark três vitórias e depois o 33 que o levou a seu primeiro titulo mundial. Os dois carros haviam sido projetados por Chapman e Mike Costin, mais tarde o “COS” da COSWORTH.
Desde então foram sete campeonatos mundiais de construtores 1963/65/68/70/72/73/78 e seis de pilotos 63 Clark, 65 Clark, 68 Hill, 70 Rindt, 72 Emerson e 78 Andretti. 79 vitórias, 71 voltas mais rápidas e 107 poles. Grandes pilotos tocaram seus carros, em 1973 por não intervir na briga de seus dois pilotos Emerson e Peterson entregou o Mundial de Pilotos a Stewart, vencendo o de construtores.
1985 falecido Chapman, acusado de mil falcatruas, falcatruas essas que se perpetuadas hoje o levariam ao topo do comando da F I, a equipe é comandada por um discípulo seu Peter Warr que traz para temporada ninguém menos que Ayrton Senna. Ah!!! A chuva daquela sua primeira vitória em Estoril lavou a alma de todos nós Brasileiros e mostrou ao mundo o herdeiro legitimo do grande Jim Clark.
Nunca vou esquecer no GP Brasil de 1973, eu chegava aos boxes, havia parado o carro no estacionamento do “Sargento” e alguns F I já andavam pela pista, fui dar uma espiada e derrepente vejo o Stewart com TYRREL e o Emerson com a LOTUS, saindo do “Sol” bem rápido, de lado, e na freada do “Sargento” Emerson tira seu carro para esquerda e passa Stewart.
Ora LOTUS coisa nenhuma, não vou entrar no mérito de seu proprietário muito menos dos pilotos, só acho que é uma falta de respeito e consideração por um nome que conquistou tantas glorias.


Por conta das chuvas que caem por aqui e um péssimo serviço de banda larga contratado junto a Claro, não foi possivel colocar belas fotos de meu arquivo. Fotos de Clark, Emerson, Ayrton, Rindt amanhã tentarei novamente. 

PS. Para você Caranguejo, consegui colocar mais duas fotos do Clark e uma do Emerson.



quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

OBRIGADO

Um ano, exatamente a um ano comecei escrever o "Histórias", hoje com mais de 40.000 visitas vejo que parece que acertei e reuni um grande número de pessôas que me acompanham. Do começo claudicante incentivado pelo Carlos de Paula  e Fred Guilhon até hoje quando meu objetivo de contar histórias de nosso automobilismo tomou  o rumo que imaginava. Muita gente bôa escreveu aqui e contou uma parte de suas vidas no automobilismo, gostaria de citar todas mas como estou um pouco emocionado vou me abster de algumas lágrimas. À todos que nos visitam todos dias, e hoje é um número consideravel, o muito obrigado de todos nós que escrevemos aqui uma parte de nossas experiências, vem muito mais por ai. E tomo a liberdade de em nome de meus amigos e meu deixar-lhes um forte abraço. Obrigado.  

RELEMBRANDO V - AMARELO 18




O ano era 1966 eu então com 13 anos , já vinha pertubando minha mãe , "quero ir assistir as Mil Milhas o Camilo vai ganhar" ela não me deixou ir assistir a largada que era a meia noite ,assim que amanheceu pedi para alguém me levar até Interlagos , que na época era no fim do mundo , não lembro quem me levou .Do lado de fora do autódromo , já entrando , o amigo que tinha ido comigo e eu falávamos ao ouvir o ronco dos motores , é o Camilo . Devia ser umas 9h, e para nossa decepção não era ele que liderava. Suprema ousadia, a prova era liderada pelo Pace com KG Porsche seguido se não me engano pela dupla Jan Balder/Emerson Fittipaldi com Malzoni, para nós na época simples figurantes no palco montado para vitória de nosso campeão. Não sabíamos nós de todas as glórias que estes três rapazes nos trariam no futuro, já estávamos vendo uma página da história. De repente a liderança passou ao Emerson/Jan, e lá vinha o Camilo, com aquele ronco ensurdecedor do V oito, e nós torcendo . Acho que eles nem sentiram o gosto da liderança, um problema no motor os fez parar logo depois, e para nossa alegria lá vinha o Amarelo 18 na liderança. Se não me falha a memória, depois foi só entregar o carro ao Celidonio e comemorar a bandeirada de vitória.
Posso estar muito enganado, mais no troféu das Mil Milhas está escrito “Gloria eterna aos vencedores das Mil Milhas” deve ter sido o Barão, Wilson Fittipaldi e Elói Gogliano idealizadores das Mil Milhas quem a escreveu.
Neste dia a gloria, para nossa felicidade, foi da dupla Camilo/Celidonio . Voltamos para casa feliz, tivemos que descer até o Largo do Socorro para pegar um táxi, uma baita caminhada, só falávamos da vitória do Amarelo 18 do grande Camilo Cristófaro*.


Escrito em 18/12/2008

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

12 HORAS DE TARUMÃ - AOS GAUCHOS


1º lugar MXR de C.Castro/J.Moro/L.A.Castro


Divulguei a semana passada uma homenagem que seria feita na edição deste ano das 12 Horas de Tarumã aos pilotos José Asmuz e Francisco Feoli dois grandes pilotos Gaúchos que venceram pelo Brasil afora muitas corridas. Sempre admirei o automobilismo Gaucho desde as carreteras com suas grandes vitórias nas MIL MILHAS BRASILEIRAS de 1956/58/59 com Catharino Andreatta/Breno Fornari e 1957 com o Passofundense Orlando Menegaz/Aristides Bertuol e 1961 de novo Orlando Menegaz agora em dupla com Italo Bertão. Até os mais jovens que mostraram também toda força do automobilismo do Sul, Leonel, Clovis Moraes, Pegoraro e tantos outros. Lá no Sul eles sabem admirar e homenagear seus ídolos do passado e presente. Tarumã que já viu tantas disputas, de Emerson dando um show com sua Lolinha, da Formula 3, Formula 2, agora recebeu uma variedade grande de carros para as 12 HORAS. Nisto consiste o verdadeiro automobilismo, no blog do Sanco ele comenta do pouco publico presente, mas havia publico apesar da forte chuva que caia, e pelo visto foi uma bela corrida. Ora nós Paulistas nem as nossas Mil Milhas Brasileiras temos mais, Interlagos em dias de corridas do campeonato Paulista não tem publico nenhum, vendo outro dia uma fotos no Imagens Da Luz de uma corrida de Spyder via-se claramente as arquibancadas totalmente vazias, essas mesmas arquibancadas que mesmo nas provas regionais trazia um publico que nos incentivava e aplaudia. Agradeço as fotos a Erlon Radl, nelas protótipos da mais avançada tecnologia disputam às 12 HORAS com VW, Fiestas, Fiats, Corsas, Celtas etc., mostrando a nós Brasileiros como se faz uma grande corrida. Aos Gaúchos meu forte abraço e admiração.


4º colocado Dallara de Frei//S.Cardoso/Mello


 
Gol de Halmensch/C.Almeida/Biansini


Chevette de Pvhl/Donat/Sergio/Clovis



Aldee de V.Costa/Tortelli/C.Vieira



Corsa  D.Seolino/A.Beltrão/Roberto , Celta D.Elias/M.Bernardi



Uno  E.Serdeipa/L.Pfeifer/Matuzalem



Fiesta  T.Peretti/E.Postal/Polese



VW D3 de Arnaldo/Luciano Fossá na prova preliminar de Clássicos






RESULTADO FINAL


1º) 28 - C.Castro/J.Moro/LA Castro (I, MRX), 481 voltas em 12:00:53.067 (média de 120,74 km/h)
2º) 46 - Sant'Anna/Genz/Conill/Kray (I , MCR), a 3 voltas
3º) 99 - PHoerlle/BCastro/Martins/Hoerlle (I , MXR), a 14 voltas
4º) 2 - Frey/SCardoso/Mello (III , Dallara), a 28 voltas
5º) 5 - C.Andrade/B.Justo/G.Andrade (I , Tubarão), a 37 voltas
6º) 47 - Peres/Sandoval/Messa/Rotta/Giordani (III , MCR), a 54 voltas
7º) 22 - Halmensch./CAlmeida/Biansini (IV , Gol), a 57 voltas
8º) 53 - D.Seolino/A.Beltrão/RobertoJ (IV , Corsa), a 64 voltas
9º) 43 - J.Catita/R.Cardoso/G.Tomazini (III , Spyder), a 68 voltas
10º) 10 - P.Ventura/F.Toledo/J.Cardoso (I , MXR), a 74 voltas
11º) 27 - F.Kratina/P.Kratina/A.Diehl (IV , Corsa), a 75 voltas
12º) 74 - L.Cardoso/F.Trenenpohl/Trenenpohl (IV , Gol), a 81 voltas
13º) 34 - T.Peretti/E.Postal/Polese (IV , Fiesta), a 112 voltas
14º) 16 - L.Costa/V.Zambon/C.Benedetti (III , Spyder), a 118 voltas
15º) 177 - D.Elias/M.Bernardi (IV , Celta), a 126 voltas
16º) 54 - P.Avila/H.Kohl/A.Lima (IV , Corsa), a 131 voltas
17º) 18 - Rodrigues/Kreuz/Kreuz/Kreuz (I , MRX), a 161 voltas
18º) 89 - R.Stumpf/M.Stumpf/Toresan (III , Spyder), a 172 voltas
19º) 50 - V.Costa/G.Tortelli/C.Vieira (III , Aldee), a 211 voltas
20º) 56 - Puhl/Donat/Sergio/Clovis (IV , Chevette), a 215 voltas
21º) 36 - N.Rebechi/T.Rebechi/Martins (IV , Gol), a 220 voltas
22º) 51 - I.Eberle/Telmo Jr/P.Avila (III , Aldee), a 224 voltas
23º) 32 - E.Serdeira Jr/L.Pfeifer/Matuzalem (II , Uno), a 231 voltas
24º) 78 - J.da Silva/D.Carneiro/A.Schons (II , Uno), a 284 voltas
25º) 80 - O.Menezes/G.Costa (III , Spyder), a 324 voltas
26º) 33 - W.Amorim/F.Casanova (I , Spyder), a 351 voltas
27º) 3 - C.Crestani/F.Stedile (I , Tornado), a 364 voltas
28º) 9 - C.Ricci/V.Roso/R.Roso (I , Tango), a 461 voltas

Melhor Volta: C.Castro/J.Moro/LA Castro, 1:03.623 (170,65 km/h)

fonte: CRONOMAP Timing


Agradeço as fotos ao Erlon Radl e toda a história da corrida no site da ASSOCIAÇÃO DE PILOTOS E PREPARADORES DO RIO GRANDE DO SUL  http://www.automobilismogaucho.com.br/ .